01/10/2024
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Controladora da TIM pode ter sócio na Itália

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A Telecom Italia discutirá novamente uma possível integração com a H3G, unidade do conglomerado Hutchison Whampoa, de Hong Kong, na próxima reunião do conselho, afirmou Marco Patuano, diretor operacional da empresa italiana. A próxima reunião está marcada para o dia 5.

A controladora da TIM no Brasil começou a negociar uma possível integração com os negócios de telefonia móvel da Hutchison Whampoa na Itália em abril, mas o conselho suspendeu as conversas para lidar com outras questões.

Nesta quinta-feira (30) a Telecom Italia aprovou a separação de sua rede de telefonia fixa em uma nova empresa como foi informado aqui.

Justiça condena Embratel a pagar 50 salários a empresário

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A empresa de telecomunicações Embratel foi condenada a pagar uma indenização por danos morais de 50 salários mínimos, o equivalente a R$ 33,9 mil, a um empresário de Piracicaba – SP. Ele entrou com uma ação na Justiça depois que seu nome foi incluído em serviços de proteção ao crédito por um suposto atraso no pagamento de uma conta de telefone no valor de R$ 113. A indenização foi determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em segunda instância, mas ainda cabe recurso.

O empresário, que pediu para não ser identificado, contratou um combo de TV, telefone, internet com uma empresa de TV a cabo que terceiriza o serviço telefônico da Embratel. Em 2011 ele realizou uma reforma no apartamento, passou a morar em outro local e suspendeu o serviço contratado temporariamente.

“Meu cliente foi fazer uma compra e o cadastro dele não foi aprovado por haver uma restrição de crédito. Só então descobriu o problema e decidimos entrar com uma ação por danos morais contra a empresa”, explicou o advogado Roberto da Silva Ferreira, que cuida do caso.

Ferreira contou que a ação foi vencida em primeira instância e o juiz definiu indenização de R$ 1 mil, mas por entender que o valor era pequeno, o cliente recorreu. No último dia 27, ficou definido que a dívida seria cancelada e que a Embratel teria que pagar 50 salários.

“O que pode ter acontecido é a empresa de TV a cabo não ter comunicado à Embratel sobre a suspensão da conta. O problema é que meu cliente não tem qualquer contrato com a Embratel, o contrato dele é com a empresa de TV. Ele não podia ser cobrado dessa forma”, disse o advogado.

Entaramos em contato com a Embratel que, por meio da assessoria de imprensa, informou que a política da empresa não permite comentários sobre ações judiciais.

Conselho aprova cisão de telefonia fixa da Telecom Italia

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A operadora de telecomunicações Telecom Italia, que é controladora da TIM no Brasil, disse que o conselho de administração decidiu pela separação da sua rede de telefonia fixa do restante do grupo. A empresa começou a examinar a operação no ano passado.

A cisão, similar à realizada pela British Telecom quando criou a Openreach em 2005, despertou preocupações com a situação da concorrência no setor.

Segundo a Telecom Italia, alguns ativos, incluindo de cobre e fibra ótica, assim como gabinetes, serão transferidos para uma companhia separada. A nova entidade ‘vai garantir a todos os operadores o acesso à rede de telefonia fixa’ de uma forma igualitária, segundo comunicado divulgado pela companhia.

A Telecom Italia afirmou ainda que continuará discutindo com a credora estatal Cassa Depositi e Prestiti (CDP) a possibilidade de compra de ‘uma participação no capital social da empresa de acesso à rede fixa’, de acordo com o comunicado. As negociações foram interrompidas por causa de várias questões em que não havia acordo, disse uma pessoa familiarizada com o negócio.
De acordo com especialistas e analistas, uma das razões para a Telecom Italia dar sequência ao plano de separação das operações é que ela espera obter em troca uma flexibilização do sistema regulatório italiano atual, condição que os principais concorrentes consideram ‘totalmente inaceitável’.

Atualmente, concorrentes precisam alugar serviços da Telecom Italia a fim de oferecer acesso de banda larga a clientes finais e afirmam que os custos cobrados pela empresa não possibilitam a competição de igual para igual no varejo. ‘Existe um conjunto de regras para evitar isso, mas elas simplesmente não são respeitadas’, afirmou outra fonte ligada à negociação, acrescentando que um novo afrouxamento das regras destruiria a livre concorrência no país.

No início de maio, o órgão de defesa da concorrência italiano ordenou sanções à Telecom Italia por abuso da posição dominante, alegando que a empresa rejeitou uma série de solicitações de ativação de linha de concorrentes. A Telecom Italia afirmou que vai recorrer da decisão e acrescentou que sempre concedeu acesso pleno e igual à sua rede para os concorrentes.

Procon Fortaleza notifica empresas de telefonia

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A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Procon Fortaleza, notificou a Telemar Norte Leste S/A (Oi) e a TIM Nordeste S/A, para que ambas prestem esclarecimentos sobre reclamações relativas a falhas na comunicação, com total inoperância na discagem e recebimento de chamadas, prejudicando os consumidores. Segundo o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, as empresas terão o prazo de 10 dias úteis para prestar os esclarecimentos devidos para fins de apuração e análise, atendendo às necessidades dos consumidores reclamantes.

“À luz do Código de Defesa do Consumidor, o fato lesionou flagrantemente os usuários/consumidores na sua essência contratual quanto à adequada e eficaz prestação do serviço”, explicou George Valentim. No ranking de reclamações do órgão, as empresas de telefonia móvel mais reclamadas são a Oi, em segundo lugar, com 395 reclamações; a Claro, com 137, em sexto lugar; a TIM com 69, em décimo quarto; e a Vivo, com 22, no 60º lugar.

Problemas com cobrança lideram ranking de reclamações da Anatel

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A Anatel divulgou nesta semana dados sobre as reclamações recebidas no seu call-center durante o mês de março deste ano. No topo da lista estão as queixas referentes a problemas com cobranças de diversos serviços.

Das 111.154 reclamações recebidas pela Anatel em relação a telefonia móvel no mês, 39,54%, que corresponde a 43.953 queixas, estão ligadas a cobrança. Outros problemas listados foram Serviços Adicionais, Reparo, Planos de Serviço, Cancelamento, Atendimento, Promoções e Demais Motivos.

As reclamações de cobrança também estão ligadas aos serviços de TV por assinatura e telefonia fixa. Das 24.535 reclamações referentes ao serviço de TV, 35,17% foram referentes a cobranças, em relação a telefonia fixa o número chega a 25.325, 26,65% do total, segundo lugar no ranking.

Dentre as empresas com maior número de queixas, a Oi encabeça o ranking com 3.106 reclamações a cada mil acessos, em segundo vem a GVT com 2.813; a terceira colocada é a TIM, com 1.647. A empresa com melhor desempenho foi a Sercomtel, que teve apenas 351 reclamações a cada mil acessos.

Prejuízo com furto de cabos telefônicos da Sercomtel chega a R$ 138 mil

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O prejuízo com o furto de cabos eletrônicos da Sercomtel, em Londrina, chega a R$ 138.271,58. O número dos cinco primeiros meses de 2013 já supera o computado no ano passado, de aproximadamente R$ 131 mil. O último caso foi registrado na quinta-feira (30), durante o feriado de Corpus Christi, no Partrimônio Regina, na zona sul.

De acordo com o gerente de implantação e manutenção da Sercomtel, Luis Carlos Bianco, pelo menos 200 clientes foram afetados. Ele lembrou que além dos moradores também são prejudicados os postos de saúde, unidades de polícia, o comércio e também outros estabelecimentos que precisam do serviço de voz e internet.

Somente em 2013 foram 33 casos de furto de cabeamento, que totalizam 6.221 metros levados pelos ladrões, que buscam principalmente a extração do cobre, principal metal contido dos cabos telefônicos.

O principal alvo dos bandidos tem sido a Avenida Angelina Ricci Vezozzo, no Jardim Farid Libps, que somou dez furtos de cabos telefônicos. Ao todo, foram gastos R$ 51.804,64 com a recuperação dos 2.237 metros levados e a mão de obra para o serviço.

Apenas neste local, foram 21 ocorrências em 2013. Os furtos causaram prejuízo à Sercomtel na ordem de R$ 83,6 mil. “O trabalho não vence. Trabalhamos na questão de recuperação de dia e à noite eles (ladrões) vêm e roubam. O cliente é o maior prejudicado”, destacou.

Para conter a ação, a Sercomtel busca apoio das forças policiais. No âmbito tecnológico, prevê o cabiamento subterrâneo e a troca do sistema metálico por fibra ótica, o que já ocorre em algumas áreas da cidade. “Nós estudamos também a mudança de rota dos cabos”, salientou.

Net vai incorporar controladora GB em reestruturação

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A fornecedora de serviços de telecomunicações fixas Net Serviços vai incorporar sua controladora GB Empreendimentos e Participações, de acordo com fato relevante nesta quarta-feira.

A medida faz parte de uma reestruturação das empresas controladas pela Embratel Participações (Embrapar) para “simplificar a estrutura organizacional de seus investimentos, aproveitar sinergias e outros benefícios, e reduzir custos operacionais”.

Não haverá aumento de capital, considerando que o patrimônio da GB é constituído exclusivamente do investimento na Net, segundo o documento.

Com esse passo, a participação na Net detida pela GB passará a ser diretamente da Embrapar e de sua controlada Embratel.

A transação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Net, segundo a Embrapar.

Depois de tantas reclamações, teles se explicam

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Depois de terem faltado à primeira audiência pública e pedido desculpas, os presidentes das empresas de telefonia foram ao Congresso para explicar diante dos deputados, as falhas do serviço. O presidente da TIM, Rodrigo Abreu; da Vivo, Antonio Carlos Valente; o vice-presidente executivo da GVT, Gustavo Gachineiro; o presidente da Claro, Carlos Hernan Zenteno; e o vice-presidente da Embratel, representando a NET, Oscar Petersen; foram à audiência das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia falar sobre o serviço. Segundo o representante do sindicato das empresas, Eduardo Levy, no ano passado foram investidos quase R$ 26 bilhões no setor, mas há no Brasil 250 leis que impedem a instalação de antenas essenciais ao aumento da rede.
Não há obrigação

O presidente da TIM, Rodrigo Abreu, disse ser favorável aos encontros com deputados. “Não existe posição de antagonismo. Os nossos objetivos são os mesmos.” Abreu se defendeu da acusação de que a TIM, a operadora mais atingida na proibição de venda de chips imposta pela Anatel no ano passado, estaria derrubando o sinal para cobrar mais. Segundo ele, não há obrigação de cobertura em um lugar ou outro. “Existem muitas reclamações de que as empresas descumprem a cobertura, sendo que não há nenhuma obrigação nesse sentido.”

Para o presidente da Anatel, João Batista de Rezende, o objetivo da agência não é que as empresas façam investimentos, mas que o serviço seja bom. “Para a Anatel, o que importa é a qualidade do serviço. Os investimentos vão ser feitos com a pressão do mercado”, afirmou. Segundo ele, o preço da tarifa de interconexão, que encarece as ligações no Brasil, vai cair. “No processo de privatização, o preço da tarifa de interconexão foi colocado alto justamente para atrair as empresas. Agora vamos buscar reduzi-lo sem retirar os investimentos”, disse.

O deputado Nelson Marchezan Jr. criticou a Anatel pela fiscalização falha. “Audiência das teles “pra compadres, como sempre”. O presidente da Anatel não respondeu nada. Todos os avanços foram fruto dos apontamentos do TCU, sob pena de responsabilização. Ou seja, tardios e a contragosto”, afirmou.

Oi comemora 15 anos na bolsa de Nova York

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A Oi comemorou em cerimônia após o pregão de hoje (31), os 15 anos de listagem das ações da companhia na Bolsa de Valores de Nova York, na forma de ADR (American Depositary Receipt) nível 2.
O presidente da operadora, José Mauro Mettrau, tocou o sino ao final do pregão ao lado do COO James Meaney, do CFO Alex Zornig e do diretor de tesouraria e relações com investidores, Bayard Gontijo.

Representantes do Grupo La Fonte, do Grupo Andrade Gutierrez e da Portugal Telecom também estiveram na solenidade.

Antes do evento, os executivos da companhia brasileira se reuniram com investidores norte-americanos para falar dos últimos resultados financeiros e planos de investimentos da empresa.

A Oi aproveitou a ocasião para lançar um aplicativo que permite o acesso, por tablets, às informações disponíveis no site de Relações com Investidores.

Operadoras prestarão contas sobre melhorias a cada 2 meses

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As operadoras de telefonia do Brasil se comprometeram a prestar contas à Câmara dos Deputados a cada 60 dias sobre os investimentos que fizeram pela melhoria dos serviços prestados.

A decisão foi confirmada por representantes das empresas nessa quarta-feira, 29, em debate com as comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra).

Na ocasião, tanto operadoras, quanto a Anatel minimizaram as críticas em relação à qualidade do setor e ainda reclamaram que o excesso de leis impede a devida expansão pela instalação de antenas.

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), presidente da Cindra, disse que será criado um grupo com deputados, telefônicas, Anatel e governo para se estudar melhorias ao mercado, além de redução da carga tributária.

“Tomamos a decisão de criar um grupo de trabalho para fazer uma revisão na legislação para tentar resolver os grandes problemas que impedem o avanço do setor”, informou Goergen.

Anatel e operadoras ressaltaram que tem havido melhorias, principalmente em função da enxurrada de multas aplicadas pela agência às empresas.o