02/10/2024
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TIM faz merchandising em clipe da Paula Fernandes

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A TIM insere o TimMusic pela primeira vez em um videoclipe musical. Em parceria com a Universal Music, a operadora cria uma ação de product placement no clipe “Se o coração viajar” da cantora Paula Fernandes.
O filme une desenho animado e realidade, mostrando uma menina que acessa o aplicativo no celular enquanto lê um conto de fadas estrelado pela cantora, que também utiliza a plataforma de músicas durante o clipe.

Assista o vídeo:

   

Telebras fornecerá serviços de CDN para provedores em 2014

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O presidente da Telebras, Caio Bonilha, reiterou durante o 5º encontro nacional de provedores de Internet da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) que a estatal fornecerá serviços de CDN (Content Delivery Network) em parceria com provedores de conteúdo para provedores de acesso até o ano que vem. Segundo Bonilha, isso é reflexo da convergência de ofertas de triple play no mercado, que estaria pondo em desvantagem as empresas menores. “Além da banda larga, os usuários também querem conteúdo e outros serviços, e a própria lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) já é uma facilitadora para os provedores”, explica. “A Telebras não está alheia a esse processo, estamos estudando com outras empresas para entrar na cadeia de CDN e, em breve, vamos ver como dar condições a vocês (provedores de acesso) a ter outros produtos para os clientes, para competirem de forma mais isonômica.”

Bonilha diz que o serviço de CDN “seguramente será disponibilizado em 2014” com um investimento inicial “relativamente pequeno”. A arquitetura dessa rede, diz, vai depender do modelo de negócios escolhido. “Temos demanda e temos provedores”, garantiu ele. “Já completamos nossa rede, então não faz sentido a gente não ajudar”. Ou seja, o transporte de conteúdo será feito pela companhia, que deverá cobrar “preços competitivos” para que os provedores possam fazer pacotes triple play.

Ele ressalta que a Telebras está atualmente focada no fornecimento de infraestrutura para a Copa das Confederações, mas que, passado o evento, a empresa terminará de elaborar o plano. Ela vai disputar mercado com companhias como Level 3, que começou a prestar serviços de rede de entrega de conteúdo no ano passado, e Akamai. Em parceria com a Cisco, a TIM também deverá ser uma concorrente com um projeto de CDN, previsto para ser concluído no primeiro semestre de 2014.

A entrada no mercado de CDN visa a promover maior poder de competição a uma gama de mais de cem provedores que utilizam a infraestrutura da Telebras no País. Segundo Caio Bonilha, a empresa tem potencial para atender a mais de 1,5 mil municípios com a rede de 25 mil km de backbone, finalizado em maio. “Já chegamos a localidades remotas como Porto Velho, Pará, Amapá e todo o Nordeste”, afirmou. Com o projeto do satélite geoestacionário brasileiro, as demais localidades onde a rede física não terá condições de atender estarão cobertas.


A Telebras ainda está trabalhando com a prefeitura de Fortaleza para a construção de um data center para a rede, que deverá ser concluído entre o final de 2014 e começo de 2015, após licitação. “Estamos com o edital pronto, só paramos para a troca de governo”, diz Bonilha, citando a troca de prefeitura na capital cearense. “Agora estamos ratificando”.

Com orçamento de cerca de R$ 500 milhões, a empresa deverá fazer pela primeira vez uma conferência para analistas. Mas Caio Bonilha avisa que, apesar do histórico, a estatal apenas acabou de concluir seu backbone, onde estavam concentrados seus esforços. “Somos uma startup, de papel temos três anos. Então, às vezes, os resultados não são tão bons”, avisa.

Anatel pede à Oi plano para migração de clientes analógicos

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A Anatel determinou à Oi a apresentação em 90 dias de um plano para a migração de clientes de telefonia fixa de regiões rurais em áreas de atuação da empresa da tecnologia analógica para digital.
Segundo despacho da agência publicado no Diário Oficial da União, o plano envolve clientes do “Ruralcel”, serviço de telefonia fixa prestado sobre redes de operadoras de telefonia celular.

O plano deve prever a migração de todos os clientes que usam telefones que operam com a antiga tecnologia analógica AMPS para sistemas atualizados digitais. A previsão de migração do plano a ser enviado pela operadora deve ser de no máximo 33 meses contados a partir da publicação do despacho da Anatel.

Resoluções anteriores da Anatel determinavam a suspensão das transmissões analógicas até fevereiro do ano passado, mas houve pedido da Oi para manutenção do sistema diante do custo de instalação de tecnologias mais atualizadas em regiões afastadas no país.

Caso o prazo de 33 meses seja descumprido, a Anatel afirma que a Oi estará sujeita a “medidas coercitivas, e cíveis, de caráter obrigacional e indenizatório aos assinantes STFC Ruralcel que utilizem terminais na tecnologia analógica”.

A Anatel ainda decidiu pela aplicação de multas e agravamentos de penalidades anteriores no valor de cerca de 37,4 milhões de reais contra empresas do grupo Oi, segundo uma série de despachos publicados no diário oficial.


Entenda melhor


Cautelar da Anatel determina que as operadoras móveis Vivo e TIM mantenham as redes que dão suporte a oferta de telefonia fixa em áreas fora da tarifa básica em sistema analógico (mais conhecido como Ruralcel) por mais 33 meses, prazo estipulado para que as operadoras migrem os mais de 3,4 mil assinantes identificados do serviço para sistemas com tecnologias digitais. Para isso, a Oi, responsável pela prestação do serviço, deve apresentar, em 90 dias a contar a partir de hoje, um Plano de Garantia da Continuidade da Prestação do STFC nas Áreas Rurais.

No mesmo documento, a Anatel estabelece os custos da manutenção das redes, que a Oi deve repassar integralmente para a TIM e a Vivo, tendo em vista que não houve acordo sobre os valores. Serão repassados mensalmente R$ 644.062,42 na Região I do PGO, e de R$ 431.470,77 na Região II do PGO para a TIM e R$ 450.673,34 para a Vivo. E determina que esses valores sejam ajustados, de forma proporcional, à medida que se reduza o número de estações radiobase (ERB) da rede SMP analógica (AMPS) em operação, juntamente com os terminais Ruralcel a elas vinculados, até a sua completa desativação.
A cautelar determina ainda que a Oi, a Vivo e a TIM, no âmbito das obrigações assumidas em atendimento ao edital de licitação da faixa de 450 MHz, priorizem, nas suas respectivas áreas de autorização e dentro das respectivas etapas do cronograma estabelecido, a ativação de serviços nas áreas rurais dos municípios em que existem assinantes do STFC Ruralcel atendidos em tecnologia AMPS.

A cautelar publicada hoje revoga em parte ao despacho publicado em fevereiro do ano passado, manteve a rede de acesso móvel analógico (AMPS) em operação. De acordo com o relator do processo, conselheiro Rodrigo Zerbone, as prestadoras do SMP que oferecem a infraestrutura de suporte ao STFC Ruralcel da Oi, “devem envidar todos os esforços para que, em trabalho conjunto com a OI, realizar a migração da infraestrutura analógica (AMPS) para digital, de todos os assinantes Ruralcel que estejam em áreas de cobertura simultânea de ambas as tecnologias (analógica e digital)”.

Serviços da CTBC passam por problemas

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A rede da operadora CTBC (Algar Telecom) passou por diversas instabilidade durante o final da manhã desta quinta-feira (13).

A operadora enviou uma equipe de profissionais especializados por volta das 12h30, quando foi informada da falha na rede celular.

“A Algar Telecom informa que os serviços de telefonia móvel da empresa estão funcionando normalmente. A empresa esclarece que houve uma instabilidade momentânea no final desta manhã. A Algar Telecom reitera seu compromisso em atender os seus clientes com dedicação, transparência e qualidade…”, comunicou a operadora através de seu twitter oficial agora à pouco.

Carlos Aragão substituirá João de Deus na Oi

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E continua a “dança das cadeiras” na direção da Oi. Porém, o processo de mudanças na diretoria da operadora não tem nenhuma relação com a chegada de Zeinal Bava à presidência da empresa, mas é uma consequência tardia da saída do ex-presidente Francisco Valim e de um processo de avaliação sobre as perspectivas e desafios da empresa, da complexa solução necessária para colocar a empresa de volta aos trilhos e, é claro, dos projetos pessoais de cada um. Pelo menos é isso que relatam os executivos e, agora, ex-executivos da empresa.

Até aqui, a mudança mais importante foi a saída de João de Deus Pinheiro de Macedo, executivo que comandava a área institucional, regulatória e estratégica da empresa e que, pelo tempo de casa e pelas funções que desempenhava, era quem tinha a memória da Oi na cabeça. Ele será substituído por Carlos Aragão, que desempenhava o papel de diretor de relações institucionais, responsável sobretudo pelo relacionamento da Oi no nível dos Estados em que atua. André Borges, diretor regulatório, sai e será substituído por Carlos Eduardo Monteiro, que cuidava da estratégia de implementação do 4G.

Sai também Pedro Ripper, diretor de inovação e planejamento, que ao contrário de rumores do mercado, não será presidente da Dish no Brasil nem irá para a TIM, mas sim se dedicará a negócios próprios. E sai também Julio Fonseca, diretor de gestão. No mercado, especula-se sobre outras mudanças, mas segundo fontes da companhia, isso seria algo natural com a chegada de um novo presidente e, eventualmente, um novo arranjo entre acionistas que venha a acontecer no processo de reestruturação pelo qual a Oi passará.

10 direitos que você tem ao usar a telefonia móvel

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Poucas pessoas sabem seus direitos como consumidores, especialmente quando se trata de serviços de telecomunicações. Para ajudar os brasileiros nesta tarefa, divulgamos os principais direitos dos usuários e obrigações da operadoras de telefonia móvel, instituídos pela Anatel. Confira abaixo o que esperar das empresas prestadoras de serviços e acompanhe nossa série de matérias que trará informações para usuários da telefonia fixa, banda larga e TV paga.
  1. Os planos de serviço somente podem ser ofertados aos usuários se houver garantias de imediata ativação do serviço e sua utilização.
  2. A entrega do documento de cobrança ao usuário deve ocorrer pelo menos cinco dias antes do seu vencimento. A hora que quiser, o usuário poderá pedir, sem ônus, outro documento de cobrança, que contenha exclusivamente valores correspondentes à prestação do serviço móvel pessoal.
  3. O usuário pode pedir que lhe seja enviado relatório detalhado com periodicidade igual ou superior a um mês. O cliente pode, ainda, solicitar relatório detalhado relativo aos 90 dias anteriores ao seu pedido. Neste segundo caso, a solicitação deverá ser atendida no prazo de 48 horas.
  4. A partir do recebimento da fatura, usuários pós-pagos têm 90 dias para contestar débitos indevidos. Na modalidade pré-paga este prazo é de 30 dias. A prestadora deve responder aos questionamentos previstos neste item no prazo de até 30 dias contados da contestação.
  5. O cliente tem direito ao desbloqueio gratuito de seu telefone a qualquer momento, sendo vedada a cobrança de qualquer valor pela realização desse serviço. O desbloqueio do aparelho não caracteriza quebra de fidelização, não sendo permitida, nesses casos, a cobrança de multa a título de rescisão contratual.
  6. O cancelamento deve ser efetivado sem ônus em até 24 horas da solicitação efetuada pelo usuário.
  7. Nos planos pré-pagos, a prestadora pode oferecer créditos com qualquer prazo de validade, desde que possibilite ao usuário a aquisição de créditos com prazo igual ou superior a 90 dias e 180 dias. Os créditos vencidos serão renovados a cada nova recarga. O usuário ainda deve ser comunicado quando seus créditos estiverem próximos de acabar. A prestadora também deve disponibilizar canal gratuito em tempo real para que o usuário verifique seu saldo e a validade de seus créditos.
  8. As mensagens de celular devem ser entregues em até um minuto ou reenviadas por 24 horas até serem recebidas e não podem ser cobradas, caso a entrega ocorra após esse prazo.
  9. A prestadora não pode recusar atendimento a pessoa inadimplente, que poderá contratar um plano alternativo indicado pela prestadora.
  10. A inclusão de usuário inadimplente em sistema de proteção ao crédito somente pode ser feita após a rescisão do contrato e desde que haja aviso, por escrito, pela prestadora com pelo menos 15 dias de antecedência. Durante a suspensão parcial da linha do usuário inadimplente ou sem créditos pré-pagos, ainda é possível efetuar chamadas a cobrar e para serviços de emergência, além de receber ligações pelo prazo de, no mínimo, 30 dias.
Agora que você já sabe seus direitos, corra atrás deles.

Oi – Família em Fuga

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Já imaginou se a sua família foge de casa? Melhor não arriscar. A Oi mostrou a solução para qualquer contratempo que possa surgir apresentando sua oferta de TV HD e Banda Larga por R$69,80/mês. Você pode assistir ao novo comercial da operadora primeiro aqui e agora:

   

GVT é a empresa mais bem avaliada pelos internautas

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A Associação de Consumidores (Proteste) realizou uma pesquisa para medir a satisfação dos internautas da região Sudeste em relação às provedoras da região. O resultado mostra que a GVT é a empresa mais bem avaliada por seus clientes, enquanto a Net Virtua, UOL e Oi Velox tiveram as piores avaliações.

A pesquisa analisou as habilidades dos internautas brasileiros e os tipos de contratos e conexões mais usados. A GVT obteve boa pontuação tanto pelo seu serviço de internet, que inclui banda larga de velocidades de até 150 Mb/s, quanto na percepção da própria empresa por seu cliente. 

Embora presente em 138 municípios no país, o serviço de internet da companhia ainda não chegou a São Paulo e no Rio de Janeiro ainda não está disponível em todos os bairros. 

A amostragem abrangeu 813 usuários, a maioria com idade média de 44 anos, moradores do Sudeste e com ensino médio completo ou superior incompleto.

A pesquisa ainda revelou que o gasto médio mensal do brasileiro com a internet é de R$ 105. Entre os vários tipos de pacote disponíveis, o mais barato só oferece internet (R$ 70), e o combo telefone + internet + TV sai, em média, R$ 159.

Os tipos de contrato predominantes são os com apenas internet, seguidos pelo combo que une internet e telefone. Já as variedades de conexões mais usadas são as a cabo ou por fibra ótica (34%) e ADSL/VDSL (33%). 

A velocidade de download mais recorrente é a de 10 Mbps, muito aquém de países desenvolvidos como Bélgica (26 a 49 Mbps) e Portugal (100 Mbps ou mais). A taxa de upload mais comum, 1 Mb/s, também fica devendo à nações onde a internet está mais consolidada.

Sindicato realiza protesto na porta da Nextel

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Em 10 de junho, o Sintetel realizou um protesto na porta da sede da empresa Nextel, em São Paulo contra as alterações no Plano Médico.
O fato é que a Nextel decidiu fazer alterações no Plano de Saúde a partir de 1º de junho e cobrar coparticipação com percentual de 30% em consultas e exames dos trabalhadores. Até então, tudo poderia ser realizado sem nenhum custo.
A empresa tomou a decisão de maneira unilateral, sem se preocupar com trabalhador.

Em 29 de maio, o Sintetel se reuniu com os representantes da empresa para impedir que isso acontecesse, pois essa decisão configura descumprimento de Acordo Coletivo. Mesmo assim, a Nextel reafirmou que descontaria o valor abusivo dos salários.

O Sintetel ingressou ontem (12), com Ação Cível Coletiva para que a Nextel volte a praticar as mesmas regras anteriores, ou seja, não cobrar nada do trabalhador. “A união dos trabalhadores é muito importante para que consigamos reverter esta situação. Os trabalhadores demonstraram no protesto de hoje que o descontentamento com a decisão da empresa é geral. Vamos reverter isso”, afirma Cristiane Nascimento, dirigente do Sindicato.

Salários de funcionários da Sercomtel estariam ameaçados

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Os cerca de 600 servidores da Sercomtel podem ficar sem receber os seus salários no próximo mês.

Um problema de caixa enfrentado pela telefonia pode fazer com que ela não tenha dinheiro em julho para pagar os vencimentos dos funcionários referentes a este mês. Por mês, a empresa gasta R$ 4 milhões com recursos humanos, R$ 50 milhões por ano.

A estatal enfrenta uma grave crise financeira desde o ano passado. Sem agência de publicidade, a Sercomtel não consegue fazer propagandas de seus produtos no mercado e concorrer com as telefonias multinacionais. A empresa avalia, ainda, a possibilidade de extinguir as estatais para evitar gastos extras.

A empresa precisou “prender” R$ 47 milhões dos acionistas (Prefeitura de Londrina e Copel) no início deste ano para evitar começar 2013 no vermelho.

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas em Telecomunicações (Sinttel) no Paraná garante que, até agora no ano, os funcionários receberam os salários normalmente. “Fui pego de surpresa com essa informação. A gente sabe que a Sercomtel passa por um problema complicado, mas nada justifica deixar de pagar os seus colaboradores. Vamos acompanhar a situação de perto a partir de agora”, argumentou o diretor-geral do Sinttel, João Henrique Schmidt.

Por meio da assessoria de imprensa, a diretoria financeira da Sercomtel informou que trata a informação como especulação. A empresa preferiu não se pronunciar sobre o assunto.