03/10/2024
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Vitor Belfort e família apresentam Sky Livre

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Você no controle. É com essa provocação que a Sky assina sua nova campanha publicitária do produto Sky Livre, a parabólica digital da Sky, criada pela Giovanni+Draftfcb. E para interpretar o slogan, nada melhor do que utilizar a rotina familiar do lutador Vitor Belfort, bem diferente da conhecida nos ringues.

“É uma iniciativa sensacional! Participar dessa campanha com toda a minha família, pela primeira vez, é muito bom. Nesse período todo de parceria com a Sky, só tenho coisas boas para falar. E, agora, ainda mais. Como sou um cara muito família, que gosta sempre de estar com meus filhos e minha esposa, fiquei muito feliz com essa ação, que, como todas as outras, é um sucesso!”, Vitor Belfort.

“A Sky acerta mais uma vez. É uma iniciativa muito boa, que dá muito prazer em participar. Estar sempre ao lado da minha família e poder fazer parte desta ação é muito legal!”, completa Joana Belfort.

A campanha conta com seis filmes que mostram o dia a dia de Vitor dentro da rotina familiar. Todas as cenas se passam na casa da família com ele cortando grama, retirando o lixo, lavando o carro, limpando, relaxando na frente da TV e perdendo a “luta” pelo controle remoto.

Diferente do estilo durão que um lutador como ele tem que ter dentro dos ringues, na vida privada toda a emoção em ser homem, marido e pai de família tomam conta.

“A Sky é entretenimento. E usar Vitor e a família para explicar as inúmeras vantagens do produto, é diversão garantida”, comentam Joanna Monteiro e Max Geraldo, Diretores Executivos de Criação da Giovanni+Draftfcb.

A campanha terá filmes em rede nacional, para a base Sky e impressos. O primeiro filme vai ar no dia 03 de julho. E você assiste primeiro aqui:

   

Anatel dá prazo para GVT carregar 14 canais obrigatórios

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A Anatel concedeu prazo de até 31 de agosto para que a GVT cumpra a determinação de carregamento dos 14 canais obrigatórios na grade de televisão via satélite.

A GVT teve dificuldades com o satélite e buscaria alternativas para corrigir a falha nos próximos dois meses. Os canais são MTV Brasil, Mix TV, Canção Nova, Rádio e TV Aparecida, Redes Globo, Bandeirantes, Record, Mulher (Record News), Brasil, Internacional (RIT), Vida e TV!, Central Nacional de Televisão (CNT) e Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Pelas novas regras do setor, ou a operadora oferece todos esses canais, ou não pode proporcionar nenhum deles.

De acordo com o conselheiro-relator do caso, Marcelo Bechara, como não houve má-fé da GVT ao não conseguir entregar todos esses 14 canais, a Anatel poderia conceder um prazo para a correção do obstáculo.

Anatel reduz assinaturas do plano básico da Sercomtel

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As assinaturas residencial, não residencial e tronco, do plano básico da Sercomtel, terão redução de 6,27%. A Sercomtel é a concessionária de telefonia fixa local nos municípios de Londrina e Tamarana (estado do Paraná).

A redução, já aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel, é resultado dos ganhos econômicos decorrentes da operação de incorporação da Sercomtel Celular S.A. pela Sercomtel S.A. Telecomunicações.

Em outubro de 2012, a Anatel aprovou a operação de incorporação, que ficou condicionada, entre outros pontos, à conclusão de procedimento de revisão tarifária para transferência integral dos ganhos econômicos advindos da operação de incorporação.

Em razão da sentença proferida no Mandato de Segurança nº 2006.34.00.000369-4, definindo que deve ser desconsiderada a incidência de Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) sobre as receitas de interconexão, a redução imediata nas assinaturas residencial, não residencial e tronco, do Plano Básico da Sercomtel, será de 6,27%. Com isso, os valores das assinaturas serão: R$ 27,06; R$ 44,77 e R$ 44,77 respectivamente.

Caso seja reformada a sentença, passam a vigorar novos valores, calculados considerando a incidência de Fust sobre as receitas de interconexão. Dessa forma, os novos valores serão de: R$ 26,92; R$ 44,59 e R$ 44,59 (redução das assinaturas de 6,63%).

TV paga fecha maio de 2013 com 16,93 milhões de assinaturas

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Com a redução de 35,26 mil assinaturas em maio de 2013, o Brasil fechou o quinto mês do ano com 16,93 milhões de domicílios com TV paga, representando uma queda de 0,21% na base de assinantes em relação a abril. Considerando-se o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, divulgado pelo IBGE, os serviços de TV por Assinatura são distribuídos para aproximadamente 54,2 milhões de brasileiros e estão presentes em 27,9% das residência. A queda registrada foi influenciada, principalmente, pelo resultado negativo de 130,45 mil assinaturas do Grupo SKY, considerando também as operações de MMDS (Acom, Teleserv e TV Filme).


Evolução das assinaturas

AnoTotal de assinaturasDe janeiro a dezembroCrescimento anual (%)De janeiro a maioCrescimento em maioCrescimento em maio (%)
20075.348.571765.44616,70%179.75561.7261,30%
20086.320.852972.28118,18%232.55384.4971,53%
20097.473.4761.152.62418,24%217.13755.3580,84%
20109.768.9932.295.51730,72%408.425112.4341,42%
201112.744.0252.975.03230,45%732.774238.3622,29%
201216.188.9573.444.93227,03%905.325283.7522,07%
201316.934.4164,60%*745.459-35.260-0,21%

Os Serviços de TV por Assinatura são prestados utilizando-se de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) manteve-se praticamente inalterado em relação ao mês de anterior, com 61,9% da base e a dos serviços de TV a Cabo alcançou 37,8% das assinaturas. Em maio de 2013 o DTH, com uma perda de 39,63 mil assinantes, caiu 0,38%. O serviço via cabo registrou um acréscimo de 18,7 mil novas assinaturas – crescimento de 0,29% em maio. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 14 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de mais de 21% de sua base.

Assinaturas por tecnologia


1T20122T20123T20124T20121T2013Maio 2013Variação
abril (2012)/maio (2013)
MMDS217.729189.658163.895142.113101.28952.693-14.010
TVC5.714.9575.893.4476.074.5356.199.1596.337.1346.393.83418.698
DTH7.738.8808.448.5299.157.4129.844.09010.367.27110.484.630-39.631
TVA3.8413.5493.5933.5953.5803.259-317
Total13.675.40714.535.18315.399.43516.188.95716.809.27416.934.416-35.260

Seguindo a tendência observada desde 2010, as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento nos últimos 12 meses acima da média nacional. Somente as regiões Cento-Oeste e Sul mantiveram o índice de crescimento positivo em maio de 2013.

Número de assinaturas por região (maio de 2012 e maio de 2013)

Regiãomaio (2012)abril (2013)maio (2013)Crescimento
(%)
maio (2012)/maio (2013)
Variação
maio (2012)/maio (2013)
Crescimento
(%)
abril (2013)/maio (2013)
Variação
abril (2012)/maio (2013)
Centro-Oeste912.0791.159.7141.160.15827,20%248.0790,04%444
Nordeste1.651.8122.046.7862.024.65322,57%372.841-1,08%-22.133
Norte593.840739.945727.74922,55%133.909-1,65%-12.196
Sudeste9.087.05210.455.10510.439.02714,88%1.351.975-0,15%-16.078
Sul2.050.7822.568.1262.582.82925,94%532.0470,57%14.703
Brasil14.295.56516.969.67616.934.41618,46%2.638.851-0,21%-35.260
Número de assinaturas nas Unidades da Federação (maio de 2012 e maio de 2013)

Unidade da Federaçãomaio (2012)abril (2013)maio (2013)Crescimento
(%)
maio (2012)/maio (2013)
Variação
maio (2012)/maio (2013)
Crescimento
(%)
abril (2013)/maio (2013)
Variação
abril (2012)/maio (2013)
Acre22.54127.87327.64022,62%5.099-0,84%-233
Alagoas92.172112.345111.74421,23%19.572-0,53%-601
Amapá31.36934.82334.0888,67%2.719-2,11%-735
Amazonas230.340273.518266.14415,54%35.804-2,70%-7.374
Bahia506.528627.308614.41621,30%107.888-2,06%-12.892
Ceará262.013327.665327.46524,98%65.452-0,06%-200
Distrito Federal358.931427.102426.28718,77%67.356-0,19%-815
Espírito Santo200.636236.056234.50216,88%33.866-0,66%-1.554
Goiás287.607366.918365.43727,06%77.830-0,40%-1.481
Maranhão119.675137.158134.81412,65%15.139-1,71%-2.344
Mato Grosso130.470188.472190.02845,65%59.5580,83%1.556
Mato Grosso do Sul135.071177.222178.40632,08%43.3350,67%1.184
Minas Gerais1.163.7231.394.9611.389.18919,37%225.466-0,41%-5.772
Pará198.970268.863266.12533,75%67.155-1,02%-2.738
Paraíba114.400140.792140.23922,59%25.839-0,39%-553
Paraná637.366841.123848.22833,08%210.8620,84%7.105
Pernambuco273.497362.457362.67132,61%89.1740,06%214
Piauí58.45867.51665.95312,82%7.495-2,32%-1.563
Rio de Janeiro2.043.9982.358.1392.351.91215,06%307.914-0,26%-6.227
Rio Grande do Norte156.865191.455191.20621,89%34.341-0,13%-249
Rio Grande do Sul917.1051.115.8331.118.82021,99%201.7150,27%2.987
Rondônia56.07667.76667.99021,25%11.9140,33%224
Roraima24.17124.71623.992-0,74%-179-2,93%-724
Santa Catarina496.311611.170615.78124,07%119.4700,75%4.611
São Paulo5.678.6956.465.9496.463.42413,82%784.729-0,04%-2.525
Sergipe68.20480.09076.14511,64%7.941-4,93%-3.945
Tocantins30.37342.38641.77037,52%11.397-1,45%-616
Brasil14.295.56516.969.67616.934.41618,46%2.638.851-0,21%-35.260

Em maio de 2013, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 27,9% dos domicílios no país, de acordo com estimativas da Agência. Apesar do crescimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a região Sudeste ainda lidera esse indicador, com a presença desses serviços em 39,3% dos domicílios.

Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços de TV por Assinatura.

Densidade dos serviços de TV por Assinatura

Unidade da FederaçãoMaio (2012)Maio (2013)Crescimento (%)
Mato Grosso13,619,241,2
Tocantins7,910,634,2
Pernambuco10,313,531,1
Paraná18,724,229,4
Mato Grosso do Sul17,522,629,1
Pará10,513,427,6
Goiás15,018,422,7
Santa Catarina24,329,722,2
Ceará10,712,920,6
Rio Grande do Sul24,929,920,1
Acre11,714,019,7
Rio Grande do Norte16,819,918,5
Alagoas10,412,318,3
Bahia11,513,618,3
Rondônia12,214,418,0
Minas Gerais18,121,317,7
Paraíba10,312,117,5
Espírito Santo18,120,814,9
Distrito Federal44,250,313,8
Rio de Janeiro38,143,012,9
Amazonas27,630,711,2
São Paulo43,448,211,1
Piauí6,67,310,6
Maranhão7,27,88,3
Sergipe11,312,17,1
Amapá20,020,63,0
Roraima20,819,5-6,3
Brasil24,127,915,8

Confira a seguir a participação de mercado dos principais grupos econômicos prestadores dos serviços de TV por Assinatura.

Número de assinaturas por Grupo Econômico

Grupo EconômicoAbril (2013)Maio (2013)Variação
abril (2013)/maio (2013)
Crescimento (2013)
NET/Claro8.842.2418.908.66566.424413.666
SKY5.342.8145.212.365-130.449173.502
Oi857.313885.47228.159136.714
Telefônica/Vivo532.033531.364-669-63.543
GVT500.958516.25715.29990.622
Algar/CTBC126.215124.885-1.33011.901
ViaCabo111.341111.8925514.976
Subtotal:16.312.91516.290.900-22.015767.838
Demais Grupos656.761643.516-13.245-22.379
Total Geral:16.969.67616.934.416-35.260745.459

Mulher cai no golpe da ‘recarga de celular’

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Uma mulher de 26 anos acabou na delegacia de Pederneiras (26 km de Bauru – SP) após discutir com a proprietária de uma sorveteria por conta de uma recarga de celular.

Ela teria creditado R$ 740,00 em sua linha telefônica móvel e alegado não ter o dinheiro para pagar a comerciante. A mulher só teria efetuado a recarga, pois recebeu uma mensagem que teria ganhado os créditos em uma promoção.

Segundo a polícia, a mulher teria recebido um SMS (mensagem de texto) informando que ela havia sido contemplada em um sorteio, que lhe dava o direito à recarga em seu aparelho celular de R$ 740,00. Em seguida, ela foi até o estabelecimento comercial e solicitou os créditos.

Somente depois de ter realizado a transação que a comerciante questionou sobre o pagamento. A mulher, então, disse não ter o dinheiro e explicou sobre a promoção. As duas acabaram discutindo.

Após a confusão, elas decidiram resolver o caso na delegacia da cidade, onde a cliente constatou que havia caído em um golpe.

Um boletim de ocorrência (BO) de estelionato foi registrado contra a acusada e as duas foram liberadas.

Descartada fusão entre TIM e H3G

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Depois de quase três meses de análises e procrastinação, o conselho da Telecom Italia finalmente decidiu se posicionar acerca da proposta recebida do grupo chinês Hutchison Whampoa para fusão das operações móveis das companhias na Italia e a resposta foi não.

Em comunicado, o board da holding italiana afirmou que examinou os resultados dos contatos com a Hutchison Whampoa sobre a integração entre TIM e a 3 Italia (H3G) e chegou à conclusão de que “não há elementos necessários para iniciar negociações”.

O que se avalia no mercado é que isso é um ponto final na possibilidade de acordo com a chinesa, e não apenas uma suspensão temporária das negociações.

Estádios da Copa terão WiFi grátis

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Os doze estádios da Copa do Mundo terão internet Wi-Fi gratuita durante os jogos em 2014. A infraestrutura deve custar até R$ 100 milhões. O representante das teles e diretor executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy, estima que entre 30% e 40% do tráfego de dados deverá acontecer por meio da rede sem fio.

A infraestrutura será compartilhada entre todas as operadoras de telefonia, o que pode ajudar a reduzir congestionamentos no tráfego de dados de 3G e 4G, que tem investimento das companhias na instalação da cobertura de voz, 3G e 4G de R$ 200 milhões.

Em abril, às vésperas da Copa das Confederações, Oi, Claro, Vivo, TIM e Nextel fecharam acordo com as administrações dos seis estádios para oferecer cobertura 4G indoor nos locais.

Levy aponta que o congestionamento de dados nos jogos da competição ocorreu antes do início das partidas e após seu encerramento. O pouco tempo para a instalação dos equipamentos nos estádios prejudicou a situação.

Conforme levantamento do SindiTelebrasil durante os jogos testes foram feitos 1,7 milhão de ligações de telefonia celular e mais de 4,6 milhões de comunicações de dados, incluindo envio de e-mails, fotos e mensagens multimídia, com tamanho médio de 0,5 MB.

Do total de comunicações de dados, cerca de 4 milhões trafegaram por 3G e 650 mil pelas redes de 4G, e o sindicato das empresas de telefonia móvel afirma que a tecnologia “superou as expectativas”, por concentrar quase 18% do volume trafegado no 3G.

Apenas na final da competição, cerca de 88 mil comunicações foram via 4G. “O problema é que em 2014 muitos usuários do 3G terão migrado para o 4G, mas parte deste tráfego poderá ser atendido pelo Wi-Fi”, explicou o dirigente.

A entidade vai elaborar um relatório com a análise das causas das falhas das ligações, com base na avaliação do desempenho do tráfego de cada antena, que deve ser finalizado em 15 dias.

Quatro operadoras ativam 2,2 mil Kms de fibra óptica no Centro-Oeste

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Os números mostram que o Brasil tem muito para crescer na infraestrutura óptica. Segundo dados apresentados pela TIM, com base em dados do governo, hoje, pelo menos dois mil municípios não têm rede de fibra óptica. E outros dois mil (o Brasil tem 5560 localidades) têm apenas um único fornecedor, sem competição e oferta reduzida de produtos.

“Fica claro que temos de crescer muito. O novo momento do setor de Telecom passa pela fibra óptica”, sustentou o diretor de rede da TIM Brasil, Cícero Olivieri, ao participar do Broadband Latin America, evento realizado na capital paulista. O compartilhamento (situação até bem pouco tempo desconsiderada) começa a mostrar seu valor onde mais importa para as teles: na receita.

Em setembro, por exemplo, o consórcio formado por TIM, GVT, Embratel e Vivo vai entregar 2,2 mil quilômetros de fibra óptica para 30 pequenas e médias cidades na região entre as capitais de Campo Grande, Cuiabá e Goiânia, onde a oferta é inexistente, ou feita por uma única operadora, a Oi

“Sem o consórcio esse tipo de rede não se viabilizaria. Com a divisão do custo (estimado em US$ 75 milhões) vamos incrementar a oferta de serviços, entre eles, o 3G e o 4G e todo mundo vai disputar o cliente onde tem que ser feito: na formatação do serviço e não na rede”, detalhou Olivieri.

Vale lembrar que o presidente da Telebras, Caio Bonilha, deixou claro que Cuiabá e Manaus são as cidades-sede da Copa do Mundo onde há mais dificuldade para cumprir as exigências da FIFA, uma vez que as capitais não estão na rota original do backbone da estatal. Uma negociação entre o consórcio e a Telebras não é, portanto, descartada. A TIM também conta com outro investimento compartilhado, desta vez com a Vivo e com a Telebras, na região Norte, para levar infraestrutura via linhão de energia.

“Terminamos o linhão Manaus-Tucuruí, só falta entregar a parte de Macapá”, diz Olivieri. No entanto, ele diz que o trecho de 50 km para chegar à capital amazonense enfrenta problemas por conta de licenças ambientais. “Foi mais fácil construir o linhão dentro da floresta e com toda a dificuldade inerente a ação do que esse último trecho. Temos que juntar esforços e racionalizar”, frisou o executivo. 

No linhão por dentro da floresta, são 1.800 km de fibra, totalizando 2.500 km junto com o trecho da região metropolitana de Manaus com o cabo OPGW. Graças ao backhaul, a capital do Amazonas (uma das sedes da Copa do Mundo e onde o serviço de Telecom é ruim) terá 4G até o final do ano.

Claro lança 4G em Manaus, Natal e Cuiabá

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Mais três capitais (Natal – RN, Manaus – AM e Cuiabá – MT) passam a ter a tecnologia 4G de telefonia celular. A operadora Claro é quem disponibiliza o serviço. Com isso, a operadora cumpre a meta de entregar a rede 4G para todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 antes do prazo previsto pela Anatel.

“Assim, a operadora amplia seus últimos lançamentos de conteúdo OTT, como é o caso do serviço de locadora online, o Clarovideo, que disponibiliza acesso ao conteúdo sem a necessidade de download, com um portfólio ampliado de filmes, séries, conteúdo kids, entre outros. Tudo para utilizar os serviços de última geração”, informou a assessoria de imprensa da Claro.

Durante a apresentação da tecnologia 4G em Natal, o diretor regional da Claro no Nordeste, André Peixoto, ressaltou que a cidade não está totalmente coberta pela tecnologia 4G, o que deve acontecer em um prazo de dois meses. “Temos pontos consolidados como o Centro da cidade e o bairro de Petrópolis, na zona Leste, além de estarmos expandindo para Ponta Negra, na zona Sul. Isso vai ser ampliado semanalmente”, explica.

Atualmente, a cobertura da rede 4GMax está disponível em 15 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Campos do Jordão, Búzios, Paraty e, desde ontem, também para Natal, Cuiabá e Manaus. “Neste sentido, a tecnologia 4GMax da Claro está disponível para mais de 35 milhões de brasileiros e com mais de 50% de cobertura de rede em todas as cidades citadas acima”, acrescentou a assessoria.

“Nos empenhamos ao máximo para que os clientes Claro fossem os primeiros a ter a tecnologia 4G disponível no Brasil. Exemplo disso, foi o lançamento da rede de alta velocidade em Recife cinco meses antes do prazo determinado pela Anatel para as cidades-sede da Copa das Confederações. Além disso, sabemos que o povo brasileiro é exigente e gosta de novidades no setor de tecnologia. Por isso, continuaremos nos empenhando para trazer as melhores ofertas e serviços com qualidade para nossos clientes, de forma que eles tenham a melhor experiência em velocidade”, afirma Carlos Zenteno, presidente da Claro.