04/10/2024
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Brasil lidera investimento em telecomunicações na América Latina

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O Brasil, ao lado de Argentina e Chile, liderou o investimento per capita em telecomunicações na América Latina entre 2008 e 2011, segundo um estudo apresentado no marco do Primeiro Congresso Ibero-Americano de Telecomunicações.

O estudo foi elaborado pelo Observatório de Indicadores de Telecomunicações na América Latina da Associação Ibero-Americana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações (AHCIET) e a empresa de investigação e consultoria Ovum.

Segundo o relatório, o investimento em telecomunicações entre 2008 e 2011 no Brasil foi de US$ 63,36 por habitante, enquanto no Chile foi US$ 69,83 e na Argentina US$ 59,94.

Na opinião de Pablo Belo, secretário-geral do AHCIET, o aumento dos investimentos em telecomunicações no países citados gerou uma maior acessibilidade aos serviços e foi estimulado pelo aumento da penetração, maior concorrência e reduzidos custos de acesso para os usuários.

Por outro lado, Belo indicou que entre 2008 e 2011 caiu a despesa média que um usuário dedica ao serviço de telecomunicações, conhecido como ARPU em cinco países: México (-15%), Brasil, Colômbia e Chile (-13%) e Argentina (-1%).

Nestes cinco países, o custo de acesso à banda larga móvel foi inferior a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

O congresso de telecomunicações, que terminou hoje, contou com a presença de autoridades de Governos e reguladores, executivos de empresas públicas e privadas, especialistas de organismos internacionais, associações gremiais e usuários de 21 países da região.

A atividade esteve associada à Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo 2013 que será realizada no Panamá em outubro.

Sercomtel receberá aporte de 7 milhões de reais

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A empresa de telefonia de Londrina, Sercomtel, deve receber até setembro deste ano, um aporte de R$ 7 milhões frente aos R$ 30 milhões solicitados às sócias da empresa, Prefeitura de Londrina e Copel.

A informação é do prefeito Alexandre Kireeff, em entrevista à Rádio Paiquerê AM. Do total de auxílio à Sercomtel, o município vai entrar com R$ 3,850 milhões. Os demais 45% serão repassados pela Companhia Paranaense de Energia.

“Os outros R$ 23 milhões cabe a Sercomtel, através de seus esforços administrativos, tentar superar”, comentou o prefeito.

Segundo a assessoria de imprensa da administração, o prefeito encomendou às secretarias de Fazenda, Planejamento, Gestão e Governo um estudo com diferentes opções de aporte. As sugestões deverão ser apresentadas até a próxima sexta-feira (02/08).

Kireeff pediu que os secretários analisem três situações distintas: na primeira, seria 100% em recursos financeiros; na segunda, em bens imóveis; e na terceira, um misto entre as duas anteriores.

O projeto de lei para o aporte deve ser encaminhado para aprovação da Câmara de Londrina no início de agosto. Ele deverá contemplar a melhor sugestão apresentada pelas secretarias.

A prestadora busca com a medida cobrir despesas com o processo de reestruturação da empresa. O plano estabelecido pela diretoria executiva da Sercomtel se iniciou com a liquidação das operações deficitárias das empresas de TV a cabo Adatel em Osasco (SP) e São José (SC) e a abertura de um programa de desligamento voluntário dos colaboradores da própria empresa.

O processo de reestruturaçãoda Sercomtel tem como objetivo o equilíbrio econômico das operações da empresa em julho de 2014.

Vivendi venderá participação na Activision Blizzard

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A Activision Blizzard recomprará quase US$ 6 bilhões das ações que atualmente pertencem à francesa Vivendi, dona da GVT no Brasil, dando fim a meses de negociações sobre o destino da empresa norte-americana de jogos eletrônicos. A companhia francesa optou por continuar com a GVT no Brasil.

Separadamente a Vivendi anunciou que também venderá cerca de US$ 2,3 bilhões em ações da Activision para um grupo de investidores liderados por Bobby Kotick e Brian Kelly, executivo-chefe e vice-presidente da empresa de videogames.

A Vivendi venderá 429 milhões de ações para a Activision por US$ 13,60 cada e, embora o preço seja menor do que o de US$ 15,18 do fechamento de ontem, a Vivendi afirmou que o valor está acima da média histórica dos papéis. O grupo de investidores comprará 172 milhões de ações da empresa e passará a ser o maior acionista, com 24% de participação. 

Quando a operação for concluída, os representantes da Vivendi na Activision (incluindo o diretor financeiro e atual presidente, Chairman Philippe Capron) deverão deixar a companhia, segundo fontes.

A Activision divulgou separadamente seus resultados trimestrais e disse que teve lucro de US$ 0,28 por ação e US$ 1,05 bilhão em vendas. Excluindo itens extraordinários, o lucro por ação foi de US$ 0,08 e a receita ficou em US$ 608 milhões. Analistas previam lucro por ação de US$ 0,05 e receita de US$ 601,1 milhões.

GVT já distribui panfletos para a chegada em São Paulo

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A operadora GVT está cada vez mais próxima de iniciar as suas atividades em São Paulo. O fórum PDA Brasil divulgou nesta semana imagens de um folheto que, supostamente informa quais serão os preços dos planos 2 em 1 da empresa (banda larga e telefonia) voltados para consumidor paulistano.

Chama a atenção o fato de que a empresa oferece apenas planos tendo como velocidade inicial 25 MB. Além disso, ao menos por enquanto, não há nenhuma menção aos serviços de TV por assinatura. Inicialmente as opções seriam as seguintes:
  • 25 Mega + GVT Ilimitado Local: R$ 141,20
  • 50 Mega + GVT Na Medida: R$ 151,70
  • 25 Mega + GVT Ilimitado Total: R$ 171,20
  • 50 Mega + GVT Ilimitado Local: R$ 171,20
  • 150 Mega + GVT Ilimitado Total: R$ 301,20
A GVT confirmou que iniciou no mês de julho uma oferta dirigida a moradores e estabelecimentos comerciais da Zona Norte de São Paulo, localidade em que a construção de sua rede de fibra óptica está mais avançada.

A empresa confirmou ainda que em agosto a cidade de São Paulo passa a integrar o portal GVT. A implantação da estrutura teve início em dezembro de 2012 e a disponibilidade em todas as regiões da cidade será gradual. Alguns endereços da região de Santana já têm acesso aos planos de banda larga, pacotes de TV por assinatura e telefonia fixa.

América Móvil avalia acordo entre KPN e Telefónica

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A operadora mexicana de telefonia América Móvil ainda vai decidir se apoia a proposta da KPN de vender sua unidade alemã para a espanhola Telefónica, disse o presidente da America Móvil, Daniel Hajj.

A América Móvil detém 30% de participação na operadora de telecomunicações holandesa KPN.

A empresa mexicana, controlada pelo bilionário Carlos Slim, perdeu cerca de 2 bilhões de euros com seu investimento na KPN desde o ano passado e o acordo proposto reduziria sua exposição à Alemanha, maior mercado de telefonia móvel da Europa.

“Vamos avaliar os termos e as condições da operação… quando forem apresentados aos acionistas da KPN, nós vamos tomar uma decisão”, disse Hajj, genro de Slim, a analistas.

Por culpa da Oi, SAMU faz atendimento temporário pelo 190 e 193

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A Prefeitura de São Luís – MA, através da Secretaria de Saúde (Semus), informa que devido a uma falha técnica nos serviços da operadora de telefonia Oi, o telefone 192, número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), se encontra fora do ar.

Os usuários que precisarem do SAMU devem ligar para o 190 ou 193, tanto o Corpo de Bombeiros quanto o CIOPS, estão prontos para fazer o direcionamento das demandas para o SAMU.

De acordo com informações da operadora Oi, o número de atendimento do SAMU (192) foi restabelecido por volta das 22h de ontem (26).

Embratel renova call center da Cemig

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A Embratel venceu a licitação para fornecer uma nova solução de atendimento inteligente para a Cemig, terceiro maior grupo gerador de energia no país.

A nova solução da Embratel trará ao call center da companhia um serviço de voz customizado, destinado ao atendimento de aproximadamente sete milhões de clientes da empresa, distribuídos em 774 municípios de Minas Gerais.

A Embratel desenvolveu uma plataforma de atendimento inteligente, utilizando Unidades de Resposta Audível (URA’s) associadas aos números 0800, o que aprimora o tempo e eficiência de resposta aos chamados.

Além dos URAs, a solução também fornece relatórios customizados, permitindo a análise para otimizar recursos do call center, conforme explica Djalma Bastos de Morais, Diretor-Presidente da Cemig.

“A solução ainda tem como objetivo promover uma evolução tecnológica, por meio do fornecimento da Tecnologia Text to Speech, automatizando tarefas rotineiras, reduzindo tempo de resposta e oferecendo suporte multi-lingual com conversor de texto para fala”, explica.

Para Gustavo Silbert, Diretor Executivo da Embratel Empresas, o novo contrato se soma a outros serviços já prestados para a Cemig, como os de telefonia fixa local, DDD e DDI, rede de dados e telefonia DDD originada de terminais móveis.

“As soluções desenvolvidas por nossa equipe, além de contribuírem para a redução de custos, promovem um avanço tecnológico com o aumento de qualidade e melhoria nos processos de gestão dos serviços”, diz.

A Cemig atua em 23 estados do País e no Chile, com 69 usinas hidrelétricas, térmicas e eólicas, com capacidade instalada de 7.038 GW e 9,4 mil km de linha.

O grupo responde por aproximadamente 12% do mercado nacional, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, e é a maior fornecedora de energia para clientes livres do País, com 25% do mercado.

TIM é a que mais recebeu reclamações sobre rede de telefonia móvel

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A TIM foi a operadora que mais recebeu reclamações relativas ao serviço de rede de telefonia móvel na central de atendimento da Anatel em abril. A operadora contabilizou cerca de 3,5 mil queixas no mês.

A informação consta do resultado trimestral, entre fevereiro e abril, do plano de melhoria da qualidade dos serviços de celular. Este apanhado passou a ser feito com regularidade desde a suspensão das vendas no ano passado.

Em março, a TIM chegou a superar o patamar de 4 mil reclamações sobre serviço de rede, desempenho semelhante ao registrado quando a operadora teve a comercialização dos planos suspensa, em agosto de 2012.

Na segunda colocação das reclamações sobre serviço de redes está a Claro, com cerca de 2,5 mil queixas, seguida pela Vivo, com um pouco mais de 1,5 mil queixas, e Oi, com cerca de 1,5 mil reclamações, em abril.

Em abril, a TIM teve o maior índice de queda em ligações, segundo a Anatel, de 1,14%. A Oi registrou o melhor desempenho, com 0,66% de queda de chamadas, seguida pela Claro (0,68%), Vivo (0,99%) e TIM (1,14%).

Anatel divulga resultados do acompanhamento da qualidade do serviço móvel

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A Anatel divulgou os resultados do terceiro ciclo de avaliação dos planos de melhoria do Serviço Móvel Pessoal (SMP) relativos ao período de fevereiro a abril de 2013. 

A Agência constatou que as quatro prestadoras avaliadas (Claro, Oi, TIM e Vivo) apresentaram resultados acima dos parâmetros de referência, com melhoras tanto no acesso quanto na queda de ligações. Todas as empresas atingiram os parâmetros de referência, com pequenas oscilações, no indicador de desconexão de dados. 

Quanto ao indicador de acesso à rede de dados, observou-se que o patamar de referência foi alcançado por todas as prestadoras nas redes de terceira geração. Com relação às redes de segunda geração, apenas a Claro atingiu o parâmetro de referência, embora todas as operadoras tenham apresentado evolução positiva nos últimos três meses. 

No período de agosto de 2012 a abril de 2013, houve redução de mais de oito milhões no número de acessos da rede de segunda geração e um aumento de mais de 14 milhões na de terceira geração, o que evidencia um movimento de migração da tecnologia 2G para a 3G, esta última mais adequada para o acesso à rede de dados.

A Anatel continuará a acompanhar os resultados dos planos de melhorias e passará a divulgá-los, também, por Unidades da Federação e por municípios, de forma a levar informação mais detalhada e transparente aos usuários, permitindo que todos possam observar o desempenho das empresas e conhecer a qualidade dos serviços prestados em seus municípios

Em junho, banda larga fixa supera metas estabelecidas pela Anatel

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Os resultados das medições da banda larga fixa realizadas em junho nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo demonstram que as prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia avaliadas alcançaram as metas estabelecidas na regulamentação da Anatel para os indicadores de velocidade instantânea e velocidade média.

O mapa a seguir detalha os resultados do indicador de velocidade instantânea – obrigação de as prestadoras garantirem que a velocidade aferida em pelo menos 95% das medições atinja 20% da velocidade contratada -, alcançados no último mês.
Indicador de velocidade instantânea
No indicador de velocidade média – obrigatoriedade de as prestadoras garantirem que a velocidade média aferida durante o mês atinja no mínimo 60% da velocidade contratada -, foram atingidos os resultados detalhados a seguir.
Indicador de velocidade média
Desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço. Na banda larga fixa, são verificadas a velocidade de upload, a velocidade de download, a latência, a variação da latência (ou jitter) e a perda de pacotes. Para as medições, foram escolhidos, por sorteio, voluntários que se inscreveram por meio do site www.brasilbandalarga.com.br.

A partir dos dados registrados pelos medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios dos voluntários selecionados, a Anatel também identificou as velocidades médias das conexões banda larga desses usuários nos planos com velocidades de até 2 Mbps e naqueles com velocidades superiores, conforme o mapa abaixo.
Velocidade média das conexões
A partir do próximo mês, a divulgação dos resultados incluirá, também, as operadoras do Rio Grande do Norte e os demais indicadores de rede (latência, variação da latência, perda de pacotes e disponibilidade). A distribuição dos medidores será concluída, em todo o País, até o final de outubro, conforme o mapa abaixo.
Cronograma de distribuição e divulgação da aferição da qualidade da banda larga fixa

Banda larga móvel

As medições da qualidade da banda larga móvel tiveram início no Rio de Janeiro e, até o final de outubro, abrangerão todo o País. Diferentemente do que ocorre na banda larga fixa, para as medições da banda larga móvel não há necessidade de voluntários e são avaliadas a taxa de velocidade média e a taxa de velocidade instantânea.

O mapa abaixo aponta o cronograma de instalação dos medidores e de divulgação dos resultados das medições da banda larga móvel. A partir de agosto serão divulgados os resultados da banda larga móvel (velocidades instantânea e média).
Cronograma de distribuição e divulgação da aferição da qualidade da banda larga móvel