25/11/2024

TIM contrata expertise da IBM por cinco anos

A TIM diz que quer ganhar mais agilidade e qualidade nos seus processos internos e melhorar a gestão dos clientes.



A TIM fechou um acordo de cinco anos com a IBM para melhoria dos processos de testes dos softwares desenvolvidos, incluindo o lançamento de ofertas para todos os segmentos de assinantes.


De acordo com nota da operadora, a TIM vai usar a inteligência dos produtos da multinacional de tecnologia para ganhar mais agilidade e qualidade nos seus processos. Também planeja otimizar a gestão interna de clientes, numa etapa da transformação digital da operadora. Os valores do contrato não foram revelados pelas partes.


A assinatura do contrato veio dias depois de a operadora anunciar que irá abrir, ainda neste ano, um chamamento para fornecedores apresentarem suas propostas (RFQ) para fornecer uma plataforma de Inteligência Artificial, como o Watson.

No entanto, a operadora informou que esse acerto com a IBM não está relacionado com a licitação que pretende fazer. 

A Embratel também firmou uma parceria com a IBM, nesse caso para o uso do Watson – uma das soluções da empresa norte-americana – para ampliar a oferta de soluções digitais.


VIU ISSO?


Watson


Um dos principais produtos da IBM é o Watson – uma plataforma de serviços cognitivos da IBM para negócios. A cognição consiste no processo que a mente humana utiliza para adquirir conhecimento a partir de informações recebidas.

Com o avanço da tecnologia, essa capacidade passa a ser integrada a sistemas que podem aprender em larga escala e ajudar a sociedade em uma série de finalidades, desde o atendimento a clientes até ao combate a doenças graves, essa solução também é chamada de inteligência artificial.

O Watson foi criado pela IBM para auxiliar profissionais, desenvolvedores, startups e empresas a construírem sistemas cognitivos que possam melhorar processos, interações e ações.

Ele foi apresentado mundialmente, em 2011, durante o programa americano de perguntas e respostas, Jeopardy!.

Na época, a solução apenas conseguia ler textos e responder perguntas. Hoje, já possui diferentes serviços como reconhecimento e análise de vídeos e imagem; interação por voz; leitura de grandes volumes de textos; criação de assistentes virtuais; entre outros. 

Esse sistema da IBM está disponível em nuvem, portanto não se trata de um supercomputador, um robô ou um hardware de grandes proporções e sim uma plataforma.


Apesar de o Watson ser o principal projeto de inteligência artificial da IBM, a TIM informa que não contratou diretamente esta tecnologia.

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