05/10/2024
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Vivo lidera, mas perde market share no pré-pago

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A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2T13 com 76,2 milhões de celulares e market share de 28,67%.


A TIM foi a única que cresceu em market share no 2T13.
Market ShareVariação do Market Share
(pontos percentuais)
1T122T123T124T121T132T13
p.p.
(TRI)
p.p. (2T13/2T12)
Vivo29,81%29,56%29,67%29,08%28,78%28,67%(0,11)(0,89)
TIM26,80%26,89%26,81%26,87%26,98%27,17%0,190,28
Claro24,56%24,58%24,51%24,92%25,11%25,01%(0,10)0,43
Oi18,53%18,65%18,69%18,81%18,74%18,71%(0,03)0,06

A Vivo é a líder em market share em duas regiões, em 11 das 27 unidades da federação e em 28 das 67 áreas locais (DDD). Em mai/13 a TIM passou a ser a lider em market share na Região I.

Líder em Market Share no 2T13
RegiãoUF*áreas locais (DDD)
VivoII e III1128
Claro817 (-1)
TimI617 (+1)
Oi25
* Unidade da Federação

A perda em market share da Vivo ocorre no segmento pré-pago devido à adoção de um critério de desligamento mais restritivo que a TIM.
Critério de desligamento de pré-pagos:
Vivo
TIM
Validade da recarga vencida há mais de
60 dias
180 dias
e não registraram nenhum tipo de tráfego há mais de
30 dias
90 dias
Nota: Claro e Oi não divulgam seus critérios.
Segundo estudo divulgado pela Vivo, ela ainda seria líder em market share de pré-pago se adotasse o mesmo critério de desligamento que a TIM.
Pré-pago1T122T123T124T121T132T13
TIM28,1%28,1%28,1%28,3%28,5%28,8%
Vivo28,3%28,0%28,0%27,2%26,7%26,3%
Claro23,7%24,0%24,1%24,7%25,0%25,0%
Oi19,6%19,6%19,5%19,5%19,4%19,6%

Já no pós-pago, somente a Vivo ganhou market share neste trimestre.
Pós-pago1T122T123T124T121T132T13
Vivo36,5%36,6%36,9%36,9%37,1%37,8%
Claro28,2%27,0%26,2%25,7%25,5%25,1%
TIM21,2%21,3%21,1%21,0%20,8%20,8%
Oi13,6%14,5%15,3%15,8%15,9%15,3%

Nota: Market Share significa participação de mercado. É a fatia da quantidade de clientes que cada operadora detém.

TIM cresce e volta a liderar em adições líquidas no trimestre

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A TIM liderou o crescimento no trimestre e a Claro, líder nos dois trimestres anteriores, caiu para a quarta colocação no 2T13.
Adições Líquidas (Milhares)
1T12
2T12
3T12
4T12
1T13
2T13
TIM3.1341.656535935856963
Claro1.2171.3704811.7911.070164
Oi9861.302604862256214
Vivo3.2309361.086
(668)
(150)
212
As adições líquidas de 1,7 milhões de celulares do 2T13 confirmaram a tendência de redução da taxa de crescimento para o celular no Brasil.
A TIM liderou por ter apresentado um bom desempenho no pré-pago e no pós-pago. Vivo e Claro apresentaram adições líquidas negativas no pré-pago e a Oi no pós-pago.

A Vivo liderou no pós-pago com adições líquidas superiores à soma das outras três operadoras neste segmento, mas apresentou adições líquidas negativas de 955 mil pré-pagos impactadas pela redução do prazo de desligamento de pré-pagos inativos.

Receita Líquida da Vivo ainda é a maior, mas tem crescimento negativo

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A Vivo se manteve na liderança com uma receita de R$ 5,5 bilhões no 2T13, mas teve crescimento negativo (1,7%) na comparação com o 1T13.
R$ milhões1T122T123T124T121T132T13Cresc. TriCresc.
2T12/2T13
Vivo5.106
5.128
5.341
5.823
5.636
5.540
(1,7%)8,0%
TIM4.1874.2694.4954.8214.5154.7565,3%11,4%
Claro3.1063.0022.9573.1413.0193.1022,8%3,3%
Oi2.0162.1602.1972.3722.2542.150(4,6%)(0,5%)
Nota: Receitas da Vivo não inclui receitas de interconexão da Vivo Fixo. Receita da Claro não inclui longa distância.
A Oi teve crescimento negativo da receita no trimestre e no ano.
As receitas das operadoras de celular estão sofrendo o impacto da redução do valor da VUM promovida pela Anatel.

Vivo amplia liderança em ARPU

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A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, contribuiu para uma menor redução no ARPU da Vivo.
ARPU (R$)1T122T123T124T121T132T13
Vivo
22,4
21,9
22,2
23,9
23,1
22,8
Oi21,321,422,221,520,520,0
TIM19,118,318,919,918,518,1
Claro17,016,015,016,015,015,0
ARPU Brasil
20,0
19,4
19,5
20,4
19,3
19,0
O ARPU de dados da Vivo (R$ 7,4) representou 32,3% do ARPU total (R$ 22,8) no 1T13.
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação:
  • Vivo e TIM incluem as receitas de longa distância, Oi e Claro incluem apenas a interconexão (VUM) associada a estas chamadas.
  • Vivo não inclui receitas provenientes do próprio Grupo, como interconexão em chamadas fixo-móvel da Vivo Fixo. Oi e Claro incluem estas receitas no ARPU.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) Brasil continuam crescendo quando comparados ao 2T12.
Minutos1T122T123T124T121T132T13
TIM126127139150145148
Vivo114116123128123128
Claro105107122126121119
MOU Brasil115117128135130134
Nota: Oi não divulga este indicador.

Nota: ARPU é um indicador utilizado para avaliar o desempenho de uma prestadora de serviços de telecomunicações baseado na receita média por cada usuário.

Grupo Telefônica/Vivo lidera em Margem EBITDA, sendo a mais rentável

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O Grupo Telefônica/Vivo manteve-se na liderança em rentabilidade com margem EBITDA de 30,3%, embora menor que a dos trimestres anteriores.

Desde o 4T12 as operadoras veem apresentando margem EBTDA menores. A queda maior neste trimestre foi a da Oi devido a um aumento de custos e despesas como com PDD (Provisão para devedores duvidosos).
Margem EBITDA1T122T123T124T121T132T13
Telefônica/Vivo34,2%37,5%34,4%43,3%32,1%
30,3%
Oi29,7%31,0%31,1%
33,3%
30,5%
25,4%
TIM26,3%26,7%25,5%28,4%25,9%
24,9%
América Móvil26,1%24,0%24,1%20,7%24,6%
23,3%
Nota: EBITDA significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”, em português. É um indicador financeiro, também chamado de Lajida, e representa quanto uma empresa gera de recursos através de suas atividades operacionais, sem contar impostos e outros efeitos financeiros.

Vivo foi a menos reclamada na Anatel e lidera em Qualidade

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A partir do 1T13 a qualidade passou a ser avaliada através do indicador de reclamações na Anatel. A Anatel suspendeu em abril de 2012 a divulgação dos indicadores de atendimento de metas de qualidade pelas operadoras.
Vivo e TIM apresentaram a menor quantidade de reclamações na Anatel por 1000 acessos durante os dois primeiros meses do 2T13. A Anatel não havia divulgado este índice para Jun/13 quando da publicação deste comentário.

A Anatel passou a divulgar o atendimento de indicadores de qualidade de rede em todos os municípios brasileiros. A partir do próximo trimestre estes indicadores serão incorporados a avaliação de qualidade feita por este comentário trimestral.

Claro continua na liderança em cobertura populacional

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A partir de agora você passa a acompanhar os principais resultados das operadoras de telecomunicações aqui do Brasil. A divulgação dos dados segue até o final da madrugada e cada segmento será divulgado aos poucos até lá. Apreciaríamos muito a sua companhia durante a divulgação! Para começar, vamos saber qual a operadora apresenta atualmente a melhor cobertura. Confira:



A Claro manteve a liderança em população atendida (91,3%), conquistada no 4T12 (4º Trimestre de 2012).

População atendida
Operadora1T122T123T124T121T132T13
Claro90,6%90,6%90,6%91,2%91,3%91,3%
Vivo90,7%90,7%90,8%
91,0%
91,1%
91,1%
Tim89,6%89,6%89,8%90,7%90,8%90,8%
Oi87,9%87,9%87,9%87,9%87,9%88,2%
Fonte: Anatel

Mas a Vivo continua na liderança em quantidade de municípios atendidos.
Municípios atendidos
Operadora1T122T123T124T121T132T13
Vivo3.7043.7053.7133.7333.7533.754
Claro3.5683.5683.5683.6293.6343.635
Tim3.2123.2123.2373.3513.3573.357
Oi3.3163.3163.3163.3163.3163.316
A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo a 3.131 municípios no 2T13, seguida pela Claro (1.187), TIM (898) e Oi (864).

Vivo vai enviar 800 mil SMS sobre amamentação

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A Telefônica|Vivo promoverá, em parceira com o Ministério da Saúde, uma ação em prol da amamentação. Durante o mês de agosto, serão enviadas 800 mil mensagens do tipo SMS para os clientes da base em diversas localidades do país: Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão, Amazonas, Roraima, Tocantins, Acre, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas. 

O cliente receberá a mensagem: “Amamentar faz bem para o bebê e para a mulher. Conte com um profissional de saúde. Sociedade Brasileira de Pediatria – Ministério da Saúde – Governo Federal”. Com foco no cuidado com a capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil, a fim de garantir o aleitamento até os dois anos, a campanha do Ministério da Saúde traz o slogan “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”.

Os SMSs serão enviados por meio da Diretoria de Promoção à Saúde da empresa e do programa SMS Torpedo Social, uma iniciativa que desenvolve campanhas de prevenção para colaboradores e clientes pós e pré-pagos utilizando torpedos SMS com mensagens e informações de utilidade pública. A operadora já enviou alertas sobre combate à febre amarela e à dengue, incentivo à doação de sangue e vacinação contra rubéola, entre outros. As ações podem ser regionais, nacionais ou segmentadas pelo tipo de cliente (pré ou pós-pago, por exemplo) ou localidade.

Anatel quer adiantar acessiblidade do 3G e 4G

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Lançado comercialmente em abril, o 4G ainda tem um longo caminho a percorrer para se tornar acessível ao brasileiro. De olho no potencial econômico, o presidente da Anatel, João Rezende, disse que pretende antecipar a meta de popularização da tecnologia (assim como a de sua antecessora, o 3G) e estendê-la a todo o país até 2018. “Vamos ver se é possível, depois de cálculos financeiros e obrigações de investimentos, antecipar a massificação do 3G para 2015 ou 2016 e do 4G para 2018”, afirmou. 

Rezende participou de um workshop sobre conectividade no Rio de Janeiro. Lá, anunciou que o próximo leilão do 4G está previsto para acontecer entre abril e maio de 2014, na faixa dos 700 MHz, hoje ocupada por emissoras de TV aberta, que aos poucos serão remanejadas para dar lugar à tecnologia móvel. De acordo com as metas da Anatel, todas as cidades-sede da Copa do Mundo têm até dezembro deste ano para instalar o 4G na faixa dos 2,5 GHz.

Ainda há muito a ser feito pela banda larga móvel. Levantamento publicado pela Anatel na semana passada concluiu que as metas de qualidade do 3G são respeitadas em apenas três capitais brasileiras: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Maceió (AL). Nas outras 23 e no Distrito Federal, ao menos uma empresa das quatro maiores fornecedoras (Vivo, TIM, Claro e Oi) foram reprovadas em algum critério, como taxa de sucesso na conexão com a internet e taxa de queda das conexões.

As duas grandes vantagens da frequência 700 MHz são abrangência do sinal e compatbilidade com aparelhos internacionais, como os produzidos nos Estados Unidos.

Para Sercomtel, reestruturação é essencial para ter equilíbrio de caixa

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A nova diretoria executiva da Sercomtel assumiu a operadora pública em fevereiro. E, agora, avança em seus planos de reestruturação para resolver seu problema de geração de caixa. Entre 2002 e 2012, a empresa registrou um prejuízo de R$ 102 milhões, mas pretende chegar a julho com um fluxo de caixa equilibrado. “Em consonância com o órgão regulador, que vem cobrando um posicionamento da direção, chegamos à necessidade de reduzir em R$ 2 milhões/mês as despesas”, afirmou o presidente da Sercomtel, Christian Schneider.

O projeto de reestruturação envolve a venda, em liquidação, das duas operações de TV à cabo (a Adatel TV e Comunicações Osasco e Adatel TV e Comunicações São José); o encerramento das atividades da operação de TV em MMDS em Maringá, já em operação e os estudos para tornar a gestão do call center privado. Atualmente, a Sercomtel detém 99% da Ask!, uma participação que deve ser reduzida a 49% em um prazo de um ano, conforme estudos da administração. De acordo com Schneider, a operadora também está revendo contratos de terceirização. 

No entanto, alega o presidente, o grande problema da Sercomtel hoje são as despesas com pagamento de pessoal, que consomem 34,24% da receita operacional líquida. Por isso, ainda no ano passado foi aberto um programa de desligamento voluntário, ao qual 99 funcionários aderiram, o que deve trazer economia de R$ 650 mil/mês, a partir de março de 2014.

Em julho, um novo programa foi aberto e, desta vez, 55 colaboradores foram desligados, um enxugamento que deve render à companhia uma economia de R$ 572 mil/mês, a partir de abril. Como o número de demissões ainda era insuficiente, a operadora de Londrina (PR) anunciou na quarta-feira a demissão de 23 colaboradores e há estudos para verificar a possibilidade de fechamento de outras 14 vagas. A perspectiva da diretoria é enxugar as despesas com pagamento de pessoal em mais R$ 240 mil. 

Questionada pelo sindicato que representa os trabalhadores de telecomunicações do Paraná por optar pela demissão de funcionários, em vez de enxugamento da diretoria, a Sercomtel frisa que está cortando pessoal também dos níveis gerenciais e de coordenação. Os acionistas da operadora, a Copel e a prefeitura de Londrina, estão reunidos para avaliar a possibilidade de enxugamento também na direção. “Mas isso é uma decisão que não cabe à direção executiva”, declarou Schneider.