06/10/2024
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Satélite antiespionagem deve entrar em órbita a partir de 2016

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O governo brasileiro quer iniciar em outubro a construção do satélite geoestacionário brasileiro, um projeto orçado em pouco mais de US$ 600 milhões, para evitar a espionagem das comunicações no País.

Atualmente o Brasil vive uma situação extremamente vulnerável porque a comunicação de dados, telefonia, sinais de TV paga e até comunicações militares passam pelo satélite da Embratel, empresa privatizada em 1997 que agora pertence ao empresário mexicano Carlos Slim, também dono da operadora Claro e Net.

O texto destaca que no mês passado foi escolhido um grupo franco-italiano, o Thales Alenia Space, para fornecer a tecnologia e o satélite que, por sua vez, seria construído por uma joint-venture chamada Visiona, cujo capital virá da Telebrás e da Embraer.
Espionagem presidencial

No último domingo (01) o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou documentos que comprovariam que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, sigla em inglês), monitorou a comunicação da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores mais próximos para obter informações que, segundo os documentos, auxiliariam os americanos a entender como funciona o governo brasileiro e poderiam facilitar a abordagem da comunicação bilateral. 

O caso deixou as autoridades brasileiras muito irritadas e causou um grande embaraço diplomático.O Brasil exigiu que os americanos enviassem uma resposta por escrito das denúncias e classificou o ato, se comprovado, de uma “violação inadmissível da soberania nacional”.

Antes do suposto “grampo” presidencial vir a tona o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, já havia negado ao governo e dito publicamente que os EUA não violavam as comunicações locais. Segundo ele, a NSA apenas monitorava os metadados, ou seja, o fluxo de dados do País, mas não acessava o conteúdo das mensagens de e-mail ou telefone.

Vivo é a primeira a lançar 4G em Palmas, capital do Tocantis

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A Vivo ativou hoje (04), com pioneirismo em Palmas – TO, a rede de quarta geração em 55 bairros da cidade, antecipando o prazo definido pela Anatel, que era até dezembro de 2013. O lançamento, antes da data estipulada pelo órgão regulador, deve-se à relevância do mercado local, que apresenta alta demanda para serviços de dados, segundo a operadora.

Com o lançamento, a cobertura de quarta geração da Vivo atinge 52 cidades no Brasil, mais do que as localidades atendidas pelas demais operadoras juntas. Na última sexta-feira, 30/08, a operadora ativou a rede 4G em 17 municípios de seis estados (RS, SC, PR, SP, RJ e BA).

Mais de 45 milhões de pessoas vivem nas 52 cidades com o 4G da Vivo. Além da maior cobertura, a empresa ocupa a primeira posição no mercado nacional de quarta geração, com 45,1% do total de 257 mil usuários do País em julho passado, quando o órgão regulador divulgou os últimos dados do segmento.

Até o fim do ano, o serviço da operadora deverá chegar a mais de 70 municípios de todas as regiões do País.

Além dessas cidades que receberam cobertura recentemente, desde o inicio do ano (mais especificamente em Abril), a Vivo oferece o serviço 4G em São Paulo, Brasília, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. A partir daquela data, a empresa vem ampliando o número de municípios atendidos, como Curitiba, Porto Alegre, Vitória, Goiânia, ABC Paulista, Sorocaba, Ribeirão Preto, Guarulhos, Mogi das Cruzes, entre outras localidades.

A Vivo já comercializa vários modelos de smartphones para conexão à internet via 4G: Motorola Razr HD; LG Optimus G; Nokia Lumia 820; Nokia Lumia 920, Sony Xperia ZQ, Samsung Galaxy Express, Samsung Galaxy S IV, LG F5, além do BlackBerry Z10, este com foco nos clientes corporativos e do tablet Samsung Note 10.1 4G. A operadora está também adicionando ao portfólio, a partir de setembro, o Moto X.

Bairros de Palmas que receberam a tecnologia hoje: 101 Sul, 102 Sul, 103 Sul, 104 Sul, 106 Sul, 108 Sul, 110 Sul, 201 Sul, 202 Sul, 203 Sul, 204 Sul, 205 Sul, 206 Sul, 207 Sul, 208 Sul, 210 Sul, 303 Sul, 305 Sul, 307 Sul, 309 Sul, 401 Sul, 402 Sul, 403 Sul, 404 Sul, 405 Sul, 407 Sul, 409 Sul, 501 Sul, 505 Sul, 1302 Sul, 1303 Sul, 1305 Sul, 1402 Sul, 1403 Sul, 1501 Sul, 1502 Sul; 101 Norte, 102 Norte, 103 Norte, 104 Norte 105 Norte, 106 Norte, 107 Norte, 108 Norte, 110 Norte, 201 Norte, 202 Norte, 203 Norte, 204 Norte, 205 Norte; Aureny I, Aureny II, Aureny III, Aureny IV e Taquaralto.

Possível venda de dona da TIM pode gerar impactos no Brasil

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A possível venda de fatia dos principais acionistas da Telecom Italia, dona da TIM, terá forte impacto no mercado brasileiro. A América Móvil, dona da Claro, e a espanhola Telefónica, dona da Vivo, são os principais candidatos à compra, disseram analistas.

Para o analista da corretora CGD Securities Alex Pardellas, se Telefónica ou América Móvil assumirem o controle da Telecom Italia, os impactos da operação no Brasil deveriam ser amplamente analisados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Anatel.

Segundo Pardellas, para os consumidores, uma consolidação no setor de telecomunicações seria negativa por reduzir a concorrência. Já para as empresas isso poderia ter efeito contrário, já que o mercado brasileiro é considerado muito competitivo pelas companhias.

Na opinião do analista da corretora SLW Pedro Galdi, caso haja mudança de controle da Telecom Italia no exterior, os impactos no Brasil podem gerar “muita dor de cabeça para o Cade”.

Fontes próximas ao assunto afirmaram que os acionistas italianos da Telecom Italia pretendem vender suas participações na empresa.

A Telefónica, que detém a maior fatia da Telco, controladora da Telecom Italia, pode ter a opção de comprar a parte dos investidores italianos ou arriscar vê-las serem vendidas a concorrentes.

Analistas da corretora Bernstein afirmaram que a Vodafone, que acabou de fechar acordo histórico de US$ 130 bilhões com a Verizon, Telefónica, a japonesa Softbank, AT&T, e América Móvil eram potenciais compradores da Telecom Italia.

Operadoras apostam nas antenas em postes de luz

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Em meio ao aumento da demanda por internet móvel, as operadoras estão buscando alternativas urbanísticas mais amigáveis para a instalação de antenas, e uma delas é utilizar os postes de iluminação, estratégia já adotada pela Vivo e analisada por Oi, TIM, Claro e Nextel.

De acordo com dados da Anatel, existem hoje 60,4 mil torres de telecomunicações no Brasil. Mas com o aumento estimado de 200 por cento do tráfego de rede com uso de tablets e smartphones nos últimos anos, esse volume já não é suficiente para atender a demanda, segundo o sindicato das empresas do setor, o Sinditelebrasil.

As operadoras dizem ter dificuldades para instalar novas antenas devido a restrições urbanísticas impostas por legislações municipais, o que faz com que a aprovação para novas torres demorar até um ano para sair, disse o diretor do sindicato, Carlos Duprat.

“Existem mais de 250 municípios com legislações próprias para a instalação de antenas e todas muito restritivas”, declarou Duprat.

Uma proposta para normatizar a instalação dos equipamentos, apoiada pelo governo federal, tramita no Congresso Nacional.


Para apresentar alternativas mais amigáveis do ponto de vista urbanístico, a Vivo lançou há cerca de quatro meses o projeto-piloto “Site Sustentável” em parceria com o Sinditelebrasil e aprovado pela prefeitura do Rio de Janeiro.

O projeto consiste em colocar antenas em postes de iluminação, com equipamentos enterrados no subterrâneo, evitando assim instalar elementos novos no mobiliário urbano.

O diretor de redes da Vivo, Leonardo Capdeville, explicou que há quatro anos as operadoras já podem instalar equipamentos de telefonia em postes de transmissão de energia elétrica. No entanto, esses postes ficavam sobrecarregados de equipamentos, o que poluía visualmente as cidades. “Passamos então a trabalhar em um modelo com impacto menor”, disse Capdeville.

A operadora já substituiu dez postes de luz no Rio de Janeiro, no qual foram instaladas antenas, e a expectativa é ampliar o projeto para outros municípios, chegando até o fim do ano com 70 postes e a 100 no país até abril de 2014.

Em setembro, a ideia começará a ser implantada em Manaus, e a empresa está em tratativas com os governos de São Paulo, Aracaju e Distrito Federal.

A Vivo entrou recentemente com pedido para patentear a tecnologia, mas diz estar disposta a abrir mão da patente para que outras operadoras adotem o projeto. Segundo Capdeville, algumas concorrentes já entraram em contato.

A troca do poste por outro semelhante, mas com antena, é mais barata que a instalação de estrutura de uma torre nova, cujo preço pode chegar a 300 mil reais, disse o executivo.

“O modelo que a gente tem era viável até a geração anterior, quando só era usado o serviço de voz. Agora com dados, esse modelo é insustentável”, disse Capdeville, admitindo que o ritmo de instalação de antenas no Brasil ainda é lento, “principal razão pela degradação da qualidade do serviço”.

Em média, são instaladas de dez a 20 antenas diariamente no país, segundo o diretor do Sinditelebrasil, Carlos Duprat. “A previsão é dobrar o número de antenas em três anos”, disse.

As empresas de telecomunicações investiram 25,8 bilhões de reais em infraestrutura de rede, incluindo antenas, em 2012, recorde histórico do setor, segundo números do sindicato. No primeiro trimestre, o volume de investimentos já foi superior ao do ano passado, com 5 bilhões de reais.

Duprat disse que todas as operadoras estão interessadas no projeto iniciado no Rio de Janeiro, que foi inspirado em experiências de outras cidades no mundo.

Consultada, a Oi afirmou em comunicado que avalia, junto a operadoras e fornecedores, projetos alternativos para implantação de antenas de telefonia com redução do impacto visual no meio urbano.

“A companhia ressalta que está analisando os riscos envolvidos em cada projeto e identificando as possibilidades de melhoria operacional que garantam a segurança e a sustentabilidade”, afirmou a empresa.

Procuradas, Claro, TIM e Nextel não comentaram.

O secretário de Conservação do município do Rio, Marcus Corrêa Bento, lembrou que a prefeitura publicou no fim de 2012 um decreto sobre instalação de antenas na cidade e deu prazo até novembro próximo para as operadoras organizarem suas redes.

“Várias empresas não tinham cadastramento das antenas que possuíam na cidade, então obrigamos as operadoras a fazer o inventário. Até novembro teremos o número final”, disse o secretário. “Havia empresas colocando caixas do tamanho de geladeira nos postes”, disse.

Segundo o secretário, outras operadoras apresentaram soluções urbanísticas “amigáveis” para as antenas, mas o projeto da Vivo é o mais avançado até o momento.

Chip com número fácil pode custar até R$ 1.500

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No mercado oficial, um chip para habilitar um celular custa de R$ 10 a R$ 15 e pode vir com bônus para ligações. No paralelo, no entanto, o valor pode chegar a R$ 1.500. Este preço é praticado por vendedores que anunciam na internet números de “fácil memorização”. Um deles enviou à reportagem uma lista com cerca de 130 números disponíveis, com preços entre R$ 380 e R$ 900, conforme o grau de “facilidade” do número.
Os mais caros são os que têm mais números repetidos, como uma sequência de seis dígitos 3, por exemplo. Os quatro números iniciais iguais aos quatro últimos também são valorizados. Há também ofertas mais modestas, como a de um número para o DDD 31 terminado em “1819”, que custa R$ 39.


Os pagamentos são por depósito bancário ou transferência, e a entrega, via Correios. Nos muitos anúncios na internet, os vendedores apresentam os números como “ideais” para profissionais como médicos, advogados e comerciantes. Alguns dizem ter “contatos” dentro das operadoras para conseguir os números, mas os que foram procurados pela reportagem não quiseram dar entrevistas.

Em nota, a Vivo disse que a cada habilitação oferece gratuitamente ao consumidor três opções de números. A Oi informou, também em nota, que o mais seguro é adquirir o chip diretamente nos pontos de venda oficiais da operadora. A TIM é a única que permite a escolha do número desejado, mas cobra por isso. A operadora não revelou valores. A Claro não respondeu à tempo ao pedido de nossa equipe .

Fontes de mercado recomendam cautela ao passar dados como CPF para que os vendedores transfiram o chip para o nome do comprador, porque pode se tratar de um golpe.

De olho na popularidade das redes sociais, Claro lança o ‘Galera Claro’

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O telefone celular tem se consolidado como principal meio de acesso às redes sociais. No fim de junho, o Facebook atingiu 1,15 bilhão de usuários no mundo. Desse total, 819 milhões (ou 71% do total) utilizaram o dispositivo para conectar-se à rede social pelo menos uma vez no mês. Aqui no Brasil, dos 76 milhões de usuários do Facebook, 44 milhões se conectam via dispositivos móveis.

Antenada a este cenário, a Claro acaba de lançar um aplicativo que incentiva a criação de comunidades dentro do Facebook: o Galera Claro. Com ele, é possível convidar amigos para participar deste grupo e ainda ganhar prêmios como Torpedos, acesso grátis a internet e até ligações ilimitadas para celulares Claro. 

“Esta é mais uma ação que a Claro promove para se aproximar do público jovem, que está sempre conectado. Com o Galera Claro, a interação com os amigos pode ficar mais divertida e o cliente pode usar todos os serviços disponíveis na página da Claro do Facebook, como o canal de recarga, por exemplo”, afirma Gustavo Diament, diretor-executivo de marketing da Claro. “Temos mais de 2,8 milhões de fãs na rede, o que nos faz pensar em criar sempre algo novo e diferenciado para este público”, conclui o executivo.

A dinâmica é bem simples. O cliente acessa sua conta do Facebook pelo computador e, ao entrar na página da Claro, se cadastra gratuitamente no Galera Claro. A partir daí, ele pode ser beneficiado e poderá ganhar diversos prêmios como SMS gratuito, ligação gratuita para outro celular Claro, acesso a internet móvel. Para isso, ele precisa: acessar o aplicativo pelo menos uma vez por semana, convidar seus amigos da Claro e de outras operadoras para participarem da comunidade e fazer recargas pelo Facebook. Quanto mais usar, mais prêmios pode ganhar.

Já no primeiro acesso semanal o cliente pré-pago já ganha SMS gratuito para qualquer operadora nacional. A cada semana ele pode ganhar um novo prêmio. Ao convidar amigos tanto da Claro quanto de outras operadoras, o cliente também é premiado. E se o amigo de outra operadora aceitar o convite e fizer portabilidade do seu número para a Claro, eles poderão conversar gratuitamente através da promoção Número Favorito.

Todas as informações sobre os prêmios estarão disponíveis na página principal e o cliente terá a opção de resgatá-los ou doá-los. Ao optar pela “doação”, o prêmio será disponibilizado na timeline do cliente e estará disponível para os amigos do Facebook. O primeiro amigo Claro Pré-pago que clicar, resgatará o prêmio.
Basta olhar ao redor para perceber que a maioria das pessoas está sempre conectada, teclando em seus smartphones. De acordo com uma pesquisa realizada pela Claro, 70% dos brasileiros compraram seu smartphone há menos de seis meses. O Facebook é o aplicativo mais usado e, por isso, um canal importante de interação com os clientes da operadora.

Alem do Galera Claro, a empresa fornece acesso sem custo ao Facebook. O objetivo, em ambos os casos, é disponibilizar serviços que atendam as necessidades do novo comportamento do consumidor, que busca cada vez mais acesso à internet móvel.

Oi cobra quase R$ 200 mil por ligações feitas para nação extinta

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Há três meses, o empresário curitibano Newton Petterle tenta solucionar um problema com as linhas telefônicas da empresa dele, que estão cortadas. O motivo é a falta de pagamento de uma fatura de R$ 180 mil que a operadora Oi cobrou pelas cinco linhas que o empresário possui, mas que, segundo Petterle, contém ligações que não foram feitas por ele. Entre elas, estão ligações para a Iugoslávia, nação extinta em 1992.

A conta chegou no fim do mês de maio, com 36 páginas e o valor de R$ 180.391,08. Após duas das linhas ficarem mudas e o problema não ser resolvido, o empresário pediu uma segunda via da fatura por email, já que a original não havia sido entregue, e constatou o valor bem acima da média que ele estava acostumado a pagar, de R$ 197.

Além da Iugoslávia, a lista contempla ligações feitas do Uruguai para países como Estônia, Letônia e Mauritânia. Duas das ligações, por exemplo, foram feitas no mesmo dia e hora, com 14 minutos cada uma. O empresário garante que nunca esteve no Uruguai, e que manteve os chips com ele o tempo todo.

Quando reclamou para a operadora, Petterle teve outro problema. Ele gravou a informação prestada por um funcionário da Oi, de que apesar de o problema não ter sido resolvido, ele já havia esgotado as chances de reclamação. “Como já foram feitas duas análises da contestação, a regra mesmo é somente duas. A terceira, até se o senhor tentar abrir outra aqui, o setor não vai analisar. São somente duas contestações que são permitidas”, disse o funcionário.

A situação levou o empresário a recorrer para a Anatel, que, por email e telefone, garantiu que o erro seria reparado. “A Anatel me procurou dizendo que a operadora Oi tinha reconhecido o erro, que ia me dar um desconto de R$ 180 mil, e que ia me apresentar a conta correta no valor de R$ 280 aproximadamente. Então eu fiquei tranquilo”, lembra Petterle.

Apesar das garantias, as linhas seguem bloqueadas e o empresário tem recebido avisos insistentes de escritórios de cobranças. Diante do cenário, Petterle optou por recorrer ao Procon. Lá, foi informado de que a Oi é uma das recordistas de reclamações, que vão desde cobranças indevidas e abusivas até serviços não fornecidos, foram 3.517 registros apenas em 2013. “A Oi é uma das empresas que tem o maior índice de resolutividade, mas o problema dela está na outra ponta, que é a criação de problemas. Então é algo que a empresa tem que verificar, averiguar”, afirmou a diretora do órgão, Claudia Silvano.

A Oi informou que está investigando se houve alguma fraude no caso do empresário.

Naldo faz show para fãs da Claro no Facebook. Veja como foi

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Tinha tudo para ser apenas mais uma terça-feira de sol normal na Savassi, Belo Horizonte – Minas Gerais. Pessoas caminhando para o almoço, estudantes saindo dos colégios. Mas quem passou pela praça acabou se deparando, no meio da manhã, com uma estrutura montada para uma espécie de show. Em pouco tempo a notícia se espalhou, e muita gente foi assistir à apresentação gratuita do astro Naldo, às 12h de hoje.


Garoto-propaganda de uma operadora de celular, o funkeiro fez uma aparição relâmpago na cidade e cantou seus maiores sucessos para quem teve a sorte de passar pelo local. Músicas como ‘Se joga’ e, claro, ‘Amor de chocolate’, foram entoadas por fãs que suportaram o sol quente para ver o ídolo de perto.
É o caso da dona de casa Gnassie Gonçalves Vieira. A jovem mora em Cabo Frio e está visitando parentes em Belo Horizonte. Vai embora nesta terça e estava passando por acaso pela praça. “Vi o Naldo saindo da van e acabei parando. Vai ser muito bem assistir o show assim, bem de pertinho. Dei sorte”, comemorou.

Já as amigas Ana Paula Martins e Ingrid Farias, ambas promotoras de vendas, aproveitaram o horário de almoço para dar uma conferida no show. “Achei muito bacana a ideia de ser na praça. Não tenho coragem de ir a um show de funk, mas gosto muito do trabalho do Naldo. Vai ser uma oportunidade de assistir ao vivo”, disse Ana Paula. “Nunca vi nada parecido aqui na praça. Vim pra ouvir a música ‘Se joga’ e me jogar mesmo”, contou animada Ingrid.
A apresentação também foi transmitida para todo o país por meio do Facebook. Assista ao replay aqui.

Antes de se apresentar para o animado público, Naldo conversou com jornalistas sobre a carreira e novos planos. Falou ainda sobre o carinho que tem por BH, e prometeu voltar para outros shows maiores. “Tem um tempo que eu não venho à cidade, e tenho um carinho muito grande pelo público daqui. Sinto um calor humano muito forte nas pessoas. Depois do Rio, é o lugar que minhas músicas mais fazem sucesso”, afirmou.
Sobre o show surpresa na praça, ele também parecia animado. De acordo com o cantor, é uma das poucas oportunidades que tem de reunir um público um pouco diferente, como por exemplo, crianças.
Durante a conversa, Naldo acabou revelando a emoção de ter sido indicado na categoria “Melhor show”, no prêmio Multishow, que acontece nesta terça-feira. Além disso ainda revelou em primeira mão que foi indicado a cinco Grammys Latinos neste ano. “Tudo isso é uma grande conquista. A música nova, ‘Caipifruta’, é a faixa mais tocada no país já. No dia 10 embarco para uma turnê nos EUA de oito dias, então tem muita coisa legal acontecendo. Mas eu não abro mão da minha galera, da favela, de estra perto do povo. Eu gosto é disso”, garantiu.
Naldo acabou de gravar um DVD, em São Paulo, que deve ser lançado em outubro. O trabalho tem participação de Ivete Sangalo e Zezé di Camargo e Luciano. Neste próximo lançamento, o funkeiro ainda mostra um outra faceta: a de diretor. “Eu dirigi o DVD. Tanto a parte musical como a de palco, de cenário, de conteúdo. Isso toma muito tempo na carreira, mas desde que eu comecei a fazer isso vi as coisas acontecendo muito bem. É o como diz o ditado: o olho do dono engorda o gado”, brincou.

Antes de terminar a entrevista, Naldo ainda deixou escapar um desejo que ainda tem para a carreira. Seu sonho é tocar ao lado de Roberto Carlos. ” Sou muito fã e faço aniversário no mesmo dia dele, 19 de abril. Então seria bem legal dividir o palco numa data como essa”.

Site da Oi e aplicativo Minha Oi ganham prêmio mundial

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O site da Oi e o aplicativo Minha Oi foram premiados na décima edição anual do Stevie Awards, programa mundial que neste ano reconheceu o desempenho de empresas e indivíduos em mais de 40 países.

O site da Oi foi prata na categoria Website – Telecommunications. Já o aplicativo Minha Oi, que é um canal de autoatendimento para os clientes, foi bronze na categoria App-Utilities & Services. A Oi, que concorreu ao Stevie Awards pela primeira vez, foi a única operadora de telecom brasileira premiada. Os vencedores foram selecionados entre cerca de 3.300 cases de mais de 50 países inscritos para concorrer nas diversas categorias do prêmio.

A área mais acessada no site da Oi é a Minha Oi, onde o cliente tem acesso a todas as informações sobre os serviços contratados. O aplicativo Minha Oi, lançado em janeiro deste ano, oferece acesso às funções de autoatendimento de forma exclusiva para o ambiente móvel. Tanto no site quanto no aplicativo, a Minha Oi permite controlar contas dos últimos 13 meses, com resumo e versão detalhada em PDF; emitir 2ª via de conta e de código de barra para pagamento; visualizar o saldo do Oi Pontos; aderir ao débito automático em conta bancária; acompanhar o consumo de dados em tempo real; consultar saldos de franquias de voz, SMS e MMS para móvel (pós-pago) e também saldo de recarga e bônus pra Oi Cartão; e fazer recarga para Oi Cartão.

O aplicativo e a área Minha Oi no site da companhia refletem o esforço da Oi para priorizar o relacionamento com o cliente, também no ambiente digital. Com essa estratégia, centrada no usuário, a companhia dedica toda a atenção a cada ponto da jornada do consumidor com a Oi, em linha com as melhores práticas de customer care do mundo.

MTV entra na Sky em outubro, mas não pense que é por conta da nova lei

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A MTV Brasil vai voltar ao line-up da operadora Sky, mas não porque foi obrigada pelo governo por conta da nova lei da TV paga que obriga as operadoras a disponibilizarem canais abertos em sua programação.

O retorno se dá através da nova MTV Brasil, agora sob os cuidados da Viacom, detentora da marca. Com estreia prevista para o próximo dia 1º de outubro, a MTV Brasil ocupará o lugar do Vh1 na Sky no canal 86.

A medida visa herdar uma parcela residual dos frequentadores atuais do Vh1, canal que também se apóia no mercado musical e jovem.
A nova MTV Brasil terá, num primeiro momento, 60% da grade com conteúdo enlatados. Tiago Worcman, marido da atriz Carolina Dieckmann, é o vice-presidente de Conteúdo e Programação da emissora em sua nova fase.

Vale lembrar que apenas a Sky vai abandonar o canal Vh1 para para adicionar a MTV. Todas as outras operadoras que já contam com a MTV em suas grades, como Oi e Claro TV, permanecem com ambos os canais.