Dados da Anatel revelam uma redução de 20,6 mil reclamações em relação ao ano passado. |
De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foram registradas 254,8 mil reclamações de usuários de serviços de telecomunicações – redução de 20,6 mil queixas (-7,5%) em relação ao mesmo mês em 2017.
Dos principais serviços de telecomunicações, telefonia móvel, telefonia fixa e TV por assinatura apresentaram redução de reclamações nos últimos 12 meses.
- Telefonia móvel menos 11,9 mil reclamações (-9,1%);
- Telefonia fixa menos 5,4 mil (-8,4%);
- TV por assinatura menos 3,9 mil (-10,9%);
- O serviço de banda larga fixa teve um aumento de 0,6 mil reclamações (+1,4%) entre outubro de 2017 e outubro de 2018.
Confira abaixo os principais motivos das reclamações:
Telefonia móvel Pós-pago
No mês de outubro, as principais causas das 82,8 mil reclamações na telefonia móvel pós-paga foram as seguintes:
- Cobrança (46,9%);
- Ofertas e promoções (9,7%);
- Qualidade e funcionamento (10,4%);
Telefonia móvel pré-paga
Das 36,5 mil queixas registradas na modalidade pré-paga, a maior parte se concentrou sobre créditos pré-pagos (35,9%), seguidas de ofertas e promoções (20,04%) e qualidade e funcionamento (13,8%).
Telefonia fixa
Em relação ao serviço de telefonia fixa, foram 58,6 mil reclamações por problemas na cobrança (43,2%), qualidade e funcionamento (17,9%) e cancelamento (9,5%).
Banda larga fixa
No décimo mês do ano, a Anatel também recebeu 44,9 mil reclamações contra prestadoras da banda larga fixa por qualidade e funcionamento (35,7%), cobrança (30,7%) e instalação (8,7%).
TV por assinatura
Na TV por assinatura, as 32,0 mil reclamações foram motivadas por cobrança (49,7%), ofertas e promoções (9,4%) e cancelamento (8,9%).
Reclamações por empresas
Telefonia móvel
- Vivo: apresentou redução de 5,9 mil reclamações (-20,4%);
- TIM: mais 2,0 mil (+4,1%);
- Nextel: menos 3,5 mil (-45,2%)
- Claro: menos 3,3 mil (-12,3%);
- Oi: menos 1,2 mil (-6,5%).
Telefonia fixa
- Oi: registrou menos 5,2 mil reclamações (-14,8%);
- NET: menos 2,5 mil (-28,9%);
- Vivo: mais 1,2 mil (+6,6%).
TV por assinatura
- SKY: nos últimos 12 meses a SKY teve redução de 1,2 mil reclamações (-10,1%);
- NET/Claro; menos 2,1 mil (-11,8%);
- Oi: menos 1,1 mil (-28,8%);
- Vivo: cresceu 0,4 mil reclamações (+ 17,2%).
Banda larga fixa
- Oi: queda de 6,9 mil reclamações (-36,2%);
- Vivo: aumento de 0,3 mil reclamações (+2,8%);
- NET: crescimento de 0,9 mil reclamações (+ 12,2%).
VIU ISSO?
Reclamações por estado
As reclamações dos principais serviços de telecomunicações tiveram redução em todas as unidades da Federação, comparando-se outubro de 2018 a outubro de 2017. As maiores reduções absolutas ocorreram em São Paulo, menos 4,3 mil reclamações (-9,9%); no Rio de Janeiro, menos 6,1 mil (-17,4%); em Minas Gerais, menos 3,5 mil (-13,1%); na Bahia, menos 1,9 mil reclamações (-20,2%); e em Pernambuco, menos 1,1 mil (-22,0%).