Mais de 42 mil pessoas participaram de votação do Minha Operadora e escolheram a operadora de celular com o melhor sinal de internet 4G. |
Conheça agora a posição que cada empresa de telefonia conquistou nessa grande votação:
Teles acompanharam a votação
A Vivo, grande vencedora do jogo, ficou bastante empolgada com o resultado da votação. Por e-mail, o Diretor de Engenharia da Rede Móvel da empresa, Átila Branco, enviou a seguinte mensagem:
“A Vivo comemora o resultado da enquete do Minha Operadora e trabalha para continuar aprimorando a experiência de conectividade do cliente e a estabilidade da rede, principalmente via rede 4G. Isto porque somos a empresa líder em market share no 4G, com 33,6% de participação em dezembro (dados Anatel), e lideramos a expansão dessa tecnologia em 2017, quando conectamos 2.084 novas cidades. Fechamos o ano com cobertura de quarta geração em 2,6 mil municípios e oferecemos o 4G+ para 118 cidades, incluindo todas as capitais. No segmento móvel total, a Vivo tem 74,9 milhões de clientes e responde pela maior participação de mercado (31,7%) no país. Sem dúvida, acreditamos que o nosso trabalho, que é focado na qualidade, reflete na opinião positiva dos consumidores brasileiros”.
Por muito pouco, a Claro não atingiu a liderança na enquete. Depois de anunciar investimentos significativos no segundo semestre do ano passado, o 4G da empresa de Carlos Slim ganhou mais cobertura e aumentou a velocidade. Eles reforçaram isso no e-mail enviado ao Minha Operadora, mostrando-se também animados com a preferência dos leitores do site:
“O resultado obtido pela Claro na enquete promovida pelo Minha Operadora é mais um reconhecimento importante ao comprometimento da Claro com relação a qualidade e cobertura da sua rede, confirmada entre os seguidores e leitores do site especializado na cobertura de notícias ligadas a indústria móvel.
É importante ressaltar que este tipo de enquete tem características estatísticas distintas da população total, porém comprova que o investimento contínuo na expansão da rede e em inovação garantem posição de destaque a Claro em qualidade de rede e sinal.
Diversos estudos divulgados por consultorias especializadas e com resultados apurados por meio de base amostral de milhões de terminais também apontam a Claro como a rede móvel mais rápida do Brasil.
Em 2017, a operadora modernizou 9 mil sites, sendo que foram implantados 2 mil sites novos, todos eles 4G. Além disso, a Claro também é pioneira na implantação da tecnologia 4.5G no Brasil, que já possibilita velocidades de navegação até 10 vezes maiores do que o 4G convencional nas regiões onde já está disponível.
Este avanço permite que todos os usuários, incluindo aqueles que não tiverem modelos compatíveis com a tecnologia, consigam melhorar ainda mais a qualidade de sinal e performance na rede da operadora. Toda estratégia em infraestrutura de rede e os constantes aportes seguem gerando bons resultados, conforme atestam vários indicadores de mercado.
Indicadores públicos de qualidade divulgados pela Anatel, medições comparativas divulgadas por consultorias especializadas, sites e aplicativos que disponibilizam ferramentas capazes de medir a conexão, além de enquetes e pesquisas de satisfação como a apresentada pelo site Minha Operadora, todos atestam a performance superior da rede da Claro em serviços móveis. E se somam as inovações em oferta implantadas recentemente, como ligações ilimitadas para qualquer operadora em todos os segmentos; Passaporte Américas para falar e navegar no exterior como se estivesse no Brasil; planos com aplicativos de música, vídeo e revistas, entre outros. A Claro liderou o crescimento do mercado no final do ano e está acelerando sua captura de mercado em função de todas estas novidades, na rede e na proposta de valor. Afinal, você merece o novo.”
Alcançar somente um quarto lugar em uma competição não é esperado por ninguém. O fato de sequer chegar ao pódio demonstra claramente que existe algo errado e que precisa ser corrigido.
Todo mundo sabe da situação difícil que a Oi está passando e da dificuldade que ela tem para realizar investimentos e aumentar a cobertura do sinal de internet 4G/LTE. A Oi foi a única a não adquirir a faixa de 700 MHz (que permite maior penetração do sinal) e terminou o ano com 284 municípios cobertos (55,1% da população), índice bem abaixo das três maiores concorrentes. A TIM cobre 3.003 municípios, a Vivo 2.006 cidades e a Claro tem sinal 4G em 1.409 localidades.
Mesmo assim, a empresa não está pronta para entregar as cartas do jogo. Pelo contrário, em nota enviada ao Minha Operadora sobre a votação, ela reforçou que tem ampliado os investimentos e registrando diminuição nas reclamações dos clientes. Leia na íntegra:
“A Oi informa que vem ampliando significativamente os investimentos em infraestrutura, como parte da estratégia de melhoria contínua de qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes. A companhia acrescenta que prioriza investimentos para expansão e modernização da sua rede, visando também atender a crescente demanda de dados. Nesse objetivo, a operadora tem trabalhado na ampliação da capacidade e da resiliência da sua rede core e de transporte, fundamentais para garantir o crescimento com qualidade, e também na ampliação da cobertura da telefonia móvel. Como resultado, a Oi vem registrando melhorias substanciais na experiência dos clientes, com redução contínua dos indicadores de reclamações da ANATEL (queda de 13,9% no terceiro trimestre de 2017, no comparativo com o mesmo período de 2016) e do JEC ( queda de 33,7% no terceiro trimestre de 2017 no comparativo com o mesmo período de 2016).”
Apesar de ter ficado na última colocação do ranking de melhor sinal de internet 4G (segundo os nossos leitores), a operadora parece estar confiante na qualidade que tem. Segue o posicionamento:
“A Nextel possui o melhor desempenho no 4G no Rio de Janeiro e em São Paulo – municípios priorizados em seu planejamento estratégico -, o que pode ser comprovado pelas medições realizadas pelo app Anatel Serviço Móvel e por pesquisas independentes, como a “Estadão Melhores Serviços”, que pelo terceiro ano consecutivo apontou a operadora como a melhor do país.
Além de contar com uma estrutura de rede de qualidade superior, a Nextel é a única operadora o utilizar a frequência de 1.8 GHz, que amplia o alcance do sinal, e implementou um modelo inovador de gestão de rede. Com o uso de análise de big data, a rede da Nextel é dimensionada de acordo com o perfil de utilização do cliente, o que assegura um desempenho diferenciado”.
A TIM conseguiu chegar no pódio, mas somente na terceira colocação. É de estranhar esse resultado, visto que a TIM é a operadora com a maior quantidade de municípios cobertos com tecnologia 4G (3.003). Pensando bem, talvez nem seja tão estranho assim. Quantidade não é sinônimo de qualidade. O sinal de internet móvel da TIM pode até chegar na casa do consumidor, mas os leitores do Minha Operadora não o consideram o melhor. Seja por quedas constantes ou velocidade mais baixa do que a das concorrentes, ela perdeu para Vivo e Claro.
Assim como fizemos com todas as empresas, mostramos o resultado da enquete para o pessoal da TIM e pedimos uma justificativa para essa terceira posição. A TIM foi a única a não enviar nenhuma mensagem sobre a votação. Esse espaço foi dedicado a ela e, assim que recebermos um posicionamento, o adicionaremos aqui na íntegra.
Nova enquete rolando
Você já pode participar da nova votação promovida pelo Minha Operadora no Facebook. A pergunta é: “Qual a operadora de celular MAIS BARATA do Brasil?”. Mais de 10 mil pessoas já deixaram a opinião delas em apenas quatro dias.