03/10/2024
Início Site Página 2156

Anatel vai investigar operadoras por suposta espionagem no Brasil

0
A denúncia de que telefonemas e transmissões de dados de empresas e pessoas brasileiras teriam sido alvo de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos, foi discutida em reunião pela manhã no Palácio da Alvorada.

“Já vínhamos acompanhando o caso, mas agora a história mudou de patamar”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A denúncia foi publicada pelo jornal O Globo neste domingo (8).

A Anatel vai questionar as empresas de telecomunicações no País para saber se elas têm algum contrato que preveja troca de informações com empresas norte-americanas. Segundo a reportagem do Globo, essa teria sido a via pela qual a Agência Nacional de Segurança (NSA) teria tido acesso a um número grande, mas não estimado, de telefonemas e dados do Brasil. 

Bernardo acha pouco provável que possa haver esse tipo de acordo. Ele considera mais provável que a suposta espionagem tenha ocorrido no trânsito das informações nos cabos submarinos. “Se você faz uma ligação para o Japão, ela passa pelos Estados Unidos”, explicou. 

Dilma pediu também para avançar em propostas legislativas para melhorar a segurança de dados no País. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, foi orientada a pedir ao Congresso que dê prioridade à votação do marco civil da Internet. Além disso, o Ministério da Justiça está concluindo um anteprojeto de lei que melhorará a proteção de dados individuais. 

O ministro das Comunicações considera essas duas medidas no campo legislativo importantes, mas de alcance limitado. “A Internet é comandada por uma empresa privada norte-americana sediada na Califórnia”, comentou. Assim, nem todas as normas aprovadas aqui teriam validade para serviços na rede. “Isso não está certo”, concluiu.

Em seis meses, Pará teve 19 dias sem sinal

0
Nos seis primeiros meses do ano, as quatro operadoras de telefonia móvel que atendem o Pará interromperam o serviço durante 465 horas, ou o equivalente a 19 dias atingindo todos os 143 municípios do estado, em alguns com mais intensidade, como é o caso de Almerim, no Baixo Amazonas, que sofreu um “apagão” de sinal de celular por mais de 24 horas, e São Félix do Xingu, no Sudeste, por 21hs.

Os dados fazem parte de um relatório feito pela Anatel. De acordo com os números entregues, nos seis primeiros meses do ano as companhias Claro, Oi, TIM e Vivo tiveram somadas 3.237 interrupções de serviço, o que significa a não transmissão de sinal durante determinado período.

Essas interrupções duraram exatos 27934:39:00 minutos, ou as 465 horas. A própria Anatel se assustou com os números e explicou que uma interrupção não afeta necessariamente todo o município e ainda pode ser suportada por outra torre, aquela que estiver mais próxima da que falhou, e que seja da mesma operadora.

De acordo com a agência, estima-se que cada interrupção afete em torno de 10% do município, devendo haver exceções, o que reduziria o tempo de interrupção para uma “média ponderada”.

O relatório mostra que a operadora Claro sofreu interrupção de seus serviços por um período de 229 horas, ou quase 10 dias. A TIM ficou sem prestar sinal por 101 horas, o equivalente a 4 dias e meio. A Vivo deixou seus consumidores sem sinal por 86 horas, quase 4 dias, e a Oi por um período de 48 horas.

Foram registradas ao todo 3.237 interrupções das quatro operadoras. Em número de interrupções a campeã é a Vivo, com 1.261, seguida da TIM (835), Claro (719) e Oi (422).

A Anatel não tem metas para os períodos de interrupção do serviço, mas as falhas (que podem ser decorrentes de problemas nas redes das prestadoras , como falha nas estações, falta de energia, ou falha nos meios de transmissão) são obrigatoriamente cadastradas pelas prestadoras. No decorrer do ano, a Anatel irá aglomerar os eventos e avaliá-los para que seja instaurado um processo administrativo no ano seguinte. As empresas podem entrar com recurso ou pedido de reconsideração.

Mas os problemas das operadoras no Pará não se resumem às interrupções recordes no país, segundo a própria Anatel. A agência acompanha os registros de falhas de ligações (ou quedas de chamadas) ou as tentativas frustradas para completar uma ligação de cada uma das operadoras.

A Anatel detalhou os piores serviços prestados pelas operadoras em todos os municípios do Estado. Ao contrário do item interrupções, que a Anatel alega serem referentes a seis meses (apesar de terem vindo anexados no mesmo relatório) outras duas medições de qualidade da agência apresentadas ao Diário se referem ao primeiro trimestre de 2013, período em que aumentou o número de reclamações no Procon.

Esses registros são feitos durante os períodos de maior movimento (PMM) que são de 10 horas da manhã até as 13h e de 18h até as 21 horas.

Para as chamadas completadas é estabelecida uma meta de 95% na avaliação dos dois períodos. TIM e Vivo não conseguiram alcançar a meta. Em fevereiro as duas operadoras não alcançaram nem 94% em um dos períodos. O pior resultado foi da Vivo, com 93,09% no primeiro período.

Quanto à queda das chamadas, a Anatel estabelece uma meta de 2% das ligações por período de maior movimento (PMM). A TIM foi também a campeã em quedas de chamadas nos três primeiros meses do ano. As ligações feitas pela TIM caem mais que o limite estabelecido pela Anatel. 

Em março, o índice de falhas em chamadas da operadora TIM no período de 18h às 21h foi de 2,31% . As demais operadoras conseguiram alcançar a meta.

Quase metade dos leitores usam o fixo da Oi, ninguém votou na CTBC

0

Sai o resultado da Enquete da Semana passada realizada pelo #Minha Operadora. Você confere abaixo:


A enquete desta semana já está valendo. Diante do crescimento dos celulares pós-pagos aqui no Brasil, queremos saber se você já contratou algum plano de conta, e se já tiver contratado, com qual operadora você fez a adesão. Você pode votar até o dia 13 na parte superior esquerda dessa página mesmo!

*As enquetes do portal não tem caráter científico. Mas podem servir como parâmetros de estudos de mercado realizados pelas operadoras parceiras.

Anatel deixou de contabilizar 100 mil assinantes da NET em maio

0
A Net, operadora de serviços de televisão, internet e telefonia, diz que a Anatel deixou de contabilizar quase 100 mil assinantes de TV paga este ano. Dessa forma, segundo a Net, a base de clientes em maio teria sido de 5.677.175 assinantes, ao invés de um total de 5.573.333, conforme divulgado pela Anatel.

“O número da Anatel desconsidera os assinantes da Net em novas cidades, que tiveram lançamento de TV por assinatura a partir de dezembro de 2012”, afirmou a empresa, em comunicado. No total, o balanço da Anatel deixou de contabilizar assinantes da Net em 44 cidades, como as da região metropolitana de Salvador (BA), São Luis (MA), Recife (PE), Belém (PA), Niterói (RJ) e Osasco (SP).

Por meio da assessoria de imprensa, a Anatel informou que a divergência entre os números do órgão regulador e os da Net são resultado da nova lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), que possibilitou às operadoras de TV a cabo ampliarem sua área de atuação a partir do final do ano passado. O sistema da Anatel, porém, ainda não contabiliza os números destas novas cidades e segue sem previsão de inclusão, afirmou a agência.

Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (04), pela Anatel, o mercado de TV paga encerrou maio com 16.934.416 assinantes, o que representou uma queda de 0,21% sobre a base de abril. Caso fossem contabilizados os números de novas praças da Net, o mercado já teria superado o total de 17 milhões de assinantes.

A retração do mercado em maio ante abril foi agravada pela retirada de 130,45 mil clientes da Sky, após sua controladora, a empresa norte-americana DirecTV, encerrar investigação que apurou irregularidades nas práticas de alguns funcionários na retenção de clientes, que estavam inflando a base da empresa desde o início do ano.

Os analistas do Itaú, Susana Salaru e Gregorio Tomassi, observaram, em relatório a clientes, que maio registrou o primeiro mês com desconexões líquidas, que somaram 35 mil, e representa uma significativa desaceleração em comparação às adições líquidas médias de 195 mil no acumulado do ano.

O Itaú pontua que as desconexões foram influenciadas pela revisão da base da Sky. “Ao contrário dos últimos meses, quando a Sky liderou o mercado em termos de conquista de share, a Net registrou o melhor desempenho em maio”, escreveram. Assim, a Net ampliou em 50 pontos-base sua liderança em relação a abril.

Sobre a Telefônica|Vivo, os analistas do Itaú destacaram a reversão da tendência negativa dos últimos meses. “Considerando a recente abordagem comercial agressiva dos planos de DTH e FTTH de TV por assinatura da operadora em São Paulo, achamos provável que as adições líquidas irão melhorar gradativamente e se tornar positivas nos próximos meses.”

Pacotes de tarifas dos bancos podem render até R$ 30 de bônus

0
O preço pago por saques, depósitos, transferências e outras operações bancárias pode ser revertido em até R$ 30 de bônus para o celular, de acordo com levantamento realizado com os principais bancos varejistas do País. 

As cestas de serviços que permitem essa bonificação variam de R$ 15 a R$ 28 e são oferecidas aos clientes com conta-corrente do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. Porém, a adesão à promoção e o cliente deve solicitá-la em seu banco.

As operações inclusas nos pacotes também variam: um deles permite seis saques por mês, enquanto outro permite sacar 14 vezes mensalmente. A tabela abaixo compara os serviços disponíveis e os bônus concedidos. 

Os bônus valem apenas para clientes das operadoras Vivo, Claro e Oi, tanto dos planos pré quanto dos pós-pagos. A TIM, que atualmente não participa desse programa de recompensas, afirma, por meio de nota, que está negociando ofertas com os bancos e as parcerias serão anunciadas “no seu devido tempo”.

A bonificação, no entanto, tem restrições quanto ao tipo de plano, a ligações de destino e a promoções já cadastradas pelo usuário. 

Com isso, o usuário deve ficar atento às condições dos bônus e à validade dos créditos, recomenda a supervisora institucional da Proteste Sonia Amaro. “O consumidor deve observar a duração da promoção e a quantidade de serviços utilizados no mês para não contratar um pacote que não será útil depois”, disse a supervisora.

Com raras exceções, as ligações com o bônus são restritas aos números da mesma operadora. Em alguns casos, é possível mandar mensagens de texto para operadoras diferentes daquela utilizada pelo consumidor. 

Os clientes do Itaú e da operadora Oi não têm acesso aos bônus caso também utilizem as promoções “Pula Pula” e “Bumerangue”. 

Para evitar surpresas, o correntista deve ler atentamente o regulamento da promoção e consultar as regras específicas da operadora utilizada. 

O engenheiro ambiental Túlio Vinícius, 24 anos, é cliente do Itaú e recebe R$ 22, por mês, de bônus, desde janeiro deste ano. Ele gostaria de utilizar os créditos no celular da TIM, mas como a operadora resolveu não participar da promoção, adotou a recarga no número da Claro. 

Além de fazer ligações, Túlio usa os bônus para acessar a internet que, segundo ele, “não é uma internet excelente, mas ajuda… Só acho que nós [os clientes] deveríamos ter mais regalias, como ligar para outras operadoras com a promoção. O consumidor vai sempre buscar o mais barato, rápido e prático”. 

É possível ter uma conta no banco e não pagar por nenhum pacote. Por meio dos serviços essenciais gratuitos, garantidos pelo Banco Central, correntistas têm direito, todo mês, a um cartão de débito; quatro saques por mês; duas transferências de dinheiro entre contas no próprio banco; dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias; consultas pela internet e dez folhas de cheque. 

A lista detalhada de serviços está disponível no site da Febraban e a gratuidade é estendida também a quem usa poupança.

Desde o dia 1º de julho, os bancos devem oferecer três novos pacotes padronizados além do existente, de acordo com a resolução 4.196, do Banco Central. O objetivo é trazer transparência na contratação dos serviços e ampliar a comparação entre os bancos. 

As instituições financeiras deverão esclarecer ao cliente qual pacote está sendo contratado e mostrar as demais opções oferecidas pelo banco.

Microsoft e Telefônica fecham acordo para venda de apps

0
A Microsoft e a Telefônica (dona da Vivo) fecharam um acordo para permitir o chamado “billing direto” na loja de aplicativos móveis do sistema operacional Windows Phone. Isso significa que os assinantes da operadora poderão comprar apps pagando em suas contas telefônicas ou descontando de seus créditos, no caso dos pré-pagos.

A novidade foi comunicada na Espanha, mas provavelmente será disponibilizada em breve nas operações do grupo na América Latina, o que inclui a Vivo.

O billing direto é uma opção importante para consumidores em países emergentes, onde a penetração de cartões de crédito é baixa. Recentemente, um diretor da Nokia informou que a implementação dessa forma de pagamento triplica o volume de downloads de apps pagos.

A notícia do acordo entre Telefônica|Vivo e Microsoft chega apenas uma semana depois de o grupo espanhol ter anunciado que vai priorizar as vendas de aparelhos com o sistema Windows Phone, de forma a reduzir a dependência ao duopólio Android-iOS.

A oferta de billing direto, obviamente, faz parte dessa estratégia de fortalecimento da plataforma da Microsoft por parte da Telefónica. O mesmo vale para a aposta no Firefox OS, como sistema operacional de smartphones de gama baixa.

Migração do 2G para 3G acelera em maio no Brasil

0
Mesmo com crescimentos mensais mais modestos na base total de acessos móveis, ainda continua forte a migração de terminais 2G para terminais 3G. Os handsets 3G apresentaram um crescimento líquido de quase 3,1 milhões de terminais entre abril e maio, totalizando ao final do período 66,97 milhões de linhas ativas. Essa adição líquida foi superior aos mais de 2,4 milhões de desconexões de acessos 2G nesse intervalo de tempo.

Quase a metade da perda de acessos 2G veio da Vivo (1,1 milhão) e nem todos os usuários permaneceram na base da operadora migrando para outras tecnologias, como 3G ou 4G. Entre abril e maio, a Vivo adicionou 734,6 mil novos acessos 3G em handsets e 26,98 mil acessos 4G. O saldo negativo foi parcialmente compensado pelo crescimento de modems 3G e conexões M2M e a operadora fechou maio com uma base total de 176,3 mil acessos a menos.

Dados da Anatel mostram, entretanto, que alguns desses usuários 2G da Vivo podem estar migrando para o 3G da Claro. Isso porque a Claro desconectou cerca de 1 milhão de acessos 2G na comparação mensal e acrescentou 1,4 milhão de acessos 3G em handsets e outros 5,6 mil acessos 4G. Isso deu à Claro um saldo positivo de 358 mil novos acessos em handsets e em 4G. Levando em conta ainda sos acessas conexões M2M e via modem 3G, a Claro registrou um crescimento líquido de 432 mil acessos. A Vivo está na frente em número de clientes na tecnologia 4G.
Você pode ter acesso aos dados completos de desempenho da telefonia móvel aqui.

Venda da Sercomtel não irá acontecer

0

O vice-prefeito de Londrina e conselheiro da Sercomtel, Guto Belusci, descartou a possibilidade de venda da empresa de telefonia, mesmo diante dos prejuízos acumulados. Ontem foram lançados dois novos serviços, um Data Center que abriga dados e servidores e a banda ultralarga de 200 mega. A estratégia é de reerguer o fluxo de caixa da operadora pública, que no último mês pediu aporte financeiro de R$ 30 milhões aos sócios.


Belusci disse que uma possível venda sequer é discutida pelo Conselho Administrativo da Sercomtel. “Nós estamos é vendo as possibilidades de melhorar a empresa. Hoje a gente briga para manter boas empresas, principalmente as de tecnologia, na cidade. A gente acredita que a Sercomtel é estratégica para Londrina e também para o Paraná”, afirmou.

A operadora de telefonia busca alternativas para tentar deixar as contas no azul. O lançamento dos dois serviços nesta sexta faz parte de uma série de ações que ainda deverão ser divulgadas nos próximos meses. A meta é que em um ano a empresa possa regularizar o caixa e passar a obter lucro. Por uma questão estratégica, o planejamento não está sendo divulgado.

“Não posso falar agora porque há muitas coisas que os sócios precisam discutir. É um desafio, pois a Sercomtel atua num campo muito competitivo e para estar nessa área é preciso desenvolver várias ações. A empresa precisa se manter no mercado, inovadora, moderna e de vangurda, como sempre foi”, disse.

No dia 21 de junho, o Conselho Administrativo da Sercomtel formalizou o pedido de aporte de R$ 30 milhões. O vice-prefeito e conselheiro da empresa acredita que a solicitação não será negada. “Certamente vai conseguir. O que está sendo discutido são as maneiras de fazer esse aporte. Dificilmente a Sercomtel consiguirá se manter sem dinheiro”, declarou.

Sercomtel lança banda ultralarga e serviço de Data Center

0

A Sercomtel lançou dois novos serviços em reunião com empresários, na sede da região central de Londrina. A telefônica agora passa a oferecer o Colocation (Data Center que abriga dados e servidores) e a banda ultralarga de 200 Mbps.

O diretor de Marketing e Serviços da empresa, Agnaldo César Aversani, destacou que o mercado de Data Center está em crescimento no país. O dispositivo é projetado para receber servidores e componentes de informática, como sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de redes (switches e roteadores).

“As corporações ganham em produtividade e eficiência ao manter seus componentes em um Data Center”, disse. O Colocation comporta equipamentos que rodam sistemas essenciais para as empresas, como ERP e CRM. A Sercomtel já identificou vários clientes que podem utilizar o sevriço.

“Estamos entrando nesse mercado ofertando um ambiente de hospedagem de servidores com toda a infraestrutura de climatização, energia ininterrupta e segurança, além de conexões de rede para transmissão de dados”, afirmou.

A Sercomtel oferece uma solução completa, incluindo links para acesso à internet de interligação do Data Center até a empresa do cliente. Já a banda ultralarga de 200 megabits por segundo vem para atender aqueles que trabalham com vídeo, multimídia de alta definição e jogos online, por exemplo.

O serviço custa de R$ 439 a R$ 539 com taxa de instalação de R$ 150. As ultravelocidades da Sercomtel são ofertadas por meio da solução GPON (Gigabit Passive Optical Network),a tecnologia que permite a oferta de voz e banda ultralarga por meio de fibra óptica.

“Com o GPON, a fibra óptica chega diretamente na casa ou empresa do cliente, o que evita interferências e oscilações e garante a qualidade e rapidez do serviço”, explicou. Em Londrina, apenas a Sercomtel oferece esse tipo de serviço.

Oi investe em Operações para ampliar patamar de qualidade

0

A Oi está investindo na capacitação interna e fortalecendo o foco na área de operações para mudar o patamar de qualidade, seguindo o novo cenário de mudanças estruturais na companhia. A Oi acabou de finalizar um novo desenho da gestão da planta interna (centrais de telecomunicações, equipamentos de transmissão, plataformas de dados, equipamentos da rede móvel, entre outras atividades), com um movimento de internalização de trabalhadores especializados. Nesse processo de internalização, a companhia concluiu a admissão no final de junho de cerca de 4,4 mil profissionais. Toda a Operação e Manutenção dos Equipamentos passam a ser geridos e operados por funcionários próprios da Oi.

“A companhia está focando grande parte de seus esforços em capacitação e especialização de profissionais de uma das áreas mais relevantes da estrutura de operações, que é a planta interna. O objetivo é investir nos recursos que assegurem e sustentem um grande movimento de melhoria de qualidade”, disse o diretor de Operações de Rede, José Claudio Moreira Gonçalves. Com a internalização, haverá também aprimoramento na gestão e controle da operação de campo Oi, manutenção e gerenciamento de rede.

O movimento de capacitação interna confirma as diretrizes que têm sido dadas por Zeinal Bava. Em reuniões no Centro de Gerenciamento de Rede da Oi e em comunicados internos, o novo presidente da Oi tem enfatizado que a tecnologia é fundamental para a transformação da companhia e vem destacando a importância do foco em Engenharia, Operações e TI, como sendo estrutural para o sucesso do setor de telecom.

O novo desenho de gestão da planta interna representa mais um passo na direção estratégica traçada pela Oi para alcançar novo patamar de qualidade com diversas ações estruturantes. Entre as iniciativas estão o fortalecimento das estruturas administrativas regionais com mais autonomia.

Na semana passada o novo presidente da Oi Zeinal Bava iniciou uma jornada de trabalho de campo nas Regionais reforçando este posicionamento. Tendo como ponto de partida São Paulo, Zeinal passou ainda por Brasília e Pernambuco. Nas regionais se reuniu com colaboradores locais para ouvir, alinhar, estar próximo e compartilhar um pouco da sua visão de mudanças, onde a melhoria constante da qualidade terá papel de destaque.

Outro esforço grande está sendo feito na melhoria dos canais de venda, com a abertura de lojas próprias, expansão de franquias e reforço das unidades de negócio, do segmento corporativo, empresarial e varejo. Todo esse movimento tem como meta tornar a empresa mais robusta e presente nos mercados locais, assegurando maior proximidade com seus clientes e fazendo uso da grande capilaridade que a companhia detém no país.