01/10/2024
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Oi WiFi chega a 90 mil hotspots ativos no Brasil

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Diante das últimas novidades apresentadas ao mercado, uma coisa é fato: A Oi tem se esforçado para mudar e evoluir. Podemos notar isso também pela sua ambiciosa meta de encerrar 2013 com 500 mil pontos de acesso Wi-Fi em todo o País. Em cerca de apenas 15 dias, a operadora ativou mais de 10 mil novos hotspots, segundo revelou o diretor de Desenvolvimento e Gestão de Novos Negócios da Oi, Abel Camargo. No dia 16 de maio, a empresa anunciou a marca de 80 mil hotspots instalados em todo o Brasil, o que significava o dobro do número de pontos de acesso Wi-Fi em lugares públicos em menos de dois anos se considerarmos os 40 mil hotspots herdados com a aquisição da Vex por R$ 27 milhões em julho de 2011.

A rede Oi Wi-Fi é subdividida em três redes: os hotspots outdoor, isto é, em locais abertos como a orla do Rio de Janeiro, o Pelourinho em Salvador, a Praia de Boa Viagem em Recife, a Praia de Mucuripe em Fortaleza e o Mercado Municipal de Porto Alegre; uma indoor de lugares Premium em redes de fastfood, cafeterias, restaurantes, aeroportos e shopping centers; e ainda redes indoor que compõem a Oi Wi-Fi FON, em que pequenos comerciantes e residências escolhem habilitar um segundo SSID para compartilhar até 1 Mbps de suas conexões.

“Nos pontos Premium aproveitamos também para comercializar acessos Wi-Fi, rede que foi construída basicamente a partir dos hotspots adquiridos da Vex, mas a grande maioria dos nossos pontos de acesso se dá com esses pequenos comerciantes e assinantes residenciais que escolhem fazer parte da rede FON”, detalha Camargo. “E a velocidade de crescimento da rede Oi Wi-Fi FON é a nossa velocidade de crescimento do serviço de banda larga”, ressalta Camargo, lembrando que atualmente os modems de acesso banda larga já têm Wi-Fi integrado.

Seguro contra roubo de aparelhos móveis apresenta bom resultado

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Levantamento da F-Secure, empresa especializada em segurança digital, mostra que 25% dos brasileiros já tiveram um dispositivo móvel roubado. O aumento dessa modalidade de crime, motivou a parceria da operadora de telefonia móvel TIM e a seguradora Assurant, que lançaram no mercado brasileiro o seguro “Conectado e Protegido”, contra roubo e furtos de devices, como forma de atender a demanda dos brasileiros que estão mais preocupados com a segurança de seus celulares e tablets. 
No primeiro trimestre deste ano, foi registrado aumento de mais de 500% na contratação do serviço, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em algumas lojas, a taxa de adesão já chega a 60% dos aparelhos comprados.
A crescente penetração de smartphones na base de usuários da TIM também é refletida na oferta de seguros. Mais de 70% das vendas do serviço é feita para clientes que adquirem aparelhos com preços acima dos R$ 1 mil, sendo 25% para modelos na faixa acima de R$ 2 mil, como o iPhone 5, por exemplo.
“Os clientes já saem com os equipamentos protegidos da loja após a compra. Esse serviço é mais um diferencial da TIM no mercado, levando mais proteção e comodidade ao cliente. Os seguros são essenciais nesse momento em que há um aumento das vendas de smartphones e tablets, que são aparelhos de maior valor agregado para os usuários” disse Carlos Roseiro, diretor de serviços financeiros móveis da TIM Brasil.
Segundo o Superintendente Comercial da unidade de telefonia móvel da Assurant, Pascoal Carrazzone, o seguro tem uma boa aceitação para todos os modelos e seu valor varia de acordo com o aparelho.
“O produto está alinhado com as estratégias de negócios da seguradora, que é oferecer ao cliente pós-pago, controle ou pré-pago serviços com qualidade, afinidade e valor”, completou.

Diferente dos produtos existentes no mercado, o Conectado e Protegido não tem período de carência e possui uma cobertura exclusiva internacional. Além disso, garante a reposição do dispositivo móvel novo, igual ou similar, de até R$ 3 mil (sem TIMChip) de acordo com o plano contratado. O seguro pode ser solicitado tanto pelo usuário pós quanto pelo pré-pago. Além da proteção o segurado participa de um sorteio mensal concorrendo a R$ 10 mil durante o período de vigência do seguro.

O seguro pode ser contratado nas mais de 130 lojas próprias da operadora, pelo telefone 0800 887 1887 ou no site. Antes de adquirir o produto, o cliente da TIM pode fazer uma simulação do valor do seguro de acordo com o modelo do celular a ser adquirido, basta acessar o site e digitar o número do aparelho, marca e modelo.

Oi TV aprimora serviço com novo satélite

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Como já noticiamos ontem por aqui, a Oi, em parceria com a operadora de satélites francesa SES, lançou o satélite SES-6, equipamento que irá ampliar e aprimorar os serviços oferecidos em sua TV por assinatura.

A Oi TV é a principal usuária do satélite, que partiu da base de Baikonur, no Cazaquistão, na Ásia Central. O equipamento geoestracionário ficará em um ponto fixo na Linha do Equador. Preparamos essa matéria para destacar os principais benefícios dessa aquisição:

Segundo destaca a operadora, o SES-6 é o de maior capacidade de transmissão de canais DTH (direct-to-home) em operação no Brasil, e dispensa fibra ótica para chegar às residências dos clientes.

Além do ganho em cobertura de sinal, o satélite incrementará a capacidade de oferta de canais HD na grade de programação e irá transmitir todos os seus conteúdos no formato digital.

A previsão é de que os benefícios levados pela nova tecnologia cheguem aos clientes Oi TV entre o segundo semestre deste ano e primeiro trimestre do ano que vem. Um novo set-top box (decodificador) será lançado pela Oi TV para a recepção do sinal.

Com o lançamento do novo satélite, a Oi investe na oferta de pacotes quadruple play, oferecendo voz, dados, internet e televisão a seus clientes.

“Com o SES-6, alcançamos um novo nível em um dos pontos mais importantes na evolução dos serviços da TV paga, que é a capacidade satelital”, avalia James Meaney, COO da Oi.

Conforme dados divulgados pela companhia, atualmente a Oi TV conta com 837 mil assinantes em todo o país (menos São Paulo, onde não tem operação), dos quais 60% têm conteúdo em HD, a média do mercado é de 28%.

Clarovideo terá app para smart TVs da Samsung

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O Clarovideo, serviço de vídeo on-demand (VOD) da Claro, está prestes a chegar às smart TVs da Samsung. De acordo com o diretor de serviços de valor adicionado e roaming da operadora, Alexandre Olivari, o aplicativo para a plataforma de TV conectada da Samsung deve ser lançado “dentro dos próximos dois meses”.

Com uma assinatura mensal R$ 13,90, o serviço over-the-top (OTT) da Claro oferece acesso ilimitado a um catálogo de cerca de 10 mil títulos e é restrito aos assinantes móveis da operadora, uma vez que a cobrança é feita diretamente na conta telefônica do cliente, explica Olivares. “Compartilhamos basicamente o mesmo conteúdo do VOD da Net, o Now. O cliente baixa o aplicativo e pode ter acesso ao conteúdo do catálogo em smartphones, tablets e computadores, além de poder adquirir lançamentos de filmes por R$ 6,90 cada”, detalha.

O próximo passo, segundo o executivo, é embarcar o aplicativo em consoles de videogames. “Já estamos negociando com os principais fabricantes para embarcar o Clarovideo no Xbox da Microsoft e no PlayStation da Sony, por exemplo”, revela. A negociação, segundo Olivari, ganhou impulso maior com a decisão dos fabricantes de produzir esses consoles no Brasil.

Até o final do ano, a expectativa da Claro é incluir a opção de pagamento do serviço via cartão de crédito. “Hoje, por uma questão técnica, o serviço está restrito aos assinantes da Claro, porque fazemos a cobrança na fatura, mas com a cobrança no cartão de crédito poderemos estender o serviço a qualquer pessoa, mesmo que não seja cliente móvel da Claro”, conta.

A Vivo através do serviço Vivo Play também fez recentemente uma parceria com a linha de televisores da Samsung.

Previ aposta na internacionalização da Oi com Zeinal

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Com quase 10% no bloco de controle da Oi, a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, avalia que a nomeação de Zeinal Bava para a presidência da operadora brasileira reforça os planos de internacionalização da companhia. “Gostaríamos que essa busca de oportunidades estivesse na pauta”, afirmou ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, o diretor de Participações da Previ, Marco Geovanne. Segundo ele, a empresa deve avaliar novas “oportunidades de crescimento.”

Em 2012, com a crise mundial no radar, o então presidente da Oi, Francisco Valim, havia engavetado os planos de expansão internacional da companhia. Em entrevista à imprensa em outubro do ano passado, Valim chegou a brincar dizendo que internacionalização para a companhia passaria a ser “Bangu, Arapiraca, São Gonçalo, Niterói, Xorroxó”.

Desde a saída de Valim da Oi, circularam informações sobre a presença cada vez mais efetiva do presidente da Portugal Telecom nas decisões do dia a dia da empresa, como adiantou o #Minha Operadora em março deste ano, relatando a vinda de Zeinal Bava ao Brasil duas vezes ao mês para participar das decisões tomadas pela operadora.

Mas o presidente da Previ esclarece que o executivo cuidava apenas da presidência do comitê de Engenharia e Redes, Tecnologia e Inovação e Oferta de Produtos da companhia brasileira. Segundo Geovanne, a escolha de Zeinal vai agregar muita experiência e conhecimento à operadora brasileira.

“Ele fez um excelente trabalho na Portugal Telecom e esperamos que faça o mesmo trabalho na Oi”, afirmou. Zeinal, lembrou, irá trazer uma visão de executivo global, sendo um catalisador das melhorias obtidas no processo de reestruturação da empresa. “A alta das ações da companhia hoje é uma excelente resposta (do mercado financeiro)”, afirmou.

Sercomtel premia com smartphone em concurso cultural de Dia dos Namorados

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A página da Sercomtel no Facebook vai premiar um internauta com um smartphone Samsung Galaxy Y Color iS5360 no concurso cultural “Declaração de Amor – Sercomtel”.

Vai ganhar o smartphone, não vinculado à adesão de qualquer plano ou serviço e opcionalmente habilitado gratuitamente no Plano Livre, o internauta que cadastrar a melhor frase para o tema “Declaração de Amor”.

Para participar, o internauta deve curtir a página da Sercomtel no Facebook, compartilhar a imagem oficial do concurso em modo público, entrar na aba “Participar”, preencher os dados de identificação e contato e cadastrar a frase.

O concurso cultural fica aberto para cadastramento até as 23h59 do dia 12 de junho. Será válida apenas uma frase por participante, considerando-se a primeira postada.

O resultado do concurso será divulgado até o dia 19 de junho.

O julgamento da frase vencedora será feito por uma comissão formada por três profissionais da área de Comunicação de Marketing da Sercomtel, sendo a decisão desta comissão soberana, irrevogável e irrecorrível.

Serão avaliados na escolha da melhor frase os quesitos criatividade, inovação e uso correto da língua portuguesa.

Os desafios para o novo presidente da Oi

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Zeinal Bava certamente já sabe como vai jogar e tem todo o apoio da torcida, ou seja, os acionistas da operadora e da Portugal Telecom. No entanto, como diria o ídolo Garrincha, agora falta combinar com o inimigo, que atende por ‘mercado brasileiro de telecomunicações’. Não é um mercado para amadores, como diria outro ídolo, o Tom Jobim.

Além de driblar problemas internos da Oi, Zeinal Bava tentará tirar a empresa do seu cativo quarto lugar no ranking das empresas de telefonia celular do país. Em abril, a Vivo ficou com 28,83% do total de market share brasileiro, seguida por TIM (27,01%) e Claro (24,98%), enquanto a Oi ficou com 18,77%, mantendo cerca de 49,6 milhões de aparelhos em operação.

O tal inimigo também tem outras características incômodas não só para a Oi, como também para suas concorrentes. De todos os 264.551.603 celulares em operação no Brasil, que é o sexto maior mercado do planeta, 79,84% são de contas pré-pagas. As recargas dos chamados ‘pais-de-santo’ (que só recebem chamadas) ficam entre R$ 5 e R$ 7, em média.

Com isso, o consumo de voz acaba muito abaixo do ideal. São 130 minutos de uso por mês, contra a média de 140 minutos em toda a América Latina. Na Índia, a média fica em 400 minutos. Nos EUA, são 700 minutos mensais, também em média. Crescer nesse cenário não é tarefa fácil, por maiores que sejam os investimentos em marketing, e eles são consideráveis.

Procon multa Claro e TIM em mais de R$ 10 milhões por falhas

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O Procon Goiás multou as operadoras TIMClaro por falhas nos serviços de telefonia móvel no estado. Somadas, as indenizações chegam a mais de R$ 10 milhões. Segundo o órgão de defesa do consumidor, as justificativas apresentadas pelas empresas não foram suficientes. Cerca de 2,5 milhões de linhas foram afetadas com problemas de dados, de sinal e de bloqueio nas chamadas entre os dias 20 e 22 de maio. 

Em notas enviadas por suas assessorias, a Claro e a TIM informaram ao portal que ainda não foram notificadas sobre a decisão.

Nos dias de pane, o Procon recebeu diversas reclamações de usuários. Segundo o órgão, as empresas interromperam o serviço sem aviso prévio e, por isso, devem responder por desrespeito ao consumidor e má prestação dos serviços. “É um prejuízo imensurável aos usuários”, declarou a superintendente do órgão, Darlene Araújo.

A TIM foi multada em R$ 5.433.549,00 e a Claro em R$ 4.622.000,48. O valor das multas quase chegou ao teto máximo permitido pelo Código de Defesa do Consumidor, que é de cerca de R$ 6 milhões.

A superintendente do Procon informou que, como a decisão foi tomada ontem (04), e o boleto de cobrança foi gerado pela Secretaria Estadual da Fazenda hoje. Assim que as empresas receberem a notificação, elas têm dez dias para pagar a multa. No entanto, neste período, as operadoras podem recorrer à Justiça. Caso o Judiciário mantenha a indenização, o dinheiro pago vai para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

“Com a multa, o Procon espera que as empresas melhorem o atendimento. Vamos continuar fiscalizando e recebendo denúncias”, afirmou Darlene Araújo.

O Procon não foi o único órgão a apurar as falhas registradas no mês de maio. O Ministério Público de Goiás instaurou inquérito civil público para investigar as causas do “apagão”, no último dia 23.
O problema maior foi registrado com a TIM, que ficou sem sinal por dois dias. A operadora informou ao portal, na época do problema, que os serviços ficaram parcialmente indisponíveis devido a uma falha em uma das centrais. A empresa afirmou ainda que investiga as causas do erro.

Os usuários da Claro começaram a ter problemas na tarde do dia 20, mas foram solucionados, segunda a empresa, no início da madrugada do dia 21. Em nota ao portal na época, a assessoria da operadora informou que a instabilidade da rede 3G em relação ao serviço de voz durou 6 horas 35 minutos e havia sido integralmente corrigida.

Diante de tantas mudanças, Oi afirma que foco é a liderança

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A Oi vai ser presidida por “um dos melhores executivos do mercado mundial” de telecomunicações, garantiram hoje os acionistas da Oi em comunicado. Com Bava, o objetivo é levar a empresa à liderança do mercado brasileiro.

“Os acionistas controladores da Oi estão certos que Zeinal Bava reúne as competências e experiências necessárias para não só acelerar o processo de turnaround da Oi mas como também trazer uma visão estratégica (…) que irão levar a Oi à liderança do mercado”, garantem.

Zeinal Bava terá de enfrentar um mercado que é liderado, nas comunicações móveis pela Vivo (onde a PT já esteve) com uma quota de 29,08%, seguida da TIM (26,88%), da Claro (24,92%) e da Oi (18,81%), segundo dados do ano passado da Anatel, a reguladora das telecomunicações por aqui. 

No primeiro trimestre de 2013, a Oi registou um crescimento notável nos telemóveis pós-pagos, confirmando a tendência que os brasileiros começam a preferir planos de assinatura e minutos aos cartões pré-pagos. No mesmo trimestre, a Oi teve um lucro líquido consolidado de R$ 262 milhões (94 milhões de euros), o que dá uma queda de 41% em relação aos primeiros três meses de 2012.

Apesar da dívida acumulada depois da reorganização acionistas (hoje nos 9,7 mil milhões de euros) a Oi garante que a gestão não é problemática. “A empresa não está com um problema de endividamento. Mais de 60% da nossa dívida vence de 2017 em diante. Tem fila de banco querendo emprestar para nós”, garantiu o diretor de Relações com Investidores, Alex Waldemar Zornig. As metas também são bastante ambiciosas. “Estamos construindo uma empresa para chegar aos 4,3 mil milhões de euros de EBITDA. Aí atingimos um balanço”, acrescentou. 

Na apresentação ao mercado, a Oi resume alguns dos seus pontos-fortes. “É a empresa mais bem posicionada para se beneficiar dos programas governamentais de inclusão digital”, diz. 
A operadora também detém a liderança nas regiões de maior crescimento, o Norte e Nordeste brasileiro, que cresceram ao ritmo de 14% e 15% nos últimos três anos. O resto do Brasil também não fica atrás, com um crescimento médio de 10%.

Agora resta saber o que o Grupo Oi pretende fazer para crescer diante desse mercado tão competitivo, porque o que sabemos é, tirar a liderança da Vivo é muito difícil, temos como exemplo a TIM que tenta isso a quase dois anos e apesar de ter se aproximado, permanece a cerca de 4% de diferença até hoje.

Vivo é punida pelo Conar por plagiar concorrente

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Na última semana, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) se reuniu para julgar 15 processos. Entre os casos que geraram punições estão a operadora Vivo e a Nestlé.

A operadora foi punida por plagiar o conceito criativo de uma campanha da TIM veiculada em abril de 2012. Intitulada de “TIM Intelligence, os anúncios traziam uma cabeça cortada e dividida em escaninhos, onde estavam organizados vários produtos da empresa. No da Vivo, a cabeça foi substituída por um boneco com imagens de uma escritório.

O Conar alegou que embora todo o resto da campanha seja diferente, houve plágio pelo conceito repetido.