Iniciativa é do Instituto TIM através da plataforma “TIM Tec”, que hoje alcança 56 mil alunos cadastrados. |
A TIM, através da plataforma “TIM Tec”, que oferece cursos livres gratuitos a distância, acaba de lançar novos cursos de empreendedorismo a quem deseja ser dono do próprio negócio. A novidade faz parte das ações do Instituto TIM, fundado em 2013 e responsável por envolver 700 mil pessoas pelo Brasil com seus projetos.
Os cursos foram desenvolvidos a partir de uma demanda da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), parceira do Instituto TIM. O conteúdo será distribuído para as instituições da Rede e-Tec Brasil, mas também pode ser acessado por qualquer interessado pelo site http://timtec.com.br/pt/.
Para explicar como criar a melhor oportunidade de acordo com cada perfil, as etapas necessárias para abrir um negócio próprio e as estratégias para alavancar a nova empresa, o Instituto TIM teve a ajuda de quatro especialistas em empreendedorismo, que chegaram a três módulos finais:
- Empreender com propósito;
- Como planejar seu negócio;
- Como evoluir seu negócio.
Os especialistas são Alan Edelstein, Rede Ubuntu de Empreendedorismo; Teco Medina, de Finanças; o empresário Reginaldo Silva e a advogada Flávia Meleras. “Buscamos pessoas que de fato tiveram uma virada de vida, que entenderam que não basta escolher uma área para ganhar dinheiro. Eles encontraram na sua essência, no que realmente gostavam de fazer, a chave para empreender”, conta Alan Edelstein.
Na prática
Durante as aulas, os participantes conhecem a história de pequenos empreendedores, como a cabeleireira Gislaine Marcandali. Sua empresa de fabricação de lavatórios portáteis surgiu de uma necessidade pessoal e, em uma feira de beleza que participou expondo o produto, viu que havia um amplo público interessado.
“Eu tive que optar entre esses dois caminhos: ou continuar no atendimento usando o meu produto ou começar a fabricar esse mesmo produto para colegas de profissão”, explica Gislaine. Hoje, 10 anos depois, o negócio cresceu e agora inclui produtos para outros tipos de profissionais, como dentistas e esteticistas.
O TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM baseada em três pilares: software livre, produção de cursos e parcerias com instituições de ensino. O projeto começou com o objetivo de desenvolver uma plataforma virtual que disponibilizasse cursos on-line, livres e gratuitos sobre tecnologia. Atualmente com 28 cursos, chega a mais de 56 mil alunos cadastrados.
LEIA TAMBÉM: