Operadoras já se enfrentaram algumas vezes no setor de TV por assinatura, mas agora a Oi retomou o lugar que havia perdido depois que a Vivo comprou a GVT. |
A Oi TV voltou a crescer no setor de TV paga em outubro ao adicionar 6.204 novos clientes na base (+0,39%), enquanto que a Vivo TV, do grupo Telefônica, perdeu 9.155 assinantes (-0,57%). Essa movimentação bastou para que a Oi deixasse a Vivo para trás e retomasse o terceiro lugar em quantidade de clientes no mercado de TV por Assinatura brasileiro.
Agora, de acordo com os dados mais recentes divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Oi TV possui 1.599.090 clientes, enquanto a Vivo TV toma conta de 1.591.318 consumidores.
A primeira vez que a Oi TV ultrapassou a Vivo em número de assinantes foi no mês de outubro de 2012, quando a operadora atingiu 651.382 clientes, enquanto a Vivo TV – principalmente por ter uma área de atuação restrita apenas ao estado de São Paulo – estava com apenas 606.700 usuários.
Depois de investimentos generosos em TV paga, a Oi continuou crescendo e deixando a Vivo cada vez mais distante. Em setembro de 2014 foi um marco: a operadora brasileira ultrapassou a barreira de 1 milhão de clientes (mais especificamente 1.032.314 clientes). A Vivo, enquanto isso, crescia a passos lentos e tinha 726.619 assinantes.
VIU ISSO?
- Oi TV adiciona PENVR e Coleção Oi em novos planos
- SKY anuncia quatro canais substitutos do Esporte Interativo
- NET anuncia pacotes exclusivos em Ultra HD 4K
Com a aquisição da GVT, aprovada pela Anatel em 22 de de dezembro de 2014, liberada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 25 de março de 2015 e concluída em 28 de maio de 2015, a Vivo TV ganhou fôlego e, além de poder competir de igual para igual com a Oi ao passar a ter cobertura em outras regiões que não fosse São Paulo, também ganhou de presente os quase 1 milhão de clientes que a GVT TV já havia conquistado.
O auge da Vivo TV se deu outubro de 2015, quando a empresa havia registrado 1.846.579 assinaturas ativas, contra pífias 1.167.256 assinaturas da Oi TV. Sem apresentar novidades significativas, com poucas promoções e baixíssima publicidade do serviço de TV paga, o saldo da Vivo no setor foi rolando escada abaixo.
Você aposta que esse jogo muda até o final de 2019 ou a Oi realmente está em uma situação melhor do que a Vivo no segmento de TV por assinatura e vai se manter à frente da principal concorrente?
De quem será o terceiro lugar da TV por assinatura em 2019?