20/07/2024
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MCom faz doação de computadores para escolas públicas e associações LGBTQIA+

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O Ministério das Comunicações (MCom) realizou a entrega de computadores para novos pontos de inclusão digital (PIDs) em escolas públicas de comunidades quilombolas do município de Moju, no Pará, e organizações e associações que promovem a garantia de direitos e o acolhimento de pessoas LGBTQIA+.

Foto: Shizuo Alves / MCom

No Pará, o ministério realizou a doação de 60 computadores em seis escolas que atendem alunos entre 3 e 11 anos. “São escolas em locais distantes dos grandes centros e que precisam ter seus alunos incluídos no mundo digital. Essa é uma prioridade do governo do presidente Lula. Vamos seguir dedicados nisso e promovendo mais e mais entregas para que todas as crianças tenham conhecimento e acesso à internet”, disse Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

A primeira escola a receber os equipamentos foi a Escola Municipal Quilombola de Educação Infantil e Fundamental São Sebastião. Em seguida foi a vez da Escola Municipal Quilombola de Educação Infantil e Fundamental Santa Maria. A Escola Municipal Quilombola de Educação Infantil e Fundamental Santa Luzia foi a terceira a ser contemplada com os computadores.

A Escola Municipal Quilombola de Educação Infantil e Fundamental Nossa Senhora das Graças distribuía o almoço das crianças quando os computadores chegaram. Em seguida, os computadores chegaram na Escola Municipal Quilombola de Educação Infantil e Fundamental Santo Cristo e na Escola Municipal Congregação.

“Inclusão digital é uma realidade que a gente não pensou que aconteceria agora e aconteceu. Vai ajudar no desenvolvimento e na escrita dos alunos. Chegar um computador em uma comunidade quilombola é muito importante e ajudará no futuro dessas crianças”, afirmou a professora Letícia Azevedo.

Inclusão digital para pessoas LGBTQIA+

A pasta também doou 50 computadores para organizações e associações que promovem a garantia de direitos e o acolhimento de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexos, assexuais e outras identidades de gênero e sexualidade.

Com a entrega dos equipamentos, o ministério espera criar pontos de inclusão digital (PIDs) em casas de acolhimento e organizações LGBTQIAP+ espalhadas pelo país. Recentemente, o Grupo Mulher Maravilha em Pernambuco recebeu 12 máquinas do MCom. Também foram beneficiadas ONG Construindo Igualdade – Associação Transgêneros de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e a Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará.

O ministro das Comunicações destaca que “A nossa missão é promover a inclusão social, por meio da inclusão digital de todos os brasileiros”. “Ao celebrar o Mês do Orgulho, o Governo Federal reforça seu compromisso em continuar refletindo sobre o respeito e a inclusão da comunidade LGBTQIA+. O Ministério das Comunicações reafirma seu compromisso em conectar todos os brasileiros, promovendo um ambiente equitativo e acolhedor para todas as identidades e orientações“.

A Casa Rosa, espaço dedicado ao acolhimento de grupos LGBTQIA+, celebrou a chegada dos equipamentos, que serão fundamentais para a ampliação de seus programas educacionais e profissionalizantes.

“Já nos deparamos com dificuldades quando nossos acolhidos tentaram se inscrever para o Enem. Agora, eles terão uma oportunidade real de estudar conosco”, comemorou Marcos Venisson Tavares, presidente da Casa Rosa.

Computadores para Inclusão

Os equipamentos doados é uma ação do programa Computadores para Inclusão do MCom, onde computadores são recondicionados nos Centros de Recondicionamento de Computadores por alunos de cursos de capacitação profissional na área. Com isso, os equipamentos são levados para pontos de inclusão social em todo o Brasil, como escolas e associações.

5G terá 5,6 bilhões de usuários em 2029, segundo estudo da Ericsson

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Nesta semana, a Ericsson divulgou o Ericsson Mobility Report, um relatório da fornecedora sueca que apresenta estimativas sobre o 5G pelo mundo. Segundo o estudo, até o final de 2029, a tecnologia vai alcançar 5,6 bilhões de assinaturas, representando 60% dos acessos móveis. A penetração deverá chegar a 90% na América do Norte, com projeção de participação 5G de 52% na América Latina.

Somente no primeiro trimestre deste ano, o 5G atingiu 1,7 bilhão de usuários. No período de janeiro a março, 160 milhões de usuários passaram a utilizar a tecnologia móvel mais moderna. A projeção da Ericsson é que o ano de 2024 terminará com um total de 600 milhões de novas assinaturas.

Nos próximos cinco anos, a pesquisa aponta que a cobertura global do 5G fora da China continental deve duplicar, passando de 40%, no fim do ano passado, para 80%, em 2029. Já o tráfego de dados móveis está previsto para crescer a uma taxa de crescimento anual composta de cerca de 20% até o final de 2029, estima a fornecedora, prevendo uma desaceleração do ritmo global de crescimento.

O estudo indica que entre março de 2023 e março de 2024 houve um crescimento de dados móveis em 25%, em razão da migração de assinantes para o 5G e por conta dos serviços que exigem uso intenso de dados, como conteúdos em vídeo, segundo a Ericsson. No fim do ano passado, vídeos representavam 73% do tráfego de dados em redes móveis em todo o mundo.

Segundo a fornecedora, em 2023, cerca de um quarto de todos os dados de redes móveis já era processado por redes 5G. A previsão é que esse número cresça para cerca de 75% até o final de 2029, também com ajuda de ofertas de banda larga fixa sem fio (FWA).

“Existem grandes variações regionais na proporção de prestadores de serviços adotando o FWA. Na América Latina, a adoção total da tecnologia é de 51%, enquanto 18% oferecem serviços acima de 5G e 23% de prestadores de serviços que oferecem serviços baseados em velocidade”, afirma o estudo.

A fabricante aponta um otimismo no relatório em relação ao mercado de smartphones. Com a inserção de recursos Inteligência Artificial (IA) generativa, os consumidores têm sido atraídos, revitalizando o mercado de celulares inteligentes.

Filmes e séries que serão adicionados e removidos da Netflix em julho

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O mês de junho está chegando ao fim, e assim como acontece mensalmente, a Netflix atualiza seu catálogo de conteúdos adicionando e removendo títulos, como filmes e séries. Em julho, a plataforma irá trazer novas produções para os seus assinantes, mas também irá remover alguns.

No próximo mês, novas séries e filmes serão integrados ao catálogo da Netflix. Confira:

Séries

  • Retraçando Sonhos – 1ª Temporada – 1º de julho
  • Pedaço de Mim – 1ª Temporada – 05 de julho
  • Kinnikuman Perfect Origin Arc – 1ª Temporada – 08 de julho
  • O Anti-Herói – 1ª Temporada – 09 de julho
  • Vikings: Valhalla – 3ª Temporada – 11 de julho
  • Exploding Kittens – 1ª Temporada – 12 de julho
  • Cobra Kai – 6ª Temporada / Parte 1 – 18 de julho
  • Sweet Home – 3ª Temporada – 19 de julho
  • Mudando de Campo – 1ª Temporada – 19 de julho
  • Decameron – 1ª Temporada – 25 de julho
  • Elite – 8ª Temporada – 26 de julho
  • SMiss Night and Day – 1ª Temporada – sem data

Filmes

  • O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro – 1º de julho
  • Os Impactados – 1º de julho
  • Um Tira da Pesada 4: Axel Foley – 03 de julho
  • Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo – 07 de julho
  • Mamma Mia! O Filme – 07 de julho
  • As Patricinhas de Beverly Hills – 07 de julho
  • Boyhood – Da Infância à Juventude – 07 de julho
  • Mergulhando no Amor – 19 de julho

Documentários, Reality Shows e Especiai

  • SPRINT (Série Documental) – 02 de julho
  • Receiver – 1ª Temporada (Série Documental) – 10 de julho
  • Homicídio: Los Angeles – 2ª Temporada (Série Documental) – 16 de julho
  • O Retorno de Simone Biles (Documentário) – 17 de julho
  • Brincando com Fogo – 6ª Temporada (Reality Show) – 19 de julho
  • 20 Dias em Mariupol (Documentário) – 21 de julho
  • Bastidores do Pop: O Esquema das Boy Bands (Série Documental) – 24 de julho

Produções Infantis e Animes

  • Os Smurfs – 1º de julho
  • A Princesa Encantada – 1º de julho
  • O Imaginário – 05 de julho
  • ONE PIECE: Ilha dos Homens-Peixe – 1º de julho
  • Boruto: Naruto o Filme – 1º de julho
  • Boruto: Naruto Next Generations: Desaparecimento de Mitsuki – 07 de julho
  • The Last Naruto: O Filme – 07 de julho
  • Naruto Shippuden 6: O Caminho Ninja – 07 de julho
  • Time Patrol Bon – 2ª Temporada – 17 de julho

No próximo mês, a Netflix também vai remover mais de 50 títulos do seu catálogo. Confira quais são:

  • Garota Exemplar
  • O Regresso
  • Versailles
  • Spotless
  • Samurai 7
  • Gêmeas da Quebrada
  • Upgrade: Atualização
  • Os Descendentes
  • Karatê Kid – A hora da verdade
  • Quatro Vidas de Um Cachorro
  • O Homem nas Trevas
  • Sing – Quem Canta Seus Males Espanta
  • Sete Anos no Tibet
  • Caça-Fantasmas
  • Lado a Lado
  • Um Dia com Jerusa
  • Asinamali
  • Infidelidade
  • Sob o sol da Toscana
  • O Sobrevivente
  • O Exterminador do Futuro – A Salvação
  • O Caçador e a Rainha do Gelo
  • Sobrenatural: A Origem
  • Êxodo: Deuses e Reis
  • Arranha-Céu: Coragem Sem Limite
  • Um Príncipe em Minha Vida
  • Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles
  • O Atirador: O Fim de um Assassino
  • The Karate Kid: O Desafio Final
  • O Culto de Chucky
  • Sex Tape – Perdido na Nuvem
  • Colega de Quarto
  • Querem Acabar Comigo
  • O Escorpião Rei 5: O Livro das Almas
  • Pica-Pau: O Filme
  • 72 Cutest Animals
  • Contos da Masha
  • Fitness para Quem Gosta de Correr
  • Ignite & Inspire with Kirsty Godso
  • Intensidade e Movimento
  • Ioga com Xochilt
  • Kick Off with Betina Gozo
  • Treinos de 10 Minutos
  • Treinos de 20 Minutos
  • Treinos de 30 Minutos
  • Treinos de Yoga
  • Treinos Inspirados em Futebol
  • Treinos para Abdômen e Core
  • Treinos para Membros Inferiores
  • Trapped
  • O Assassino: O Primeiro Alvo
  • Ahanna e os Armadas
  • Oh My Baby
  • Patati Patatá
  • Série Grandes Jornadas Pokémon
  • Legion
  • Amor Não Correspondido
  • My Unfamiliar Family

Uberlândia (MG) e Barueri (SP) recebem novos quiosques da Xiaomi

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Neste próximo fim de semana, as cidades de Uberlândia e Barueri, em Minas Gerais e São Paulo, respectivamente, irão receber novos quiosques da Xiaomi. As inaugurações reforçam o compromisso da marca de expandir a atuação pelo país e ter mais proximidade com os consumidores brasileiros.

Em Uberlândia, o novo ponto de venda ficará localizado ao lado da Praça de Eventos, no Center Shopping Uberlândia, enquanto que em Barueri, o quiosque se encontra no Piso L1 do Shopping Tamboré.

Para os dias de inauguração, a Xiaomi preparou diversas ofertas exclusivas e brindes para quem for visitar o quiosque. Entre as promoções estão o POCO X6 Pro 5G, em suas versões 8GB + 256GB e 2GB + 512GB, por R$ 3.399,99 e R$ 4.399,99, respectivamente. Ao comprar qualquer um dos smartphones, o cliente leva de presente um Redmi Watch 3 Active. Na compra do Redmi Note 13 5G 256GB, por R$ 2.499,99, o consumidor ganha um fone Redmi Buds 4 Lite.

Entre as outras ofertas estão:

  • POCO M4 5G 128GB: R$ 1.199,99;
  • Redmi A3 128 GB: R$ 999,99;
  • Redmi Watch 3 Active: R$ 499,99;
  • Xiaomi Robot Vacuum E10: R$ 1.999,99;
  • Tablet Redmi Pad SE 128GB: R$ 1.799,99;
  • Balança Mi Body Compositor Scale 2:R$ 199,99;
  • Fone Mi True Wireless Earphones 2 Basic: R$ 149,99;
  • Mochila Mi Casual Daypack: Leve 2 unidades por R$ 99,99.

Nas compras acima de R$ 599,99, o consumidor ganha uma Chopeira para latas ou um aparelho facial InFace Sonic Facial Device. As promoções são válidas somente entre os dias 28 e 30 de junho ou enquanto durarem os estoques.

Lojas e quiosques oficiais da Xiaomi:

  • São Paulo – Shopping Center Norte, Shopping Ibirapuera, Shopping Eldorado, Morumbi Shopping, Shopping Aricanduva e Shopping Interlagos.
  • Jundiaí – Maxi Shopping.
  • Barueri – Shopping Tamboré.
  • Santo André – Grand Plaza Shopping.
  • São Bernardo do Campo – Shopping Metrópole.
  • Guarulhos – Shopping Internacional de Guarulhos.
  • Santos – PraiaMar Shopping.
  • Campinas – Shopping Parque D. Pedro.
  • Ribeirão Preto – Novo Shopping.
  • Rio de Janeiro – Barra Shopping, NorteShopping, Bangu Shopping, Carioca Shopping e Shopping Tijuca.
  • Niterói – Plaza Shopping Niterói.
  • Belo Horizonte – Shopping Estação BH.
  • Uberlândia – Center Shopping Uberlândia.
  • Vitória – Shopping Vitória.
  • Vila Velha – Shopping Vila Velha.
  • Brasília – ParkShopping.
  • Campo Grande – Shopping Campo Grande.
  • Curitiba – Shopping Palladium.
  • Londrina – Shopping Catuaí.
  • Porto Alegre – Shopping Iguatemi.
  • Salvador – Salvador Shopping e Shopping da Bahia.
  • Feira de Santana – Boulevard Shopping Feira de Santana.
  • Recife – Shopping Recife e Shopping Tacaruna.
  • Fortaleza – Iguatemi Bosque, North Shopping Fortaleza e Shopping Parangaba.
  • Maceió – Maceió Shopping e Pátio Maceió.
  • Aracaju – Shopping Jardins.
  • Natal – Shopping Midway.
  • São Luís – Shopping da Ilha.
  • Belém – Boulevard Shopping Belém.

FIFA busca captar até US$ 2 bilhões para impulsionar seu streaming

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A Federação Internacional de Futebol (FIFA) pretende impulsionar o FIFA+, sua plataforma de streaming gratuita com cobertura ao vivo de suas competições, e para isso busca arrecadar até US$ 2 bilhões para investir no serviço, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto que pediram anonimato porque não são informações públicas.

A federação, em conjunto com a UBS Group AG, quer criar um fundo. Um processo formal de captação deve ter início em julho, mirando investidores financeiros dos Estados Unidos e do Oriente Médio, para levantar de US$ 1 bilhão a US$ 2 bilhões para expandir o serviço.

Como as deliberações ainda estão em fase inicial, os detalhes como o cronograma e o tamanho da captação de recursos podem mudar. Segundo as fontes, o investimento daria direito a uma participação minoritaria no FIFA+. Oficialmente, representantes do UBS e da FIFA não quiseram comentar o assunto.

O FIFA+ foi lançado em abril de 2022 como um serviço de streaming na modalidade suportada por espaços publicitários, que planejava transmitir 40.000 jogos ao vivo por ano, sendo que, no mínimo, um quarto desse total seria de competições femininas.

Até agora, alguns produtos da plataforma são transmitidos ao vivo, como a Copa do Mundo Feminina de 2023, sendo predominantemente oferecida gratuitamente em países onde não havia vendido direitos televisivos. Atualmente, o serviço está transmitindo o torneio masculino da Confederação de Futebol, competição entre seleções da Oceania, cuja final acontece no próximo dia 30, entre Nova Zelândia e Vanuatu.

Nos últimos anos, a FIFA tentou levantar capital algumas vezes para o financiamento de novos torneios, além de seu principal, a Copa do Mundo.

Essa não é a primeira vez que a FIFA tenta levantar recursos para impulsionar sua plataforma. Em 2018, um acordo de US$ 25 bilhões, liderado pelo Softbank Group Corp., planejava investir em uma joint venture que financiaria a criação de duas novas competições. No entanto, o negócio foi arquivado após a oposição de alguns membros europeus.

Outra tentativa ocorreu em 2020, quando tentou levantar US$ 1 bilhão para renovar o Campeonato Mundial de Clubes, mas os planos foram adiados por conta da pandemia de Covid-19. Atualmente, a FIFA vem tentando negociar a transmissão da nova Copa do Mundo de Clubes, que estreia em 2025 e acontecerá nos Estados Unidos.

Alares e Instituto Escola Conectada levam internet a escolas públicas de Varginha

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A Alares, operadora independente de serviços de telecomunicações, em parceria com o Instituto Escola Conectada, está levando internet banda larga de alta velocidade para cerca de 2.500 estudantes de três escolas públicas em Varginha, em Minas Gerais. A iniciativa busca levar conectividade gratuita de qualidade às unidades escolares em áreas onde a empresa atua.

Com isso, a operadora almeja melhorar o acesso à educação online e reforça o seu compromisso com a responsabilidade dentro da atuação da agenda ESG. Agora, as três escolas atendidas passam a contar com internet banda larga, além de um IP fixo que realiza toda a verificação na rede, permitindo que os estudantes aproveitem as oportunidades de aprendizagem on-line.

Paloma Mansano, diretora jurídica, RI e ESG, destaca a importância da conectividade para as crianças e jovens que estão em idade escolar. “Acreditamos que o acesso à Internet é fundamental para o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e nosso objetivo é que, nas escolas atendidas, a qualidade de nossa conectividade contribua de forma decisiva no aprendizado”.

“Proporcionar uma Internet de qualidade não só melhora a educação, mas também fortalece a nossa relação com a comunidade onde atuamos, o que nos traz um senso de retribuição”, complementa.

Esta não é a primeira iniciativa da Alares em apoio às escolas da sua área de atuação. Em 2023, doou equipamentos de TI à escola pública de profissionalização do Ceará, de forma a contribuir para a formação de futuros profissionais.

Sobre a Alares e o Instituto Escola Conectada

A Alares é uma operadora independente de serviços de telecomunicações, que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade com tecnologia via fibra óptica, assim como TV por assinatura, telefonia fixa, dados e streaming. Atua em 180 cidades de sete estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Bahia.

A empresa conta com uma rede de mais de 23 mil km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar 2,5 milhões de lares e empresas, atendendo mais de 632.000 clientes.

Fundado em 2020, o Instituto Escola Conectada busca levar conectividade para escolas públicas de todo o Brasil, a partir de rede de provedores parceiros. Atualmente, beneficia 543 escolas públicas, alcançando cerca de 236 mil estudantes, em 54 municípios distribuídos por 12 estados brasileiros.

Vivo destaca ações sociais de 2023 e ressalta foco na experiência do cliente em 2024

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A Vivo, por meio da Telefônica Brasil S.A. que é a controladora da operadora, divulgou um Relato Integrado de 2023, destacando ter compromisso com o crescimento sustentável, ético e positivo para a sociedade.

Em documento com mais de 200 páginas a companhia fez um apanhado geral sobre o panorama de dados do ano passado, desde os destaques financeiros até os resultados relacionados a sustentabilidade e responsabilidade social.

Christian Mauad Gebara, CEO da Vivo, afirmou no documento que “o ano de 2023 foi marcado pelo crescimento e maior rentabilidade do nosso negócio, mesmo diante de um cenário de incertezas macroeconômicas.”

Gebara ainda afirmou que iniciou 2024 com o compromisso de “Digitalizar para Aproximar”, focando em oferecer a melhor experiência aos clientes e maximizar o retorno financeiro aos acionistas.

Em relação à expansão da conectividade, Gebara mencionou que a Vivo acelerou a implementação da rede 5G, estendendo-a para além das capitais, alcançando 47% da população brasileira em 173 cidades até o final de 2023.

Ele afirma que a empresa continua liderando o segmento móvel, com 38,7% de market share, oferecendo cobertura nacional com tecnologias 3G, 4G e 4.5G. Na infraestrutura de rede fixa, a Vivo possui a maior rede de fibra da América Latina, com mais de 26 milhões de residências e empresas atendidas em 443 municípios, com planos de expansão para 29 milhões de domicílios até o final de 2024.

Ele também deu destaque ao aporte de R$ 25 milhões na Conexa, a maior plataforma independente de telemedicina da América Latina e dentre outros diversos dados citou também que 32,8% dos colaboradores ocupando cargos de liderança são pretos e pardos 44,7% dos colaboradores são mulheres e na liderança executiva 37,3% são mulheres.

Outros pontos destacados pela Vivo

A operadora também destcou que cuidam do meio ambiente para o futuro. Reduziram 90% das próprias emissões e afirmam que estão no caminho para ser uma empresa net zero até 2035.

Além disso, ressalta o uso de energia 100% renovável, com 67 usinas de geração distribuída, liderando no setor de autogeração.

Outro ponto mencionado é a contribuição para a sociedade. Em 2023, foram criados mais de 758 mil empregos diretos, incluindo 2,7 mil vagas inclusivas. A Fundação Telefônica Vivo, presente há 25 anos no Brasil, beneficiou 3,6 milhões de pessoas em 2023 com projetos educacionais e iniciativas voluntárias.

A Vivo ainda afirma que “lidera pelo exemplo, agindo com ética e integridade”. Dentro disso explanam a implementam avaliações independentes do Conselho de Administração, que é composto por 83% de membros independentes e possui 33% de diversidade de gênero. Também receberam o selo Pró-Ética da Controladoria Geral da União (CGU).

A empresa se destacou como a mais sustentável do setor nas Américas e líder em sustentabilidade no Brasil:

  • Receberam a melhor pontuação no 2024 Sustainability Yearbook da S&P, ficando em 8º lugar no ranking global.
  • Foram reconhecidos entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo pela Corporate Knights.
  • Pelo segundo ano consecutivo, mantiveram-se no top 3 do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE B3, ocupando o primeiro lugar de janeiro a abril de 2024.

O documento com o panorama geral da companhia está disponível aqui.

Estudo revela hábitos do brasileiro com internet e dá dicas ao consumidor

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Games, trabalho e entretenimento são as prioridades do consumidor ao buscar plano de internet, segundo estudo. Pesquisa foi feita utilizando dados de mais de 250 mil usuários entre janeiro e dezembro de 2023.

Conduzida e compartilhada pelo MelhorPlano.net, os resultados destacam que cerca de 90% dos usuários usam conexão residencial para trabalho, mais da metade busca planos para jogar online, e metade usa internet fixa para múltiplos tipos de conteúdo como redes sociais e streaming.

Regionalmente, Roraima lidera em busca de planos para games e trabalho, enquanto o Acre mostra maior interesse em pacotes para consumo variado de conteúdos online.

Ao final da matéria, você verá uma relação que o estudo fez de definição de perfil de consumidor relacionado com os interesses dele em casa e a indicação geral de procura de serviço no que se refere a banda larga fixa.

88% usam a internet residencial para o trabalho

Segundo este estudo, aproximadamente 88% dos participantes afirmaram que usam a internet fixa para trabalhar ou realizar chamadas de vídeo, em diferentes graus. Além disso, metade dos entrevistados revelaram utilizar a banda larga quase diariamente para atividades relacionadas ao trabalho ou para participar de reuniões digitais em tempo real.

Por outro lado, 38% dos usuários relataram que utilizam a conexão para trabalho ou encontros online apenas algumas vezes por semana.

Apenas 13% dos participantes afirmaram não depender da internet residencial para realizar suas atividades de trabalho ou fazer chamadas de vídeo.

Em geral, Roraima é o estado com menor percentual de usuários que afirmam não usufruir da internet residencial para o trabalho (6,22%). O Acre (59,47%) e o Tocantins (58,72%), no entanto, são as unidades federativas com maior número de consumidores que declaram recorrer à banda larga fixa para o trabalho quase todos os dias.

Mais da metade dos usuários interessados em um novo plano usam a internet para jogar

O estudo também revelou que aproximadamente 58% das pessoas entrevistadas afirmaram que necessitam de uma conexão de internet residencial para jogar games, enquanto 42% disseram que não utilizam a conexão para jogar partidas online.

Dentro desses resultados, Amapá e Rondônia aparecem como mais consumidores interessados em internet para jogo online, enquanto Minas Gerais é o estado que menos prioriza internet para esse fim.

57% dos usuários interessados em trocar de plano buscam internet para acessar diversidade de conteúdos

Segundo a análise, a maioria dos usuários que procuram por serviços de banda larga tem o objetivo de acessar diversos tipos de conteúdo. Isso inclui navegação em sites de notícias, compras online, redes sociais, vídeos e plataformas de streaming. Em detalhes, 57% dos entrevistados estão interessados nessa variedade de conteúdos.

Uma parcela significativa, cerca de 20%, busca pacotes de internet fixa especificamente para assistir filmes e vídeos online sob demanda. Outros 19% dos usuários estão principalmente interessados em acessar redes sociais através da banda larga. Apenas 4% dos participantes indicaram buscar principalmente por sites individuais como foco principal de seu uso da internet.

No estado do Acre, houve um significativo interesse em banda larga para acessar diversos conteúdos, com uma taxa de 65,66%, a mais alta entre todas as unidades federativas. Além disso, de acordo com o Prêmio MelhorPlano.net 2024, a velocidade média de internet no estado alcançou 279 Mbps em 2023, superando a média nacional de 173 Mbps. Isso sugere uma competição intensa entre os provedores de serviços na região.

Em um contexto mais detalhado, o Tocantins se destacou como o estado com o maior número de pessoas interessadas exclusivamente em streaming e vídeo, representando 22,41% dos respondentes.

Por outro lado, o Amapá mostrou uma inclinação significativa para redes sociais, com 23,19% de interesse nesse tipo de conteúdo. Já o Rio de Janeiro foi o estado onde mais pessoas demonstraram interesse em buscar conteúdos específicos em sites, alcançando 4,55% dos respondentes.

Resumo da pesquisa: perfil Gamer é o mais recorrente

De acordo com a média de respostas por pergunta no recomendador do MelhorPlano.net, o perfil de consumo de banda larga mais recorrente no Brasil é o Gamer. A categoria recomenda pacotes de internet fixa que equilibram os critérios de custo e maior oferta de velocidade, já que para uma boa experiência em jogos, quanto maior o pacote, melhor.

Há ainda outras catergorias sugeridas pela empresa que conduziu o estudo: econômico, conectado e avançado. Cada um desses perfis correspondem a um estilo diferente de consumo e consequentemente a uma utilização específica do plano de banda larga. Ter ciência disso pode orientar o cliente para melhores escolhas.

A classificação do recomendador é feita em quatro perfis diferentes, a depender das respostas do usuário:

Perfil do clienteDescriçãoVelocidade Mínima Necessária
EconômicoConsumidores que utilizam a internet para atividades básicas como navegação em sites, redes sociais e e-mails. Procuram por planos mais baratos e com velocidade de conexão inferior a 60 Mbps.Menos de 60 Mbps
ConectadoUsuários com um consumo moderado de internet, realizando atividades como navegação em sites, streaming de vídeos em qualidade padrão e chamadas de vídeo. Utilizam no mínimo 60 Mbps para uma boa experiência online.60 Mbps
AvançadoConsumidores que fazem uso intenso da internet, incluindo streaming de vídeos em alta definição, jogos online, downloads e uploads grandes. Necessitam de uma conexão mínima de 100 Mbps para garantir desempenho e estabilidade.100 Mbps
GamerUsuários que precisam de uma conexão de alta velocidade para jogos online, onde a latência e a velocidade de conexão são cruciais para evitar travamentos e garantir uma boa performance. Necessitam de pelo menos 500 Mbps.500 Mbps ou mais

    Nokia divulga novo projeto de redes privativas para o agronegócio

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    Nesta quinta-feira, 27 de junho, a Nokia anunciou uma parceria estratégica com a Solis Tower Telecom do Brasil com o objetivo de implementar redes privativas sem fio voltadas para o agronegócio. Essa colaboração visa não apenas melhorar a conectividade nas áreas rurais e de plantação, mas também expandir o acesso à internet para comunidades nessas regiões.

    A Nokia, empresa finlandesa de tecnologia de comunicação, fornecerá uma variedade de equipamentos de infraestrutura de rede, incluindo small cells, banda base, soluções de cabeça de rádio e estações rádio base. Além disso, como parte da parceria, a Nokia disponibilizará soluções avançadas de gabinete de energia e resfriamento projetadas para operação externa, garantindo a robustez e eficiência das redes em ambientes desafiadores.

    Essa iniciativa conjunta tem como objetivo principal impulsionar a conectividade e promover o desenvolvimento digital sustentável em áreas rurais, facilitando o acesso a serviços essenciais e promovendo a transformação digital no setor agrícola brasileiro.

    Os equipamentos da Nokia serão integrados aos serviços da Solis, uma provedora especializada em conectividade NB-IoT e operadora MVNO focada no agronegócio. Isso significa que as fazendas e comunidades rurais que utilizam os serviços dessas empresas poderão acessar informações atualizadas em tempo real sobre as atividades produtivas no campo. Essa integração visa melhorar a eficiência operacional e possibilitar decisões mais informadas para os agricultores e gestores rurais.

    A Nokia anunciou que a nova rede irá facilitar tarefas cotidianas e aumentar a produtividade ao permitir comunicação instantânea entre equipes. Renato Bueno, diretor de vendas para Enterprise, Mobile Networks América Latina da Nokia, destacou que a tecnologia ajudará comunidades rurais a colaborar, comunicar e inovar mais facilmente, reduzindo a lacuna digital e conectando mais pessoas.

    A fazenda Vera Cruz do Xingu, localizada no Mato Grosso, foi conectada pelas empresas como parte de uma parceria já em andamento. Segundo Felippe Antonelle, sócio-fundador da Solis, o projeto terá um impacto transformador ao proporcionar acesso a comunicações cruciais e internet para comunidades agrícolas em todo o Brasil.

    Google adiciona mais de 100 idiomas no Google Tradutor

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    O Google anunciou hoje a adição de 110 novos idiomas ao Google Tradutor, marcando a maior expansão da ferramenta desde seu lançamento em 2006. Segundo a empresa, essa atualização significativa amplia consideravelmente o alcance do serviço. Dentre os novos idiomas que passarão a ser suportados, destaca-se o português de Portugal, que agora também fará parte do conjunto de opções disponíveis para tradução.

    Pode parecer curioso, mas mesmo que o Google Tradutor ofereça uma opção de voz com sotaque português de Portugal, as traduções que ele faz ainda seguem as normas ortográficas mais comuns do português do Brasil. É algo parecido com o que acontece no inglês, onde o padrão americano é mais usado do que o britânico.

    A inclusão dessa funcionalidade certamente trará grande facilidade para os portugueses, pois, como sabemos, existem diferenças significativas entre as variantes do português europeu e do português brasileiro. Essas diferenças podem ser observadas em expressões populares, construções frasais e até mesmo nas formas mais comuns de flexão verbal, que muitas vezes divergem consideravelmente entre as duas variantes do idioma.

    Além disso, outro idioma importante que será adicionado é o cantonês, que é o segundo dialeto mais falado na China. Segundo informações do Google, esse idioma tem sido um dos mais solicitados pelos usuários da plataforma. No entanto, sua implementação apresenta desafios consideráveis, pois frequentemente o cantonês se sobrepõe ao mandarim na escrita.

    A lista completa dos novos idiomas está disponível nesta página de suporte. Com a futura adição desses idiomas, o total de línguas suportadas quase dobrará em comparação ao número atual, que é de 133 idiomas. De acordo com o próprio Google, esses novos idiomas representam mais de 614 milhões de falantes, o que corresponde a aproximadamente 8% da população mundial.

    A inclusão de muitas línguas de uma só vez é um dos benefícios recentes trazidos pela inteligência artificial (IA). O Google afirma que essa expansão foi viabilizada pelo modelo de linguagem PaLM 2, que permitiu à plataforma traduzir e aprender com mais eficiência idiomas que são muito parecidos entre si.

    O Google está trabalhando em um projeto ambicioso para suportar até 1.000 idiomas usando inteligência artificial no futuro. Para atingir esse objetivo, a empresa está dando prioridade às variantes mais faladas de cada idioma. Isso ajuda a entender por que o português de Portugal e o cantonês foram adicionados recentemente ao serviço.

    Segundo o Google, esses novos idiomas estarão disponíveis nos próximos dias tanto na versão web da plataforma quanto nos aplicativos do Google Tradutor para celular e tablet.