Todas as empresas de TV por assinatura perderam assinantes em janeiro, mas a SKY conseguiu estancar melhor a ‘sangria’ e foi a empresa destaque do mês. |
As empresas de televisão por assinatura NET e Claro TV, do grupo Claro Brasil, repetiram o feito do mês de dezembro (quando perderam mais de 70 mil assinaturas) e registram uma nova queda relevante no número de clientes em janeiro de 2019: -88.556. Desse número, 47.161 foram de desativações da NET e 41.395 foram de pontos perdidos da Claro TV.
Nenhuma das principais empresas do setor de TV paga ganhou clientes no primeiro mês do ano. Além da NET/Claro, que chamaram mais a atenção, as empresas Vivo TV (-13.389), Algar Telecom (-2.291), SKY (-1.593), Oi TV (-840), Cabo Telecom (-481) e Nossa TV (-234), também registraram diminuição no número de clientes.
Com tanta perda, é óbvio que o setor de TV por assinatura sentiria mais uma vez o baque. Em apenas um mês o Brasil perdeu 142.558 consumidores de televisão fechada, queda de 0,80%. Apesar das perdas, a NET segue sendo a empresa com a maior fatia de assinantes, com 7,01 milhões de pontos ativos. A Claro TV, no entanto, perdeu duas colocações em 2018 e agora é somente a quinta operadora em número de clientes (1,5 milhão). Veja abaixo o ranking completo:
Você deve estar curioso para saber quem foi o Mico e o Destaque do mês no setor de televisão por assinatura em janeiro. Não seria surpresa se o grupo formado por NET/Claro TV fosse o mico, dado o desempenho notavelmente ruim das empresas, mas a Algar Telecom tomou o posto – por pouco – ao sofrer um impacto maior no crescimento percentual de base de assinantes, que é o que levamos em consideração para eleger a operadora com o melhor e o pior desempenho.
VIU ISSO?
- Streaming continuará aterrorizando TV por assinatura
- Catarinense OléTV lança TV por assinatura pela internet
- CEO da Claro Brasil critica modelo atual de TV por assinatura
Apesar de também ter perdido assinantes, a SKY conseguiu estancar melhor as desativações quando levamos em consideração o tamanho da base de consumidores dela. Veja abaixo o comportamento das principais empresas de TV por assinatura de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (26) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel):
- SKY (diminuiu a base em -0,03%) => DESTAQUE
- Oi TV (-0,05%)
- Nossa TV (-0,50%)
- NET (-0,66%)
- Vivo TV (-0,85%)
- Cabo Telecom (-1,06%)
- Claro TV (-2,68%)
- Algar Telecom (diminuiu a base em -2,73%) => MICO