06/10/2024
Início Site Página 2117

CTBC muda marca e passa a se chamar Algar Telecom

0
Prestes a completar 60 anos, data que será comemorada em 2014, a mineira CTBC (Companhia de Telefone do Brasil Central), fundada por Alexandrino Garcia na cidade de Uberlândia (MG), passa agora a se chamar Algar Telecom. Com o objetivo de fortalecer a monomarca do Grupo Algar, a mudança é resultado de um reposicionamento estratégico engendrado pela Fischer. O projeto inclui o estudo da nova identidade visual e verbal da marca, além da campanha publicitária. Embaladas pelo slogan “Sempre junto”, as peças estrearam nesta quarta-feira (18), com filmes, spots, anúncios, ações digitais e de endomarketing endossadas pelo ator Reynaldo Gianecchini.

A expectativa é que a transição seja concluída de forma gradativa entre o segundo semestre de 2013 e primeiro trimestre de 2014, assegurando a compreensão dos clientes e o cuidado com a tradição da marca nas áreas de concessão da companhia, que incluem a região do Triângulo Mineiro, interior de Goiás e interior de São Paulo. A identidade da marca ganhou a cor verde e os triângulos (símbolos da empresa) passaram por um processo de modernização. Já a campanha, que será veiculada até outubro, inaugura uma comunicação mais simples e direta, na tentativa fortalecer a aproximação da empresa com os seus mais diversos públicos.

Com serviços de TV, internet e telefonia, a Algar Telecom (o nome Algar foi inspirado nas iniciais do seu fundador, Alexandrino Garcia), obteve receita bruta de R$ 627,3 milhões no segundo trimestre de 2013, alta de 8,6% ante o mesmo período do ano anterior. A receita líquida entre os meses de abril, maio e junho, foi de R$ 483,4 milhões, um avanço de 7,6% na comparação com o mesmo período.

“Demos continuidade à modernização das redes da nossa área de concessão para aumentar a oferta de banda larga com velocidade acima de 20 Mbps. Também investimos na expansão do varejo e da área do B2B, agora com mais uma frente no segmento de micro empresas”, declara o vice-presidente da Algar Telecom, Jean Carlos Borges, em nota sobre o balanço da operação, divulgada no último mês de agosto. No segundo trimestre, a empresa realizou investimentos da ordem de R$ 92,5 milhões para sustentar a ampliação de redes (com destaque para a malha de banda larga), além do aumento dos serviços de tecnologia de processos de negócios e da manutenção e qualidade das operações.
Os filmes de 60” e 30” e o spot de lançamento trazem o ator Reynaldo Gianecchini como protagonista e lembram, em tom emocional, que a CTBC faz parte da vida do consumidor com serviços de TV, internet e telefonia, uma empresa do grupo Algar, 100% brasileira. E para ir “mais longe” passará a se chamar Algar Telecom.

Neste lançamento e, até o fim do ano de 2013, todos os materiais serão assinados de forma transitória como “CTBC/ Algar Telecom. Sempre Junto”. Uma estratégia de atenção e acompanhamento com o entendimento do cliente.

A veiculação acontece nas áreas de concessão da operadora, que incluem a região do Triângulo Mineiro, o interior de Goiás e o interior de São Paulo, e vai até o início de outubro.

Lembramos que a Algar Telecom é a única operadora de telefonia genuinamente brasileira, com quase 60 anos no mercado.

Você assiste a campanha de transição de marca da empresa agora:

Operadora Oi apresenta falhas de comunicação após furto

0
A Polícia Militar (PM) de Caratinga, no Vale do Rio Doce – MG, procura pelos suspeitos de roubarem equipamentos da operadora de telefonia Oi. Na cidade e municípios vizinhos, os serviços fixo e móvel estão inoperantes desde o último sábado (14). No entanto, a ocorrência só foi registrada na noite do domingo (15).

De acordo com o relato de funcionários à PM, depois de receberem diversas reclamações sobre a falta do serviço, eles foram até a localidade de Córrego Embratel, na zona rural, e perceberam que o portão havia sido arrombado e a casa de equipamentos quebrada.

Ao conferirem o material, perceberam a falta de três placas de rádio transmissão, 100 metros de cabo de rede, duas baterias automotivas e do motor de arranque do gerador. A suspeita é que envolvidos no furto tenham experiência no ramo de comunicação, pelo modo como agiram no local.

A Oi informou que por enquanto não há previsão para retorno dos serviços na área. O Minha Operadora vai continuar acompanhando o caso para que a população não continue prejudicada.

Anatel inicia sistema online para estimular competição em telecom

0

A Anatel apresentou nesta terça-feira (17), o sistema de negociações entre operadoras para aluguel de redes no atacado, como já havíamos informado antecipadamente. Essencial à cartada da agência para injetar concorrência em um mercado ditado pelas donas da infraestrutura, é a operação prática do batizado Plano Geral de Metas de Competição.

Basicamente, trata-se de um sistema online, um site na Internet onde as donas das redes apresentam o que têm para vender e as empresas interessadas compram o que precisam. “A plataforma cria um sistema único, transparente, isonômico, onde [qualquer empresa] tem acesso a todos os produtos de atacado na região onde desejar”, explica o superintendente de Competição da Anatel, Carlos Baigorri.

Na prática, os grupos Oi, Telefônica/Vivo, América Móvil, CTBC e Copel/Sercomtel, além da TIM em alguns mercados, colocam à venda sua relação de preços e disponibilidade em 11 produtos. São eles EILD, full unbundling, bitstream, interconexão móvel, interconexão classe V, interligação, backhaul, roaming, dutos, valas e torres. Ou seja, pedaços das redes de telecom a quem quiser alugar para oferecer serviços no varejo.

Com o sistema, a agência endereça problemas comuns nesses mercados, em especial a assimetria de informações em um campo onde, em geral, há um único fornecedor em cada região buscada.

Uma das práticas mais comuns é a oferta ‘especial’ de infraestrutura, como EILD, para fugir dos preços “regulados” da oferta ‘padrão’. Outra é demorar a entregar para impedir a operação de um potencial concorrente.

“Uma única empresa que vende a muitos compradores cria espaço de arbitragem para abusar seu poder de mercado.”, diz Baigorri. Com o sistema, “os prazos são totalmente controlados. O controle da fila é da própria agência”, completa.
O sistema, que concentrará todas as negociações de infraestrutura a partir de ofertas de referência das empresas com Poder de Mercado Significativo (PMS), recebeu elogios de todos, mas já há reparos em relação aos preços homologados. “Tem produto com preço maior do que é encontrado hoje no mercado”, assinalou o diretor-presidente da Abrint, Basílio Peres, um dos principais defensores da plataforma.
Segundo Peres, o Mega de interconexão está sendo ofertado entre R$ 170 a R$ 200, enquanto fora o sistema, o produto pode ser adquirido por até R$ 50, a depender da quantidade. No caso do bitstream, o valor referendado é razoável, mas há barreira de entrada. “A conta mínima contratada é de R$ 27 mil, o que inviabiliza o negócio para o pequeno provedor”, disse.

Peres, entretanto, acredita que esses ajustes poderão ser feitos numa segunda etapa, quando as ofertas serão amplamente analisadas. “Além disso, todas essas ofertas terão que ser validades a cada seis meses”, afirmou.
Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o SNOA é bom para os pequenos provedores, aumenta a concorrência e deve interferir na redução dos preços do serviço. “Traz isonomia para o atacado, o que resultará em concorrência no varejo, favorecendo ao consumidor final do serviço”, disse.
O ministro, no entanto, sugeriu uma alteração no sistema, para que seja possível a consulta das condições de oferta no atacado por empresas não cadastradas ao sistema. Isso, na opinião dele, irá fundamentar novos negócios no país.
Para o presidente da Anatel, João Rezende, o sistema é uma ponte avançada para um novo modelo de regulação, que reúne demandados e demandantes, dá transparência às ofertas de atacado e cria uma entidade administradora. “Caso a Anatel tivesse que arcar com os custos dessa plataforma, certamente não sairia tão rápido”, reconheceu.

Já para as grandes operadoras, o sistema demonstra a maturidade do setor. A diretora do grupo Telefônica/Vivo, Leila Loira, disse o sistema tira o foco da infraestrutura e leva a luz para a qualidade do serviço ao consumidor. “Vai derrubar mitos, ao ajudar a demonstrar que onde não tem competição onde não tem ninguém querendo ofertar serviço”, afirmou.
O presidente da ABR Telecom, José Moreira, empresa escolhida para funcionar como entidade administradora do sistema, afirma que a plataforma funciona com robustez, mas ainda exigirá ainda muito debate e conciliação comandados pela Anatel. Pela norma, o sistema terá que ser revisto em 12 meses.

O superintendente do Competição da Anatel, Carlos Baigorri, também elogiou o comportamento das operadoras no processo de construção do sistema. “As operadoras começaram a ver o mercado de atacado como uma fonte de receita e não como um instrumento para fechar a concorrência”, concluiu.

Nextel e dono da Caoa brigam na Justiça

0
A operadora Nextel trava uma briga imobiliária com o dono da rede de concessionárias Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade.

A Nextel desocupou recentemente escritórios da Caoa na rua Bela Cintra, em São Paulo, mas uma inspeção constatou que o espaço não foi entregue nas condições previstas em contrato. Mesmo fora do imóvel, a Nextel teria de continuar a pagar aluguel.

O caso foi parar na Justiça em agosto, e uma liminar isentou a Nextel do pagamento. Andrade confirma a história. A Nextel diz que agiu de acordo com a lei.

Telecom Italia rejeita oferta bilionária da Telefónica

0

Os acionistas da Telecom Italia rejeitaram a oferta de 800 milhões de euros (cerca de R$ 2,41 bilhões) da espanhola Telefónica para comprar uma parte da empresa, informa reportagem do jornal italiano “Il Sole 24 Ore” publicada hoje.

A Telefónica é a maior acionista da Telco, o consórcio que controla a Telecom Italia, dono de uma participação de 22,4%. Na Telco, também são sócios os bancos Sanpaolo e Mediobanca e a seguradora Generali.

Sem citar fontes, o jornal informa que a Telefónica colocou como condição para o acordo a manutenção dos atuais sócios na Telco, a fim de evitar problemas regulatórios com autoridades antitruste na América Latina. No Brasil, a Telefónica é dona da Vivo, a maior operadora móvel do país e concorrente direta da TIM, controlada pela Telecom Italia.

De acordo com o periódico italiano, os acionistas da Telecom Italia rejeitaram a oferta, feita no início deste mês. Com isso, a reunião do conselho de administração, que estava marcada para o próximo dia 19, foi adiada para 3 de outubro.

O consórcio de acionistas da Telco se encerra este mês, no dia 28. A partir daí, há a expectativa de uma nova composição acionária na Telecom Italia, que respingaria na TIM no Brasil.

Hoje, a TIM divulgou um comunicado ao mercado dizendo que consultou a controladora Telecom Italia a respeito da nova composição acionária, mas a multinacional teria dito que “não possui quaisquer informações” e que se compromete a informar “prontamente” a TIM caso haja qualquer novidade.

A operadora tomou a iniciativa de soltar o comunicado tendo em vista a volatilidade das suas ações nos últimos dias. Na Bovespa, os papéis da empresa registram valorização de 16,63% desde 31 de julho, data da divulgação do balanço do segundo trimestre, até ontem. No mesmo período, o Ibovespa subiu 11,58%. A Vivo, por sua vez, avançou 6,03%.

Durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre, o presidente da Telecom Italia, Franco Bernabè, disse que a multinacional não pretende vender os ativos da TIM no Brasil após a dissolução da Telco.

Site da GVT está fora do ar a quase 48 horas

0
O site da operadora GVT está indisponível desde este domingo (15). Ao acessar a página da empresa é apresentada apenas uma mensagem de erro como: “Esta página da web não está disponível”, no caso do navegador Google Chrome.

Com o site fora do ar, diversos clientes da empresa são prejudicados, pois não podem acessar os dados de suas linhas de telefonia, internet e TV, e não podem imprimir suas contas por exemplo. O fato chama a atenção pois com a greve dos Correios em alguns estados é natural que a maioria dos clientes que não receberem suas faturas procurem a segunda via através do site da empresa, que ao invés de estar funcionando num momento como esse, permanece sem serviço a quase 48 horas.

Um dos colaboradores de nossa equipe entrou em contato com a GVT no inicio da tarde de hoje (17). No contato obtivemos a resposta que o site da empresa estaria passando por uma manutenção e em breve estaria disponível para acesso.

Já estamos chegando no final da noite e até agora nada. Esperamos que a demora da GVT para efetuar a manutenção do site não seja a mesma para realizar a manutenção das linhas de seus usuários. Se estivermos pensando errado e souber de algum problema relacionado a GVT não hesite em “protestar”, vá até o menu PROTESTE do nosso site e manifeste a sua insatisfação. Toda reclamação é encaminhada para a prestadora com problemas.

O Minha Operadora vai permanecer acompanhando o andamento da “manutenção” no site. Outras informações serão publicadas a qualquer momento, caso sejam relevantes.

Claro é multada em R$ 30 milhões por problemas com SAC

0
A Claro descumpriu regras do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e, por conta disso, foi condenada pela Justiça a pagar R$ 30 milhões em danos morais coletivos. Ainda cabe recurso, mas a operadora disse que não se pronunciaria a respeito.

Houve condenação por que, em apenas seis meses de vigência do decreto que regulamenta o SAC (o de nº 6.523/2008), tanto Procons, quanto Anatel receberam 566 queixas contra a operadora em relação ao atendimento dado aos clientes.

De acordo com dados do Sinditec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), entre janeiro de 2009 e abril de 2011 aumentou em 127% a quantidade de reclamações contra a Claro, indo de 1.031 para 2.347. A média de todas as outras empresas foi de apenas 9%.

Internet 3G: Veja o que ajuda e o que atrapalha a captar o sinal

0
Usar internet móvel no Brasil é um grande teste de paciência com as constantes quedas de sinal e instabilidade no serviço. Para tentar contornar o problema, alguns usuários fazem “gambiarras” para aumentar o sinal do 3G em seus smartphones e modems. Há também quem use até antenas externas e repetidores de sinal na tentativa de conseguir conexão. Veja a seguir o que realmente funciona e o que não passa de mito.
Existem áreas onde o sinal do 3G é melhor?
VERDADE – Segundo o professor Marcelo Zanateli, do departamento de Engenharia Elétrica do Centro Universitário da FEI, o sinal radioelétrico pode ser imaginado como se fosse uma luz. “Uma área mais “iluminada” tem sinal melhor, mas há obstáculos físicos. Se a pessoa se deslocar para lugares onde essa “iluminação” é maior, como para um lugar mais alto, pode pegar um sinal melhor”, afirma
É possível aumentar o sinal do 3G dos smartphones?
MITO – Não é possível aumentar o sinal com soluções “caseiras”. Essas “gambiarras” remetem àquela velha técnica de colocar palha de aço na antena da TV, lembra o professor de Engenharia Elétrica Marcelo Zanateli. Mas os smartphones não contam mais com aquela antena que podia ser puxada para atender uma ligação. “As antenas são internas, então há muito pouco a ser feito para melhorar a recepção do sinal”, diz

É possível aumentar o sinal do 3G dos modens?
MITO – No caso de modems, soluções caseiras nem sempre funcionam. Mudar a posição do aparelho (em relação ao cômodo onde está ou em relação à porta USB usada para conectá-lo) pode ajudar um pouco a melhorar o sinal de internet captado, mas não há aumento drástico. “O que atrapalha mesmo é usar modems de terceira linha, que não dispõem de uma antena boa”, diz Ruy Bottesi, presidente da AET (Associação de Engenheiros de Telecomunicações).

Capas de smartphone com partes metálicas atrapalham o sinal?

VERDADE – Materiais metálicos, explica o professor de Engenharia Elétrica Marcelo Zanateli, podem atrapalhar a recepção do sinal eletromagnético nos smartphones porque são condutores. É bom dar preferência a capas de feitas de plástico e sem nenhum acabamento em metal.
O modo como seguramos o smartphone atrapalha o sinal?
PARCIALMENTE VERDADE – Dependendo da posição da Estação Rádio Base (que emite o sinal para o celular), é possível que o sinal já esteja fraco e a mão vire um obstáculo à antena interna do celular. “Mas é um interferência muito sutil”, afirma Bottesi. Outra hipótese, diz Zanateli, é o usuário tapar a antena interna totalmente com a mão. Mas como a posição dela varia muito de acordo com cada modelo de smartphone, não é possível afirmar que isso vá ocorrer sempre.

Usar um cabo extensor USB pode ajudar a aumentar o sinal em modens?

VERDADE – O cabo extensor ajuda um pouco porque permite que o modem fique posicionado longe do computador (em uma área com mais sinal, por exemplo). “Em vez de movimentar todo o conjunto [computador e modem], o cabo pode dar flexibilidade para o usuário movimentar só o aparelho”, diz Marcelo Zanateli, professor de Engenharia Elétrica. Apesar de ajudar, o cabo não é mágico: se o sinal no local é inexistente ou muito fraco, não vai adiantar.

Colocar o modem dentro de uma panela de metal ajuda a melhorar o sinal?

PARCIALMENTE VERDADE – O caso da panela lembra outra gambiarra, aquela que usa um pote vazio de batatas Pringles em volta da antena do roteador Wi-Fi. “Dependendo da situação, a panela pode funcionar como antena adicional, concentrando os feixes radioelétricos e dando a impressão de sinal melhor”, explica Zanateli. Mas a solução caseira pode não dar certo, principalmente se no local houver barreiras ao sinal, frisa Bottesi. “O sinal que o celular tem de enviar à antena pode ser prejudicado também. Só testes em laboratório comprovariam a eficácia disso”.

Prender o chip da operadora com fita adesiva ao smartphone pode melhorar o sinal?

MITO – Prender o chip com fita adesiva não ajuda a melhorar o sinal. Em geral, o encaixe dos chips das operadoras nos aparelhos é feito de forma exata. Outro problema é que a adição da fita pode, dependendo do aparelho, invalidar sua garantia de fábrica.

Colocar um smartphone dentro de um copo de vidro ajuda a melhorar o sinal?

PARCIALMENTE VERDADE – Usar um copo de vidro pode ajudar, mas nem sempre funciona. “O vidro altera a direção de um feixe de luz. A onda eletromagnética do sinal tem um comportamento como se fosse luz, apesar de não ser visível. Quando você coloca o celular dentro do copo, como no efeito da “lupa”, pode haver leve aumento de sinal”, explica Zanateli. Mas também pode acontecer de o vidro desviar as ondas eletromagnéticas. Por isso, não é algo que funciona em todos os casos. “O ideal é não ter nenhum tipo de obstáculo à onda. O melhor meio de propagação é o ar”, diz Bottesi.

Carregar o smartphone enquanto usa o aparelho melhora o sinal?

PARCIALMENTE VERDADE – Em situações específicas, conectar o aparelho a uma fonte de energia pode ajudar. Celulares usados, que apresentam redução no tempo da bateria, podem aumentar um pouco a recepção de sinal quando conectados em uma tomada. Isso porque carregar o aparelho garante energia constante à antena, o que pode ocasionar alguma melhora no sinal, diz Zanateli. No caso de smartphones novos, com bateria ainda boa, isso não fará muita diferença. “A energia constante para o transmissor do celular durante a carga pode dar a sensação que há melhora, mas é pouca”, diz Bottesi.

Usar antenas externas que captam sinal 3G pode melhorar a conexão?

VERDADE – Sim, esses aparelhos são usados, em geral, em áreas afastadas das Estações Rádio Base de operadoras, como zonas rurais. A antena é instalada na área externa da casa e apontada para o local onde há uma estação. Ela vem com um cabo, que pode ser ligado ao celular (se ele tiver a entrada para o conector). Alguns modelos vêm com uma base para prender o modem 3G ou celular. No caso do smartphone, a desvantagem é que ele vira um “telefone fixo”. Antes de comprar essas antenas, a Anatel alerta que o consumidor confirme se há o selo de homologação (que atesta que o produto passou por testes e não apresenta riscos à saúde). A lista de produtos está em http://sistemas.anatel.gov.br/sgch.

Usar aparelhos repetidores de sinal pode melhorar o acesso à internet 3G?

VERDADE – Sim, esses aparelhos são em geral utilizados pelas próprias operadoras e amplificam o sinal para retransmiti-lo a uma determinada área. Eles são úteis, por exemplo, para locais onde só há sinal (fraco) em áreas externas às construções, pela grande distância existente da Estação Rádio Base mais próxima. Antes de comprar equipamentos como esse, a Anatel alerta que o consumidor confirme se há o selo de homologação da agência (que atesta que o produto passou por testes e não apresenta riscos à saúde). A lista de produtos homologados está em http://sistemas.anatel.gov.br/sgch.

Você pode relembrar outros artigos da série Fato ou Mito, basta digitar “Fato ou Mito” em nossa barra de pesquisas. Experimente!

Anatel apresenta o Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado

0

A Anatel apresenta em Brasília, nesta terça-feira (17), às 16h, o Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado (SNOA), plataforma de intermediação da negociação de produtos de atacado ofertados pelos grupos detentores de Poder de Mercado Significativo (PMS). 

Por meio do SNOA, os novos agentes podem adquirir, de forma isonômica e não discriminatória, via internet, produtos de atacado como torres, dutos, linhas dedicadas (EILD), interconexões, acesso local e roaming, infraestruturas essenciais para agentes que estão chegando ao mercado brasileiro.

Previsto no Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, o SNOA funciona como uma bolsa de valores virtual, na qual são negociados insumos de telecomunicações: os grupos econômicos com PMS ofertam seus produtos de atacado no sistema e os interessados emitem ordens de compra de forma livre e isonômica, remotamente pela internet. Todas as negociações de atacado são centralizadas nessa plataforma, o que traz grande ganho de transparência nas relações comerciais de produtos de atacado do setor de telecomunicações.

Com o SNOA, novos investidores, pequenas e médias empresas, têm acesso aos insumos de atacado de forma fácil, transparente e padronizada, podendo competir mais facilmente nos mercados de varejo. Ao lançar o SNOA, a Anatel propicia melhores condições de competição e viabiliza um novo ambiente regulatório capaz de atender os anseios da sociedade por mais serviços, com preços justos e com qualidade.

Mais uma novidade da Oi: Cartão de Orelhão Recarregável

0

CARTÃO DE ORELHÃO RECARREGÁVEL

Chegou a novidade que vai dar o que falar.

Veja como ligar do orelhão. Ligue gratuitamente pra 1047 ou 0800 288 3031.
Digite o número do seu cartão* + #
Digite a sua senha* + #
Digite o número desejado + #
Você pode comprar e recarregar este cartão nas lojas de varejo, bancas de jornal, farmácia, casas lotéricas e etc.
*Ver informações no verso do cartão.

Preço oficial do cartão
de Orelhão Tradicional
Preço oficial do cartão
de Orelhão Recarregável
20 créditos = R$ 2,5060 minutos = R$ 3,00
40 créditos = R$ 5,00100 minutos = R$ 5,00
60 créditos = R$ 7,50200 minutos = R$ 10,00

Confira abaixo as tarifas do plano: