05/10/2024
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CTBC lança rede MPLS de 10 Gbps com Extreme

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A Algar Telecom (dona da CTBC) investiu na tecnologia de redes Ethernet para redes empresariais e telecomunicações da Extreme Networks, com a implementação de uma rede MPLS de 10Gbps.

Com a nova estrutura, baseada em switches de alto desempenho da família Summit, os clientes da Algar terão uma rede de alta velocidade, com maior capacidade para serviços de voz convencional, VoIP, GSM, 3G, xDSL, GPON e trânsito IP.

Para a nova rede, a Algar adquiriu 90 unidades de switches Summit X460 e Summit X480, que se juntam a uma base instalada mista de 700 switches (1G e 10G), utilizando topologia em anel e protocolos L3 (OSPF) e MPLS.

De acordo com Luis Antônio Andrade Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom, a mudança para MPLS 10G é parte da estratégia de expansão da oferta de serviços de alta qualidade e ancorar a alta taxa de crescimento da demanda de tráfego.

“Em 2012 atingimos o patamar de 2,2 milhões de unidades geradoras de receita, o que representa uma evolução de 16% em relação ao ano anterior”, comenta o executivo.

Ainda segundo Lima, com a tecnologia MPLS viabilizada pelas soluções da Extreme Networks, a empresa obtém não só maior rapidez nas ativações, mas também a redução de custos na execução dessa atividade.

“Antes, para cada ativação era exigida a intervenção de técnicos em todos os elementos do anel metropolitano, o que causava lentidão ao procedimento. Agora, estes trâmites são eliminados”, explica ele. A Algar prepara-se agora para a migração de toda a sua estrutura para o novo padrão de tráfego.

A Algar Telecom, detentora da marca CTBC, oferece serviços de telefonia fixa, celular, internet banda larga (3G e ADSL), comunicação de dados e TV por assinatura (DTH e cabo).

Para ao mercado corporativo, a empresa ainda oferece serviços de TI e serviços diferenciados de gerenciamento.

GVT TV conclui carregamento de canais obrigatórios

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O carregamento de todos os canais considerados obrigatórios pela Lei 12.485/2011, que instituiu o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) não é mais um problema para a GVT. De acordo com o diretor de TV por assinatura da operadora, Dante Compagno, a operadora conseguiu encontrar uma solução e todos os 14 canais exigidos pelo must carry já estão sendo distribuídos via DTH.

Com a falha no lançamento do satélite Intelsat 27 em fevereiro, a expansão das operações de DTH da GVT ficou comprometida e o carregamento dos canais obrigatórios se tornou um problema para a operadora. A Anatel estendeu para o fim de agosto o prazo para a adaptação, que pode ser feita com uma alternativa à transmissão por satélite: a rede de dados. “Poderia ser uma possibilidade, carregar esses canais na plataforma de IPTV e distribuí-los, mas não foi o que aconteceu. Achamos uma solução para carregá-los via satélite e os estamos distribuindo pelo DTH”, conta o executivo sem dar detalhes do satélite que está sendo usado nem sobre as perspectivas de expansão futuras.

Claro inicia campanha (Claro)RED 2013 no Brasil

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A Claro inicia hoje a campanha (Claro)RED 2013 no Brasil, que tem como objetivo incentivar a luta contra a AIDS para conseguir uma geração livre do vírus até 2015. Desde que a América Móvil e a Fundação Carlos Slim uniram forças com a (RED) em dezembro de 2011, a Claro tem trabalhado por esta causa através das ofertas de produtos (Claro)RED. Um dos principais objetivos da instituição é ajudar a eliminar a transmissão do vírus da AIDS de mãe para filho.

A campanha (Claro)RED 2013 estará presente nas lojas da operadora em todo o país. A mensagem principal será “A cada dia 900 crianças nascem com HIV, ajude-nos a chegar à zero em 2015”. O objetivo é sensibilizar os consumidores para que adquiram os produtos que contribuam com a causa. 

A Claro Brasil reuniu os fabricantes de celulares Sony Mobile e Nokia nesta ação. Os aparelhos que fazem parte da campanha (Claro)RED 2013 são Nokia Lumia 920, que sai por R$ 299,00 no Plano Claro Online 5GB + 400 min + Torpedos + DDD, Nokia Asha 302, que é grátis no Plano Claro Online 500MB + 100 min + Torpedos + DDD e Sony Xperia SP, que no plano Claro Online 2GB + 200 min + Torpedos + DDD sai por R$ 199,00. Todas as ofertas são válidas para portabilidade e clientes Claro.

Gustavo Diament, Diretor-executivo de marketing, afirma que a Claro é uma empresa socialmente responsável, que está comprometida com a luta contra a AIDS. “Para nós, é uma grande honra contribuir para esta causa e conscientizar mais pessoas da atual situação daAIDS no mundo”.

Para mais informações, acesse o site da campanha.

Slim garante financiamento para afastar Telefónica da KPN

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Carlos Slim deu mais um passo no sentido de levar a bom porto o processo de aquisição da operadora KPN, que se encontra ainda numa fase inicial. O empresário mexicano assegurou financiamento que provém de “instituições financeiras de reputação internacional”.
A América Móvil ofereceu 2,40 euros por cada ação da incumbente do mercado holandês que ainda não detém. Contudo, a oferta ainda tem de passar pelo crivo do conselho de administração e de uma fundação independente da KPN com poder para a bloquear a venda.

A fundação da KPN está para defender os interesses da empresa, funcionários e acionistas. O órgão chegou a afirmar que a América Móvil não deixou bem claras quais são as intenções que levaram Carlos Slim a apresentar a oferta.

O prospecto da oferta da América Móvil sobre a KPN cita “maior cooperação operacional” entre as duas empresas. Contudo, o anúncio da oferta surgiu depois de a operadora holandesa ter concordado em vender a alemã E-Plus à Telefónica Deutschland (unidade alemã da espanhola Telefónica) por 8,1 mil milhões de euros. A operadora mexicana não anunciou uma decisão quanto à oferta mas fontes do “Financial Times” afirmam que a empresa considera a oferta demasiado baixa.
A América Móvil detém 30% da KPN e mesmo que a oferta de compra seja aceite pelos acionistas, a empresa de Slim não poderá usar os votos adquiridos na oferta pública de aquisição para rejeitar a oferta da operadora espanhola sobre a E-Plus. A assembleia de acionistas onde se decidirá a venda da E-Plus irá decorrer em Outubro, mas o registo dos direitos de voto terá lugar a 4 de Setembro, antes da conclusão da compra.

A Telefônica é dona da Vivo no Brasil. E a América Móvil da Claro, Net e Embratel.

Oi lança Kit de Internet Móvel Pré-Paga

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A Oi acaba de lançar, por R$ 99, um kit com minimodem e chip de Internet Móvel Pré para navegar na web pelo computador.

Com o kit, o cliente tem muito mais conveniência e flexibilidade. Lançada no final do ano passado, a Internet Móvel Pré teve um crescimento médio de novos clientes de 62% ao mês e o portal “Minha Internet Pré” já recebeu mais de 20 milhões de visitas. O kit pode ser encontrado em diversas redes varejistas.

Com a Internet Móvel Pré da Oi, os usuários podem escolher o pacote que mais se adequa a sua necessidade, favorecendo o controle de despesas. As opções são o pacote diário, com franquia de 50 MB, por R$ 1,89; o pacote semanal, com 100 MB, por R$ 9,90; o pacote mensal mais econômico, que teve a franquia ampliada de 150 MB para 350 MB, por R$ 34,90; e o pacote mensal para quem navega mais, com 500 MB, que teve o preço reduzido de R$ 59,90 para R$ 49,90. Neste novo portfólio, o pacote semanal e os dois mensais ainda oferecem agora acesso ilimitado à rede Oi WiFi. Mais informações estão disponíveis no site do plano.

Para utilizar a internet móvel pré-paga, basta colocar o chip Oi pré-pago em um minimodem (para navegar por notebook ou PC) ou em um tablet, abrir o browser e tentar navegar. Neste momento, o cliente será direcionado para a página de cadastro (portal “Minha Internet Pré”, com acesso gratuito, disponível no endereço www.oi.com.br/minhainternetpre), onde deverá informar seu CPF, e-mail, nome e data de nascimento para aderir ao serviço. Os pacotes de internet estão disponíveis para compra apenas via web e são debitados do saldo de recarga, ou seja, caso o cliente queira contratar um dos pacotes deve ter créditos válidos ou realizar uma recarga na hora.

Além de comprar pacotes e fazer recargas, no portal “Minha Internet Pré” o usuário também pode controlar o consumo, consultando seu saldo.

Lembramos que a Claro também oferece um kit de internet semelhante, saiba mais aqui.

Vivo fecha com humoristas do ‘Porta dos Fundos’ para propaganda

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O Porta dos Fundos continua faturando alto com a publicidade. O canal de humor do Youtube, que foi o mais rápido da história a alcançar 5 milhões de visualizações, estrela agora a nova campanha da Vivo. No vídeo, Kibe (Antônio Tabet) liga para o Rafa (Infante), que liga para o Fabio (Porchat) que liga para o João (Vicente de Castro). Tudo para armar uma balada.

O webfilme foi criado pela própria trupe do Porta dos Fundos em parceria com a agência Wunderman e reproduz um telefone sem fio para promover a oferta de pré-pago da operadora, que permite falar com qualquer Vivo do Brasil (em ligações locais ou DDD) por R$ 0,05 por minuto e enviar SMS para qualquer operadora por R$ 0,05. 

O curta traz os quatro amigos e humoristas do Porta dos Fundos tentando combinar o programa para a noite. Só que, diante das opções esdrúxulas e da atividade que cada amigo está executando no momento das ligações, as mensagens são repassadas para frente sempre de maneira equivocada.

O forró das empregadas em que mulher não paga, por exemplo, vira festa da mangueira fantasiada. Já quando João avisa que não vai poder sair porque a mãe está hospitalizada, Porchat não presta atenção e avisa aos outros que vai rolar festa no hospital.

“Vivo Sempre. Por só R$ 0,05 por minuto você chama seus amigos pra balada. Qualquer balada” é a assinatura.

GVT lança novos pacotes de TV apenas com DTH, sem conexão IP

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Sem alardes, a GVT passou a comercializar há alguns dias pacotes de TV por assinatura apenas via satélite, isto é, não vende mais exclusivamente set-top boxes híbridos que agregam distribuição dos canais lineares da grade via DTH com interatividade e serviços on-demand via IPTV. “Apesar de o uso de serviços on-demand ter tendência de aumentar, começamos a aprender um pouco mais sobre os hábitos dos clientes e não são todos que usam. A maioria usa, mas tem uma parcela de clientes que valoriza a diversidade de canais e a qualidade da imagem e para quem um produto mais simples só de DTH, sem conectividade, faz mais sentido”, explica o diretor de TV por assinatura da GVT, Dante Compagno.

O executivo garante que a estratégia da operadora não mudou: “continuamos vendendo TV onde temos rede, adicionamos apenas uma possibilidade de produto mais simples, com instalação mais fácil e sem muita complicação para aqueles clientes que querem apenas a TV por assinatura convencional, com o que temos de melhor em empacotamento e canais de alta definição”.

De qualquer forma, o lançamento do novo produto de TV da GVT abre possibilidade para que a operadora potencialize o mercado consumidor a ser explorado com a plataforma de DTH, sem necessariamente ter rede fixa instalada para serviços de banda larga. Isso porque, no início do mês, a GVT passou a adotar a solução de criptografia Cisco VideoGuard Smart Card em seu serviço de DTH, com proteção contra cardsharing e Control Word sharing, dois dos tipos mais comuns de pirataria via satélite. Até então, a GVT utilizava uma solução da Ericsson (integradora da plataforma de IPTV utilizada pela tele) com acesso condicional por DRM da Verisign, que fazia a autenticação pela rede de banda larga. Essa autenticação pela rede IP limitava a oferta de TV paga da GVT a áreas em que a operadora necessariamente comercializava banda larga e criava um componente adicional de complicação na instalação do serviço em relação a concorrentes como Sky, Claro TV e Oi TV, que usam acesso condicional tradicional. Embora a GVT mantenha a estratégia comercial de vender sobre o seu footprint de banda larga, a limitação técnica deixa de existir.

A GVT está comercializando dois pacotes para o serviço de TV via DTH sem interatividade, mas que têm o mesmo empacotamento das ofertas que combinam IPTV. O pacote de entrada Super HD traz 36 canais pagos (dos quais dez em HD), mais os canais abertos e obrigatórios custa R$ 69,90 ao mês e dá acesso também a conteúdos de TV Everywhere da Globosat – Telecine Play, Muu e Premiere ). Há ainda o pacote Ultra HD, que custa R$ 99,90 e traz 57 canais pagos (15 em HD), além dos canais abertos e obrigatórios e os conteúdos fora da TV da Globosat.

Oi tem novo diretor comercial na região Sul

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A Oi anunciou a nomeação de Giovani Cristiano da Silva, como o novo diretor de mercado Varejo da operadora na regional Sul.

Formado em Administração com MBA Executivo pela UFRJ, Silva tem mais de 15 anos de atuação no setor de telecomunicações, sendo 10 anos a frente das operações de varejo na própria Oi. Nos últimos anos estava na matriz da Oi, no Rio de Janeiro.

Silva é o terceiro nome no cargo em menos de dois anos. Em março do ano passado, Luciano Kliemaschewsk Marinho assumiu a função, ocupando a cadeira de Eduardo Aspesi, que ficou pouco mais de um mês na regional.

Segundo o novo diretor, a missão será “manter em alta os resultados e aproveitar o momento de crescimento da Oi na região Sul”. Para isso, a empresa anunciou um investimento de R$ 287 milhões no Rio Grande do Sul em 2013.

Com esse valor, a companhia terá destinado R$ 838 milhões ao estado, em três anos, para expandir e modernizar sua rede de telefonia móvel 2G, 3G e banda larga. É o maior montante entre todas as operadoras de telecomunicações.

No Rio Grande do Sul, a Oi conta com aproximadamente 4,6 milhões de clientes. São 2,5 milhões na telefonia móvel, 1,6 milhões na telefonia fixa, 500 mil em banda larga fixa e 60 mil em TV por assinatura.

A empresa atualmente luta para reencontrar seu caminho no mercado. A empresa fechou o segundo trimestre com um prejuízo líquido de R$ 124 milhões.

No início do ano, maus resultados da companhia resultaram na saída do presidente Francisco Valim, substituído por Zeinal Bava, ex-CEO da Portugal Telecom, empresa acionista da Oi.

Anatel vai distribuir Wi-Fi em 300 mil orelhões

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Há de se concordar que ninguém mais liga para os orelhões. Mas a Anatel tem um plano para torná-los atraentes na era dos smartphones com preços acessíveis: instalar conexão WiFi em 300 mil telefones públicos. 
 
A meta foi estipulada pelo presidente da agência, João Rezende. Segundo ele, o país tem 1 milhão de orelhões, muitos dos quais são subutilizados. Portanto, o plano é desativar 400 mil deles e modernizar os restantes, sendo que apenas a metade vai ganhar acesso à internet. Uma consulta pública será realizada em março do ano que vem para que os telefones repaginados entrem em operação até 2016.


Em outubro do ano passado, a Oi fez a primeira instalação de internet sem fio em um orelhão. E o #Minha Operadora contou como foi, relembre!

Vivo, Claro e TIM são líderes do celular no 2T13

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Agradecemos a todos que nos acompanharam até o fim desta madrugada durante toda a divulgação dos resultados de desempenho das operadoras brasileiras aqui no #Minha Operadora.

Como você pode perceber nas publicações anteriores, no 2º trimestre de 2013 (2T13), a Vivo liderou em cinco dos sete indicadores do celular acompanhados e a TIM e Claro em um cada.
IndicadorLíderes no
1T13
2T13
CelularesMarket Share
Vivo
Vivo
CrescimentoAdições Líquidas
Claro
TIM
ReceitaReceita Líquida
Vivo
Vivo
Receita p/ ClienteARPU
Vivo
Vivo
RentabilidadeMargem EBITDA
Vivo
Vivo
QualidadeReclamações na Anatel
Vivo
Vivo
CoberturaPopulação Atendida
Claro
Claro
Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas na análise.
Todos os dados apresentados foram cedidos gentilmente pela consultoria em telecomunicações Teleco. O Teleco acompanha desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através destes sete indicadores.