02/10/2024
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Operadoras sofrem com depredações em protestos pelo Brasil

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O sexto protesto contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo, realizado na noite de ontem (18), foi marcado por saques a lojas, destruição de agências bancárias e a depredação do edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo. Tanto os saques quanto a passividade da Polícia Militar durante ações de vândalos diferenciaram o ato dos demais, que ou ocorreram pacificamente, como nessa segunda (17), ou foram fortemente reprimidos pela PM, como na quinta-feira (13).

Demorou cerca de três horas entre o início da ação dos vândalos, perto das 18h30, e a chegada dos primeiros carros da Força Tática ao local, por volta de 21h30, quando lojas já estavam saqueadas e danificadas, e as vidraças laterais e frontais da prefeitura, destruídas.

Segundo o instituto Datafolha, cerca de 50 mil pessoas participaram da sexta manifestação. De acordo com a polícia, ao menos 56 foram presos por saques, no centro, e por atos de vandalismo na região da rua Augusta, para onde parte dos manifestantes se dispersou.
Propriedades das principais operadoras de telefonia foram depredadas e tiveram vidros quebrados, aparelhos roubados e paredes pichadas.
Na Barão de Itapetininga, os estragos mais evidentes foram em uma agência do banco Itaú Personnalité, em um prédio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) onde fica a diretoria, em uma unidade do McDonalds e em uma loja da operadora Claro, onde todos os aparelhos celulares e os computadores de atendimento ao público foram roubados.
Em nota, a operadora de telefonia móvel Claro informou que foi “vítima da violência durante as manifestações”. Duas lojas da empresa foram danificadas e diversos aparelhos saqueados. A loja da Rua Barão de Itapetininga amanheceu com as portas fechadas nesta quarta-feira (19). A Claro afirmou que a loja terá que passar por reparos antes de voltar às atividades normais.

Belo Horizonte


Em Belo Horizonte – MG também não foi diferente. Uma onda de vandalismo tirou o tom pacífico das manifestações realizadas ao longo de terça-feira em Belo Horizonte. Alguns manifestantes jogaram bombas e tentaram quebrar a porta da prefeitura por volta das 22h. Eles atacaram lojas da TIM, Vivo, Oi e agências do Banco do Brasil, Santander e Itaú.

As três instituições financeiras e uma loja de telefonia que foram destruídas por um grupo de vândalos no final das manifestações, no centro de Belo Horizonte, estão fechadas para reparo e o atendimento ao público está sendo direcionado para outras unidades.

Na loja da Vivo a gerente informou que nem ela, nem os outros funcionários estavam autorizados a conversar com a imprensa.

A Telefônica|Vivo informou, por meio de nota que “já está tomando todas as providências necessárias para que sua loja seja reaberta o mais rapidamente possível”. Os clientes podem procurar as lojas mais próximas que ficam no Shopping Cidade, no Boulevard Shopping e na Praça da Savassi. A Vivo possui ainda outros canais para o contato com os clientes, segundo a nota, como o Call Center pelo *8486, atendimento via SMS e chat na internet pelo site www.vivo.com.br, todos 24h por dia, sete dias por semana.

Ilderaldo Furtado, vendedor autônomo, 43, é morador na região, e para ele não há necessidade para o vandalismo. “Quem faz esse tipo de coisa não está preocupado em melhorar o país. José Geraldo Madureira, 74, é dono de uma banca em frente à loja da Vivo “Se eu ver confusão chegando hoje eu fecho as portas e vou embora”.

O Grupo #Minha, que edita este portal, é politicamente neutro. Por isso, embora este artigo apresente exemplos específicos de distúrbios civis, ele não apoia a ideia de que uma nação é superior a outra nem toma partido em nenhuma questão política.

Venda de smartphones com dois chips aumenta 680% no Brasil

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O número de smartphones com suporte a dois chips de operadora vendidos no Brasil cresceu 680% no último ano e alcançou 5,4 milhões de unidades, de acordo com dados divulgados com exclusividade pela consultoria IDC. Este número representa cerca de um terço de todos os smartphones (celulares que permitem navegar na internet e instalar aplicativos) vendidos no País no primeiro trimestre de 2013.


“No Brasil, há muitas distinções entre os preços das tarifas das operadoras, é uma singularidade do nosso mercado”, diz Leonardo Munin, analista de mercado da IDC. “Enxergamos os aparelhos com dois chips como uma tendência em países emergentes.” Outros países, como China e Índia, também têm mercado para celulares básicos e smartphones com suporte a dois chips.

De acordo com a IDC, os smartphones devem representar cerca de 45% do total de celulares vendidos no Brasil até o final do ano. No total, as vendas devem alcançar 28 milhões de unidades. Alguns fabricantes, ainda mais otimistas, acreditam que a fatia dos smartphones nas vendas no Brasil deve superar a marca de 50% no último trimestre do ano, quando as vendas aceleram antes do Natal.

Dois fatores levam ao crescimento acelerado nas vendas de smartphones com dois chips: primeiro a migração dos usuários de celulares básicos, categoria onde o suporte a dois ou mais chips faz sucesso. Por conta da redução do preço dos smartphones devido à Lei do Bem e da “pressão social”, muitas pessoas compram seu primeiro smartphone, mas procuram modelos compatíveis com dois chips para continuar economizando em chamadas.

Além disso, o número de pessoas que precisa andar com dois celulares, sendo um número particular e outro profissional, também é crescente. Ter um smartphone que acomode os dois chips se torna um recurso muito procurado por esses usuários. “Muita gente tem celular do trabalho, mas não quer abrir mão do particular. Por isso este mercado é tão forte”, diz Roberto Soboll, diretor de produtos de telecom da Samsung no Brasil. No começo de 2012 a empresa tinha 12 aparelhos dual-chip, agora são 20.

De acordo com a Samsung, os aparelhos com suporte a dois chips já representam 45% do total de smartphones vendidos pela empresa no Brasil durante o primeiro trimestre de 2013. O principal dispositivo da empresa com foco neste mercado é o Gran Duos , da linha Galaxy . O smartphone, que chegou ao Brasil em fevereiro de 2013, possui tela de 5 polegadas, processador de 1,5 GHz com dois núcleos e câmera de 8 megapixels. O preço sugerido é de R$ 1,4 mil.

A LG é outra fabricante que investe forte em smartphones com sistema Android e suporte a dois chips, principalmente modelos em uma faixa de preço mais baixa. A segunda geração da linha Optimus L , anunciada durante o Mobile World Congress, foi pensada para o público que quer um aparelho mais avançado, sem deixar de lado os dois chips. Os três modelos, com preços na faixa de R$ 499 (L3 II) a R$ 899 (L7 II), estão à venda no Brasil.

“Estamos acompanhando a tendência do mercado. Ano passado, a gente tinha a linha L só com um chip, neste ano já trouxemos os modelos com dois chips”, diz Jan Petter, diretor de vendas de celulares da LG Electronics do Brasil.

Segundo o executivo da LG, a empresa pretende lançar no Brasil um novo modelo de smartphone no terceiro trimestre que será o primeiro de sua linha a oferecer suporte a três chips de operadoras. Até agora, nenhuma grande fabricante oferece smartphones com suporte a mais de dois chips: só modelos fabricados por pequenas fabricantes , além de celulares não-homologados importados e vendidos no mercado cinza, oferecem o recurso.

Além da Samsung e da LG, outra fabricantes como Motorola e Sony também investem no segmento de smartphones com dois chips. O Xperia E Dual , fabricado pela Sony, é o primeiro aparelho da marca a contar com mais de um chip. Em março de 2013, a Motorola também anunciou que seus novos smartphones de entrada com sistema operacional Android , do Google, têm opção com dois chips.

De acordo com a IDC, o Android é o sistema operacional mais popular no Brasil, representando 87% das vendas de smartphones no primeiro trimestre de 2013. Outros recursos na lista de quem procura o primeiro (ou um novo) smartphone incluem tela sensível ao toque com tamanho grande e bateria de longa duração. “Uma boa câmera e conexão Wi-Fi também são recursos procurados pelos consumidores”, diz Bárbara Toscano, gerente-geral de marketing de celulares da LG Electronics do Brasil.

Além da conexão Wi-Fi e 3G, quem pode pagar mais caro também procura um celular que ofereça internet rápida também na rua. “A venda de aparelhos 4G no primeiro trimestre foi o dobro da nossa expectativa para o início de 2013”, diz Munin, da IDC. De acordo com o estudo, esses aparelhos representaram 4% das vendas no período analisado.

Segundo a consultoria, como as redes 4G estão disponíveis há pouco tempo, as operadoras ainda precisam investir em infraestrutura para garantir a qualidade da conexão antes que mais usuários se conectem à rede, além de reduzir os preços para que os smartphones 4G possam se popularizar. “Isso deve acontecer em um ou dois anos”, diz Munin.

Oi lança GPS gratuito para de clientes qualquer operadora

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A Oi lançou aplicativo próprio de mapas e GPS. O Oi Mapas já está na Google Play desde o último dia 12, mas, apenas nesta segunda-feira, 18, foi anunciado oficialmente.

O app permite navegar até mesmo offline e está completamente em português. Além disso, conta com visualizações em 2D e 3D e é gratuito para qualquer pessoa, independentemente da operadora em utilização.

Além disso, o app é integrado a redes sociais como Foursquare, Facebook e Twitter para pesquisar por locais, compartilhar localizações ou encontrar amigos que estejam próximos.

O Oi Mapas é uma versão customizada de outro aplicativo de GPS, o N.Life. O serviço está disponível para Android (a partir da versão 2.2).

A Oi afirma que em breve lançará versões para iOS, mas não comenta nada sobre Windows Phone.

Operadoras negam queda do 3G durante protesto em SP

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A multidão que foi às ruas de São Paulo protestar contra o aumento da tarifa do transporte público estava munida de smartphones, mas reportar o que se via não foi nada fácil.

Muitos manifestantes relataram lentidão da conexão 3G durante o percurso percorrido nessa segunda-feira, 17, em apoio ao quinto ato organizado pelo Movimento Passe Livre.

As operadoras negaram falha na rede. Claro, TIM e Vivo afirmaram terem notado congestionamento em função da alta quantidade de tentativas simultâneas de acessos em uma mesma região. A Oi foi procurada mas não se pronunciou.

Ontem à noite, usuários reclamaram da dificuldade de conexão pelo Twitter enquanto a passeata acontecia. Segundo o Estadão Conteúdo, instabilidade identificada nas imediações da Av. Faria Lima motivou boatos de que poderia se tratar de boicote.

Algar mostra projetos inovadores em Brasília

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O grupo Algar promove nesta terça-feira (18) uma mostra de projetos inovadores, em Brasília. O evento apresentará alguns dos 51 projetos que garantiram ganhos financeiros acima de R$ 19 milhões.
A Algar Inovação é uma iniciativa por meio da qual o grupo pretende estimular os 21 mil associados (como denomina seus colaboradores) a desenvolver boas ideias que possam ser transformadas em negócios ou que possam agregar valor a processos já existentes dentro das empresas. Em Brasília, o evento contará com palestras, debate e apresentações de projetos inovadores desenvolvidos por profissionais da casa.

Entre os projetos que serão apresentados está o X-Banner, desenvolvido por Rafael Maia, associado da Algar Mídia. O case consiste na alteração do modelo de venda do Netsabe por meio de mudanças no espaço de banner. O projeto dispensou investimento, já que foi realizado com ferramentas internas e demonstrou ganho de R$ 575 mil.
A Automatização da URA Help Desk Netsuper, desenvolvido por associados da Algar Telecom, é outro projeto que estará na Mostra. O case consiste no reconhecimento do cliente pelo número de telefone e solução do problema dele (ruído, alinhamento de modem ou conexão, por exemplo), por meio de atendimento automático. O projeto reduz o volume de chamadas para atendimento humano, melhora o nível de serviço e reduz custos com treinamento para atendimento. Para a implantação, não houve investimento, pois foi necessário apenas o envolvimento dos associados da empresa, e o retorno financeiro foi de R$ 1,6 milhão.

Fibra deve passar por 1,8 milhão de domicílios até o final do ano

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A Telefônica/Vivo começou nesta segunda uma campanha de mídia na Grande São Paulo para promover o serviço Vivo TV Fibra, que hoje passa por aproximadamente 1 milhão de domicílios. Segundo o diretor de vídeo da operadora, Rafael Sgrott, a expansão da rede FTTH da operadora é acelerada. A meta é passar por 1,8 milhão de domicílios até o final do ano, incluindo a região da Grande ABC. “A oferta do serviço nestas praças começará assim que estiver acertada a licença do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC)”, diz Sgrott, afirmando que a tramitação do pedido da licença está “bem evoluída” na Anatel.

As regiões que estão recebendo redes de fibra ficam em Osasco, Guarulhos, São Bernardo, Santo André, São Caetano, Barueri e Cotia. Além disso, algumas cidades do interior, como Campinas, também devem ter redes FTTH em breve. Segundo o diretor de vídeo da operadora, a escolha das regiões depende de variáveis como concentração de renda e de pessoas. Além disso, como a operadora trabalha com um grupo de empresas de prestação de serviço, o trabalho de expansão não pode ficar concentrado em uma única região.

A operadora não deve substituir sua rede de cabo da TVA, na região metropolitana de São Paulo, pela de fibra, pelo menos por enquanto, concentrando os investimentos em regiões ainda não atendidas.

O Vivo TV Fibra custa a partir de R$ 69,90 (sem canais pagos em HD). Trata-se de um valor agressivo em relação à tecnologia empregada. Questionado sobre a viabilidade do serviço a esse custo em uma rede nova FTTH, Sgrott explica que o investimento é de “longuíssimo prazo”. “A experiência do assinante no serviço por fibra deve levar à ampliação do pacote”, diz, destacando que não é necessário instalar novos equipamentos na casa do cliente após a assinatura do pacote de entrada. “As caixas já são HD e não é necessário levar um modem”.

Na última semana, a operadora também começou uma campanha para venda do serviço de TV por satélite no interior de São Paulo. Segundo Rafael Sgrott, a interiorizar o serviço de TV não demanda um grande investimento em estrutura de instalação, uma vez que a Vivo já conta com uma rede de técnicos bem capilarizada no estado. No entanto, é necessário um alto investimento na estrutura de venda. “Na capital, a venda por telemarketing e Internet funciona bem. Mas no interior é preciso estar presente com lojas físicas e revendas”, explica. Com essas ações, a Vivo TV espera reverter a queda de base de assinantes de TV paga registrada nos últimos semestres. Contribui para isso também o fato de que o MMDS, onde a empresa tinha boa parte de sua base, já ter sido descontinuado, o que permite à Vivo agora se focar em apenas três plataformas de vídeo (cabo, fibra e DTH).

Anatel rejeita recurso da Oi e eleva multa aplicada à empresa

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A Anatel rejeitou recurso da Telemar Norte Leste, empresa do grupo Oi, contra uma multa aplicada em maio de 2010 à filial de Minas Gerais e ainda elevou o valor da punição em 5%.

Em despacho publicado no “Diário Oficial da União” de ontem (17), a agência reguladora fixa o novo valor da multa em R$ 3,276 milhões.

A empresa foi punida por infração ao artigo 11 do Plano Geral de Metas para Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado, ao não disponibilizar telefone de uso público (TUP) em localidades com mais de cem habitantes.

A Anatel decidiu agravar a punição “ante a existência de antecedentes”.

Recentemente, outras três filiais da Telemar Norte Leste já tinham sofrido agravamento de sanção por descumprimento de vários artigos do plano de universalização.

Segundo o “Diário Oficial da União” de 11 de junho, as punições aplicadas às filiais de Alagoas, Sergipe e Piauí também aumentaram 5%, passando, respectivamente, para R$ 3,785 milhões, R$ 949,08 mil e R$ 631,56 mil.

Oi reciclou mais de 6 mil toneladas de materiais em 2012

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Em seu Relatório de Sustentabilidade de 2012, a Oi divulgou que gerou mais de 6,6 mil toneladas de resíduos reciclados, entre listas telefônicas, venda de sucatas, baterias estacionárias e resíduos de coleta seletiva.

Desse número, mais de 4 mil toneladas são formadas por materiais de cobre, alumínio e ferro, cabos de fibra ótica, baterias, cabos telefônicos, sucatas de informática, partes de peças de telefones públicos vandalizados, entre outros. Esse material foi transformado em vassouras de limpeza pública, sacos de lixo, polietileno e PVC reciclado.

A operadora também recolheu cerca de 44 mil itens entre aparelhos celulares e acessórios, pilhas e baterias por meio de pontos de coleta em lojas e prédios administrativos pelo País.

Clientes Vivo poderão comprar jogo World of Warcraft

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Em uma parceria entre o Boa Compra e a plataforma de pagamento móvel Movile, os clientes da operadora Vivo podem utilizar o celular para comprar o game World of Warcraft via SMS. Esta é a primeira vez que o game pode ser adquirido por esse método no Brasil.

Por tempo limitado, o jogo pode ser adquirido por R$ 9,99, o que inclui suas duas primeiras expansões, The Burning Crusade e Wrath of the Lich King, além de 30 dias de tempo de game. Aqueles que adquirirem o jogo pelo site do Boa Compra recebem também 2.500 Golds para serem utilizados no site.

A oferta está disponível no hotsite especial criado para a promoção, que pode ser acessado por meio deste link.