04/10/2024
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Anatel nega reverter multas a Telefônica, TIM, Embratel e Telemar

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O conselho diretor da Anatel rejeitou pela segunda vez, em decisão publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta feira (31), tentativa da Telefônica|Vivo de reverter multa de R$ 44,89 milhões aplicada originalmente em julho de 2012, por descumprimento de indicadores de qualidade dos serviços de telefonia fixa. O conselho já tinha negado provimento a recurso no âmbito do mesmo processo em abril deste ano e agora negou pedido de reconsideração.

Infrações a normas sobre indicadores mínimos de qualidade motivaram também a manutenção de multas milionárias à TIM (R$ 13,31 milhões), operadora de telefonia celular, e à Embratel|Claro (R$ 10,59 milhões), operadora de telefonia fixa de longa distância, casos em que o conselho também reiterou julgamentos anteriores. As punições foram aplicadas originalmente em outubro de 2009 e junho de 2012, respectivamente.

Na mesma edição do diário oficial foram publicadas ainda negativas a pedidos de reconsideração feitos pela Telemar Norte Leste, empresa de telefonia fixa do grupo Oi, a multas aplicadas em março de 2010 e julho de 2012, respectivamente de R$ 7,291 milhões e R$ 970 mil, por infrações a normas relativas à manutenção de telefones públicos e à interrupção de serviços.

Teles móveis fazem mutirão no Paraná

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As operadoras de telefonia móvel do Paraná iniciam hoje (01) mutirão de atendimento em todo o Estado do Paraná para resolução de problemas. A ação é apenas um dos compromissos constantes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a CPI da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa no dia 19 de junho. Oi, TIM, Vivo, Claro e Sercomtel devem fazer ampla convocação de clientes por rádio e televisão para comparecerem nas lojas ou agências dos Correios (em municípios onde não há pontos de venda).

Nos jornais, os anúncios foram publicados no dia 25 de Julho. “Os consumidores devem aproveitar esse momento para resolverem seus problemas. As empresas têm cinco dias para receber e verificar a reclamação e mais cinco para dar uma solução”, explica o deputado Leonaldo Paranhos (PSC), que presidiu a CPI.

Até o próximo dia 05, a CPI deve encaminhar às operadoras as mais de 15 mil reclamações recebidas pela central móvel que percorreu o Estado entre 08 e 29 de maio, passando por Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Curitiba.

“Estamos finalizando o relatório e fazendo a triagem das denúncias para enviar às operadoras apenas as queixas que dizem respeito a problemas pontuais, deixando de fora as reclamações sobre falta de sinal, cuja solução depende de outras ações, que também serão executadas”, enfatiza Jefferson Abade, coordenador geral da CPI.

A fiscalização do mutirão será da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa e pelos órgãos de defesa do consumidor, como Procon, OAB e Ministério Público. No TAC, as operadoras também se comprometeram a entregar à Comissão de Defesa do Consumidor, até 31 de agosto, plano de investimentos para o Paraná. “Nesse plano devem estar contemplados investimentos que representem melhora significativa do sinal em médio prazo”, avisa.

Porto Seguro lança oficialmente operadora de telefonia

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A Porto Seguro promoverá nesta quinta-feira (1º), em Campinas – SP, o evento de lançamento da operadora de telefonia móvel Porto Seguro Conecta. Primeira Operadora Móvel com Rede Virtual (MVNO, na sigla em inglês) do País, a empresa é fruto da parceria entre a Porto Seguro e a Datora Telecom, e oferecerá serviços de dados e voz a partir da infraestrutura da TIM.


A empresa iniciou suas operações em junho do ano passado com a instalação de SIM Cards em dois mil veículos de clientes e da frota da Porto Seguro que contam com o serviço de rastreamento. A meta da companhia é alcançar um total de 450 mil veículos até 2014. A partir de agora, na segunda fase do lançamento, a Porto Seguro Conecta inicia a oferta de pacotes de dados e voz.

Friburgo investirá R$ 2,5 milhões em modernização de telefonia

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A prefeitura de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, está realizando modernizações na gestão pública. O sistema de telefonia, por exemplo, começa a ser trocado nesta semana, com a substituição do sistema por um mais moderno, utilizando chip de telefonia móvel capaz de selecionar as ligações entre telefone fixo ou celular. Além disso, será instalada fibra ótica em todo o município, permitindo a utilização de Intranet pelo governo municipal. O investimento será de R$ 2,5 milhões.

A empresa responsável pela instalação da fibra ótica em todo o município será a Vista Group Network. A UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) ficará responsável por receber os recursos do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A universidade será a controladora e terá a responsabilidade de vistoriar a Vista Group nesse trabalho de instalação.

A Vista Group fará a construção de 198 Km de fibra ótica nos oito distritos do município, rede que servirá de base para a Intranet. Depois que tudo estiver instalado, a UERJ irá doar para a prefeitura.

A Intranet é uma rede de computadores privada de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários ou colaboradores internos, tanto internamente como externamente ao local físico da empresa.
Dentro de uma empresa, todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais setores, podendo cada seção ter uma forma direta de se comunicar com as demais, o que se assemelha muito com a conexão LAN, que, porém, não emprega restrições de acesso.

A Intranet é um dos principais veículos de comunicação em corporações. Por ela, o fluxo de dados (centralização de documentos, formulários, notícias da empresa, etc.) é constante, buscando reduzir os custos e ganhar velocidade na divulgação e distribuição de informações.
O trajeto da Intranet será de interesse da prefeitura que passará a estar conectada com escolas, postos de saúde, hospitais municipais, secretarias externas, Defesa Civil, Autran, Polícia Civil e Militar. Com isso, eliminará a telefonia interna entre essas repartições, que hoje consomem de 30 a 40% das ligações.

Além do novo sistema de telefonia e da fibra ótica, serão instaladas câmeras para monitoramento na cidade. A Defesa Civil participou das reuniões e apresentou os pontos críticos de risco já mapeados, para monitoramento de encostas durante 24h. A Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) também contará com câmeras em áreas com problemas de trânsito. Ao todo, serão instaladas 90 câmeras.

A central de monitoramento será montada no prédio da Oi, anexo à prefeitura, com todos os envolvidos participando ativamente desse processo, como a Defesa Civil, a Autran e a polícia. De acordo com o assessor especial da secretaria municipal de Fazenda, Carlos Bouecke, “R$ 750 mil já estão disponíveis. A Vista Group já está com a especificação do material, que já foi aprovado pela Faperj. Inicialmente, serão instalados 28 km no Centro da cidade”, destacou.

Pane na GVT revolta clientes nesta quarta-feira

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Uma pane da operadora de telecomunicações GVT, ocorrida durante a manhã desta quarta-feira (31) deixou muitos usuários revoltados.


A empresa oferece serviços de TV por assinatura, Internet e telefonia, que passaram por problemas em diversas partes do País.

Muitos clientes, que não conseguiram utilizar os canais de atendimento da empresa, demonstraram insatisfação nas redes sociais. Por meio de sua conta no Twitter, a usuária Vivi Carmo, por exemplo, explicou que não conseguia acessar alguns sites por causa da conexão.

Ela reclamou para o perfil @gvt_suporte de que estava há cerca de 30 minutos no telefone à espera do atendimento. “Fui super mal atendida por uma funcionária do suporte que bateu o telefone na minha cara dizendo que o problema não era de vocês (GVT)”, reclamou.

O internauta Ícaro Souza também passou pelo mesmo problema. “Simplesmente não consegue carregar nenhuma página, estou tendo que usar a 3G do celular, é o que está me salvando hoje”, escreveu.

Por conta das reclamações, a GVT ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. As denúncias contra o serviço também foram divulgadas no Facebook.

Como resposta, a empresa questionou individualmente os clientes sobre quais os problemas passados por eles, entretanto não divulgou nenhuma nota oficial sobre a pane.

Confira algumas reclamações dos internautas:

TIM prepara estratégia de cobertura indoor com small cells

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A TIM informou que deverá cumprir o planejamento de investimento em capital (Capex) para 2013-2015 de R$ 10,7 bilhões. “Para os próximos dois anos, o planejamento de Capex é bastante viável e racional”, afirmou Rodrigo Abreu, presidente da operadora, durante conferência de apresentação dos resultados do segundo trimestre. A única diferença, segundo o executivo, é que haverá variação da alocação dos recursos para áreas prioritárias como small cells. O acordo de compartilhamento com a Oi no 4G, por exemplo, é um dos fatores a possibilitar essa maior diferença na alocação dos recursos, apontou Abreu. 

“O aumento do consumo de tráfego móvel vai elevar a expectativa de qualidade. É indispensavel o aumento de cobertura indoor. E, com a situação de licenciamento de infraestrutura atual, a estratégia de macrocelulas é muito difíciel, demora para executar. Já as small cells trazem maior velocidade de implantação, e ainda ganha capacidade de ser muito especifico em relação à necessidade de cobertura”, explicou o executivo. O primeiro roll out de small cells da TIM ocorreu no Rio de Janeiro para fortalecer a infraestrutura durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). 

Segundo ele, ainda não há definição do tipo de small cell a ser utilizada e o investimento forte na tecnologia deve se dar no ano que vem. “Essa é tendencia direcional. Ainda é cedo para dar numeros, mas faz parte dos nosso plano de Capex do ano que vem. Ao longo da evolução poderemos dizer mais das implantações”.

Apesar do offload WiFi não ser considerado um modelo de small cells, Abreu citou esse recurso como mais uma oportunidade de garantir uma boa experiência para o usuário. A operadora informou que adicionou mais 50 hotspots no 2T13 e dois novos aeroportos à cobertura, totalizando 19 aeroportos cobertos.

Vivo Sempre Ilimitado

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PROMOÇÃO VIGENTE

Após confirmar seu cadastro no Vivo Sempre Ilimitado serão descontados R$ 7,50 do seu saldo de recarga e você já poderá falar ilimitado com qualquer celular Vivo do Brasil usando o 15, além de enviar torpedos ilimitados para qualquer Vivo por 30 dias, além disso, fala a R$ 0,10/minuto com fixo local.


É isso mesmo! Por R$ 7,50 por mês você fala ilimitado por um ano inteiro, o beneficio será renovado automaticamente a cada 30 dias para você continuar falando ilimitado. Atenção! Após o cadastro serão canceladas outras promoções ativas em sua linha, mas fique tranquilo, você não perderá o saldo de bônus que já ganhou de outra promoção. Você também receberá comunicações com novidades e informações desta e de outras promoções da Vivo e de seus parceiros.


O beneficio será renovado automaticamente a cada 30 dias e, se em algum mês não tiver saldo suficiente você não perde a promoção, é só recarregar para voltar a participar.


Quem pode participar

  • Qualquer cliente Vivo Pré ou Vivo Controle da região Nordeste (Área 10);
  • Estados: PE, CE, AL, PB, RN, PI;
  • DDDs participantes: 81 à 89.

Você poderá se cadastrar na promoção até o dia 30/11/2013.


Você tem acesso ao regulamento completo desta oferta clicando aqui.

Vivo ON

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PROMOÇÃO VIGENTE


Para participar da promoção Vivo ON basta se cadastrar e fazer sua primeira recarga de R$ 13 ou mais a cada 30 dias para ganhar seus bônus. Após ativar a Vivo ON os benefícios são válidos até o final da promoção, mas para isso é necessário que você faça uma recarga de R$ 13 ou mais e utilize no mínimo R$ 12 a cada 30 dias. A taxa para adesão a promoção é de R$ 12,90 e será descontada da primeira recarga. Os bônus são de acordo com o valor da recarga e são válidos para falar com celulares Vivo e Vivo ON, envio de SMS e acesso gratuito a internet. Quanto maior o valor da recarga, mais benefícios você terá para ficar conectado. Para fazer uso da internet você deverá realizar uma recarga de R$ 18 ou mais. Aproveite! Atenção, caso possua um pacote de internet ativo no momento em que fizer uma recarga de R$ 18 ou mais, seu pacote será automaticamente cancelado. Os aparelhos BlackBerry não são compatíveis com o benefício da internet no Vivo ON. Você receberá informações com comunicações desta e de outras promoções da Vivo e seus parceiros.

Recargas de R$ 35 ou mais 

Nas recargas acima de R$ 35,00 você ganha:
  • SMS ilimitado para qualquer Vivo;
  • R$ 450 para falar de Vivo ON para Vivo ON em ligações locais;
  • R$ 450 em bônus para falar em ligações para celulares Vivo em ligações locais.
Você pode utilizar até R$ 60 de bônus por dia. Além disso você terá acesso livre a internet. Com o Vivo ON você tem acesso a internet até atingir o limite de 200 MB, após este limite você continua conectado, porém com velocidade reduzida de até 32 kbps. A Vivo te avisará quando você atingir este limite. Todos os benefícios tem validade de 30 dias e estão condicionados a um consumo minimo mensal de R$ 12.

Recargas de R$ 25

Nas recargas de R$ 25 você ganha:
  • SMSs ilimitados para qualquer celular Vivo;
  • R$ 225 em bônus para falar com Vivo ON em ligações locais;
  • R$ 225 em bônus para falar com celulares Vivo em ligações locais.
Você pode utilizar até R$ 40 de bônus por dia. Além disso você terá acesso livre a internet. Com o Vivo ON você terá acesso a internet até atingir o limite de 200 MB, após este limite você continua conectado, porém com velocidade reduzida de até 32 kbps, a Vivo te avisará quando você atingir este limite.
Recargas de R$ 20

Nas recargas de R$ 20 você ganha:
  • SMSs ilimitados para qualquer celular Vivo;
  • R$ 125 em bônus para falar com Vivo ON;
  • R$ 125 em bônus para falar com celulares Vivo em ligações locais.
Você pode utilizar até R$ 30 de bônus por dia. Além disso você terá acesso livre a internet. Com estas recargas você terá acesso a internet até atingir o limite de 50 MB, após este limite você continua conectado, porém com velocidade reduzida de até 32 kbps. A Vivo te avisará quando você atingir este limite.

Atenção! Caso possua um pacote de internet ativo no momento em que fizer uma recarga de R$ 18 ou mais, seu pacote será automaticamente cancelado.

Recargas de R$ 15

Nas recargas de R$ 15 você ganha:
  • 1000 SMS para qualquer celular Vivo;
  • R$ 50 de bônus para falar com Vivo ON em ligações locais;
  • R$ 50 para falar com celulares Vivo em ligações locais.
Você pode utilizar até R$ 30 do bônus por dia. Todos os benefícios tem validade de 15 dias e estão condicionados a uma recarga mínima mensal de R$ 15.
Para manter-se na promoção Vivo ON e continuar utilizando os benefícios, você precisa ter um consumo minimo mensal de R$ 12 na primeira recarga feita após o seu dia N. Por exemplo, se até o dia N você tiver utilizado R$ 8 de sua recarga, serão debitados R$ 4 correspondentes a recarga de consumo minimo. O dia N é o dia em que foi feita a primeira recarga participante após o cadastro na promoção. Por exemplo: você cadastrou na promoção no dia 03 e efetuou a primeira recarga participante no dia 04, portanto o seu dia N será 04 de cada mês. Essa regra será válida enquanto você estiver participando da Vivo ON. Aproveite, no mês de cadastro o consumo minimo não é cobrado.
Com o Vivo ON seu saldo será consumido nesta ordem:
  1. Bônus de outras promoções e os bônus Vivo ON para falar com outros clientes Vivo ON;
  2. Os bônus Vivo ON para falar com outros celulares Vivo;
  3. Os saldos de pacotes;
  4. O valor dos créditos de recarga referentes a sua consumação minima;
  5. O valor dos créditos de recarga respeitando suas validades;
  6. Por fim, os bônus da recarga econômica e bônus iPhone, caso possua.
Para manter a promoção e estar sempre conectado basta fazer uma recarga de R$ 12 ou mais a cada 30 dias. Após este período você perderá os benefícios da promoção, mas terá ainda 7 dias para fazer uma recarga. Os 7 dias adicionais serão sua última chance para poder recarregar e não perder a oferta. Para voltar a ser um cliente Vivo ON você deverá se cadastrar novamente e pagar a taxa de adesão de R$ 11,90. Você também tem a opção de comprar mais 10 ou 3 dias na Vivo ON. Você não manterá os benefícios da promoção mas receberá 10 ou 3 dias de permanência e ainda ganhará SMS para continuar se comunicando.
Pacotes de Permanência
Com os pacotes de permanência caso você não possa realizar uma recarga participante no período estipulado para se manter na promoção Vivo ON, você tem a opção de contratar mais dez ou 3 dias de promoção e ainda ganhar SMS para continuar se comunicando. Você tem a opção de comprar o pacote de 10 dias por R$ 8 e ganhar 500 SMS ou o pacote de 3 dias por R$ 3 e ganhar 100 SMS. Lembre-se de fazer uma recarga de R$ 12 ou mais antes do término do período contratado para garantir sua permanência na Vivo ON.

Você poderá se cadastrar na promoção até 31/01/2015.

Você tem acesso ao regulamento completo desta oferta clicando aqui.

Receba Ligações e Ganhe Bônus

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PROMOÇÃO VIGENTE
Receba ligações e ganhe bônus para falar, é isso mesmo! A cada 1 minuto de ligações recebidas de outras operadoras ou telefone fixo você ganha R$ 1 de bônus para falar com qualquer Vivo em ligações locais válidos por 7 dias. Você pode ganhar até R$ 20 de bônus por semana, basta acumular ao menos 2 minutos de ligações recebidas durante a semana, ter feito uma recarga de qualquer valor nos últimos 30 dias e estar dentro do prazo de validade da recarga.

Para participar, após realizar o seu cadastro na promoção, você deve realizar uma recarga de qualquer valor em até 30 dias. A taxa de adesão é de R$ 1,90 e será descontada desta recarga. Após o cadastro você participará da promoção por um ano.

Você acumula os minutos recebidos de domingo à sábado e recebe os bônus na semana seguinte. No momento em que você receber os bônus a Vivo enviará a você um torpedo SMS com o valor e a validade do bônus. Cadastre-se agora e aproveite!

Você poderá se cadastrar na promoção até 31/12/2014.

Você tem acesso ao regulamento completo desta oferta clicando aqui.

Infinity Pré

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Os clientes do plano Infinity Pré pagam só R$ 0,25 por chamada para falar com qualquer TIM do Brasil usando o 41, e não importa o tempo de chamada. Com o Infinity Pré você também pode falar com fixos locais de qualquer operadora pagando apenas R$ 0,60 por chamada de duração ilimitada. E o melhor, você não precisa se cadastrar nem pagar taxa de adesão, é só começar a usar.

Você poderá se cadastrar na promoção até não precisa se cadastrar.

Você tem acesso ao regulamento completo desta oferta clicando aqui.