Visitantes podem dirigir carro à distância por meio de “controle remoto”. |
A TIM está oferecendo um “teste drive” da conexão por 5G para os moradores da cidade de Turim, na Itália. A demonstração é uma parceria entre a operadora, a Ericsson e a prefeitura da cidade.
Uma das experiências com a rede de quinta geração que os visitantes poderão degustar é o carro “de controle remoto” que pode ser dirigido a uma distância de vários metros.
Os visitantes também podem dar uma volta dentro do carro. Assim, um operador irá dirigir o veículo com um volante para computador a alguns metros de distância.
O experimento é possível porque o 5G possui latência perto de zero, o que aumenta a confiabilidade e a segurança da conexão.
A TIM também está fazendo demonstrações de algumas tecnologias para a realidade virtual, soluções Smart City, otimização de serviços públicos, acessórios de robótica industrial e até mesmo um drone de monitoramento ambiental que permite uma coleta maior de dados em tempo real.
A expectativa da operadora é que a ativação comercial da rede 5G aconteça em 2019.
VIU ISSO?
VIU ISSO?
A dificuldade inicial para o funcionamento da rede é a ausência de dispositivos compatíveis com a nova tecnologia.
A velocidade de conexão do 5G deve chegar a 20Gbps com uma latência de apenas 2 a 5 ms.
Além disso, a TIM informou que a infraestrutura que está instalando na cidade terá capacidade para aguentar até um milhão de objetos conectados por quilômetro quadrado.
No Brasil, ainda não há previsão de quando o 5G deve chegar. Segundo a TIM, a chegada da tecnologia por aqui depende apenas de uma licitação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Nos Estados Unidos, a Verizon começou a comercializar os primeiros planos de quinta geração em quatro cidades para acesso fixo-móvel.
Já a AT&T deve começar suas vendas 5G ainda neste ano em outras cinco cidades.