16/12/2025
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SpaceX lança mais um lote de satélites da constelação Starlink

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Projeto ambicioso visa levar conectividade de alta velocidade para todo o planeta.

Imagem: Stephen Clark / Spaceflight Now

Na madrugada desta sexta-feira, 7, a SpaceX lançou ao espaço mais 57 satélites da constelação Starlink, que pretende levar banda larga para usuários de todo o mundo.

Com este lançamento, a SpaceX já conta com uma frota de 595 satélites em órbita. Ela já é considerada a empresa proprietária do maior número de satélites do mundo.

Cada satélite pesa cerca de 250 kg e opera numa altitude de 550 quilômetros.

O foguete Falcon 9 tem capacidade para carregar até 60 satélites da Starlink. No entanto, é comum que a SpaceX aproveite a viagem para transportar cargas secundárias, como foi o caso deste último lançamento.

A Starlink deve fornecer o serviço de internet de baixa latência e alta velocidade via satélite em todo o mundo. A expectativa é que até o final do ano o serviço comece a operar.

Desde maio de 2019, esta é a décima missão a levar os satélites Starlink para a órbita. Para que toda rede esteja totalmente operacional e oferecendo cobertura para todo o globo povoado ainda será necessário realizar mais 24 lançamentos.

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A fase inicial da rede Starlink contará com 1.584 satélites. No entanto, a SpaceX tem autorização para operar até 12 mil satélites em baixa órbita terrestre.

Parte da receita da rede Starlink será utilizada pela SpaceX para financiar a ambição da empresa de realizar viagens espaciais interplanetárias e, eventualmente, estabelecer uma colônia humana em Marte.

Com informações de SpaceFlight Now.

Vivo, TIM e Claro ganham exclusividade em negociações com a Oi

Em conjunto, operadoras ofereceram 16,5 bilhões de reais pelos ativos móveis da companhia em recuperação judicial.

De acordo com a Exame, a Oi (OIBR3 / OIBR4) concedeu à Vivo (VIVT3 / VIVT4), TIM (TIMP3) e Claro o status preferencial nas negociações para a venda de seus ativos móveis.

Ou seja, as três principais operadoras do país receberam o direito exclusivo de poder igualar qualquer outra oferta que a empresa em recuperação judicial venha a receber por seus ativos.

A informação foi vazada no início da noite desta sexta-feira, 7, por duas fontes familiarizadas com o assunto. Por volta das 21h, a Vivo, Claro e TIM emitiram comunicado ao mercado informando a celebração do acordo exclusividade para negociar os ativos da Oi, até a data de 11 de agosto.

Na semana passada, as três companhias fizeram uma oferta conjunta de 16,5 bilhões de reais pela Oi Móvel.

Até a última segunda-feira, 3, a Highline, controlada pelo fundo americano Digital Colony, tinha a exclusividade nas negociações, porém a perdeu por não realizar uma nova proposta que superasse o apresentado pela Vivo, TIM e Claro. Ela segue nas negociações, mas sem o caráter preferencial.

Segundo o jornal O Globo, representantes das três operadoras devem procurar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nos próximos dias para apresentar a proposta e antecipar eventuais problemas no negócio.

O Cade já deu sinais de preocupação sobre um possível efeito de concentração na compra da Oi móvel pela Vivo, TIM e Claro.

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Nesta sexta-feira, 7, as ações ordinárias da Oi não apresentaram variação, fechando o dia valendo R$ 1,56. Já os papéis preferências apresentaram valorização de 1,24%, sendo cotados a R$ 2,45.

As ações da Vivo fecharam em queda com as ordinárias variando -1,21% (R$ 50,70) e preferências -1,46% (R$ 50,61).

No caso da TIM, os papéis valorizaram 1,45%, sendo negociados a R$ 15,42.

A Claro não possui ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira. Na Bolsa de Nova York, as ações da America Movil (AMX), controladora da Claro no Brasil, tiveram queda de 0,24%, sendo cotadas a US$ 12,70 (R$ 69,05).

Apesar de toda essa movimentação, é válido lembrar que o plano de fatiamento e venda de ativos da Oi ainda depende de autorização de credores da companhia. Uma assembleia deve ser realizada no início de setembro para resolver o novo plano de reestruturação da operadora.

[ATUALIZAÇÃO – 07/08/2020 21h26]:

Por volta das 21h desta sexta-feira, 7, a Vivo, Claro e TIM emitiram comunicados ao mercado informando da celebração do acordo de exclusividade para negociar a compra dos ativos da Oi, até a data de 11 de agosto. O texto foi atualizado.

Com informações de Exame e O Globo.

Sites IPTV piratas movimentam US$ 1 bilhão por ano nos EUA

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Relatório aponta que 30 milhões de americanos consomem conteúdos ilegais no país.

De acordo com um relatório da NAGRA, empresa americana de proteção de conteúdo, o mercado IPTV pirata movimenta anualmente US$ 1 bilhão (R$ 5,44 bilhões na cotação atual) nos Estados Unidos.

A NAGRA estima que existam mais de 3,5 mil sites IPTV e páginas em redes sociais comercializando o conteúdo ilegal no país. Uma só plataforma pode ter até 100 mil assinantes, destaca.

A assinatura mensal desses serviços varia entre US$ 2 (R$ 10,87) e US$ 25 (R$ 135,93). Para o estudo, a empresa adotou que um assinante típico gaste por ano uma média de US$ 120 (R$ 652,48).

Os pesquisadores acreditam que pelo menos 9 milhões de famílias americanas pagam uma assinatura pirata. O número de pessoas que assistem aos conteúdos pode chegar a 30 milhões, o que corresponde a 9% da população dos EUA.

“O varejista anuncia ao público, geralmente por meio das mídias sociais, direcionando os usuários para um site da loja onde eles podem baixar o aplicativo, comprar um dispositivo com o aplicativo pré-instalado ou receber instruções sobre como acessar e pagar pelos serviços”, afirma o relatório.

O documento observa que diante da logística complexa e cara é comum que várias plataformas trabalhem em conjunto, negociando direitos de transmissão entre eles, para compartilhar pacotes de canais e ofertar para seus clientes.

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O objetivo do estudo é chamar a atenção para a ameaça da pirataria para os provedores de conteúdo, estimular novas políticas e a aplicação da lei de proteção de direitos autorais.

Com informações de Torrent Freak.

SKY lança nova campanha com Fabio Porchat

Ação reforça novo posicionamento da operadora de universalizar o acesso ao conteúdo.

A SKY TV acaba de lançar uma nova campanha estrelada por Fabio Porchat, garoto propaganda oficial do serviço pré-pago da operadora de TV por assinatura.

Em “Detetive”, assinada pela agência FCB Brasil, a ação publicitária busca reforçar o novo posicionamento adotado pela SKY, que busca focar no dia a dia do consumidor, independentemente onde ele estiver, “universalizando assim o acesso ao conteúdo e diversão”.

Inspirado em séries policiais, o vídeo ressalta os benefícios do SKY Pré-Pago e a possibilidade de acessar à programação sob demanda através do SKY Play, no celular ou desktop.

“Achou que ia ter série de detetive? Achou certo!”, diz Fabio Porchat.

O filme de pouco mais de 30 segundos foi gravado em dezembro do ano passado e será veiculado em TV aberta e nas redes sociais da SKY.

No comercial, é ressaltado que as recargas do SKY Pré-Pago começam a partir de R$ 13,90.

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–> SKY e CaboTelecom ganham nova emissora no catálogo

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Confira abaixo a nova campanha do SKY Pré-Pago:

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Claro distribui pipoca para clientes em drive-in

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Ação ocorre em Belém até este final de semana.

Diante da pandemia da Covid-19, e o fechamento dos cinemas, o Shopping Bosque Grão-Pará, localizado em Belém/PA, está exibindo em seu estacionamento filmes clássicos no modelo drive-in. Para apoiar a ação, a Claro está disponibilizando sacos de pipoca para clientes participantes do programa “Claro Clube”.

Até o próximo domingo, 9, durante a compra de ingressos para o Cine Drive-In Bosque, o cliente que apresentar o cartão virtual ou uma fatura recente ganha de graça dois sacos de pipoca para a sessão de cinema.

O Claro Clube é um programa de fidelidade que permite juntar pontos e trocar por benefícios. O benefício está disponível para os clientes pós dos serviços móveis ou residenciais.

Na modalidade drive-in, os usuários assistem o filme dentro de seus próprios carros. O áudio do filme pode ser escutado pelo próprio sistema de som do veículo, sintonizando a frequência FM 94,1.

Por segurança, é exigido o uso de máscaras durante toda a sessão, inclusive dentro do veículo. Além disso, antes do acesso do carro, será aferida a temperatura de todos os ocupantes, restringindo aqueles que estão com temperatura acima de 37,5º C.

O shopping também disponibiliza banheiros e uma praça de alimentação no estacionamento.

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–> Claro TV encerra sinal aberto de três canais

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Confira a lista de filmes em cartaz no Cine Drive-In Bosque:

  • 07/08 às 21h10 – Parasita
  • 08/08 às 19h00 – A cinco passos de você
  • 08/08 às 21h20 – A cabana
  • 09/08 às 18h40 – Playmobil – O Filme
  • 09/08 às 20h50 – Extraordinário

Com informações de Assessoria de Imprensa Claro.

Nova versão de série histórica chegará no Globoplay

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‘Barrados no Baile – Nova Geração’, também conhecida como 90210, teve sua estreia agendada para dia 18 de agosto na plataforma de streaming.

As duas versões da série Barrados no Baile. Imagem: Divulgação Paramount
As duas versões da série Barrados no Baile. Imagem: Divulgação Paramount

A série 90210, batizada no Brasil de “Barrados no Baile – Nova Geração” está com estreia marcada no Globoplay. O conteúdo aterrissa na plataforma a partir do dia 18 de agosto.

O nome provavelmente é familiar para muitos fãs e entusiastas de séries de TV. Barrados no Baile, no exterior conhecida como “Beverly Hills, 90210”, foi sucesso de audiência na TV Globo nos anos 90.

Na TV americana, a série fez história e abriu as portas para diversas outras produções do gênero que surgiram logo depois e fizeram um sucesso semelhante ou maior.

Anos depois de encerrada, em 2008, a produção ganhou uma nova versão, com a continuidade da história de alguns personagens do show original e novos adolescentes que assumiram o protagonismo da trama.

É essa nova versão que chegará ao catálogo do Globoplay. A produção teve cinco temporadas e foi encerrada em 2013.

Ao longo da exibição, temas como adoção, dependência química e outros foram discutidos pela produção.

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–> Faturamento do Globoplay chega em quase R$ 150 milhões

Sobre a série original, ainda não há uma previsão de estreia ou sequer um anúncio de que o conteúdo vai para alguma plataforma de streaming.

Mas, de fato, ambas versões eram ausências sentidas no VOD, problema que já será resolvido com a disponibilização de 90210 (Barrados no Baile – Nova Geração) no Globoplay.

Amazon Prime Vídeo anuncia mais novidades

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Streaming segue a todo vapor com a produção de conteúdo original e anunciou mais uma série para os próximos meses.

Cena da série Utopia. Imagem: Divulgação Amazon
Cena da série Utopia. Imagem: Divulgação Amazon

O Amazon Studios anunciou que desenvolve a série “A League of their own”, da Sony Picture Television. A produção do estúdio será exclusiva do Amazon Prime Vídeo e fará uma reinterpretação do filme “Uma equipe muito especial”, de 1992.

A trama acompanha uma geração inteira de mulheres com o sonho de jogar beisebol profissional. É um conteúdo para aprofundar questões de raça e sexualidade com novos personagens.

“Há 28 anos, Penny Marshall nos contou uma história sobre mulheres jogando beisebol profissional que até então era amplamente ignorada. Nós crescemos obcecados com o filme, como todo mundo. (…) Foi preciso coragem, autenticidade, imaginação e um senso de humor emocionante para que essas jogadoras realizassem seus sonhos. Esperamos trazer ao público uma história com todas essas qualidades”, disseram os criadores Abbi Jacobson e Will Graham.

Ainda não há previsão de estreia, mas o conteúdo segue em desenvolvimento e deve ter suas gravações iniciadas assim que a pandemia do novo coronavírus amenizar.

O Amazon Prime Vídeo aproveitou também para divulgar novas imagens das séries “The Boys” e “Utopia”. A primeira ganhará sua segunda temporada em breve e a segunda tem estreia prevista para as próximas semanas. Confira abaixo:

Mas, há outro anúncio em vista: a série original “Pão e Circo”, fruto da parceria do streaming com a produtora dos atores Diego Luna e Gael García Bernal.

VIU ISSO?

–> Amazon Prime Video pode receber um estranho recurso em breve

–> Amazon Prime Vídeo terá perda considerável nos próximos dias

–> Vivo TV terá acesso ao Amazon Prime Vídeo via decodificador

Em um formato inovador, Luna vai aproveitar o ritual de compartilhar uma refeição na mesa para se reunir com diversas personalidades, entre políticos e artistas, e abordar questões de interesse universal.

Confira o trailer:

Com informações de Assessoria de Imprensa Amazon

Leilão 5G gera discordância entre ministros

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Enquanto Paulo Guedes defende um modelo arrecadatório para o país, Fábio Faria quer priorizar investimentos em internet; entenda.

Divulgação Instagram
Imagem: Divulgação Instagram

O tão comentado e aguardado Leilão 5G já gera discordâncias no Governo Federal. Fábio Faria, ministro das Comunicações, quer um modelo diferente da proposta que muito provavelmente será feita por Paulo Guedes, ministro da Economia.

Enquanto o primeiro quer um leilão que priorize os investimentos em internet, o segundo certamente vai defender um modelo arrecadatório, para aquecer os cofres do país.

Para Fábio Faria, Guedes sempre terá um peso nessa discussão, mas os debates já começaram e a briga entre Comunicações e Economia ocorrerá nesse sentido.

A pauta, inclusive, já foi muito debatida pelas operadoras, que também defendem um leilão sem viés arrecadatório, já que isso poderia afetar o desenvolvimento da tecnologia do país.

Com os valores em alta, as operadoras teriam que comprar menos frequências e o 5G brasileiro pode engatinhar em seus primeiros momentos.

Em argumento, Fábio Faria cita a pandemia do novo coronavírus e como a internet se provou um serviço essencial. Para o ministro, 5G representa um novo mundo, com mais profissões e modelos de negócio inovadores.

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A pretensão é realizar até o meio de 2021. Empresas como Nokia, Ericsson e Huawei são mencionadas.

Mas, em relação a chinesa, há oposição inclusive dos filhos do presidente Jair Bolsonaro. Faria destaca que vai subsidiar o Governo Federal com informações, mas o debate técnico deve perder para a pressão ideológica.

O ministro das Comunicações destaca também que é preciso separar as áreas para não haver prejuízos em setores como a agricultura, já que a China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

A decisão final ficará com o presidente Jair Bolsonaro, que tem se policiado para não se manifestar sobre o tema.

Com informações de Folha de São Paulo

Cliente aponta erro em regulamento de oferta do Vivo Easy

Nos últimos dias, operadora anunciou cashback na compra de diárias dos aplicativos Facebook e Spotify.

Imagem: Divulgação Vivo

Na última quinta-feira, 7 de agosto, um cliente do Vivo Easy entrou em contato com o Minha Operadora para apontar um erro no regulamento da nova oferta do plano. No aplicativo, estava liberado 50% de cashback na compra dos aplicativos Spotify e Facebook.

Entretanto, uma parte do regulamento disponível no site para visualização aponta que o pacote de 30 diárias para o streaming de música terá 50% de desconto até 16 de agosto.

Apenas o Facebook é destacado na oferta que disponibiliza cashback.

Para entender o ocorrido e prestar um esclarecimento, o Minha Operadora fez contato com a Assessoria de Imprensa da Vivo ainda na quinta-feira, mas não recebeu um retorno.

Se a operadora enviar uma explicação sobre o ocorrido, a publicação passará por atualizações.

Atualmente, o Vivo Easy segue com desconto nas franquias de internet. O pacote com 10 GB, por exemplo, está com custo de R$ 59,99.

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As 30 diárias de Facebook e Spotify, por sinal, não estão mais com cashback no app. Agora, a operadora vende ambos com desconto.

O primeiro por R$ 14,90 e o segundo por R$ 19,90. Valores também diferentes do regulamento.

Confira o trecho do regulamento que fala do desconto:

Regulamento Vivo Easy
Imagem: Regulamento Vivo Easy

Nova operadora de TV por assinatura estreia dia 9 no Brasil

BluTV investiu mais de R$ 50 milhões para início das atividades; empresa vai inaugurar em Minas Gerais.

Divulgação BluTV
Imagem: Divulgação BluTV

Pois é, mesmo com o setor em evasão de assinantes, o mercado de TV por assinatura no Brasil vai ganhar mais um player, a BluTV. Foram mais de R$ 50 milhões investidos para início das operações.

A sede da companhia foi criada em Uberlândia, Minas Gerais. A expectativa da empresa é gerar mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos na região.

Com a promessa de levar conteúdo, entretenimento e informação por um preço acessível para as pessoas, Uberlândia foi uma cidade ofereceu condições técnicas e parceiros para a realização do projeto.

Tecnologia, otimização logística, mercado com tamanho suficiente e mão de obra qualificada são algumas características da região, que facilitaram o propósito de lançar um projeto popular.

O investimento foi direcionado para parque de antenas, equipamentos e parcerias. A BluTV é da 1Sat Telecomunicações.

A inauguração é prevista para domingo, 9 de agosto. A cobertura vai contemplar 53 municípios até ser expandida para outras regiões do estado e futuramente do país.

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–> Claro pretende oferecer novo serviço de TV por assinatura, diz site

–> Canal da TV por assinatura será descontinuado após 10 anos
 
–> Canais da TV por assinatura podem ser vendidos via streaming

Em cinco anos, a projeção da companhia é que o serviço atinja cinco milhões de habitantes.

Na operação, parceiros locais serão responsáveis pelo serviço. Canais de vendas, atendimento e assistência técnica serão de responsabilidade dos instaladores de antenas e equipamentos.

A empresa Callink vai auxiliar também nessa parte. Já o suporte na área de Tecnologia da Informação fica a cargo da Sankhya.

Os pacotes já são ofertados pelo site oficial da BluTV com preços entre R$ 29,90 e R$ 39,90.

Pacotes com canais educativos e infantis serão oferecidos gratuitamente em escolas da região.

Com informações de Diário do Comércio