06/10/2024
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Operadoras enviam explicações sobre médias baixas em medição da banda larga

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As teles Oi, TIM e Telefônica|Vivo afirmaram ter enfrentado problemas pontuais em quesitos avaliados pela Anatel em alguns estados, na medição divulgada nesta sexta-feira (30), dos serviços de banda larga fixa e móvel. Segundo o órgão regulador, a Oi apresentou problemas em algumas medições de latência e perda em pacotes de telefonia fixa, enquanto Vivo e TIM tiveram metas inferiores de taxas de transmissão instantânea em alguns estados.

Em nota, a Oi informou que vem registrando avanços importantes nos indicadores de qualidade estabelecidos pela Anatel, “que têm se apresentado dentro das metas fixadas pelo órgão regulador”. Sobre o resultado da medição divulgada nesta sexta, a empresa ressalta que atingiu os seis indicadores de banda larga fixa em quatro estados, com exceção de três casos “pontuais”, que já foram mapeados e estão sendo “cuidadosamente” analisados e tratados pela companhia. Nos serviços móveis, a empresa atingiu as metas.
A Telefônica|Vivo afirmou, em relação aos resultados abaixo da média da transmissão instantânea de banda larga móvel em São Paulo e no Rio de Janeiro, que isso ocorreu por “problemas sistêmicos”, limitando o número de medições, “o que reduziu a validade estatística dos dados coletados”. “Já foram adotadas medidas corretivas para que os números de agosto reflitam com maior precisão o desempenho da rede da companhia”, informou a empresa, em nota.

A TIM afirmou, em comunicado, que está avaliando os resultados da medição para banda larga móvel. A operadora ressalta que, segundo a medição, atingiu a meta da taxa de transmissão média em todos os estados. Já em relação à taxa de transmissão instantânea, onde ficou fora da meta em São Paulo, esclarece que “está investindo constantemente com foco na ampliação e otimização da sua rede”, especialmente em infraestrutura no estado paulista.

TIM registra falha na rede de voz e 3G nesta sexta-feira

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Usuários da operadora TIM tiveram problemas, na manhã desta sexta-feira (30 de Agosto), para utilizar a rede de voz 3G no DDD 14, que abrange Bauru e região. Em nota, a assessoria confirmou o problema, que ocorreu por volta das 8h, devido a uma falha de Software.

Ainda de acordo com a empresa, em função do incidente, os usuários encontraram dificuldade para efetuar chamadas de voz, durante o período de, pelo menos, uma hora. Técnicos da operadora atuaram para o pronto restabelecimento dos serviços, que já estão normalizados.

Neste momento, porém, fomos informados que diversos clientes da empresa em Santa Catarina estão enfrentando falta de sinal. Alguns leitores entraram em contato conosco por e-mail agora a pouco informando que a TIM está sem sinal por lá desde o inicio da noite de hoje. Iremos buscar informações e se realmente for constatado problema junto à operadora publicaremos aqui no site. Fique com a gente!

Anatel divulga resultados das medições da banda larga

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Para Anatel, serviço de banda larga das operadoras está “na média”




Os resultados das medições da banda larga realizadas em julho demonstram que a maioria das prestadoras avaliadas alcançou todas as metas estabelecidas na regulamentação da Anatel. Na banda larga fixa, prestada por meio do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), as medições incluíram prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Na banda larga móvel, prestada por meio do Serviço Móvel Pessoal (SMP), foram avaliadas prestadoras de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.


Nos dois casos, as medições envolveram clientes das prestadoras com mais de 50 mil assinantes. Desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço.

Para as medições da banda larga fixa, foram escolhidos, por sorteio, voluntários que se inscreveram por meio do site www.brasilbandalarga.com.br. A partir dos dados registrados pelos medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios dos voluntários selecionados, foram acompanhados seis indicadores:
  • velocidade instantânea – velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário;
  • velocidade média – média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês;
  • latência – período de transmissão de ida e volta de um pacote, entre a casa do voluntário e o servidor de medições;
  • jitter (variação de latência) – instabilidade na recepção da informação (pacotes de dados);
  • perda de pacotes – ocorre quando, por falha ou baixa qualidade da conexão, um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede;
  • disponibilidade – período durante o mês em que o serviço ofertado pela prestadora esteve disponível para o usuário
Nas medições realizadas no último mês, todas as operadoras atingiram (em todos os estados avaliados) as metas relacionadas à velocidade instantânea, à velocidade média, à variação de latência e à disponibilidade. A Oi não alcançou, no Rio Grande do Norte, as metas relacionadas à latência bidirecional e, no Paraná e no Rio de Janeiro, à perda de pacotes.

O quadro abaixo apresenta os resultados das medições em todos os estados/prestadoras avaliados em julho.

IndicadorVelocidade InstantâneaVelocidade MédiaLatênciaJitterPerda de PacotesDisponibilidade
Meta95,00%60,00%85,00%80,00%85,00%85,00%
RJOi95,96%76,27%91,90%97,81%77,72%87,10%
Net96,11%97,66%96,00%99,94%94,48%95,31%
GVT99,93%100,55%97,89%99,93%95,33%94,34%
SP

Vivo


99,13%


92,11%


92,69%


97,99%


90,73%


94,49%
Net99,36%101,55%95,28%99,34%96,24%97,40%
GVT100,00%99,50%98,41%99,43%95,44%90,57%
CTBC/Algar98,55%95,85%94,50%97,11%90,98%97,62%
Ajato99,41%86,81%96,34%98,82%91,38%87,23%
MG

Oi


97,47%


85,92%


88,52%


98,69%


85,14%


90,27%
Net98,05%99,67%95,00%99,84%85,47%98,11%
GVT98,44%99,65%97,12%97,81%94,05%93,62%
CTBC/Algar97,47%92,03%93,29%99,16%88,63%96,08%
PR

Net


100,00%


101,67%


88,60%


98,13%


95,73%


94,83%
Oi95,37%81,42%90,78%97,12%83,64%97,22%
GVT99,76%99,13%96,47%98,65%93,89%91,94%
Sercomtel99,90%96,16%97,21%98,87%91,94%100,00%
RN

OI


99,46%


81,62%


14,02%


100,00%


86,50%


93,33%
Net99,81%98,36%97,29%99,82%99,10%100,00%
Cabo Telecom95,89%100,64%93,18%99,47%95,71%96,77%

Pelas medições realizadas em julho, a Anatel avaliou, também, a velocidade média das conexões, conforme detalhado na tabela a seguir.

PrestadoraVelocidade Média
(planos até 2Mbps)
Velocidade Média
(planos acima de 2Mbps)
RJOi1,16 Mbps6,78 Mbps
Net1,04 Mbps12,16 Mbps
GVT18,81 Mbps
SP

Vivo


1,45 Mbps


7,54 Mbps
Net0,99 Mbps11,23 Mbps
GVT16,59 Mbps
CTBC/Algar1,89 Mbps4,75 Mbps
Ajato17,53 Mbps
MG

Oi


1,20 Mbps


6,59 Mbps
Net1,03 Mbps11,05 Mbps
GVT12,91 Mbps
CTBC/Algar1,89 Mbps7,66 Mbps
PR

Net


1,02 Mbps


11,40 Mbps
Oi1,35 Mbps6,16 Mbps
GVT14,59 Mbps
Sercomtel5,93 Mbps
RN

OI


1,07 Mbps


7,23 Mbps
Net9,96 Mbps
Cabo Telecom8,94 Mbps

Na banda larga móvel, foram acompanhados dois indicadores:
  • taxa de transmissão instantânea – velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário; e
  • taxa de transmissão média – média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês.
As medições tiveram início no Rio de Janeiro e, até o final de outubro, abrangerão todo o País. Diferentemente do que ocorre na banda larga fixa, para as medições da banda larga móvel não há necessidade de voluntários. Como resultado de parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os medidores que monitorarão a qualidade do serviço serão instalados em escolas atendidas pelo Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas.

Todas as operadoras avaliadas atenderam à meta referente à taxa de transmissão média. Em relação à taxa de transmissão instantânea, a Vivo não atingiu a meta no Rio de Janeiro; a Vivo e a TIM não alcançaram a meta em São Paulo.

IndicadorTaxa de Transmissão InstantâneaTaxa de Transmissão Média
Meta95,00%60,00%
RJClaro100,00%82,29%
Oi99,27%80,64%
Vivo91,09%68,87%
Tim95,61%66,61%
SP

Claro


100,00%


102,64%
Oi99,76%73,81%
Vivo93,55%73,65%
Tim89,51%65,39%


MG
Claro99,86%96,92%
CTBC/Algar99,65%77,31%


Oi


96,04%


75,10%
Vivo100,00%85,52%
Tim96,83%80,17%


PR
Oi97,25%87,07%
Claro100,00%102,48%


Sercomtel


100,00%


95,63%
Vivo96,17%79,41%
Tim99,01%82,18%

Incrível! Vivo 4G Plus chega a mais 17 cidades hoje

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Além das cidades anunciadas ontem aqui no site, a Vivo preparou uma surpresa para a imprensa e seus clientes. Durante a coletiva realizada hoje pela manhã em Florianopólis – Santa Catarina, a maior operadora móvel do Brasil anunciou também a chegada de sua internet de quarta geração (4G) a mais 17 cidades brasileiras nesta sexta-feira (30).

Ao ativar a rede 4G hoje em mais 17 municípios de seis estados (RS, SC, PR, SP, RJ e BA), a cobertura de quarta geração da Vivo atinge 51 cidades no Brasil. A tecnologia oferece ao cliente uma experiência de uso totalmente diferenciada no acesso à internet pela rede móvel. Com desempenho até 10 vezes superior em relação ao 3G da Vivo, o usuário tem acesso ultrarrápido a vídeos, streaming de música e a jogos, entre outros serviços online ou na nuvem. Além da sinergia na infraestrutura, as redes 4G e 3G são complementares entre si. Por conta disso, quando o cliente ficar numa área sem cobertura de quarta geração, automaticamente é conectado à web via 3G ou 3GPlus, garantindo serviço de qualidade onde quer que o usuário esteja.

O 4G da Vivo possui diferenciais exclusivos, como o plano MultiVivo, que permite conectar tablet ou notebook à web por meio do plano de dados do smartphone. Apenas a Vivo oferece também a melhor qualidade (lidera o Índice de Desempenho de Atendimento da Anatel) e a maior cobertura 3G e 3G Plus do Brasil, com presença em mais de 3,1 mil municípios, que é uma vantagem relevante para uma boa conexão onde não há acesso ao 4G. Os planos da operadora para o novo serviço trazem muito mais franquia de dados, o que viabiliza explorar ao máximo as potencialidades da tecnologia. Há planos para smartphones, modems e tablets e também para o Vivo Box, opção destinada à conexão da casa do cliente.

Para smartphones, os planos oferecem franquia de 2GB a 6GB, além de voz ilimitada para Vivo e SMS livre para qualquer operadora, com preços a partir de R$ 149,00. A Vivo já comercializa vários modelos de smartphones para conexão à internet via 4G: Motorola Razr HD; LG Optimus G; Nokia Lumia 820; Nokia Lumia 920, Sony Xperia ZQ, Samsung Galaxy Express, Samsung Galaxy S IV, LG F5, além do BlackBerry Z10, este com foco nos clientes corporativos e do tablet Samsung Note 10.1 4G. A operadora está também adicionando ao portfólio, a partir de setembro, o Moto X.

As 17 cidades ativadas hoje com o 4G da Vivo são: Barra do Piraí (RJ), Macaé (RJ), Teresópolis (RJ), Volta Redonda (RJ), Bento Gonçalves (RS), Canoas (RS), Lajeado (RS), Farroupilha (RS), Santos (SP), Guarujá (SP), Cotia (SP), Florianópolis (SC), Joinvile (SC), Maringá (PR), Cascavel (PR), São José dos Pinhais (PR) e Porto Seguro (BA).

Outras 34 cidades já são atendidas pelo 4G Vivo: São Paulo (SP), Recife (PE), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia, Vitória, Santo André (SP), São Bernardo (SP), São Caetano (SP), Sorocaba (SP), Barueri (SP), Campos do Jordão (SP), Mogi das Cruzes (SP), Itu (SP), Águas de Lindóia (SP), Campinas (SP), Presidente Prudente (SP), Álvares Machado (SP), São José dos Campos (SP), Jaguariúna (SP), Araraquara (SP), Osasco (SP), Guarulhos (SP), Ribeirão Preto (SP), Mata de São João (BA), Pinheiral (RJ), Serra (ES), Cariacica (ES) e Domingos Martins (ES).

Claro e Sony anunciam promoção exclusiva

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A Claro e a Sony Mobile Communications lançam hoje a promoção ‘compre e ganhe’ com os conceituados smartphones da marca, o XperiaTM ZQ e o XperiaTM SP.

O XperiaTM SP sai por R$ 99,00 no plano Claro Online 2GB + 200 min + Torpedos + DDD, e o XperiaTM ZQ pode ser adquirido por R$ 299,00 no plano Claro Online 5GB + 400 min + Torpedos + DDD (valores válidos para portabilidade e clientes Claro).

Os clientes que adquirirem o Sony XperiaTM ZQ terão o direito a um cupom de desconto no valor de R$ 500. Já os que comparem o XperiaTM SP, receberão cupom de desconto no valor de R$ 300. Os cupons poderão ser utilizados na loja virtual da Sony na compra de alguns produtos, como uma Smart TV de LED 55’’.

Para participar, basta o cliente baixar o aplicativo Xperia Pivilege disponível na loja virtual, Google Play. Ao acessar o aplicativo, ele detectará o aparelho adquirido e aparecerá um banner com a promoção. Basta fornecer o e-mail para cadastro e o cupom de desconto será enviado ao cliente, em até 24 horas.

A promoção estará disponível nas principais lojas da operadora de todo o país até o dia 02 de outubro de 2013.

GVT enfim inicia atividades na cidade de São Paulo

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A GVT anunciou hoje (30) que, após anos de atrasos, a operadora finalmente começou a operar no mercado residencial da cidade de São Paulo e oferecerá seus serviços de internet banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa. Presente na metrópole desde o longínquo ano de 2004, até o momento ela apenas atendia empresas, e todo esse atraso de deve a desentendimentos com a Prefeitura de São Paulo.

A autorização para a instalação de sua infraestrutura só saiu no início deste ano, pois era desejo do município que a GVT utilizasse rede subterrânea e não aérea, o que atrasou em muito o plano. Resolvido o imbróglio e iniciada a operação, num primeiro momento apenas três bairros serão atendidos: Santana (Zona Norte), Santo Amaro (Zona Sul) e Tatuapé (Zona Leste). A operação no bairro de Pinheiros (Zona Oeste) terá início apenas em 2014. A GVT têm planos de expansão para outros bairros, inclusive disponibiliza um formulário para interessados se cadastrarem e serem avisados quando o serviço estiver disponível, o velho “por favor aguarde, sua ligação é muito importante para nós”.

A GVT está se comprometendo a entregar a velocidade de banda adquirida pelo cliente, tanto é que frisa muito bem no vídeo que seus armários de fibra óptica são instalados no máximo a 200 metros da casa do consumidor, garantindo perda mínima de pacotes e mantendo a qualidade do sinal.

De volta à GVT, os planos disponíveis são os seguintes: R$ 69,90 por 25 Mb/s de conexão, R$ 99,90 por 50 Mb e R$ 199,90 por 150 Mb. A taxa de upload é respectivamente de 2, 5 e 15 Mb/s. Todos os pacotes são vendidos em combo com telefonia fixa, cujos planos custam entre R$ 41,30 e R$ 91,30 por mês, e mediante um plano de fidelidade de 12 meses. Há também a opção de adquirir combos com TV, internet e telefonia, com valores que variam entre R$ 246,10 e R$ 426,10.

Ainda que os valores sejam um pouco altos eles estão um pouco abaixo da média cobrada pela GVT em outros estados, talvez pelo fato da Live TIM estar se expandindo consideravelmente, indo até mesmo para a periferia de São Paulo (ainda não chegou aqui em casa, mas aí a culpa é minha por morar no fim do mundo), o que é um feito e tanto se levarmos em conta que a Vivo possui uma quantidade irrisória de fibra óptica instalada na capital; os planos de dados da Live TIM começam em R$ 59,90 por 35 Mb/s de conexão. A GVT está dando sequência em suas obras para expandir a rede, já que ela quer atender o maior número de bairros possível e não perder mercado para a concorrência.


Assista agora ao “pedido de licença” da empresa para entrar na capital:

   

4G da Vivo chega a mais duas cidades amanhã. Saiba se é a sua!

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A Vivo lança amanhã (30), em Florianópolis e em Joinville, seus serviços de tecnologia 4G. O anúncio será feito para a imprensa às 11h, no Hotel Majestic, pelo diretor geral da Telefônica no Brasil, Paulo Cesar Teixeira.

Inicialmente, o governo exigiu a oferta nas cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo. As cidades de Florianópolis e Joinville terão acesso antes porque poderão sediar equipes do mundial para treinar. A exigência da Anatel é de que o serviço seja oferecido em SC até o final do ano, mas a Vivo está antecipando.

TIM passa a Claro e assume vice-liderança no 4G

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De acordo com os dados da telefonia móvel no Brasil divulgados pela Anatel nesta quarta-feira (28) o país teve uma mudança na segunda posição em 4G LTE. Isso porque a TIM foi a operadora que mais cresceu no período: 88,11%, somando 66,2 mil conexões e assumindo a posição da Claro, que obteve o menor crescimento das quatro maiores teles (23,92%) e fechou o mês com 44,6 mil conexões. A Oi cresceu 42,16% e totalizou 30,4 mil acessos.

Entretanto, a Vivo, que no final do mês de agosto somará 40 municípios com cobertura 4G, permanece líder no 4G com 45,11% do mercado, total de 116 mil acessos, crescimento de 42,31%. Ao todo, o País possui 257,2 mil linhas 4G, crescimento de 47,75% em relação a junho.

A TIM também cresceu agressivamente nos acessos via handsets 3G WCDMA: a operadora foi responsável por quase a metade (44,4%) de todas as adições líquidas de junho a julho, obtendo o maior avanço: 9,14%. Agora, a empresa conta com 18,693 milhões de acessos, mantendo o segundo lugar apesar do avanço da Vivo, que cresceu 4,19% e fechou o período com 17,094 milhões. A líder continua sendo a Claro, com 29,222 milhões de acessos, crescimento de 3,62%. A Oi, em quarto, cresceu 2,81% e fechou o mês com 8,098 milhões. A Nextel finalmente mostrou números mais substanciais em dispositivos 3G, fechando o mês com 2,9 mil acessos por conta do início das operações da rede em São Paulo.

A estratégia comercial da Nextel foca em handsets, mas o grande crescimento em 3G foi por meio de modems de dados: avanço de 31,19%, total de 157,9 mil linhas. A Vivo também contou com crescimento, mas proporcionalmente menor, de 1,64%, continuando com folga na liderança ao somar 3,438 milhões de acessos, quase metade de todo o mercado. De resto, todas as outras perderam base e fecharam o mês assim: Claro com 2,014 milhões; TIM com 730 mil; e Oi com 157,866 mil.

Apagão no Nordeste causa problemas também na telefonia

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Os clientes da TIM, Claro, Oi e Vivo enfrentam problemas para utilizar os serviços de voz e dados devido à falha no fornecimento de energia na região Nordeste nesta quarta (28).

Segundo a Vivo, os Estados afetados foram Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Piauí (em parte), Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba. A Vivo informou, por meio de nota, que “mesmo com o acionamento de geradores de energia e baterias da operadora, os clientes podem ter problemas para fazer e receber ligações e acessar a internet”, informou.

A TIM não informou que locais foram prejudicados e disse apenas que “alguns clientes da região podem ter tido dificuldades para utilizar os serviços”.

A Claro também confirmou o apagão nos Estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte. “Os serviços já estão sendo restabelecidos e a operadora trabalha para solucionar a instabilidade o mais rápido possível”, afirmou.

Já a Oi afirmou que o apagão afetou os serviços em “diversos Estados” da região Nordeste. “Os técnicos da companhia estão mobilizados para assegurar o eventual atendimento de ocorrências”, disse.

A dentista Ilanna Andrade, usuária da operadora TIM, afirmou que ficou incomunicável durante a tarde, enquanto durou o apagão. “Fiquei mais de duas horas sem o serviço de telefonia. A minha internet também parou de funcionar no momento que ocorreu o apagão. Somente no fim da tarde o sinal do celular voltou a funcionar”, disse.

Após o blecaute, foram identificados ainda problemas na rede de serviço de comunicação das operadoras Claro e Oi. A Claro afirmou que, em virtude do blecaute, parte dos clientes dos estados atingidos pelo apagão enfrentaram instabilidade para originar e receber chamadas e que cerca de 30% da sua rede já havia sido restabelecida após a falha. A operadora afirmou ainda que está trabalhando para normalizar o sinal em sua totalidade o mais rápido possível.

Mesmo após o retorno da energia, o sinal das operadoras continuava em oscilação. “Além de ficar sem eletricidade, também fiquei sem realizar ou receber chamadas e acessar dados online durante toda a tarde. Tinha compromissos marcados, mas sem o serviço de telefonia funcionando ficou difícil fazer alguma coisa”, comentou a enfermeira, Luana Rodrigues.

Governo discute como taxar serviços de streaming no país

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O governo começa nesta semana estudos para encontrar alternativas de cobrança para as empresas que distribuem conteúdos, como filmes e seriados de TV, pela internet. Na próxima sexta-feira (30) os presidentes da Anatel, João Rezende, e da Ancine, Manoel Rangel, vão se reunir para discutir modelos possíveis de taxação dessas empresas, que não recolhem tributos no país.

“Vamos dar o primeiro pontapé nesse debate”, disse Rezende. Segundo ele, é preciso analisar se empresas que oferecem esse tipo de serviço, como Netflix, Apple e Google, têm representação no Brasil, e de que forma a cobrança é feita dos usuários. “Eu acho que isso não é uma questão regulatória, é uma questão de ver como a Receita tributa.”

Para Rezende, da forma como está, as empresas de TV por assinatura acabam sendo prejudicadas, porque são submetidas à tributação do país, enquanto as que oferecem conteúdo pela internet não são tributadas da mesma forma. “Elas concorrem deslealmente, porque não têm a tributação tradicional, então cria esse problema. Mas vamos ter que pensar muito, não é uma questão simples”, avalia Rezende.

O estudo sobre as mudanças para empresas que oferecem conteúdo de vídeo na internet será feito a pedido do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. “Eles vão olhar as atividades e a lei já define o que é tributável ou não, não precisa fazer lei nenhuma, é só ver se vai se enquadrar. Por exemplo, se uma determinada atividade tem que pagar taxa do Condecine [Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional], eles vão fazer o enquadramento e notificar as empresas”, explicou o ministro.

Recentemente, em evento do setor de TV por assinatura, Paulo Bernardo defendeu a taxação dos serviços prestados por empresas estrangeiras.