A discussão cada vez mais próxima sobre a chegada da internet de quinta geração acaba de incluir a TIM. A operadora ativou, em Turim, na Itália, sua primeira antena para o 5G, com conexão que alcançou 20 Gigabit por segundo.
Os testes acontecem através de uma parceria com a Ericsson, empresa que já realizou inúmeras previsões sobre a tecnologia. No último mês, por exemplo, um relatório de mobilidade mostrou que, em 2023, o 5G deve ultrapassar a marca de 1 bilhão de usuários pelo mundo.
Para que o teste acontecesse, a TIM e a Ericsson utilizaram a frequência de 28 GHz, em ondas milimétricas, a partir de uma tecnologia desenvolvida junto com a Qualcomm. Toda a parceria com as duas empresas faz parte do programa da TIM “5G para a Itália”, que teve início em 2016.
A rede experimental de 5G da TIM foi utilizada em um serviço de visita virtual em tempo real com alta velocidade. Através de um dispositivo VR (de realidade virtual) e fones de ouvido, foi possível visitar um dos pontos conhecidos de Turim, o Piazza Carlo Alberto do Politecnico. De acordo com a operadora, a experiência foi bem-sucedida devido à velocidade máxima da rede 5G.
LEIA TAMBÉM: