06/10/2024
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Justiça decide que compartilhar sinal de Internet não é crime

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O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região negou recurso apresentado pelo MPF (Ministério Público Federal) que caracterizava o compartilhamento de sinal de internet como crime. Segundo a decisão do TRF, que foi unânime, o compartilhamento e a retransmissão não configuram atividades clandestinas de telecomunicações. Ainda cabe recurso.

A atividade seria um “Serviço de Valor Adicionado” e, portanto, não está relacionada ao crime de ”desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação”, tipificado no artigo 183 da Lei n.º 9.472/1997.

Na apelação, o MPF sustentava que, na prestação de serviço de provedor de internet via ondas de rádio, estariam embutidos dois serviços: um de valor adicionado e outro de telecomunicações. Sendo assim, o serviço de comunicação multimídia seria uma “atividade de telecomunicação”, e o réu na ação movida pelo MPF deveria ser condenado pela prática de exploração clandestina dessa atividade.

Os argumentos do MPF foram contestados pelo relator do processo, o juiz federal Carlos D’Avila Teixeira. Ele considerou a conduta do réu “irrelevante jurídico-penalmente”. “Bastou a simples instalação de uma antena e de um roteador wireless para que fosse possível a efetiva transmissão de sinal de internet por meio de radiofreqüência. Portanto, a conduta do réu resume-se à mera ampliação do serviço de internet banda larga regularmente contratado, o que não configura ilícito penal”, explicou.

Ainda segundo o magistrado, não ficou constatada no caso analisado ”nenhuma interferência radioelétrica efetiva” que pudesse causar danos a terceiros.

O crime no compartilhamento do sinal de internet só ocorreria, prossegue Teixeira, na “transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios óptico ou qualquer outro processo eletromagnético de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza”, o que não foi constatado.

Para comercializar link de internet, o interessado deve ter uma licença de provedor que é dada pela Anatel. Chamada de licença de prestação de serviço SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), a autorização é dada pelo órgão público após o comprometimento do envio de relatórios sobre a rede para o órgão e o pagamento de uma taxa de R$ 9.000. No site da Anatel, há mais informações de como proceder.

Além da vantagem de poder comercializar internet, os licenciados também têm direito de comprar links dedicados de internet. Diferente dos provedores comuns, os links dedicados oferecem velocidade integral contratada. Se for acordado que a internet é de 10 Mbps, esta velocidade deve ser entregue de forma integral pela empresa – logicamente, o preço pelo serviço é proporcional à qualidade.

É possível ainda ter uma licença para compartilhar internet entre diferentes imóveis sem fins comerciais. Ela é chamada SLP (Serviço Limitado Privado) e custa R$ 400. No site da Anatel, há mais detalhes do processo para adquirir a licença SLP.

TIM fecha parceria inédita com a MOOVIT

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A TIM fechou uma parceria inédita e exclusiva com o MOOVIT, plataforma colaborativa (crowdsourcing), na qual é possível descobrir as melhores rotas de ônibus, metrô e trem, facilitando o deslocamento pela cidade com o menor número de baldeações possível. Além de inserir marcações no aplicativo, a operadora permitirá a navegação gratuita na ferramenta por 90 dias, até 11 de dezembro. 

“Com essa parceria, buscamos [mais uma vez] trazer uma inovação relevante para o dia-a-dia dos clientes, além de incentivá-los a usar a tecnologia móvel para seu maior benefício. A navegação gratuita é uma ação bastante vantajosa para os usuários, que ainda poderão localizar nossas lojas próprias e pontos de recarga no mapa através de pins personalizados”, explica Fábio Cristilli, diretor de Internet, VAS e Handsets da TIM Brasil.

O MOOVIT oferece diversas opções para os usuários escolherem o melhor caminho e os melhores meios de transporte. É possível planejar a viagem, escolhendo a rota de acordo com relatos de outros clientes, em tempo real. O cliente também pode monitorar ao vivo o mapa do trem ou metrô se aproximando da estação, o tempo estimado de viagem, sugestões de caminhos a pé, dentre outras ações. O aplicativo está disponível, inicialmente, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Itajaí (SC). 

O cliente TIM poderá baixar o aplicativo gratuitamente na TIM App Shop, Google Play e Apple Store. A navegação é gratuita até o dia 11 de dezembro, independente da data de ativação do aplicativo pelo usuário. Após esse período, o cliente pagará o tráfego de dados de acordo com sua oferta de acesso à internet, seja ela pré ou pós-paga.

“Juntos com a TIM, temos uma oportunidade enorme de revolucionar a forma como brasileiros acessam informações sobre o transporte público”, destaca Omar Tellez, presidente do MOOVIT. “Vemos uma enorme demanda por um melhor acesso as informações dos transportes no Brasil, e estamos ansiosos para, em parceria com a TIM, mudar a experiência diária dos usuários do transporte público”.

Dependendo das condições, maioria dos leitores aceitaria migrar para uma operadora virtual

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Obrigado a todos que votaram na enquete da semana que passou. Confira o resultado abaixo:

A enquete desta semana já está valendo. A Oi lançou um novo plano pré-pago voltado para jovens no mesmo estilo do famoso TIM Beta, queremos saber se você achou interessante esse novo plano. A enquete fecha neste sábado (21).

*As enquetes do portal não tem caráter científico. Mas podem servir como parâmetros de estudos de mercado realizados pelas operadoras parceiras.

Prédio da CTBC pega fogo e deixa 14 feridos. Serviços foram suspensos

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Um princípio de incêndio registrado no prédio da Algar Telecom (detentora da marca CTBC) neste na manhã deste sábado (14), no centro de Uberaba – MG, mobilizou os bombeiros, causou congestionamento no trânsito e interrupção no serviço de telefonia e internet. Foram socorridas 13 pessoas por terem inalado fumaça.

O fogo começou quando, segundo o soldador I.N., 36 anos, ele trabalhava no prédio na rua Governador Valadares. Segundo I., ele realizava solda em um equipamento na sala de geradores de energia da companhia, quando um pingo de solda atingiu uma parede de espuma, iniciando o incêndio. Em poucos minutos, o fogo se propagou rapidamente, sendo que a testemunha saiu do local e avisou os outros funcionários para evacuarem o prédio e acionarem socorro. Além do operário que trabalhava no local, funcionários de lojas da região também se intoxicaram com a fumaça.

Às 9h30 de ontem, o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (Cobom/190) foi acionado, por várias pessoas, informando que uma das salas no prédio da CTBC estava em chamas e grande quantidade de fumaça preta saía do local. O incêndio atingiu a tubulação de ar-condicionado e exaustor, queimando por completo todos os equipamentos do local onde funcionam os geradores de energia.

Logo que os bombeiros militares chegaram, para evitar maiores proporções, a energia foi desligada, até que as chamas fossem totalmente debeladas. Porém, devido ao revestimento usado nas paredes, feito de espuma e plástico para a vedação acústica, grande quantidade de fumaça foi produzida.

Com isto, 14 pessoas que trabalhavam na obra do prédio e de lojas vizinhas tiveram que ser socorridas por terem inalado a fumaça. Dez delas foram conduzidas até as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outras quatro pelo resgate dos bombeiros.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, nove pessoas foram atendidas na UPA São Benedito e outras cinco na UPA Mirante. Três pessoas exigiram atenção especial por ter ficado em estado mais grave.

O trânsito na região ficou congestionado, exigindo monitoramento por parte de policiais militares e guardas municipais.

O Corpo de Bombeiros também realizou trabalho de prevenção fazendo varredura nos comércios e moradias da região à procura de pessoas que poderiam ter aspirado a fumaça e passado mal. Pelo menos quatro lojas fecharam as portas.

30 mil telefones fixos ficaram mudos e celulares pararam. De acordo com informações do diretor de vendas da CTBC, Weber Pimenta, cerca de 30 mil telefones fixos da cidade ficaram sem funcionamento das 9h58 às 11h30. Ele disse ter sido impossível mensurar a quantidade de telefones celulares que ficaram sem funcionamento, mas que o serviço ficou interrompido na região central da cidade. Também registrou instabilidade o funcionamento da internet em grande parte da cidade, o que foi restabelecido paulatinamente até por volta das 14h.

Conforme informações extra-oficiais, uma solda usada por operário da obra pode ter dado início ao incêndio. Por meio de nota, a Algar Telecom informou que “na operacionalização de um procedimento de manutenção em um dos equipamentos de rede da companhia, houve o princípio de incêndio no site na região central de Uberaba na manhã de ontem”. De acordo com o comunicado, a Algar “acionou o Corpo de Bombeiros imediatamente e houve uma instabilidade dos serviços, das 9h58 às 11h30, que já estão 100% restabelecidos”.

TV Paga perde R$ 1,8 bilhão por ano com pirataria

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O prejuízo do setor de TV por assinatura com a pirataria ultrapassa R$ 1,8 bilhão ao ano, de acordo com estimativas de entidades que representam as empresas. O Seta (Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Televisão por Assinatura e de Serviço de Acesso Condicionado) e a ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) calculam que entre 1,750 milhão e dois milhões de famílias façam uso de decodificadores ilegais, para acessar os canais pagos de televisão.
A estimativa considera as perdas do setor com os usuários que instalam decodificadores ilegais, conhecidos popularmente como “gatonets”. Não entram no cálculo, porém, as famílias que puxam cabos da TV por assinatura irregularmente de seus vizinhos, por exemplo, ou baixam transmissão de conteúdos ao vivo pela Internet, como partidas de futebol.

Os “gatonets”, vendidos no mercado informal ou mesmo na internet, captam o sinal dos satélites e da rede digital e fazem o compartilhamento da programação. Para minimizar as perdas, as empresas de TV por assinatura têm investido em tecnologia para bloquear o compartilhamento de sinal.

Atualmente, estima-se que cerca de 53 milhões de brasileiros assistam legalmente aos canais de TV por assinatura. O Brasil chegou ao fim de 2012 com 16,2 milhões de domicílios com esse serviço. Durante todo o ano de 2012, foram registradas 3,4 milhões de novas assinaturas.

Oi divulga vídeo de lançamento do plano Oi Galera

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O Minha Operadora continua acompanhando a principal notícia do dia, o lançamento de um plano da Oi voltado para o jovens, com diversos serviços ilimitados por R$ 0,99 no dia em que forem utilizados. Agora a pouco a operadora divulgou o teaser de divulgação do novo plano. Você confere primeiro aqui:

Outras matérias em relação ao novo plano:

Oi confirma detalhes do plano Oi Galera, que será lançado hoje
Oi deve lançar plano ao estilo TIM Beta hoje. O que será?

Oi confirma detalhes do plano Oi Galera, que será lançado hoje

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A Oi lança, hoje (13), uma nova estratégia para conquistar o público jovem, conforme informamos durante a madrugada. A iniciativa está focada em um produto fundamentado no uso de serviços de internet móvel, aplicativos e SMS. A Oi desenvolveu o produto a partir de interações com os colaboradores mais jovens da companhia, valorizando o capital intelectual interno da empresa, de estudos com o público jovem externo e de pesquisas de mercado, para entender suas necessidades, identificando uma galera com valores, percepções e hábitos de consumo próprios vinculados à conectividade e ao compartilhamento de experiências. Dessa forma, foi criado o Oi Galera: único plano que oferece serviços de voz, dados, SMS, música e acesso à maior rede wi-fi do Brasil, pagando apenas R$ 0,99 pelo dia que usar. O relacionamento com o publico jovem fortalece o posicionamento da Oi nesse segmento, já que a companhia é a primeira marca que vem à cabeça (top of mind) de jovens entre 18 e 25 anos.

O Oi Galera foi desenhado como plano pré-pago, com foco no acesso à Internet e envio de SMS, serviços identificados como preferências desse público, além de ligações. Para divulgar o plano e conquistar novos clientes, a Oi fará diversas ações de campo com distribuição de chips. Os jovens que aderirem poderão convidar seus amigos para participar do plano através de um aplicativo no Facebook. Nesse primeiro momento, não haverá venda de chips nas lojas.

“O conceito do plano é baseado no ‘poder da rede’. Pesquisas realizadas com o público-alvo mostram que a socialização está no centro da vida do jovem. É através da força do grupo que os jovens conseguem concretizar as experiências que tanto valorizam, como dividir custos de viagens, festas e outras atividades. E o celular é uma peça fundamental para articular a conectividade e a mobilidade que necessitam. O Oi Galera vem tangibilizar a iniciativa de estabelecer uma conexão com o jovem a partir do reconhecimento e da valorização da rede de pessoas”, afirmou o presidente da Oi, Zeinal Bava.

Patrocinadora oficial do Rock in Rio 2013, a companhia escolheu o maior festival de música e entretenimento como cenário para realização de ações diretas com o público-alvo, como a escolha de uma banda jovem no processo de seleção “Banda da Galera” para tocar no palco Sunset, iniciativa com cerca de 120 jovens do RJ e SP influenciadores nas redes sociais e criação do espaço Oi Galera.

A primeira ação, que será o lançamento oficial do plano, acontecerá no Rock in Rio, com a distribuição de 30 mil kits, com chip e pulseira RFID durante os sete dias do festival. Os clientes que passarem a fazer parte do Oi Galera durante o evento poderão convidar, na hora, cinco amigos do Facebook para aderir ao plano. Nesse primeiro momento, não haverá venda de chips nas lojas. A Oi também realizará ações de campo em outras cidades, além do Rio: São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Ribeirão Preto, Juiz de Fora. Quem ativar o chip até o dia 15 de outubro terá 10 dias de degustação dos benefícios do plano.

No Oi Galera, os jovens também são responsáveis pela disseminação do plano. Através da estratégia member get member, quando um cliente receber o chip, ele poderá entrar no aplicativo do Facebook- Oi Galera e convidar três amigos para aderir ao plano. Quem aceitar o convite e se cadastrar na ferramenta receberá o chip em casa.

Além disso, a partir do dia 1º de outubro, o jovem que se interessar pelo plano, mas não participar de nenhuma ação de campo, poderá entrar do site www.oigalera.com.br e se inscrever na Lista da Galera. Com isso, receberá mais informações sobre o serviço e poderá receber um chip, caso a lista atinja um número pré-definido de interessados.

Benefícios do Plano

O plano vai oferecer o que o jovem mais usa e valoriza: acesso à internet e SMS e milhões de músicas online através do aplicativo Oi Toca Aí (exclusivo para os usuários do Oi Galera). Com o Oi Galera, o cliente tem direito a 60 minutos por dia para falar com qualquer celular Oi do Brasil, enviar 530 SMS por dia, sendo 30 para outras operadoras, internet 3G (franquia de 5MB por dia, com redução de velocidade após atingir o limite). E mais: acesso ilimitado ao Oi WiFi, a maior rede WiFi do Brasil com mais de 160 mil pontos de acesso e ao aplicativo de música Oi Toca Aí. A Oi é a única operadora que oferece serviços de voz, dados, SMS, música e acesso à maior rede wi-fi do Brasil pagando apenas R$ 0,99 pelo dia que usar um dos serviços.

O Rock in Rio foi escolhido como grande cenário para disseminação dessa nova estratégia por ter grande parte do seu público composto por jovens. E para receber esse público no evento e demonstrar o conceito da nova estratégia, a Oi criou o Espaço Oi Galera, que ficará na Rock Street, com 180m2 divididos em dois andares. O local receberá os jovens que quiserem conhecer mais sobre esse novo produto e fazer parte da galera. Além disso, o Espaço será animado por um DJ e apresentará diversas ações que incentivam a interação e o comportamento em galera. Os visitantes poderão assistir aos shows e desfrutar de lanches para serem compartilhados com sua galera. Além disso, poderão compartilhar um orelhão com cinco extensões para falar com um amigo que não foi ao evento, e um espaço para carregar o celular.

A Oi está organizando também uma ação com cerca de 120 jovens do RJ e SP, atuantes nas redes sociais, que contam com um grande universo de seguidores e promovem muita interação no meio digital. São jovens influentes, sendo alguns blogueiros, responsáveis por blogs de música, moda e comportamento; presidentes de fã clubes e representantes de entidades estudantis jovens. Eles serão convidados para o Rock in Rio, também receberão um kit do Oi Galera e serão convidados a compartilhar suas experiências no Festival, além de participar das atividades no Espaço Oi Galera e na Cidade do Rock.

O kit recebido pelos jovens terá um chip Oi Galera, um folder explicativo e uma pulseira RFID (Radio Frequency Identification) que permitirá aos clientes interagirem com os 36 totens espalhados pela Cidade do Rock. Após a ativação da pulseira, eles poderão fazer check in nos checkpoints; tirar fotos com molduras do evento e publicar em suas redes sociais; compartilhar vídeos; e ainda usar os totens da Oi para encontrar mais facilmente seus amigos.

A Oi promoveu a seleção “Banda da Galera” para levar uma banda jovem para se apresentar no palco Sunset do Rock in Rio no dia 20 de setembro. E a grande vencedora, escolhida pelo músico Zé Ricardo, diretor artístico do palco Sunset, foi a maranhense Phill Veras. O grupo, que leva o nome do vocalista, se apresentará no mesmo dia que tocam, em encontros especiais, The Gift + Afrolata, Mallu Magalhães + Banda Ouro Negro, Grace Potter and The Nocturnals + Donavon Frankenreiter e Ben Harper + Charlie Musselwhite.

A seleção da “Banda da Galera” teve uma primeira etapa que envolveu sete blogs de música e gerou cerca de 40 mil interações entre comentários, posts, compartilhamentos no facebook e no twitter e mais de 300 mil impactos no Facebook. Os blogs Trabalho Sujo, Jukebox, Papel Pop, Zona Punk, Tenho mais discos que amigos, Oh my rock e Portal it Pop receberam dos seus leitores 1.294 indicações de bandas de todo o Brasil, foram responsáveis por uma primeira avaliação, chegando a um número de 21 grupos finalistas.

A qualquer momento novas informações sobre o lançamento do plano, aqui no Minha Operadora.

Telefônica analisa opções para ampliar fatia na Telecom Itália

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A Telefônica (controladora da Vivo) está estudando diferentes opções para comprar a fatia de seus sócios na Telecom Itália (controladora TIM), sem adicionar muito peso à sua própria dívida, afirmou uma fonte próxima ao tema.
A oferta poderá ter o formato de uma troca de ações, mas existe a possibilidade de a Telefônica se desfazer de alguns ativos para conseguir pagar em dinheiro, disseram analistas.
A empresa italiana, controlada pela holding Telco na qual a Telefônica é a maior acionista, realizará uma reunião de Conselho em 19 de setembro, como já informamos recentemente.
“A Telefônica não quer ir (à reunião do Conselho) de mãos vazias, mas o desafio é encontrar uma solução que ofereça liquidez aos acionistas da Telco sem aumentar a dívida da Telefônica”, disse a fonte, sem detalhar os formatos da possível solução.
A reunião irá discutir como relançar a fortemente endividada empresa italiana, incluindo uma possível mudança da estrutura de acionistas e planos para ampliar investimentos.
Os acionistas italianos da Telco preparam-se, em vários níveis, para vender suas fatias e diminuir suas perdas, já que terão agora sua primeira oportunidade de deixar o acordo de acionistas, que vence em 28 de setembro, afirmaram as fontes.
A Telefônica tem uma fatia indireta de 10,5% na Telecom Itália por meio de sua participação de 46% na Telco, formada pelos investidores italianos dos bancos Mediobanca, Intesa Sanpaolo e Generali.
A seguradora Generali, por exemplo, quer um comprador que possa pagar prêmios compatíveis com o valor contábil de sua fatia, que é cerca de duas vezes maior que o valor de mercado atual da Telecom Itália, afirmou à Reuters uma fonte próxima ao tema.
Analistas afirmam que uma possibilidade pode ser oferecer ações na Telefônica em troca de papéis não líquidos na holding, que não são diretamente negociados.
A Telefônica poderia também oferecer dinheiro depois de se desfazer de outros ativos, como a China Unicom, na qual tem uma fatia de cerca de 5% avaliada em 1,5 bilhão de euros. Mas o problema não é somente o valor, senão também política.

“Os acionistas italianos que querem sair são acionistas financeiros que foram levados à Telco pelo governo italiano em 2006 com o objetivo de manter a Telefônica em xeque”, disse um analista falando na condição de anonimato.

“Agora as coisas mudaram, mas na cabeça dos políticos italianos que querem manter a empresa totalmente italiana, deixar a Telefonica com uma participação de 22,5 por cento não parece muito confortável”, disse, completando que as alternativas à Telefônica não são fáceis de serem engolidas.
Mediobanca, Intesa e Generali não comentaram.

TIM reinaugura mais uma loja em Shopping paranaense

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A TIM volta a contar com três modernas lojas no Shopping Palladium. A loja da operadora que reinaugurou na sexta-feira (06), foi a primeira a ser implantada no centro comercial e está instalada no piso L1, com 120 metros quadrados. Pelo shopping circulam (mensalmente) cerca de 1,5 milhão de pessoas o que justifica a presença maciça da operadora que dispõe de 53% do mercado paranaense, e cerca de 2,67 milhões de clientes apenas no DDD 41, no qual está inserido Curitiba. Com esta, são mais de 37 lojas da operadora na capital paranaense. entre próprias e revendas de parceiros. 

A revenda reinaugurada segue o conceito TIM Store, com layout mais amplo, receptivo e maior integração com a área do shopping, refletindo a estratégia da empresa de estar cada vez mais próxima de seus clientes. O conceito também privilegia a interatividade: a loja conta com mesas de degustação onde os clientes podem manusear à vontade as novidades em smartphones e tablets. Outra novidade são as mesas de negociação para o atendimento, que substituem os tradicionais balcões e proporcionam maior conforto. Além disso, no espaço, é possível esclarecer dúvidas sobre planos, faturas e serviços com consultores especializados, sem a necessidade do atendimento por telefone. O cliente também pode emitir segunda via de contas, fazer recargas, ativar promoções e desbloquear chips.

“Adotamos um novo conceito que permite que os clientes experimentem os produtos, utilizem os aplicativos disponíveis nos aparelhos e naveguem pela internet ainda na loja, o que ajuda a melhorar a decisão de compra”, observa o Diretor Comercial da Regional Sul, Carlos Eduardo Spezin Lopes. Segundo ele, “o investimento é significativo e demonstra a eficiência da estratégia da operadora, baseada nos pilares da qualidade, inovação e transparência”. “A TIM também é a terceira maior empresa no ranking de contribuição de ICMS no Estado, algo que nos orgulha e nos impulsiona a fazer um trabalho ainda melhor e mais eficiente”, registra. 

A loja reinaugurada na última sexta-feira (06) conta com 18 funcionários. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 11h às 23h, sábados das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 14 às 20h.

Numa iniciativa pioneira no mercado de telecomunicações, todo o investimento da operadora em infraestrutura e os projetos realizados estão disponíveis no site Portas Abertas. O portal mostra aos consumidores (de forma didática e transparente) a evolução da rede da empresa e as ações de melhorias. O Portas Abertas é uma ação inédita no mercado brasileiro de telecomunicações e traz uma mudança significativa no relacionamento da empresa com os consumidores, com ferramentas simples e interativas. O novo site traz informações como o detalhamento do plano de melhorias apresentado à Anatel, as entregas da operadora divididas por Estado e mapa real da cobertura da TIM, que mostra o retrato verdadeiro da rede (incluindo áreas de sombra, onde o serviço de telefonia móvel não funciona adequadamente) além da infraestrutura atual e planejada.

Oi deve lançar plano ao estilo TIM Beta hoje. O que será?

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A Oi vai oferecer aos clientes do plano Oi Galera, que será lançado comercialmente no primeiro dia do Rock in Rio (hoje, 13/09), canais de atendimento que o público jovem mais valoriza e considera conveniente.

A internet será o principal espaço de relacionamento com esse público, oferecendo explicações sobre conteúdo e serviços do Oi Galera.

Além dos canais de atendimento tradicionais, esses jovens poderão tirar dúvidas de forma ágil e dinâmica sobre o plano e suas funcionalidades através do Twitter (@oigaleraatende), do Facebook (Oi Galera) e de um chat online, que estará disponível no OiGalera.com.br.

A companhia também selecionou um grupo de atendentes, todos entre 18 e 25 anos, que passaram por treinamento de linguagem para se adequarem à forma como o público jovem se comunica e ganharem identificação com esses clientes. Além disso, todos eles ganharão chips do Oi Galera, uma forma de conhecerem mais a fundo o plano desde o seu lançamento.

Será que virá um plano ao estilo TIM Beta por aí? Vamos esperar o que este dia que se inicia nos reserva!