22/12/2024

Telefónica premia iniciativas que promovem a inovação sustentável

Os três vencedores receberão um prêmio de € 40 mil e mentorias de especialistas de diferentes áreas da empresa.


Pelo quarto ano consecutivo, o programa Iniciativa de Inovação Sustentável (IIS) acompanhou as melhores ideias entre funcionários, fornecedores e empreendedores ligados à Wayra e ao Open Future para criar novas soluções que tenham impacto social ou ambiental positivo no planeta e agreguem valor à Telefónica. 


Os projetos vencedores abordam os desafios mais urgentes enfrentados pela humanidade, resumidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Os projetos em destaque são os seguintes:


Producing Right!
O projeto Producing Right!, que alcançou o primeiro lugar, tem como objetivo ajudar os produtores rurais a melhorar gradualmente suas práticas produtivas levando em conta aspectos sociais e ambientais. Ele será desenvolvido no Equador pela startup BovControl, investida da Wayra Brasil, em conjunto com a equipe de Big Data for Social Good da LUCA (área de Big Data da Telefônica).

Com cerca de 40 mil fazendas em todo o mundo, a plataforma BovControl será utilizada para o armazenamento, gerenciamento e análise dos dados fornecidos pelo projeto “Ganadería Climáticamente Inteligente” (“Pecuária Climaticamente Inteligente”). Incluirá a estimativa de emissões de gases de efeito estufa e estará alinhado com os modelos fornecidos pela equipe do Big Data for Social Good da LUCA e da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) no Equador.
Equipe Internet para Todos da Telefónica
O segundo premiado é uma solução na qual a equipe de Internet para Todos da Telefónica e a Fundação Acciona.org unirão forças para ampliar a conectividade em áreas remotas da América Latina, começando pela bacia do rio Napo, no Peru.

O objetivo é realizar projetos-pilotos para desenvolver um modelo sustentável de microgeração e fornecimento de energia a partir de fontes renováveis para residências em áreas isoladas da bacia, onde a Internet para Todos já conta com soluções de acesso à internet móvel e a Fundação Acciona.org desenvolve seu projeto “Luz em Casa Amazônia”.
 Equipe global de Internet das Coisas da Telefónica
O terceiro prêmio vai para a equipe global de Internet das Coisas da Telefónica, que desenvolverá um projeto com drones e IoT para o controle de tráfego. Graças a esse sistema, um centro de controle de tráfego do governo poderá controlar um ou vários drones através da rede móvel. Dessa forma, poderá ter informações em tempo real sobre as condições de tráfego e realizar tarefas de monitoramento. Além disso, terá a opção de dar cobertura a áreas remotas em casos de emergência, como durante um acidente, por exemplo.

Por fim, o primeiro prêmio especial vai para o Assistente Financeiro VIVO, desenvolvido pela equipe de Inovação e Estratégia do Brasil. A iniciativa busca construir uma plataforma de educação financeira integrada com a Aura para ajudar a reduzir a desigualdade econômica brasileira por meio da educação e da inovação digital.


VIU ISSO?

 Já o segundo prêmio especial ficou para a Medição contínua de níveis de gás radônio, criado pela equipe corporativa de IoT. Graças à detecção de sua concentração em espaços fechados, podem ser realizadas ações (ventilação, técnicas de construção etc.) para minimizar o impacto desse gás, a segunda causa de câncer de pulmão no mundo, depois do tabaco.

Todos os projetos vencedores receberão € 40 mil, além de mentorias de especialistas de diferentes áreas da Telefónica. Suas áreas de atuação estarão ligadas à otimização de recursos dos produtores agrícolas no Equador, aumento da conectividade em áreas remotas da América Latina e uso de drones e IoT (Internet das Coisas) para controlar o tráfego.
“Tanto a qualidade como o número de projetos apresentados nesta nova edição da Iniciativa de Inovação Sustentável foram extraordinários. Nós, da equipe de inovação sustentável, parabenizamos os vencedores que, com seus projetos, certamente contribuirão para aumentar o impacto social e ambiental positivo da nossa empresa”, diz Arancha Díaz-Lladó, Diretora de Inovação Sustentável e Diversidade da Telefónica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários