16/12/2025
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Netflix abre vagas de emprego no Brasil

Oportunidades estão disponíveis para profissionais em áreas como marketing, finanças e produção de conteúdo.

Para quem quer começar o ano novo empregado, a Netflix está disponibilizando 15 vagas de emprego para trabalhar em seu escritório em Alphaville, em São Paulo.

Entre as vagas disponíveis estão diretor de marketing, analista de negócios, especialista em operações, gerentes de estratégia, entre outros. Os cargos são para trabalhar em áreas como produção criativa, finanças, jurídico, marketing e tecnologia.

Cada função possui seus próprios requisitos, mas o inglês fluente é exigido em todos elas. Como algumas vagas têm atuação na América Latina, também é exigido o conhecimento avançado em espanhol.

“O candidato selecionado trabalhará em estreita colaboração com os recursos externos, as partes interessadas e os parceiros internos da Netflix para criar os melhores ativos de conteúdo e experiência em produtos localizados no idioma português para nossa crescente base de membros no Brasil”, afirma os anúncios de vagas.

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Além do Brasil, a empresa está disponibilizando atualmente 450 vagas em vários países, como Estados Unidos, Japão, Índia, Coreia do Sul, Singapura, Reino Unido, Alemanha, Espanha, México, França, Filipinas, Bélgica, Canadá e Índia.

As oportunidades de emprego da Netflix podem ser consultadas pelo site Netflix Jobs ou pelo perfil da companhia no LinkedIn.

Com informações de Tecnoblog.

Governo português vai lançar plataforma para cancelar contratos

Sistema unificado permitirá que o consumidor encerre serviços das operadoras de telefonia do país.

Encerrar um contrato de telefonia nem sempre é uma tarefa fácil. Para facilitar esse processo, o governo de Portugal está desenvolvendo uma plataforma online com o objetivo de centralizar os pedidos de rescisão de serviços de telecomunicações.

O sistema deverá ser liberado até o final do primeiro trimestre. Ele permitirá encerrar contratos — com ou em fidelização — das diferentes operadoras do país.

O projeto é uma iniciativa da Direção-Geral do Consumidor e pretende unificar a resolução e comunicação de contratos entre os clientes e as operadoras.

O financiamento da plataforma já está previsto no orçamento do Estado para 2020 e terá gestão do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa.

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O projeto pressupõe a participação e o envolvimento das operadoras, mas, ainda não há detalhes sobre como ocorrerá os pedidos de rescisão de contrato, bem como os prazos legais para encerramentos dos serviços.

Enquanto o projeto não sai do papel, as operadoras do país têm questionado o motivo de a plataforma deixar de lado outros tipos de contratos de serviços, como eletricidade ou gás, por exemplo.

Além disso, existem dúvidas técnicas quanto aos direitos do consumidor à portabilidade dos números de telefone ao realizar a rescisão por meio da plataforma.

Com informações de SapoTek.

Governo chinês investiu US$ 75 bilhões na Huawei, diz jornal

Apoio ocorreu na forma de incentivos fiscais, financiamento e doações; empresa nega.

Segundo reportagem publicada pelo Wall Street Journal, a Huawei recebeu apoio financeiro estatal para impulsionar o seu crescimento global. Nas últimas décadas, o governo chinês teria investido até US$ 75 bilhões (R$ 303 bilhões), o que permitiu que a empresa oferecesse produtos e serviços com um preço 30% menor do que a concorrência.

O montante recebido foi na forma de empréstimos (US$ 46 bilhões), incentivos fiscais (US$ 25 bilhões), descontos na compra de terrenos (US$ 2 bilhões) e doações (US$ 1,6 bilhão).

A resposta da Huawei foi rápida, negando a informação e acusando o periódico de publicar informações falsas. Segundo a empresa, a expansão internacional ocorreu a partir da estratégia de reinvestir entre 10 e 15% de sua receita no desenvolvimento de novas tecnologias.

“O sucesso da Huawei é o resultado de nosso forte investimento em Pesquisa e Desenvolvimento nos últimos 30 anos, nosso foco nas necessidades dos clientes e a dedicação de nossos mais de 190.000 funcionários em todo o mundo”, afirmou a gigante chinesa.

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No comunicado publicado no Twitter, a empresa diz ainda que 90% do seu capital de giro, nos últimos dez anos, veio de receitas e financiamento externo. O subsídio do governo corresponde a apenas 0,3% de sua receita.

A Huawei finaliza dizendo que pretende tomar ações legais contra o Wall Street Journal para proteger a sua imagem.

Com informações de Wall Street Journal e Business Insider.

Telemarketing da TIM fez 10 ligações em 24 horas para consumidor

Operadora terá que pagar indenização por desrespeitar regra.

Imagem: Hassan OUAJBIR (Unsplash)

Em apenas 24 horas, um morador de Curitiba recebeu 10 ligações do telemarketing da TIM. Incomodado com a abusiva prática, o consumidor, obviamente, buscou medidas que o protegessem de passar pela situação mais uma vez.

Não foi divulgado se o cliente era ou não cadastrado no “Não me Perturbe”, iniciativa nacional feita pela Anatel junto com as operadoras brasileiras para registrar número e CPF dos usuários que não querem ser incomodados por chamadas de telemarketing.

Mas o consumidor em questão chegou a procurar o Procon para pedir o bloqueio. O Juizado Especial de Cível entendeu que as incessantes ligações violaram os direitos do consumidor.

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“Pode-se afirmar que a atitude da reclamada ao efetuar ligações de telemarketing de forma abusiva expondo o consumidor/reclamante a constrangimento injustificado, caracteriza verdadeira hipótese de violação dos direitos do consumidor”, julgou o órgão.

Com isso, a TIM terá que pagar uma indenização de R$ 2 mil para o cliente de Curitiba. A homologação da sentença ocorreu na terça-feira, 24.

Com informações de CGN

Netflix pode ser taxada em 2020; preços vão aumentar?

Entenda o projeto de lei que pode gerar mais acréscimos na mensalidade do streaming.

Imagem: YTCount (Unsplash)

A partir de fevereiro de 2020, com o retorno dos trabalhos legislativos, o Projeto de Lei 57/2018 volta a ser discutido. Ele debate, exclusivamente, a disciplina para a Comunicação Audiovisual sob demanda (vídeo sob demanda ou VOD).

Izalci Lucas (PSDB-DF), senador e relator da proposta, deve entregar seu relatório na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) logo no começo de 2020. A ideia é regular a distribuição via banda larga em serviços como Amazon Prime Vídeo, Netflix e outros.

A incidência da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) entrará em questão. A contribuição será progressiva de até 4% sobre o faturamento bruto apurado.

Com a taxação, surge um temor: a mensalidade da Netflix sofrerá mais um aumento? Em março de 2019, a empresa comunicou seus assinantes sobre um acréscimo nas mensalidades e desagradou clientes.

O plano principal, por exemplo, foi de R$ 37,90 para R$ 45,90. Concorrentes de peso como o Disney+ vão chegar, mas também não estarão livres das cobranças da Lei.

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Autor da PL 57/2018, o senador Humberto Costa (PT-PE) acredita que os valores não vão subir. Como exemplo, ele cita outros países que taxaram os serviços de streaming e a medida não impactou nos preços ofertados.

Entretanto, usuários desacreditam da eficiência do projeto e citam a Netflix como uma verdadeira democratização da cultura.

“É taxar por taxar. O dinheiro não vai ser revertido em nada. Isso tem cara de lobby de TV a cabo, já que [o streaming] é muito mais acessível. Além de tudo isso, é incentivo à pirataria, porque o imposto nunca vai ser 2%, 4%. Logo as pessoas, que hoje pagam, voltam a piratear”, comentou Pedro Salum, CEO da LoopKey.

Há também quem não enxergue a iniciativa com tanta preocupação. É o caso de Bianca Gazeta, secretaria de saúde do Distrito Federal e usuária da plataforma. Ela acredita que o certo deve ser aplicado, mesmo que o custo de algo sempre vá para o consumidor.

Com informações de A Crítica

Crise da Oi conflita com leilão do 5G; entenda

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Frágil situação financeira da tele pode ser um dos entraves para a realização do leilão 5G.

Logotipo da Oi
Imagem: Logotipo da Oi

Entender pode ser complexo, mas não impossível. A questão é que a frágil situação financeira da Oi é vista como um entrave para a realização do leilão 5G no Brasil, que pode ficar para o início de 2021, segundo fontes do setor.

Sobre a Oi, muitos suspeitam que a tele vai terminar 2020 já incorporada pelas concorrentes. Em recuperação judicial, a carioca começou a cogitar a venda da sua operação móvel e operadoras brasileiras como TIM, Claro e Vivo já manifestaram interesse.

Com a Oi fora do cenário, a competição entre grandes empresas nacionais do setor seria reduzida. A operação da carioca é avaliada em R$ 20 bilhões e o crescimento foi de 36% no terceiro trimestre.

A TIM está interessa em uma união, mas Claro e Vivo estão prontas para entrar na disputa e impedir que isso aconteça. Ambas mantêm conversas com acionistas do grupo.

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–> Vivo confirma interesse na operação móvel da Oi

–> Oi começa a cogitar venda da operação móvel

–> Oi comunica o recebimento de R$ 670 milhões da Sistel

Mas qual é a relação com o 5G? Os caixas, que são finitos. As companhias interessadas precisam agir o quanto antes, para acumularem mais recursos até a realização do leilão.

De acordo com o executivo de uma operadora, não há caixa para dois grandes passos ao mesmo tempo. Por isso, vão querer acelerar uma possível compra da Oi.

O grande problema é que, caso a Oi formalize algum acordo, fusão ou até mesmo venda para uma operadora brasileira, o processo passa pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e deve demorar cerca de 18 meses.

Portanto, há uma preocupação com os valores que serão cobrados pelas frequências 5G, assim como o período de realização dos leilões. Será que a Oi consegue segurar as pontas da operação móvel até o leilão?

Ou as empresas brasileiras vão arriscar ficar sem recursos e investir nos ativos da operadora carioca?

É a resposta que 2020 nos trará!

Com informações de O Globo

Oi amplia rede para atender Réveillon de Copacabana

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Operação vai garantir o acesso móvel na maior festa de ano novo do mundo.

Ilustração Copacabana
Imagem: Frans Van Heerden (Pexels)

Os clientes da Oi que escolheram o turístico bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, como destino para o Réveillon 2020 vão ficar felizes. A operadora investiu na ativação de estações móveis temporárias para ampliar a performance das antenas já existentes.

A ideia é garantir que os clientes tenham uma boa experiência no uso de internet móvel e chamadas de voz. A capacidade da rede presente na orla de Copacabana será ampliada e muito provavelmente vai evitar congestionamentos.

O ano novo mais famoso do mundo vai contar com shows de diversos artistas, assim como a tradicional queima de fogos com duração de 14 minutos. A operadora escolhida para patrocinar a festa é a TIM, mas a marca não deu detalhes sobre como será a sua operação de cobertura na parte de telefonia e internet móvel.

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Em 2019, a Oi se fez presente em grandes eventos nacionais como o Rock in Rio, Game XP, e CCXP 19. Nos três, a tele teve um envolvimento maior e fez com que todos fossem uma verdadeira vitrine para seus serviços corporativos e a conexão de fibra ótica.

Mas, ao que tudo indica, o Réveillon de Copacabana contará apenas com um reforço de cobertura para atender melhor aos clientes. A empresa não divulgou ações maiores.

Em frágil situação financeira, a Oi viverá momentos decisivos em 2020, ano que vamos conhecer o destino da operação móvel da operadora, assim como os novos resultados do plano estratégico implantado em julho.

Com informações de Assessoria de Imprensa

TVs por assinatura terão 10 dias para responder ouvidoria

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Diretriz faz parte das normas de qualidade da Anatel para o setor, que foram revisadas.

Ilustração
Imagem: Flickr

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revisou as normas que definem padrões de qualidade na TV por assinatura. A resolução foi publicada no dia 26, última quinta-feira, no Diário Oficial da União.

Segundo a publicação, as metas de qualidade foram definidas pela ótica do consumidor e devem ser cumpridas pelas empresas exatamente dessa maneira.

Em uma das novas diretrizes, a Anatel determina que todas as prestadoras tenham uma Ouvidoria própria e respondam solicitações em até 10 dias corridos. Ou seja, chega de dificuldades para fazer um simples registro de reclamação sobre a TV paga.

E pelo ponto de vista do consumidor, a companhia é obrigada a dar uma resposta satisfatória, mesmo se considerar a solicitação improcedente.

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Em caso de discordâncias ou desentendimentos por ambas as partes, o cliente deve procurar diretamente à Anatel e apresentar seu relato para julgamento da agência.

O rompimento de contrato unilateral também é uma novidade. Agora, há situações que permitem o consumidor a cancelar o contrato, sem necessariamente enfrentar uma multa pelo ato, ou até mesmo pela simples troca de pacotes ou canais.

A mudança, inclusive, é bem-vinda. Os números de TV por assinatura seguem em declínio e saber que melhores condições estão garantidas pode ajudar a conter parte da evasão para o streaming.

Só no Procon de São Paulo, as reclamações relacionadas dispararam 53% no primeiro semestre. O que certamente motivou a Anatel.

Com informações de VEJA

Bolsonaro quer mudar regras de concessão de TV

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Governo pretende dificultar outorgas de radiodifusão e tratar plataformas de streaming como serviços televisivos.

Após a aprovação da nova lei das telecomunicações, o governo Bolsonaro está desenvolvendo um novo marco regulatório de radiodifusão. A ideia é tornar mais rígidas as regras para a outorga e renovação de licenças de emissoras de rádio e TV.

Além disso, estuda-se a possibilidade de integrar os serviços de radiodifusão com os de telecomunicação, o que significa que conteúdos veiculados por streaming ou aplicativos de canais seriam tratados como TV e não mais como serviços de internet.

Recentemente a Justiça derrubou medida cautelar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que impedia a Fox de disponibilizar seus canais por meio de um aplicativo, sem a necessidade da intermediação de uma operadora. Caso aprovado, o novo marco obrigaria que empresas – como a Disney, HBO e a própria FOX – a reverem seus planos de negócio.

A pauta da nova regulação já consta no Orçamento da União para 2020, reservando R$ 5 milhões para serem gastos com consultorias para a proposta.

Além de exigir mais documentações durante as renovações de concessões, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) pretende cobrar o pagamento antecipado de dívidas, mesmo que as emissoras tenham parcelado os débitos no passado.

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–> Bolsonaro sanciona sem vetos novo marco legal das telecomunicações

–> FOX é liberada para vender seus canais via streaming

–> Dono da Claro é envolvido em boato sobre Bolsonaro e Globo

Recentemente, após reportagens sobre o possível envolvimento de Jair Bolsonaro no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), o presidente da república ameaçou não renovar a concessão da TV Globo.

Segundo a Constituição Federal, a decisão sobre a renovação de concessões de rádio e TV é de responsabilidade exclusiva do Congresso. Para que Jair Bolsonaro interfira nos processos de outorga seria necessário a aprovação de, pelo menos, dois quintos da Câmara e do Senado.

As renovações de concessões de TV ocorrem a cada 15 anos. Atualmente, a TV Globo possui cinco outorgas para diferentes regiões do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife), com vencimento em 2022, último ano do mandato de Bolsonaro. Band e Record também renovarão suas concessões em 2022. Já o SBT e RedeTV será em 2023.

O Ministério até poderia acatar uma decisão do presidente, o que poderia recomendar a não concessão de uma emissora no fim do processo. No entanto, seria necessário a apresentação de uma infração muito grave, como falhas técnicas ou uso da outorga para impor uma posição política, o que, na prática, poderia ser difícil de provar.

Uma cartilha com o novo marco legal proposto pelo governo já circula entre os parlamentares.

Com informações de Folha de São Paulo.

80% dos celulares na Espanha serão monitorados

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Usuários terão poucas opções para recusar a participação no monitoramento.

Foto: Benjamin Lizardo/Unsplash

O Instituto Nacional de Estatística (INE), da Espanha, fez um acordo com as operadoras Movistar, Orange e Vodafone para colher dados de localização de 43 milhões de celulares do país. A medida polêmica serve para realizar um censo digital inédito da população espanhola.

Entre os meses de novembro de 2019 e agosto de 2020, o governo pretende registrar a movimentação de 80% dos aparelhos móveis do país. A ideia é realizar um estudo detalhado sobre como os cidadãos da Espanha se deslocam em todo o território nacional.

Os dados já coletados servirão, por exemplo, para observar a movimentação da população durante o Natal. Em meados de 2020, o governo poderá detalhar quais são os destinos preferidos dos espanhóis durante as suas férias.

O objetivo principal é melhorar os serviços de transporte em várias localidades da Espanha, principalmente nas regiões menos povoadas.

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–> Irã restringe uso de internet antes de possíveis protestos

–> Governo russo pretende desconectar país da internet

–> Reconhecimento de imagens com 5G: segurança versus privacidade?

Apesar de o órgão garantir que o rastreio é anônimo e que a privacidade dos usuários será mantida — cumprindo assim a lei de proteção de dados europeia (GDPR) —, críticos afirmam que a ação serve para inspecionar protestos públicos e questionam a privacidade da população e a forma como os dados são mantidos seguros.

A Vodafone e Orange oferecem aos seus clientes a opção de não repassar suas informações pessoais para o INE. Já a Movistar não oferece nenhum recurso para evitar o monitoramento governamental.

Com informações de Tilt Uol.