04/10/2024
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Seu celular é compatível com o 4G? Descubra!

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Apesar da maioria das operadoras de telefonia celular já ter disponibilizado a tecnologia 4G em algumas regiões do Brasil, não são todos os donos de smartphones que poderão desfrutar desta novidade.

Infelizmente, até mesmo modelos mais modernos não contam com este tipo de tecnologia e, no País, ainda são poucas as opções compatíveis com a 4ª Geração da Internet móvel. Para usufruir das maravilhas do 4G, é preciso que o aparelho opere pela conectividade LTE, como é o caso do Samsung Galaxy S4, Nokia Lumia 820, Sony Xperia ZQ, Motorola Razr HD, Nokia Lumia 920 e Samsung Galaxy SIII 4G.

Ao comprar aparelhos fora do País, é preciso cautela, pois é muito provável que o 4G não seja compatível com eles. A faixa de frequência de conexão usada por aqui é de 2,5GHz enquanto que nos Estados Unidos, por exemplo, a faixa é de 1,7GHz (fazendo com que não haja convergência de conexão).

Vale lembrar que todos os dispositivos que funcionam com o 4G também são compatíveis com o 3G e o 2G e sempre que um tipo de conexão não estiver disponível, ele busca outro para não deixar o usuário na mão.

Titans Group anuncia registro de patente do modelo SVA Premium

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O Titans Group, desenvolvedor e distribuidor de serviços inovadores para operadoras de Telecom e provedores de Internet, anuncia o registro de patente de seu exclusivo Modelo SVA Premium.

O Modelo SVA Premium permite a oferta de serviços e produtos de uma maneira inovadora, integrando produto, distribuição, tecnologia e marketing para oferecer um portfólio de serviços que efetivamente agrega valor à vida do usuário. Este portfólio está hoje centrado nas áreas de Personal Cloud (Aplicativos na Nuvem), Learning (Educação), Security (Proteção de dados no PC e no celular), Assistance (Help Desk/Call Center) e Health (Saúde), ajudando a melhorar a vida de milhões de usuários na América Latina.

“Nosso modelo já permite a oferta de produtos diferenciados de SVA a milhões de usuários nas Américas, e tem potencial de atender muito mais, em qualquer região”, afirma André Andrade, CEO do Titans Group. “Por essa razão, a empresa está registrando o Modelo SVA Premium nos principais países do mundo, começando pelos Estados Unidos. Além do registro de patente, estamos desenvolvendo um sistema para automatizar todo esse processo e, com isso, melhorar ainda mais a eficácia do modelo”, acrescenta o CEO.

Aumenta ainda mais crise de controladora da TIM com dívidas bilionárias

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A Telecom Italia (proprietária da TIM), está enfrentando grande dificuldade para diminuir a sua dívida de 40 bilhões de euros e esta semana sofreu um novo golpe com a decisão da agência reguladora italiana, que deverá provocar perda de mais de 110 milhões de euros em seu caixa todos os anos.

A decisão da agência reguladora de determinar o corte ainda maior de serviços de atacado de banda larga de sua rede de cobre arrefeceu a ideia da empresa de separar a rede fixa da rede móvel. A operadora estudava fazer o spin-off das duas redes para vender participações a novos investidores.
A decisão da agência reguladora fez as ações da Telecom Italia caírem para menos de 0,50 centavos de euros. A dívida da controladora da TIM é 3x maior do que o caixa deverá gerar este ano (medido pelo Ebitda).
Estava em estudo pelo board da empresa separar as duas redes e criar duas companhias distintas para buscar novos sócios investidores. Mas as negociações com a operadora de celular de Hong Kong, Hutchison Whampoa, não seguiram adiante.
Para fortalecer a empresa de rede fixa, o grupo estava conversando com os fundos de pensão governamentais (Cassa Depositi e Prestiti) que poderiam comprar até 30% da rede de fibra e cobre, o que poderia gerar mais de 13 bilhões de euros. Negociação que agora pode ser adiada por conta da recente decisão regulatória.

TIM Fiber pretende aumentar cobertura para enfrentar a GVT

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A TIM Fiber informou que ampliará sua presença em São Paulo de 26 para 41 bairros. No Rio de Janeiro, a operadora que oferece banda larga fixa em tecnologia baseada em fibra óptica vai dobrar a presença nos bairros, de 27 para 53. Esta expansão está prevista para ocorrer até o final deste ano.

A cobertura atual equivale a 720 mil domicílios e a expectativa é atingir 920 mil domicílios cobertos até o final do ano. A operadora que tinha 13 mil usuários no primeiro trimestre, já contabiliza 23 mil até hoje e mantém a meta de chegar até o final do ano com 67 mil assinantes. De acordo com o presidente da TIM Fiber, Rogério Takayanagi, a expectativa da fornecedora de banda larga fixa é chegar a 1 milhão de clientes em cinco anos. “O que vemos em 2013 é aceleração das vendas, vendemos 30% a 40% mais quando anunciamos uma cobertura agora do que há um ano, quando do lançamento, e este número é um alvo atingível”, diz. 

O crescimento do Live TIM no Rio de Janeiro, por exemplo, deve acelerar com a expansão da cobertura, salienta o executivo. Enquanto no mercado de banda larga ultra rápida a TIM tem a liderança em São Paulo com 45%, na capital carioca a GVT está com o primeiro lugar com cerca de 45% do mercado. “No Rio de Janeiro já estamos incomodando bastante e estamos na dianteira em termos de crescimento”, diz Tagayanagi. A TIM Fiber, segundo dados apresentados pela própria operadora, teria 27% do mercado de banda larga ultra rápida carioca, à frente de Net Serviços com 19% e Oi, com 5%.

O incremento do negócio deve vir com a oferta para o mercado corporativo baixo, voltada para pequenas empresas dispostas a pagar por um acordo de nível de serviço (SLA, na sigla em inglês) diferenciado. A TIM Fiber oferece banda larga com IP fixo em duas velocidades, 10 Mbps e 30 Mbps igual para download e upload, a R$ 999 e R$ 1.999,00 e níveis de atendimento diferenciados.

De acordo com a pesquisa TIC Empresas, realizada pela Certics, não têm links dedicados 56% das pequenas empresas instaladas no país. Entre os negócios de médio porte, esse percentual é de 39%. No sudeste, onde a TIM Fiber tem oferta, 51% das empresas em geral não contavam com links dedicados nos últimos 12 meses.

“Estamos muito otimistas com o potencial de desenvolvimento, ainda mais com a receita por usuário vinte vezes superior à do usuário residencial. Vale a pena atendimento diferenciado. Achamos que esse elemento deve mudar muito mercado na área em que estamos cobrindo”, explica Tagayanagi.

A expectativa da operadora, baseada em negócios semelhantes em outras partes do mundo, é que os acessos para pessoas jurídicas representem 15% da base total com o amadurecimento da oferta. 

A operadora do grupo Telecom Itália também anunciou o lançamento do portal Guru Live TIM, ferramenta para relacionamento e fidelização online, que trará tutoriais, canais sobre games, entretenimento e tecnologia. A navegação será intuitiva e dividida por grupos de interesses.

Pequenas empresas devem representar 15% da base de internet da TIM

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O presidente da Live TIM, Rogerio Takayanagi prevê que entre 10% a 15% das adições de serviços de banda larga fixa de alta velocidade da operadora seja direcionada a micro e pequenas empresas até metade de 2014. “Esperamos mudar o modelo de internet no mercado corporativo, que é de alto custo e baixa velocidade”, disse, durante entrevista a jornalistas para o lançamento do serviço. Segundo ele, a estratégia da empresa no segmento empresarial será a mesma adotada no residencial.

A venda já começou nas áreas onde o serviço já está disponível. “Não deverá haver uma demanda como a do cliente residencial, mas a receita será até 20 vezes maior, com o mesmo investimento”, disse. Takayanagi reafirmou que a meta da empresa é atingir 1 milhão de clientes de internet banda larga fixa, tanto residências quanto empresariais, em cinco anos, focados na regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. “Este ano vai ser o da consolidação do serviço de banda larga fixa, com os devidos ajustes”, disse.

O executivo comentou sobre a parceria com a operadora de TV por assinatura Sky. Segundo ele, a parceria comercial, apenas para a venda dos representantes, sem vantagens ao cliente em termos de desconto por meio de pacotes conjuntos, deve seguir inalterada. “Vamos seguir focando na construção de infraestrutura, não de conteúdo. A Sky é um ‘player’ complementar”, disse.

Questionado se a TIM poderia oferecer o conteúdo da Sky, via IPTV na rede de internet da TIM, ele afirmou que há “controvérsias regulatórias” sobre o assunto. “Do ponto de vista tecnológico, até seria possível”, afirmou, evitando, porém, dar pistas se a empresa adotaria alguma estratégia nesse sentido. Takayanagi ressaltou que a questão para a TIM em oferecer vários serviços, como num combo, é de problemas nas faturas de pagamento. “É melhor ter duas contas, do que uma errada”, disse, acrescentando que a maior parte das reclamações em órgãos de defesa do consumidor é referente a cobranças indevidas.

Oi TV já tem a maior base de assinantes do Sul brasileiro

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A Oi TV alcançou a marca de 118 mil clientes no Paraná. Em maio, a TV por assinatura da Oi apresentou o melhor desempenho entre as concorrentes e liderou o crescimento de base de assinantes no estado, com expansão de 5,1% em relação ao mês anterior, segundo dados da Anatel. A segunda colocada apresentou variação de 2,6%.

Em um ano, a Oi TV cresceu 208%, no Paraná, e tem hoje a maior base de assinantes do Sul do país, representando 14% do mercado paranaense. No Brasil, a companhia superou a marca de 885 mil clientes.

A boa performance se deve ao sucesso do reposicionamento do produto, ocorrido em novembro de 2011, com uma grade de programação completa, lançamento do pacote de entrada mais completo do mercado, o Oi TV Mais HD, com 67 canais pagos (15 em HD, high definition) a partir de R$ 39,90 ao mês, campanhas de marketing inovadoras e trabalho de uma força de vendas e de instalação comprometidas com o sucesso do produto.

Oi e Coca-Cola fortalecem parceria

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A parceria entre a Oi e a Coca-Cola leva internet WiFi gratuita a 50 locais de grande concentração de jovens, como bares, restaurantes e lanchonetes, no Rio de Janeiro, em Brasília, em Belo Horizonte e em Porto Alegre. Anunciada no inicio do ano, a iniciativa das duas empresas começou como um projeto-piloto e, agora, tem a meta de expandir massivamente a cobertura até o fim do ano. As outras oito sedes da Copa do Mundo de 2014 (Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Paulo) serão contempladas no novo cronograma de atuação do projeto.

“Ao unirmos os serviços convergentes da Oi às experiências de marca da Coca-Cola, reforçamos a meta da companhia de oferecer serviços diferenciados aos clientes. Essa parceria é estratégica para as duas empresas e tem potencial ainda maior para os próximos anos para expansão dos pontos Coca-Cola WiFi, uma vez que a rede Oi WiFi Fon já conta com mais de 100 mil hotspots em todo Brasil”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Gestão de Novos Negócios da Oi, Abel Camargo.

“A internet hoje é o principal meio de comunicação dos jovens e muitos deles passam grande parte do dia conectados aos seus celulares. Com esta ação reforçamos o posicionamento da Coca-Cola como facilitadora e parceira do dia a dia de seus consumidores.”, explica Adriana Knackfuss, gerente sênior de conexões com consumidores.”

Cancelamento de linha telefônica vai poder ser feito pela internet

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Os clientes de operadoras de telefonia fixa e móvel, de TV por assinatura e de internet poderão cancelar o serviço pelo site das empresas ou por teleatendimento eletrônico, sem precisar falar com nenhum funcionário. A novidade será apresentada pela Anatel na próxima reunião do Comitê Técnico de Consumo e Regulação, marcada para 15 de agosto, conforme adiantou o presidente do órgão, João Rezende.
Segundo a Anatel, a ideia é dar um prazo de 90 dias para que as operadoras possam se adaptar às novas regras, que ainda estão sendo definidas. “A intenção é facilitar o cancelamento dos serviços por parte do usuário, desobrigando-o de interagir com atendentes e o livrando de longas esperas e transferências de um ramal para outro”, esclareceu a área técnica da Anatel, em nota.
O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, elogiou a iniciativa, mas ainda aguarda os detalhes:
“Precisamos saber como será exatamente esse regulamento. Mas é um avanço a Anatel reconhecer que esses serviços não precisam ser feitos em lojas, mas também pela web e por telefone”, concluiu.

Rede da Oi sofre apagão no interior de SP

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Os telefones celulares de Vinhedo e Valinhos – SP da operadora Oi, após ficarem 28 horas fora do ar, voltaram a operar normalmente por volta das 16h de ontem (19). De acordo com relatos de clientes da operadora, os problemas começaram por volta das 13h desta quinta-feira (18).
O aparelho celular apresentava sinal, no entanto, não era possível fazer ou receber ligações. Os serviços de dados também estavam prejudicados.

O #Minha Operadora entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Oi, mas até o momento não obteve respostas das causas do apagão da empresa em Vinhedo e Valinhos. Apenas a equipe que tratava de passar informações sobre funcionários terceirizados em greve estava disponível.

Oi patrocina Prêmio IBEF de Sustentabilidade 2013

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A Oi está patrocinando o Prêmio IBEF de Sustentabilidade 2013, realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, que tem como objetivo certificar e premiar cases na área. O prêmio, que será entregue no próximo dia 30, no Jockey Club, no Rio, procura apresentar ao mercado empresas que possuem estratégias inovadoras e boas práticas em responsabilidade ambiental, social, econômica e de governança corporativa.

Pelo quinto ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa, refletindo o de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis. A companhia integra também, pelo terceiro ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa.