Veja outras formas de bloquear essas chamadas inconvenientes. |
As equipes de telemarketing só estão realizando o seu trabalho honestamente ao ligar para os consumidores. Mas nem sempre é fácil manter a simpatia quando as ligações se tornam insistentes, mesmo após ter dito que não tem interesse na oferta.
Smartphones lançados pela Google prometem barrar essas ligações. São eles o Pixel 3 e o Pixel XL.
Com a ajuda da inteligência artificial, o aparelho vai perguntar a quem liga o motivo da chamada, mostrando em texto a razão na tela do celular. Assim, o usuário do telefone tem a chance de rejeitar ou não a ligação.
“O novo pixel tem muitos recursos pessoais de inteligência artificial como a capacidade de saber quem liga. Acho que vão usar isso a longo prazo para se diferenciar da concorrência que ainda tenta se tornar atrativa pela inteligência artificial”, explica o analista da Moor Insights and Strategy, Ashel Sag durante evento de lançamento em Nova York.
Como bloquear chamadas de telemarketing em outros aparelhos?
Mas enquanto essa tecnologia ainda não é acessível para todos, há outras formas de bloquear as chamadas de telemarketing.
Nos Procons de alguns estados ou cidades, você pode cadastrar seu número para que deixe de receber ligações dessa natureza.
VIU ISSO?
VIU ISSO?
Para isso, basta acessar o site do órgão estadual ou municipal e incluir um ou mais números.
Quando esse cadastramento completar 30 dias, as empresas ficarão proibidas de ligar para os números que você informou.
Se mesmo assim as chamadas de telemarketing continuarem, anote o nome da empresa e o horário da ligação e faça uma denúncia ao Procon ou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo telefone 1331 ou por meio do site do órgão.
Em alguns estados, as empresas que insistem com essa conduta inconveniente são multadas.
No entanto, o sistema de bloqueio não cobre todos os tipos de ligações. Entidades assistenciais que costumam ligar para pedir doações e empresas de cobrança não são afetadas.
Chamadas feitas para pesquisas de opinião e satisfação, na etapa de pós-venda e voltadas para o relacionamento entre empresas e clientes, também não podem ser bloqueadas.