07/10/2024
Início Site Página 2106

Presidente da Oi promete ter a melhor TV por assinatura do Brasil em 2014

0

O presidente da Oi, Zeinal Bava, afirmou que a companhia pretende alcançar um market share de 25% no mercado brasileiro de telefonia móvel. Sem dar um prazo para que isso aconteça, o executivo disse que este é “um market share natural”, uma vez que o mercado nacional quatro grandes empresas de telefonia móvel. No último mês de agosto, a Oi detinha uma participação de 18,64% na telefonia móvel, fatia menor que a das concorrentes Vivo, TIM e Claro, de acordo com dados da Anatel.

“Em alguns estados já estamos lá, por isso é que eu gosto de falar estado a estado. Estou indo para o Ceará, Fortaleza, e a nossa cota de mercado lá é 30%”, esclareceu o executivo. “Estive agora no Rio Grande do Sul e seis em cada dez novos chips no mercado são da Oi. Então, a gente tem um trabalho grande lá que tem que ser feito e o faremos com rentabilidade”.

Para alavancar o crescimento e a rentabilidade da companhia, Bava aposta em ganhos de produtividade, a partir do uso de novas tecnologias e de um esforço maciço de treinamento da sua força de trabalho, principalmente na área operacional. No evento, o presidente da Oi repetiu a máxima de que, em termos de investimento, a companhia vai fazer “mais com menos”.

Na avaliação de Huber Bernal, diretor da Teleco, a estratégia da empresa de otimizar suas operações e investimentos significa que os recursos serão destinados principalmente às áreas e segmentos mais rentáveis. “A empresa não vai investir de forma generalizada, mas onde o retorno for maior”, acredita Bernal. Se for concretizada, a fusão entre Oi e Portugal Telecom vai gerar sinergias anuais de R$ 250 milhões, segundo estimou Bava, totalizando R$ 5,5 bilhões a longo prazo.

Ter mais presença no mercado de televisão a cabo também está nos planos da operadora, que, segundo Bava, pretende estruturar a oferta da Oi TV e utilizar sua capacidade de satélite para oferecer ao mercado brasileiro um serviço que “revolucionará o setor”, já no ano que vem, mas esquivou-se de dar mais detalhes.

“Se analisarmos hoje, a Oi é a empresa que possui mais capacidade satelital no Brasil. Agora, se você me pergunta, porque ainda não fizemos nada, precisamos capacitar engenheiros, trazer diferentes tipos de caixa para o mercado.Nós estamos a trabalhar em tudo isso e, no próximo ano, vamos surpreender os brasileiros com o que será a melhor oferta de TV à cabo do país”, afirmou.

Bava anunciou ainda que a rede Oi WiFi alcançará 500 mil pontos de acesso no país até o final deste ano. Zeinal destacou que hoje o serviço é oferecido através de 319 mil hotspots. “Pretendemos chegar a 500 mil. Isso representa 97% dos hotspots no Brasil”, afirmou.

Ainda segundo o executivo, o objetivo da fusão das duas companhias é criar uma operadora mundial com mais capacidade financeira para investir em tecnologia. “Queremos transformar a nossa companhia na melhor operadora do mundo e não só em uma das maiores”, afirmou. Para isso, a empresa vai investir em mais tecnologia para oferecer mais qualidade aos seus serviços. “A Oi vai ofertar melhores serviços e menores preços”, disse.

Receita líquida da TIM cresce 7,6% no 3º trimestre puxada por serviços

0
A TIM encerrou o terceiro trimestre de 2013 com faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões, alta de 7,6% em relação ao mesmo período de 2012. O crescimento, segundo a operadora, foi motivado pelas vendas de produtos (aumento de 41% ano a ano), e pela receita de serviço móvel em meio a um ambiente macroeconômico com maiores desafios.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 1,2 bilhão no período, representando uma alta de 4,2% no comparativo anual. Já o lucro somou R$ 315 milhões, com queda de 15,6% em comparação com os R$ 372 milhões reportados no mesmo período de 2012. O ganho por ação, R$ 0,13, principalmente impactado pelo resultado financeiro líquido.

O ARPU (receita média por usuário) chegou a R$ 18,60, com alta de 2,6% em relação ao trimestre anterior, suportado por um melhor perfil da base de usuários, aumento do MOU (minuto por usuário) e sólida estratégia de ofertas de dados.

A receita de VAS (Serviços de Valor Agregado) segue com forte crescimento, aumento de 21,5% ano a ano, totalizando R$ 1,3 bilhão. O desempenho, de acordo com a operadora, é resultado do sucesso das ofertas de navegação, Infinity Web e Liberty Web, e do Infinity Torpedo, que permite envio ilimitado de SMS. 

Neste trimestre, o VAS correspondeu a 22,5% da receita bruta dos serviços móveis, contra 19,4% no trimestre anterior. O crescimento do uso de dados no celular também foi motivado pelo aumento das vendas de smartphones, que alcançaram 52% de penetração na base total de clientes, sendo que das vendas atuais, quase 70% já são smartphones. 

No trimestre, o investimento foi de R$ 1,2 bilhão, registrando aumento de 52,3% no comparativo anual. Do total, 94,2% foram destinados à infraestrutura, o que segundo a operadora, ajudou a reduzir em 15% as queixas relativas à rede no call center da TIM e de 19% junto à Anatel, nos últimos seis meses.

A cobertura 3G chegou a 27 novas cidades, totalizando 925 municípios e 76% da população urbana do país, e a tecnologia 4G está disponível em oito capitais.

Já a base de clientes encerrou com 72,9 milhões de usuários, com crescimento anual de 5,1%. Desse total, 61 milhões são pré-pagos e 11,9 milhões pós-pagos.

Quer um chip Oi Galera? Saiba como receber o seu

0
Oi finalmente liberou convites do plano Oi Galera para usuários que não estavam no Rock in Rio. Todo aquele que preencheu o cadastro no site do plano e ficou na lista de espera ganhou convites para distribuir o chip do plano para os amigos.

Como o Minha Operadora é muito seu amigo você também pode receber o chip na sua residência. Basta clicar aqui, preencher os seus dados e aguardar. Quando a plataforma da operadora alcançar 20.000 pedidos de chips todos os que se cadastrarem receberão os chips do Oi Galera. Já são mais de 15 mil inscritos! Gostou da dica?

Samsung, Vivo e Sky se destacam em suas categorias no Top of Mind

0
A Folha divulgou a pesquisa Top of Mind que revela as marcas mais lembradas pelos brasileiros em diversas categorias de produtos, como Comunicação, Eletrônicos, Transporte, Alimentos e outros.

Foram entrevistadas 5.145 pessoas, divididas em duas amostras. A pergunta da pesquisa era: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. Assim, a pesquisa Top of Mind detalha a preferência dos brasileiros em 54 categorias diferentes. Confira quem são as empresas que mais se destacaram no mundo da tecnologia.

A categoria Top Tecnologia estreou na pesquisa desse ano, com a liderança já esperada da Samsung, com 20% das menções, bem a frente da também coreana LG, segunda colocada, com 6%. Nokia e Sony/Sony Ericsson ficaram com 5% e a Apple com 4%.

É interessante notar que a tão cultuada Apple teve apenas 4% das menções, em boa parte pela baixa atenção que a companhia dá ao Brasil e aos altos preços praticados por aqui. Enquanto isso, a Nokia continua sendo uma das marcas mais lembradas no país.

A Samsung pela primeira vez aparece em primeiro lugar e também lidera na categoria aparelho de TV, com 19% das menções, à frente da LG, com 17%, no que é considerado pela Folha um empate técnico. Em queda desde 2009, a Philips obteve apenas 13%. Segue o ranking a Semp Toshiba (13%), Sony (8%), CCE (7%) e Philco/Hitachi (7%).
Notebook

Mais uma vez a Samsung lidera, com 15% das menções. Na pesquisa, o salto da empresa foi maior ainda, considerando que em 2011 apenas 5% das pessoas entrevistadas citaram a Samsung na categoria. Em segundo lugar está a Positivo, com 7%, e em terceiro a LG, com 6%.

Por incrível que pareça, cerca de 43% das pessoas não conseguiu citar nenhuma marca, o que indica ainda um grande desconhecimento das fabricantes de notebooks no Brasil.

Smartphones

Precisa perguntar? Sim, a Samsung também lidera entre os smartphones, com 25% das menções. A Nokia aparece em segundo, com 12% e a LG em terceiro, com 7%. A Apple fica apenas em quarto, com 5%.

A margem da Samsung aqui é bem grande, mesmo num país onde a Nokia ainda tem muito apelo. Talvez não seria ingênuo afirmar que a subida da Samsung em outras categorias deve-se principalmente ao seu domínio no mundo dos smartphones. A marca Samsung definitivamente entrou na cabeça dos brasileiros.

Operadora de celular

Há sete anos, a Vivo é a operadora de celular mais lembrada pelos brasileiros. Não é uma surpresa, já que é também a que possui maior número de clientes. Na Top, a Vivo ficou com 31% das menções, seguida por TIM (26%), Oi (20%) e Claro (18%). 

O terceiro lugar da Oi vem como uma surpresa, considerando que a Claro tem um número maior de clientes no Brasil.

Banda larga

Nesta categoria há um triplo empate técnico. A Oi aparece com 12%, seguida por NET (11%) e Telefônica/Vivo (10%). GVT e Claro, ambas com 6%, completam o ranking. 

TV por assinatura

Por fim, entre as TVs por assinatura, a SKY lidera com ampla vantagem, com 39% das menções, bem à frente da Claro, com 16%, e da NET, com apenas 12%. Dados da Anatel mostram que o Brasil tinha, ao final do primeiro semestre de 2013, 16,96 milhões de domicílios com TV por assinatura, sendo 4,44 milhões de novos assinantes apenas no último ano.

Promoção Oi Tudo Por Dia

7
PROMOÇÃO ENCERRADA
A Oi lançou sua nova promoção para clientes Oi Cartão (Pré-Pago). É a oferta Tudo Por Dia. Parece que a operadora “luso-brasileira” resolveu abandonar de vez os bônus diários em reais.

Nesta promoção clientes Oi participantes da oferta falam com qualquer Oi Móvel e Oi Fixo de todo o Brasil pagando apenas R$ 0,10 por dia que usar. Também é possível navegar na internet pagando R$ 0,50 por dia que usar. E enviar torpedos para qualquer operadora a também R$ 0,50 por dia que usar.

Porém, como a maioria das promoções realizas pelas operadoras de telefonia, existem regras e limites na maioria dos serviços. Com a Oi não foi diferente. O ponto negativo da oferta é justamente os limites impostos. Veja abaixo as regras da promoção:

Limites para acesso a internet

Começamos explicando os limites pelo mais brando comum. Afinal, toda companhia de internet móvel estipula uma franquia de utilização. No caso desta promoção da Oi a operadora oferece a internet “ilimitada” a R$ 0,50 centavos por dia, porém com limite de 5 MB. Após o limite ser atingido, o que é bem fácil, a velocidade é reduzida para 50 kbps. No dia seguinte, a velocidade é renovada e volta ao padrão de 1 Mbps, até você atingir de novo o limite, é claro.

Limite para envio de SMS

O envio de mensagens de texto também possui seus limites de envio. Apesar de anunciar o envio de torpedos “ilimitados” para qualquer operadora a R$ 0,50 centavos por dia, esses torpedos estão limitados a 530 torpedos por dia, sendo 500 torpedos para Oi e apenas 30 para outras operadoras.

Limites nas Ligações

Agora a coisa começa a esquentar. É verdade que já é um avanço a Oi estar tarifando chamadas a uma tarifa pequena por dia, lembrando inclusive a tarifa inicial do plano TIM Beta, que custava R$ 0,10 por dia de chamadas ilimitadas. O problema é que na Oi as chamadas não são ilimitadas.

O limite de minutos que cada pessoal tem para falar varia de acordo com a região, mas são de no máximo 30 minutos por dia. Para explicar melhor para você, dividimos em grupos os estados com os seus limites de uso impostos:

(Grupo 1) Estados de AL, AP, BA, CE, MA, MG, PA, PB, PE, PI, RN, RR, TO, AC e RO
  • Nas recargas entre R$ 13,00 e R$ 24,99 – Direito a 15 minutos de chamadas no dia.
  • Nas recargas a partir de R$ 25,00 – Direito a 30 minutos de chamadas no dia.

(Grupo 2) Estados de AM, SE, RJ, DF, GO e MT
  • Todas as recargas a partir de R$ 13,00 já concedem o direito a 30 minutos de chamadas no dia.

(Grupo 3) Estados de SP, ES, PR, SC, RS e MS
  • Nas recargas entre R$ 10,00 e R$ 17,99 – Direito a 30 minutos de chamadas no dia.
  • Nas recargas a partir de R$ 18,00 – Direito a 60 minutos de chamadas no dia.

No caso do estado de São Paulo, onde a Oi não presta serviço de telefonia fixa, a operadora garante ainda ligações ilimitadas para qualquer fixos locais de qualquer operadora e ligações para fixos da Oi de todo o Brasil pagando mais R$ 0,50 por dia que usar, respeitando o limite de minutos exposto acima.

Limite nas recargas

O que chamou a nossa atenção foi o fato de a Oi estar seguindo os mesmos passos da Vivo no que diz respeito ao período de uso dos benefícios da promoção de acordo com o valor da recarga efetuada naquele mês (será o efeito Portugal Telecom?). Para permanecer com a tarifa promocional de R$ 0,10 nas ligações durante o mês inteiro, é necessário recarregar a partir de R$ 25,00, e essa regra vale para todos os estados.

Recargas de menor valor tem seus dias com os benefícios da oferta reduzido.





R$ 13,00 – Benefícios válidos por 15 dias

R$ 18,00 – Benefícios válidos por 25 dias

Para os estados do Grupo 3, ao invés de R$ 13, a recarga a partir de R$ 10 são válidas por 15 dias.

Taxa de manutenção

Além de todos os limites que especificamos acima, existe ainda uma tarifa mensal de renovação da promoção, já que segundo o regulamento esta oferta é válida por apenas 1 mês, sendo renovada automaticamente a cada 30 dias e mediante pagamento de uma taxa adicional no valor de R$ 1,49 a cada renovação.

Essa taxa será cobrada a partir do 2º mês de oferta, pois no primeiro mês o cliente já paga a taxa de adesão, que está custando atualmente R$ 9,90, debitada diretamente do saldo de créditos do cliente no momento em que cadastrar a promoção na linha. Para se cadastrar basta ligar para *880 do seu próprio Oi.

No mais a promoção da Oi deve valer a pena para muita gente, que reclama do bônus diário que acaba a meia-noite, apesar de tantas limitações e regras de consumo. E você, o que achou da nova oferta “Tudo Por Dia” da Oi, recomenda ela para os nossos leitores?

Você poderá se cadastrar na promoção até o dia 30/11/2013.

Você tem acesso ao regulamento completo desta oferta clicando aqui.

TIM divulga os resultados do terceiro trimestre de 2013

0
A TIM Participações S.A. anuncia seus resultados do terceiro trimestre de 2013 nesta quarta-feira (30 de outubro de 2013).

Dentre os resultados que serão apresentados ainda hoje pela manhã, nós do Minha Operadora, adiantamos alguns dos principais dados:
  • A base de clientes do pós-pago cresceu 16,4% A/A, enquanto o pós-pago “ex-dados” cresceu +22,5% A/A;
  • O uso de voz também está em um ritmo sólido, o MOU atingiu 150 minutos (+8,4% A/A);
  • Reconfirmando a tendência do ARPU: o ARPU alcançou R$ 18,6 no 3T13, um crescimento de 2,6% T/T, contra uma queda de 1,6% A/A;
  • A Receita Líquida Total cresceu 7,6% A/A, alcançando R$ 5.083 milhões, enquanto a Receita Líquida de Serviços cresceu 2,6% A/A;
  • A Receita Líquida de Aparelhos alcançou R$ 876,4 milhões (+40,9% A/A), impulsionada por um melhor mix de venda de smartphones (~67% das vendas totais);
  • Crescimento sólido da Receitas de Dados de +21,5% A/A para R$1,36 bilhão, suportado pela penetração de smart/webphones, que alcançou ~52% da base total;
  • Forte Eficiência Comercial levou o SAC a R$30,5, menos 9,1% vs. R$33,6 no 3T12, enquando a PDD permanceu em 0,7% da receita bruta, mediante crescimento do pós-pago de 16,2% A/A;
  • O Custo das Linhas Alugadas ficou estável no trimestre, apesar da resolução 590 da Anatel não estar completamente implementada;
  • O EBITDA atingiu R$1.252 milhões, um crescimento de +4,2% A/A, com margem de EBITDA de 24,6% e margem de serviços (ex-negócio de aparelhos) de 30,5%;
  • A base de clientes Live TIM alcançou 42,6 mil usuários, adicionando 16,2 mil clientes no trimestre. Domicílios endereçáveis alcançaram 881 mil, um aumento de 10% no trimestre;
  • Avanços do Projeto Fiber-To-The-Site: 90% da 1ª fase concluída. O projeto agora atinge 38 cidades;
  • Os investimentos cresceram 52,3% A/A, alcançando aprox. R$1,2 bilhão. No ano, o Capex cresceu 16,8% A/A, totalizando R$2,8 bilhões.

Oi realiza campanha novamente com orelhões e crianças nas ruas

0
A Oi reuniu um grupo de super-heróis com uma única missão: juntar o maior número de brinquedos e salvar o Dia das Crianças. Assista a homenagem da Oi pelo Dia das Crianças e veja como os jovens guerreiros cumpriram esta missão, brincando:

   

Respostas do Desafio Minha Operadora desta 5ª semana (FINAL)

0
Atenção aos que participaram do Desafio Minha Operadora!
Abaixo estão as respostas das 10 perguntas que foram feitas neste final de semana:

Qual operadora de costuma patrocinar as campanhas do Teleton Brasil?
Resposta – Vivo

Qual novo sistema operacional móvel desembarcou no Brasil nesta semana em parceria com a Vivo?
Resposta – Firefox OS

A Claro apresentou o lançamento de sua nova plataforma de pagamentos por celular. Qual o banco parceiro da operadora no serviço?
Resposta – Bradesco

Qual ator estreou como garoto-propaganda em comerciais da Oi nesta semana?
Resposta – Caio Castro

A partir deste domingo (27), quais estados brasileiros passam a ter um dígito a mais nos números de celular?
Resposta – Rio de Janeiro e Espírito Santo

Além do Facebook, qual outra rede social a TIM anunciou que liberará o acesso grátis?
Resposta – Twitter

Qual operadora internacional anunciou que não vai mais separar a sua unidade fixa do restante do grupo?
Resposta – Telecom Italia

A Anatel aprovou a instalação de antenas menores para melhorar o sinal da internet móvel. Como são chamadas essas antenas?
Resposta – Femtocélulas

A apresentadora Xuxa reclamou no Facebook da sua operadora de celular. Qual é?
Resposta – Vivo

Os sites do Grupo Pão de Açúcar (Extra, Ponto Frio e Casas Bahia) realizaram uma promoção que derrubou os preços de smartphones de determinada linha. Qual foi a linha que recebeu o desconto?
Resposta – Galaxy, da Samsung

Parabéns a todos que responderam corretamente a pelo menos 9 das 10 perguntas. Um e-mail foi enviado a todos o vencedores deste fim de semana contendo as instruções de como resgatar o seu ingresso.

Se você acertou 9 ou todas as 10 perguntas mas não recebeu o nosso e-mail de parabenização, verifique sua caixa de spam, pois é bem provável que esteja por lá no Lixo Eletrônico. Se mesmo assim você não encontrar, entre em contato com a gente pelo minhaoperadora@email.com.

Obrigado a todos que participaram do nosso Desafio. E até a próxima promoção!

Vladmir Britcha e Adriana Esteves estrelam novo comercial da Oi

1
A Oi lançou mais uma campanha em que promove o seu serviço de internet banda larga, o Oi Velox. No vídeo publicitário, o casal de atores Vladmir Britcha e Adriana Esteves, a Carminha de Avenida Brasil, da Rede Globo ficam tão impressionados com a velocidade da internet da Oi e o conteúdo que ela oferece que acabaram esquecendo a banheira transbordando.

No Minha Operadora é assim, a empresa liberou, você assiste primeiro aqui!

   

Anatel aprova antenas menores para melhorar internet móvel

0
A Anatel aprovou a instalação das chamadas femtocéculas, antenas de menor dimensão que podem ser usadas como acessórios para desafogar o tráfego de dados de outras antenas e melhorar o desempenho das redes de telefonia e internet móvel.

O conselheiro substituto da Anatel e relator do regulamento, Marconi Maya, explica que os equipamentos têm cobertura de 1 watt e alcance de aproximadamente 100 metros. Servem, portanto, especialmente para facilitar a comunicação em ambientes fechados. “É uma tecnologia que começa a vingar mundo afora, e esperamos que ajude a melhorar a cobertura e qualidade dos serviços no Brasil, que é a maior busca que nós temos”, completou.

As femtocélulas funcionam em dois modos: aberto e fechado. No primeiro, atendem a todos os usuários das operadoras que as instalarem; no segundo, ficam restritas aos usuários previamente cadastrados na Anatel. Nos dois casos, as teles são responsáveis pela instalação, operação, gerenciamento, manutenção, suporte e desativação dos dispositivos.