03/10/2024
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Oi consegue suspender na Justiça redução de tarifas definida pela Anatel

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O Tribunal Regional Federal da 2ª Região concedeu uma decisão favorável à Oi em um caso de redução de tarifas de telefonia fixa. No fim de fevereiro, a Anatel informou que as tarifas de chamadas de telefone fixo para telefone móvel seriam reduzidas em 8,77%. Já no caso da Telemar Norte Leste (Oi) o corte será de 18,6%. 

Essas tarifas são pagas pelas operadoras de telefonia fixa às operadoras de telefonia móvel para uso de suas redes. 

Em 2012, a Anatel havia estabelecido o redução de tarifas de fixo para móvel para todas as operadoras, de 10,78%. Mas a Telemar Norte Leste, conseguiu uma liminar para não fazer o reajuste. Como compensação, a Anatel calculou o reajuste para a companhia somando o que deveria ter sido feito em 2012 e o deste ano. 

A operadora questionou novamente e obteve na Justiça a decisão favorável e conseguiu a suspensão do reajuste.

TIM deixa usuários sem sinal hoje em várias cidades do Nordeste

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Clientes da operadora TIM ficaram sem sinal durante toda a manhã e alguns durante esta tarde de quinta (11) no Recife, Fortaleza e em outras cidades do Nordeste. A operadora já admite o erro e deve fazer um pronunciamento oficial ainda hoje.

No caso do Ceará, a TIM afirmou que o problema foi causado por vandalismo, que destruiu cabos de fibra óptica da operadora.

“A TIM informa que os serviços de voz e dados foram restabelecidos no Ceará. A companhia esclarece que seus clientes do Estado encontraram dificuldades na utilização dos mesmos durante parte da manhã de hoje (11/07) em razão do duplo rompimento de cabos de fibra óptica da companhia ocasionado por ações de vandalismo. Técnicos da empresa atuaram para corrigir o incidente normalizando a prestação do serviço na manhã do mesmo dia. A TIM reitera que providencia o registro dessas ações criminosas junto às autoridades policiais.”

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TIM amplia programa de logística reversa em todo o país

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O programa da TIM de coleta de aparelhos celulares, acessórios e baterias usadas (chamado Recarregue o Planeta) foi reformulado e ampliou as metas de logística reversa da operadora. A partir desta semana lojas da empresa no Paraná e em Santa Catarina já contam com novas urnas coletoras e, até outubro, o programa cobrirá todas as 1,4 mil lojas do Brasil. Em 2012, a TIM recolheu 13,9 toneladas desses materiais.

Para a reformulação do projeto, a TIM fechou uma parceria com a empresa GM&C, que gerenciará a cadeia da logística reversa em todos os estados. O acordo tem como objetivo dar continuidade ao programa de responsabilidade pós-consumo de coleta, tratamento e destinação ambientalmente adequada de aparelhos celulares, acessórios e baterias usadas que a operadora desenvolve desde 2008 e que está em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

AGU bloqueia R$ 12 milhões da Oi para pagamento de multas

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A Advocacia Geral da União conseguiu o bloqueio de R$ 12 milhões do Grupo Oi|Telemar para garantir o pagamento de multas por descumprimento obrigações e metas estabelecidas pela Anatel.

A operadora foi autuada por descumprir as metas de qualidade na prestação de serviço de telefonia fixa e pública nos meses de setembro de 2002, setembro e dezembro de 2003, e abril, maio e junho de 2004. A ação corre na 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro. 

Segundo a AGU, o bloqueio só foi possível com a atuação do Grupo de Cobrança de Grandes Devedores da Procuradoria-Regional Federal da 2ª Região que ajuizou as execuções fiscais dos devedores antes que a Oi recorresse à Justiça para questionar a multa aplicada.

De acordo com os procuradores, a Oi havia apresentado um Seguro-Garantia judicial para pagamento dos valores, a Procuradoria Federal junto à Anatel rejeitou a proposta, alegando falta de amparo legal e condições da empresa em arcar com seus compromissos financeiros.

A 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro concordou com os argumentos apresentados pela AGU e determinou o bloqueio dos valores por meio do sistema BacenJud.

Anatel livra Telefônica/Vivo de multa e dá mais prazo para melhorar serviços

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A Anatel livrou a Telefônica|Vivo de uma multa de R$ 20 milhões pelo descumprimento de metas de qualidade da telefonia fixa do Estado de São Paulo. O órgão regulador prorrogou o prazo para que a companhia diminua em 40% a quantidade de interrupções na prestação do serviço, que se encerrava em 31 de julho deste ano, para 31 de março de 2014. A Anatel apurou que a empresa havia conseguido reduzir as falhas em 25%.
Em julho do ano passado, a Anatel determinou que a Telefônica|Vivo baixasse em 40% o número de interrupções entre 1.º de agosto de 2012 e 31 de julho deste ano em relação ao verificado entre 1.º de agosto de 2011 e 31 de julho de 2012. Mas a meta não foi cumprida.

A ação foi tomada logo após as sanções aplicadas às operadoras de telefonia móvel, que tiveram as vendas de novos chips suspensas por 11 dias também por conta de problemas de qualidade. Na época, a Vivo foi a única que não foi punida. Ao mesmo tempo, recebeu a ordem da agência para reduzir as quedas de ligações na telefonia fixa. À época, a Anatel tentava transmitir a imagem de maior rigor com as falhas das operadoras de telecomunicações.

A prorrogação do prazo para o cumprimento das metas de qualidade no serviço de telefonia fixa foi um pedido da Telefonica Vivo, disse o superintendente de Controle de Informações da Anatel, Roberto Pinto Martins. “Não é uma bondade. Vimos que o esforço que a companhia tinha de fazer era grande, estamos acompanhando os indicadores mensalmente e percebemos que está havendo uma evolução e um trabalho nesse sentido”, afirmou. “Até o ano passado, as falhas vinham crescendo ano a ano. Agora, a curva se inverteu.”

Agora, a Telefônica|Vivo terá de reduzir as falhas em 40% no período entre 1.º de agosto deste ano e 31 de março de 2014, comparativamente a 1.º de agosto de 2012 e 31 de março de 2013. Apesar do novo prazo, a meta para a redução das interrupções foi mantido em 40%, assim como o valor da multa em caso de descumprimento, de até R$ 20 milhões.

A Anatel incluiu uma meta e um prazo mais apertados para locais onde o serviço de telefonia fixa piorou ou se manteve igual. É o caso de Ribeirão Branco, Cafelândia, Cajamar, Eldorado, Itu, Emilianópolis, Pedra Bela e Mogi das Cruzes. Para essas cidades, as interrupções entre agosto e março terão de ser 50% inferiores às registradas entre janeiro e abril deste ano.

Desde a medida adotada no ano passado, os clientes prejudicados pelas falhas no serviços de telefonia fixa são ressarcidos automaticamente, na conta do mês posterior. Antes, somente o consumidor que fazia a reclamação conseguia receber o dinheiro de volta.

A Anatel apura as interrupções por tempo e quantidade. Se o consumidor ficou mais de 30 minutos de um mesmo dia sem o serviço, ele tem direito a receber um desconto equivalente ao valor de um dia da assinatura básica. Se o período for inferior a 30 minutos, o repasse é proporcional a esse período.

Procurada, a Telefônica|Vivo informou que tem trabalhado intensamente para atender às determinações do despacho cautelar da Anatel. Em nota, a empresa afirma ter implantado, ao longo dos últimos meses, diversas ações visando atingir as metas estipuladas pela agência. A companhia disse que tem apresentado relatórios mensais com os resultados alcançados ao órgão regulador.

“A Telefônica|Vivo entende que a prorrogação do prazo é um reconhecimento por parte do órgão regulador dos esforços e investimentos que têm sido feitos pela companhia. Com a prorrogação, será possível implementar novas medidas, visando entregar o melhor serviço o a seus clientes”, informou.

Telefônica precisa melhorar rede fixa em SP

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Uma medida cautelar publicada pela Anatel determina que a Telefônica melhore o serviço de telefonia fixa oferecido no Estado de São Paulo. 

A empresa deverá reduzir a duração média das falhas e providenciar melhorias específicas nas 10 estações consideradas críticas pelo órgão que rege as telecomunicações.

Segundo o documento, a Telefônica|Vivo tem até março de 2014 para diminuir 50% das quedas de chamadas registradas em cada uma das estações entre janeiro e abril deste ano. 

Enquanto a medida vigorar, informa o texto, a tele deve enviar mensalmente relatório com as ações praticadas e os resultados obtidos. Se descumprir a meta, a companhia pode sofrer multa de até R$ 20 milhões.

Apesar do atraso em relação a concorrência, TIM lança 4G em São Paulo

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A TIM implementou hoje (10) a tecnologia 4G em 79 bairros de São Paulo, mais de dois meses depois do lançamento do serviço pelas operadoras Claro e Vivo.

Os usuários de planos pós-pagos terão de adquirir um aparelho compatível com a rede LTE brasileira e um chip 4G. Segundo a companhia, os planos seguem os mesmos oferecidos para navegação na rede 3G, sem alteração de preço ou da franquia de uso. 

Liberdade, Itaquera, Mooca, Santana, Butantã, Perdizes, Morumbi, Santo Amaro, Moema, Itaim Bibi e Pinheiros são alguns dos bairros que dispõem da nova tecnologia.

O plano Liberty Web Modem custa R$ 61 mensais por 3 GB de navegação. Os clientes que optarem por comprar um modem 4G poderão parcelar o aparelho em até 12 vezes de R$ 89,90 por mês pelo plano de dados mais a parcela do produto durante um ano. Para smartphones 4G, a TIM oferece o Liberty Web 600 MB, com franquia de dados de 600 MB e valor mensal de R$ 34,90.

Claro muda sistema de cobrança no pós-pago

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A Claro anunciou  um novo sistema de tarifagem para seus planos de dados e de telefonia para clientes pós-pagos. A partir de agora, a escolha do plano passa a ser de acordo com o uso de internet e não mais de voz por minutos.

As novas ofertas acompanham a venda de aparelhos e contemplam planos do novo serviço LTE 4G. A estratégia da Claro vem para recuperar o fôlego da operadora para sua estratégia 4G, que chegou primeiro no país, mas já foi ultrapassada pela Vivo, que somou cerca de 28 mil usuários em junho (o dobro da Claro).

O novo posicionamento da operadora acompanha um movimento dos clientes, que já registram uma maior participação dos clientes nos pacotes de dados.

“Hoje, a cada quatro acessos, três já são feitos através dos dispositivos móveis”, afirma Gustavo Diament, diretor-executivo de marketing da Claro.

Conforme destaca o executivo, atualmente, 59,6% das vendas da operadora são de tablets e smartphones. Segundo ele, não é mais possível pensar em planos que tenham voz como a prioridade.

“Continuaremos customizando nossos planos, com a diferença que agora o nosso foco passa a ser o consumo de dados que o cliente utiliza”, conclui Diament.

Esta customização resultou em uma divisão dos planos da empresa em duas frentes principais: o Claro Online, para os clientes que sempre querem estar conectados pelo celular (internet, wifi, voz e Torpedos), e o Claro Mobi, para quem apenas quer um plano de voz e Torpedos, sem internet.

Para selecionar o plano mais adequeado, os clientes responderão no site da operadora a um questionário sobre seu uso de internet, minutos de voz e torpedos. Conforme destaca a Claro, os planos atuais continuam vigentes até o final do contrato.

Oi cancela emissão de debêntures que poderia superar R$1 bi

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A Oi informou nesta terça-feira que solicitou à Comissão de Valores Mobiliários o cancelamento do pedido de registro de da 11a emissão de debêntures, que poderia passar de 1 bilhão de reais.

O pedido se deu “tendo em vista a necessidade de ajustes ao cronograma da oferta para adequá-lo às atuais condições de mercado”, disse a Oi, em comunicado.

A companhia havia anunciado em junho que submetera pedido para emissão de deb6entures, no montante inicial de 800 milhões de reais. A emissão seria realizada em até duas séries.