Oi voltou a perder milhares de clientes, mas foi a SKY Banda Larga que ‘pediu socorro’ ao reduzir a base de usuários em quase 1 por cento durante o mês. |
[ATUALIZAÇÃO – 09/03/2019 18H48]:
TIM Live não adicionou mais de 164 mil clientes durante o mês de janeiro de 2019. Antes mesmo de levar esta postagem ao ar, o Minha Operadora entrou em contato com a TIM solicitando esclarecimentos sobre o que a companhia acreditava ser o fenômeno causador do crescimento assustador do seu serviço de internet fixa, visto que estávamos falando de um aumento de base equivalente a 33,9% em apenas 31 dias.
No dia seguinte a publicação deste artigo (com título original: “Internet fixa da TIM ganha mais de 164 mil clientes em janeiro”), a operadora TIM retornou ao Minha Operadora informando que não havia conquistado 164.220 usuários como constava no relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A TIM informou ainda que solicitou a correção do número ao órgão fiscalizador.
A Anatel, por sua vez, confirmou que o número de acessos ativos do TIM Live realmente passou por correção, mas que o erro foi cometido pela própria TIM, que, assim como as demais operadoras, envia os dados mensais da base de assinantes para publicação da Agência.
Com a correção, o TIM Live apresentou crescimento de 8.932 acessos em janeiro (atrás da NET Vírtua/Embratel, que captou 10.912 usuários), o que representa aumento da base de clientes em 1,84%. Mesmo com os novos dados, a operadora segue sendo o destaque do mês, visto que as concorrentes apresentaram desempenho percentual mais baixo. O produto de banda larga fixa da TIM fechou janeiro com 493.356 usuários. As demais operadoras do setor permaneceram com seus dados inalterados.
Prezando sempre pela transparência para com seus leitores, o Minha Operadora mantém na íntegra as informações da primeira versão da matéria, com as devidas correções ao lado.
____
Do outro lado vemos a Oi perder 0,86% da sua base de clientes. Durante os 31 dias de janeiro a empresa obteve um crescimento líquido negativo, de -51.587 consumidores. Os serviços Vivo Fibra (-18.431) e SKY Banda Larga (-3.551) seguiram o exemplo do Oi Velox e não conseguiram convencer os clientes que já tinham a ficar.
- TIM Live (aumentou a base em
+33,9%1,84%) => DESTAQUE - Algar Telecom (+0,56%)
- Sercomtel (+0,22%)
- Cabo Telecom (+0,18%)
- NET/Embratel (+0,11%)
- Vivo Fibra (-0,24%)
- Oi Velox (-0,86%)
- SKY Banda Larga (diminuiu a base em -0,99%) => MICO