07/10/2024
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Usuários recebem mensagens sobre nono dígito em chamadas para celulares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo

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Os usuários que realizarem chamadas para celulares dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo digitando somente oito números ouvirão, a partir desta quarta-feira, 6, mensagens de voz sobre a necessidade de adicionar o dígito 9 nas próximas ligações. A interceptação dessas chamadas com orientações aos usuários ocorrerá de forma gradual até 3 de fevereiro de 2014. A partir de 4 de fevereiro de 2014, nenhuma chamada marcada com oito dígitos será completada e não haverá mais interceptação.

No dia 27 de outubro de 2013, os telefones celulares nos Estados do Rio de Janeiro (DDDs 21, 22 e 24) e Espírito Santo (DDDs 27 e 28) ganharam o dígito 9 acrescido à frente dos números, que passaram a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. A inclusão do nono dígito ocorreu para  atender a crescente demanda pelo serviço móvel.

O nono dígito será implementado em todo o País até o fim de 2016. A inclusão do dígito 9 ocorreu no DDD 11 em 29 de julho de 2012 e nos demais DDDs do Estado de São Paulo (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) em 25 de agosto de 2013. Com a inclusão, cada área de numeração (DDD) terá a capacidade de número de celulares aumentada de 37 milhões para 90 milhões. O nono dígito não será adicionado aos números utilizados em serviços que utilizam operações tipo despacho, ou seja, conexão direta via rádio.

Veja o cronograma da implementação do nono dígito nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo:

Cronograma de implementação (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo)

Unidade da FederaçãoChamadas feitas com 8 dígitos e 9 dígitos são completadas normalmenteChamadas com 8 dígitos recebem mensagem sobre a mudança e podem ser completadas ou não
São Paulo*de 25/8/2013 até 3/9/2013de 4/9/2013 até 2/12/2013
Rio de Janeiro e Espírito Santode 27/10/2013 até 5/11/2013de 6/11/2013 até 3/2/2014

* Exceto para a área 11, onde o nono dígito já foi implementado em julho de 2012

O mapa a seguir apresenta o cronograma de implementação do nono dígito em todo país:

Cronograma de implementação do nono dígito
Em agosto de 2013, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, havia 28,5 milhões de terminais móveis em operação.

UFDDDTotal por DDDTotal por UF
RJ2118.603.83223.948.719
223.006.925
242.337.962
ES273.864.5234.554.619
28690.096
Total28.503.338

Está preparado para o 5G? Tem empresa já trabalhando na tecnologia

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A chinesa HTC investirá pelo menos US$ 600 milhões em pesquisas relacionadas ao 5G dentro dos próximos cinco anos. A quinta geração da rede móvel permitirá transferências a uma taxa de 10 Gbps, segundo a companhia, o que é 100 vezes mais rápido que o 4G.

Em comunicado, o atual CEO da HTC disse que as primeiras redes comerciais de 5G devem estar prontas a partir de 2020. “Planejamos investir um mínimo de US$ 600 milhões”, informou Eric Xu.

Todo o esforço da companhia, entretanto, não girará em torno de smartphones e tablets, por exemplo, porque a HTC não incluiu desenvolvimento de produtos no plano de investimentos. E a empresa avisou que não deixará as demais tecnologias de lado: 3G e 4G continuarão sendo aperfeiçoados também.

Além da HTC, a Samsung também está estudando e preparando-se para a nova tecnologia de internet móvel (saiba mais).

Muitas operadoras mundo afora também estão envolvidas no processo de descoberta da tecnologia (saiba mais).

Dono da Claro investe em aplicativo de fotos e vídeos concorrente do Instagram

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A startup israelense Mobli, uma das principais rivais do Instagram, recebeu investimento de US$ 60 milhões da operadora America Movil, empresa controlada por Carlos Slim, 2º homem mais rico do planeta.

Em troca do investimento, o serviço da Mobli será entregue aos clientes das operadoras telefônicas controladas pela telecom mexicana (no Brasil a Claro, NET e Embratel). “A equipe da Mobli tem mostrado habilidades extraordinárias em criar produtos inovadores para seus usuários”, disse Slim em comunicado à imprensa. 

Apesar de ser comparado ao Instagram, a Mobli tem muitos diferenciais. A rede social, também focada em compartilhar fotos e vídeos, é conhecida como uma “ferramenta de busca visual”. Ela permite ao usuário procurar apenas pelas fotos que seus amigos postam no Facebook, Twitter e Google+.

Além disso, é possível seguir apenas temas específicos, como “fotos de natureza”. O serviço também conta com filtros, mas um grande diferencial são os “filtros patrocinados”, pelos quais marcas como a Nike já se interessaram.

Além do aporte de Slim, a Mobli, fundada em 2011, também já recebeu US$ 86 milhões de um grupo que vai de Leonardo DiCaprio eTobey Maguire a Lance Armstrong e Serena Williams. Esta também não é a primeira vez no ano que o empresário investe em aplicativos. Em julho, ele já havia colocado US$ 40 millhões no Shazam, serviço para descobrir músicas.

João Rezende e Igor Vilas Boas são indicados para o Conselho Diretor da Anatel

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A presidenta da República, Dilma Rousseff, encaminhou para apreciação do Senado Federal o nome de João Batista de Rezende, para ser reconduzido ao cargo de membro do Conselho Diretor da Anatel, e o nome de Igor Vilas Boas de Freitas, para a vaga de Emília Maria Silva Ribeiro. As mensagens foram publicadas hoje no Diário Oficial da União.

Economista, João Rezende foi membro do Conselho Diretor da Anatel e presidente da Agência. Igor Vilas Boas é consultor legislativo do Senado Federal. É graduado em engenharia eletrônica. Foi membro do Conselho Consultivo da Anatel e assessor do Conselho Diretor da Agência.

Confira o resultado do sorteio de relatores realizado ontem

A Anatel realizou ontem (04), o sorteio de relatores de matérias a serem deliberadas pelo Conselho Diretor em suas próximas reuniões. Os sorteios puderam ser acompanhados ao vivo pelo público, por meio de um telão instalado na Sala de Imprensa Carlos Eduardo Zanatta na sede da Agência (bloco H, segundo andar, ala sul). A próxima reunião ocorre na quinta-feira, (07), a partir das 15h. Qualquer interessado poderá acompanhá-la, ao vivo, por meio da internet. Veja a lista de matérias sorteadas e confira aqui a pauta da próxima reunião.

Telefónica vende propriedade tcheca por € 2,47 bilhões para focar no Brasil

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A Telefónica/Vivo anunciou hoje (05) a venda de suas operações na República Tcheca por € 2,47 bilhões (US$ 3,3 bilhões), para focar em redução de dívida e em unidades maiores no Brasil e Itália.

Em comunicado ao mercado espanhol, a Telefónica informou a venda da participação de controle de 65,9% para o grupo de investimento PPF, do homem mais rico da República Tcheca, Petr Kellner.

A venda da unidade tcheca, que contribuiu com cerca de 3% do resultado da Telefónica, é a mais recente de uma série de alienações voltadas a reduzir a dívida do grupo espanhol para abaixo de € 47 bilhões até o final deste ano.

A Telefónica receberá € 2,06 bilhões em dinheiro quando a transação for concluída e os restantes € 404 milhões serão pagos ao longo dos próximos quatro anos.

Analistas disseram que a venda dos ativos poderá livrar capital para outras transações, como a proposta de aquisição do veículo de investimento que controla a Telecom Italia, que domina no Brasil a TIM.

A Telefónica também promove processo para vender a unidade O2 Irlanda para a Hutchison Whampoa.

Claro – Melhor cobertura 4G em São Paulo

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Criada pela agência Ogilvy & Mather, a campanha intitulada “Qualidade São Paulo”, começa a ser veiculada hoje em canal aberto e fechado e contará, ainda, com anúncios impressos, spots de rádio e mídia online.

Todas as peças trazem curiosidades da Grande São Paulo e reforçam a qualidade do sinal da operadora nestas diferentes localidades. De forma divertida, com perguntas do tipo “você sabia?”, são levantados questionamentos como a existência de uma padaria só para cães e gatos, localizada no bairro Cambuci; ou onde seria o prédio mais alto do Brasil, que fica no centro da capital paulista.


O protagonista da campanha é o humorista Marco Luque, que assina: “Aqui e em toda Grande São Paulo, o melhor sinal é o da Claro”. A escolha dos locais foi feita com ajuda de Marcelo Duarte, autor do livro “O Guia dos Curiosos” e “Os Endereços curiosos de São Paulo.

Assista ao comercial abaixo:

   

Claro ressalta melhor cobertura de sinal em São Paulo em campanha

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Expansão de cobertura, investimento em infraestrutura de rede e fibra óptica, garantem à operadora os melhores indicadores comprovados pela Anatel.

Nas últimas avaliações realizadas pela Anatel, a Claro foi indicada como a operadora que apresenta a melhor qualidade de sinal na Grande São Paulo, apesar de muitos clientes da região não notarem a melhora. Para divulgar esse resultado, a marca estreia hoje uma campanha, criada pela Ogilvy & Mather, que reforça, de maneira bem humorada, o desempenho do sinal e cobertura da operadora.

São Paulo é a cidade com a maior receita em serviços da empresa no país e conta com mais de 6 milhões de clientes. O DDD 11 é especialmente importante para a companhia, pois concentra 40% da base de clientes de todo o Estado (considerando os DDDs 11 a 19).

Na Grande São Paulo, a Claro possui a melhor qualidade de sinal, de acordo com o balanço do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP). A operadora obteve os melhores indicadores na capital nos três meses avaliados (Fev/Mar/Abr), comparado às principais concorrentes do mercado, tanto para acesso de voz quanto para dados.

No Brasil, foi a operadora com a melhor performance de rede, sendo a única a cumprir a meta estabelecida no indicador referente ao acesso à rede de dados, 2G e 3G, ficando acima dos 98% estipulados.

No segmento de banda larga móvel, a Claro cumpriu todas as metas da Anatel referentes à velocidade de transmissão instantânea e velocidade média nos nove Estados avaliados, com destaque para São Paulo, onde obteve o melhor índice entre as principais operadoras do Brasil (99,90% e 93,11% respectivamente).

“Os resultados positivos alcançados pela Claro reforçam o nosso compromisso com os clientes em oferecer a melhor experiência em internet móvel do país”, destaca Márcio Ramos, diretor executivo da regional São Paulo.

Só nos últimos 4 anos, foram investidos R$ 780 milhões na rede de fibra óptica da operadora, a fim de atender a crescente demanda por serviços de banda larga móvel. Hoje, são mais de 120 mil quilômetros de fibra espalhados por todo o país.

Os investimentos em expansão e adensamento feitos pela operadora, garantem a liderança em população coberta no país (91,61%). Em 2013 (até setembro), a Claro disponibilizou o 3G em 164 novas cidades do Brasil, totalizando 1.314 municípios com esta tecnologia. Hoje a Claro está presente em mais de 3.646 municípios com as tecnologias GSM e 3GMax.

Para comemorar os resultados e metas alcançadas, a operadora gravou um comercial estrelado por Marco Luque. Você assiste a essa campanha nas próximas 2 horas, aqui mesmo no Minha Operadora.

Sercomtel vai demitir 14 funcionários contratados há 30 anos

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A Sercomtel deve oficializar nesta segunda-feira (04) a demissão de 14 funcionários com mais de 30 anos de casa. Eles foram admitidos antes do dia 5 de outubro de 1983, sem concurso público. A exoneração faz parte da reestruturação da empresa e da tentativa de diminuir em cerca de R$ 2 milhões, até abril do próximo ano, os gastos com a folha de pagamento.

A empresa abriu um Programa de Demissão Voluntária e já demitiu 23 servidores, sem justa causa, com mais de 15 anos de trabalho que não haviam aderido ao projeto. Em relação às novas exonerações, o presidente da telefônica, Christian Schneider, entende que não há estabilidade, contrariando o parecer da Procuradoria Jurídica do Município.

“A posição da Procuradoria do município com relação a uma possível estabilidade é que o município reconheceria uma estabilidade”, disse. O documento coloca que existiria responsabilidade por parte da Sercomtel, mas a empresa entende que ela não existe, já que eles foram contratados sem concurso público.

Diante de uma crise financeira e com a perda de mais de R$ 100 milhões de capital social nos últimos dez anos, a Sercomtel tenta se reerguer. Para isso, pediu um aporte de R$ 15 milhões aos acionistas (Prefeitura de Londrina e Copel). Porém, não vem recebendo boas notícias.

Inicialmente, a empresa havia colocado a necessidade do recurso até o final de outubro, mas o projeto de lei que vai votar a transferência de dois terrenos do município, avaliados em R$ 7,6 milhões, chegou com atraso à Câmara e ainda nem entrou em votação.

A Sercomtel ainda recebeu a notícia que a Copel não vai antecipar sua parte do repasse, de R$ 6,3 milhões. Ela condicionou a entrega do dinheiro à aprovação pelo Legislativo de Londrina do percentual da prefeitura.

A única notícia boa recebida pela telefônica é que a Justiça concedeu uma liminar que possibilita a falência da Adatel Osasco, coligada que já rendeu R$ 17 milhões em prejuízos.

Vereador e técnicos da Ampla, Net e Oi vistoriam ruas do centro de Angra dos Reis

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O presidente da Câmara Municipal, Jorge Eduardo Rabha, esteve com técnicos da Ampla (empresa de energia da região), da NET Angra e da Oi realizando uma vistoria pelas ruas do centro de Angra dos Reis, RJ, nesta sexta-feira (01) pela manhã. O vereador solicitou às empresas que retirassem a fiação sem utilização dos postos e fachadas das casas e estabelecimentos comerciais, para amenizar a poluição visual que o emaranhado de fios causa na cidade.

“Fiz um Projeto de Lei no ano retrasado, que foi sancionado pelo então prefeito Tuca Jordão em 2012, para tornar todo cabeamento existente na cidade subterrâneo. Enquanto isso não acontece, chamei essas três empresas e pedi a retirada dos fios desativados. Só esta ação já vai melhorar muito a aparência das ruas do centro da cidade”, ressaltou o presidente.

Segundo Jorge Eduardo, o deputado federal Fernando Jordão está agendando um encontro para ele no Ministério do Turismo, onde pretende se informar mais sobre os recursos existentes para as cidades históricas e turísticas tornarem sua fiação subterrânea. “Paraty, Ouro Preto (MG) e Balneário de Camburiu (SC) se beneficiaram deste programa do governo federal retirando os cabos de telefone, energia elétrica e televisão a cabo. Angra dos Reis, que tem 512 anos, também merece ser contemplada”, declarou o vereador.

O Projeto de Lei nº 074/2011 obriga as empresas estatais e prestadoras de serviço que operam com cabeamento em Angra, a tornar subterrâneos os cabos existentes na cidade, com prazo de três anos a contar da promulgação da Lei para conclusão dos trabalhos. Segundo o executivo de clientes institucionais da Ampla, Luiz Fernando Cunha, o custo desta mudança não pode ser da concessionária, mas do município. Por tanto, só há condições de iniciar a mudança proposta por lei se a prefeitura arcar com as despesas.

Além da fiação subterrânea, a Lei determina ainda a substituição dos postes por árvores e a aplicação de nova forma de iluminação pública.

Nextel já se prepara para o Natal e investe

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Desde que a empresa passou a trabalhar a sua presença na rede 3G, os investimentos em comunicação, a cargo da Loducca e Sunset, aumentaram 87%, índice apurado pela marca no terceiro trimestre de 2013. Com foco prioritário no mercado de pós-pago, a Nextel prevê o lançamento de novos planos e produtos ainda neste ano, guardados em segredo.

“Antes tínhamos um perfil mais corporativo e agora nosso foco está voltado para o mercado de consumo”, comenta Rocco. Nesta segunda-feira (04), a Nextel estreou a sua rede 3G no Rio de Janeiro. Hoje, terça-feira (05), a empresa lança ainda um plano com 300 minutos de ligações feitas para qualquer operadora e 3 GB de dados, além de SMS e chamadas ilimitadas aos fins de semana e à noite. Ao custo de R$ 99,99, a oferta será comunicada por meio de uma campanha veiculada nas cidades de Sorocaba, Santos, Campinas, São José dos Campos e na capital paulista.

Já na quarta-feira (06), começa um manifesto que ganha as redes sociais em busca de “um minuto de coragem”. Em tom provocativo, a ação estimula o compartilhamento de decisões de mudança, remetendo à nova fase vivida pela empresa. As novidades da operadora para este fim de ano não param por aí. A previsão é que um novo aparelho fabricado pela Samsung seja lançado na segunda quinzena de novembro, quando o novo plano de dados e voz deve alcançar também o Rio de Janeiro. A estreia por lá vem acompanhada de uma campanha baseada em testemunhos de mudança, seguindo a estratégia que já vem sendo trabalhada em São Paulo desde o último mês de maio.