01/10/2024
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Telefônica terá assembleia para cumprir decisão da Anatel sobre fusão

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O presidente do grupo Telefônica|Vivo no Brasil, Antonio Carlos Valente, afirmou que será realizada na primeira semana de julho a assembleia dos acionistas para o cumprimento dos condicionantes estabelecidos pela Anatel na aprovação a fusão das empresas do grupo. Entre os condicionamentos estabelecidos pela agência estão o de que a operadora tem que aceitar a revisão tarifária a ser calculada pela área técnica, e a assembleia precisa aprovar este condicionamento. 
A lei do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), que autorizou a fusão das operadoras de telecomunicações, antes propibida pela Lei Geral de Telecomunicações, estabelece que os ganhos com a redução dos impostos gerados pela fusão das operadoras devem ser integralmente repassados para a tarifa dos usuários. A Anatel decidiu que toda a queda tarifária deverá ocorrer na assinatura básica da telefonia fixa, o serviço submetido à concessão pública. Conforme o conselheiro Marcelo Bechara, a expectativa é de que a tarifa da assinatura do telefone fixo de São Paulo, onde atua a Telefônica, caia entre 16 a 25%.
Segundo Valente, o processo de fusão deverá estar concluído até o final deste ano, quando restarão apenas duas empresas constituídas, embora não haja mudança na marca Vivo. Será criada a Telefônica Brasil, que incorpora todas as empresas de telecomunicações; e a Telefônica Data, subsidiária integral da primeira empresa, e que incorpora todas as empresas que prestam serviço de valor adicionado.

Além disso, assim como já previa o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), deverá ser criada uma diretoria independente que irá vender a capacidade da rede de banda larga da nova empresa, e os executivos desta diretoria terão remuneração variável, conforme o desempenho desta unidade.

TIM exalta patrocínio ao número da camisa

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A TIM criou uma campanha exaltando seu patrocínio aos números das camisas de futebol. A empresa destaca a importância dos números como sendo elementos valiosos, que eternizam craques, momentos, jogadas e vitórias marcantes.
No vídeo, batizado de “Camisas” e criado pela agência WMcCann, um garoto aparece admirando algumas camisas de futebol, enquanto a narração ao diz: “números não são apenas unidades matemáticas. Alguns viram história. Números carregam uma torcida, um campeonato. Números ficam para sempre”.
Atualmente, a TIM coloca seu logotipo dentro do número de 13 equipes do : Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Vasco, Flamengo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Bahia, Vitória, ASA, CRB e CSA.
Recentemente, a empresa de telefonia acertou sua entrada para o programa “Movimento Por um Futebol Melhor”, que beneficia os sócio-torcedores de diversos clubes brasileiros com descontos em produtos e serviços de empresas parceiras do projeto.

Assista aqui na sessão #Campanhas:

   

Deputados desistem de instalação de CPI contra telefonia

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A instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar os problemas de qualidade na telefonia brasileira, na Câmara, foi afastada pelos deputados Edinho Bez (PMDB-SC) e Jerônimo Görgem (PP-RS), após ouvir por mais de quatro horas os depoimentos de presidentes e diretores das prestadoras, Ministério das Comunicações, Anatel e Tribunal de Contas da União, em audiência pública. “Vamos primeiro oferecer as condições para que as teles invistam mais nos serviços, para depois cobrar”, disse Bez.

O parlamentar, que preside a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, anunciou a criação de um grupo de trabalho com a participação das teles e do governo com o objetivo de revisar o marco regulatório do setor e estudar formas de redução da carga tributária incidente sobra a atividade. “A ideia é promover reuniões a cada 60 dias para avaliar o andamento dos trabalhos”, disse Bez. Ele afirma que, pela sua experiência, propostas que resultam de grupos de trabalho ou de comissões especiais sempre avançam rapidamente no Congresso Nacional e acabam ganhando apoio do Executivo.

Görgem, que é autor de um dos três pedidos de CPI para o setor já protocolado na presidência da Câmara, disse que haverá um esforço, sobretudo, para uniformizar as normas existentes para instalação de antenas com maior rapidez, principal queixa das operadoras pela baixa qualidade da cobertura da telefonia móvel. “As empresas disseram que têm recursos, querem investir, então vamos saber no que podemos contribuir para isso”, ressaltou.
Durante a audiência, os representantes das operadoras apresentaram os números dos investimentos no país, que no ano passado chegaram a R$ 25,8 bilhões, equivalem a aplicação de R$ 70 mil por dia. Também ressaltaram que a quantidade de reclamações contra os serviços de telecomunicações precisam ser relativizados em função do grande número de usuários. A relação, segundo o presidente-executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, é de 380 queixas por 1 milhão de clientes, que considera baixa.
Já o presidente da Anatel, João Rezende, disse que a agência está acompanhando trimestralmente os índices de qualidade das prestadoras e aprimorando regras para facilitar a correção dos problemas, sem se limitar só a aplicação de multas. Mas reconheceu que o índice de acesso a redes de dados das celulares ainda deixa a desejar.

O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, apontou as ações do governo para incentivar a modernização e os investimentos no setor, com a desoneração de equipamentos e serviços. “Até 2016, o Estado deixará de arrecadar R$ 6 bilhões de renúncia fiscal”, disse. E avisou que não deixará de cobrar mais qualidade das operadoras.

O secretário de Fiscalização de Desestatização e Regulação de Energia e Comunicações do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Barros da Cunha, afirmou que a Anatel está avançando no aprimoramento de sua capacidade regulatória, mas que ainda há condições de avançar. “A reestruturação administrativa, a reativação de conselhos de usuários mostram evolução da agência em relação ao que foi verificado em auditoria realizada em 2006″. Ele criticou, no entanto, a omissão do órgão regulador em avaliar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.
A audiência pública foi convocada pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, após a constatação de aumento das reclamações contra as empresas de telefonia.

Participam da audiência o presidente da Anatel, João Rezende; o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão; o secretário de Fiscalização de Desestatização e Regulação de Energia e Comunicações do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Barros da Cunha; o diretor de Relações Governamentais da Oi, Marcos Augusto Coelho; o presidente da TIM, Rodrigo Abreu; o presidente da Vivo, Antonio Carlos Valente; o vice-presidente executivo da GVT, Gustavo Gachineiro; o presidente da Claro, Carlos Zenteno; o vice-presidente da Embratel, representando a NET, Oscar Petersen e presidente-executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy.

Vivo Sempre – Filme Aumento Dois

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A Vivo produziu a continuação de seu comercial em que Eulália pede aumento de salário para seu patrão (Edson Celulari). E então, será que ela conseguiu convencer o chefe? Assista aqui:

   

GVT fala de homenagem que recebeu de cliente no Facebook

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Está no canal oficial da GVT no Facebook o vídeo em que o ator Marcelo Adnet faz uma homenagem a todos os clientes engajados com a marca. Por meio de resposta a um fã que produziu um poema para falar sobre a falta que a empresa lhe faz, a GVT presta homenagem a todos os internautas. A ideia surgiu durante a gravação do primeiro filme da campanha que está no ar em rede nacional. “Tivemos a sacada de que o Adnet faria uma interpretação criativa da história que ficou conhecida nas redes sociais como troca de juras de amor”, diz o vice-presidente de Marketing da GVT, Marco Lopes.
 
No vídeo, Adnet está caracterizado de Alexandre Borges, que também faz parte da campanha ao lado de Fernanda Torres. Ele conversa com um cliente que no fim de abril enviou uma declaração de amor à empresa. Assim que o cliente postou sua manifestação no Facebook, a GVT respondeu também em tom romântico em sua Fan Page gerando um grande movimento positivo nas redes sociais com mais de 2 mil curtidas até agora.
 
Desde o lançamento, há 15 dias, a nova campanha publicitária da GVT ganhou espaços no meio digital a partir de ações integradas de comunicação. No YouTube, foram contabilizadas mais de 230 mil visualizações dos vídeos. No Facebook são mais de 12 mil interações, cerca de 2,6 milhões de pessoas impactadas, e no portal da marca, as solicitações pelo sistema click to call, no qual o internauta solicita uma ligação imediata de um dos consultores de vendas da GVT, cresceu em 20%. A expectativa é que a homenagem aos clientes aqueça ainda mais os comentários positivos sobre a empresa nas redes sociais.
 

Oi ganha prêmio internacional na área de relacionamento com o cliente

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A Oi ganhou o primeiro lugar das Américas na categoria “Best Self-Service Technology” no 8th Annual Top Ranking Performers in the Contact Center Industry Awards Program das Américas, ontem em Orlando, nos Estados Unidos. A companhia apresentou os cases dos serviços Minha Oi Desktop, Minha Oi Mobile e a atuação nas redes sociais. A empresa também foi a segunda colocada das Américas na categoria “Green Contact Center” com o case conta online.

“Para a Oi esse prêmio reflete todo um esforço de priorizar o relacionamento com o nosso cliente, também no ambiente digital. E mostra também que esta estratégia, centrada no usuário, dedicando toda a atenção em cada ponto da jornada do consumidor conosco, está em linha com as melhores práticas de customer care do mundo”, diz Paulo Kirchhoff, diretor da área de Relacionamento Digital da Oi, que representou a companhia durante o evento.

Disponível também como aplicativo desde janeiro deste ano, a Minha Oi surgiu para proporcionar um leque de opções de autoatendimento para o cliente Oi com funções totalmente adequadas ao ambiente móvel e à internet. Atualmente, existem mais de dez milhões de terminais cadastrados no site. Já a Conta Online é uma alternativa para quem prefere visualizar suas faturas por e-mail ou através da Minha Oi, além de contribuir para a redução do uso do papel. A premiação ocorre todos os anos e elege as empresas que demonstraram ter as melhores práticas na área de relacionamento com o cliente, tanto regional quanto mundialmente.

Em novembro, a “supertele”  participará da final mundial em Las Vegas, também nos Estados Unidos.

Três cidades da PB ganharão sinal de telefonia móvel

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Atendendo um pedido antigo do deputado federal Hugo Motta, o diretor de relações corporativas da Vivo, Emylson Camolesi, confirmou que até o final deste ano os municípios de Santa Luzia, Teixeira e Itaporanga receberão o sinal de telefonia móvel da companhia telefônica Vivo.

Hugo Motta disse que vem sendo uma luta antiga para melhorar o sinal de telefonia móvel, que ultimamente tem sido recorde de reclamações pela má qualidade nos serviços.

“É muito importante a chegada do sinal da Vivo nesses municípios não só para o uso da telefonia como também da internet, pois além do consumidor ter mais uma opção de operadora, estamos tendo a garantia de que serão prestados serviços de qualidade”.

De acordo com Emylson Camolesi, a empresa está finalizando os estudos de viabilidade e operacionais para poder disponibilizar os serviços que vão contar a tecnologia 3G proporcionando maior qualidade e velocidade.

Telefonia e Internet rural devem custar R$ 10 bilhões

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O governo já pode ter uma boa ideia de quanto dinheiro teria que alavancar para levar telefonia móvel e acesso à Internet para as áreas rurais do Brasil, como quer o Ministério das Comunicações: segundo as teles, vale considerar o custo médio de R$ 500 mil por cada antena integrada à rede, o que levaria a projeção beirar os R$ 10 bilhões. 

“O Brasil tem 22 mil distritos. Supondo que poderíamos resolver instalando uma antena em cada um deles, teríamos uma necessidade de R$ 10 bilhões além do investimento natural das empresas”, avalia o diretor executivo do sindicato nacional das teles, o Sinditelebrasil, Eduardo Levy. 

Ainda que boa parte dessa cobertura faça parte das obrigações associadas à faixa de 450 MHz, leiloada no ano passado, o Ministério das Comunicações calcula que algo da ordem de 10 mil distritos ainda assim ficarão sem atendimento, e convidou as teles a encontrarem solução para essa lacuna. Para tal, o governo facilitaria acesso a financiamentos públicos. 

Levy parte de uma projeção de que cada antena, aí incluída a infraestrutura para conectá-la, custa em média R$ 500 mil, segundo ele, desconsiderando as diferenças entre instalar uma estrutura no Sul ou no Norte do país. Ele pondera, no entanto, que a dificuldade não é apenas financeira. 

“É preciso avaliar se mesmo os fornecedores teriam condições de atender tanta encomenda. É mais ou menos como dar R$ 500 milhões para alguém gastar no shopping center em uma hora”, avalia. A comparação vale para a intenção expressa do Minicom de antecipar a cobertura rural de telecomunicações. 

A estimativa dos R$ 500 mil por antena foi feita durante a audiência pública realizada ontem (29) na Câmara dos Deputados em resposta às necessidades do 4G. As teles têm uma conta de que será preciso instalar 9,5 mil ERBs novas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, ou seja, quase R$ 5 bilhões.

Não por menos, as empresas aproveitaram a reunião para pedir, novamente, celeridade na aprovação do projeto de Lei das Antenas, que já passou pelo Senado e ainda está sujeito a negociações para ser votado diretamente pelo Plenário da Câmara. 

“Precisamos da ajuda do Congresso Nacional para avançarmos em qualidade e cobertura, e isso não vai acontecer sem uma legislação federal de antenas e de ajuda nas bases de cada parlamentar, em relação às normas que dificultam a implantação”, defendeu o presidente da Vivo, Antonio Carlos Valente.

Oi investirá R$ 380 mi para ampliar 3G e 2G em SP

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A operadora Oi informou que investirá R$ 380 milhões no Estado de São Paulo neste ano, buscando ampliar e melhorar sua infraestrutura de telefonia móvel. “Os investimentos de R$ 380 milhões serão feitos na ampliação da infraestrutura de rede 2G e 3G já existente e na instalação de novos sites”, segundo nota.
A empresa, quarta maior operadora móvel do país com quase 50 milhões de linhas ao fim de abril, tem atualmente 8,9 milhões de clientes no Estado paulista.

Gloob abre sinal para celebrar 1 ano

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Para celebrar seu primeiro aniversário, o canal infantil Gloob, da Globosat, abrirá seu sinal a todo o público no mês de junho.

Entre os dias 7 e 17 de junho, os assinantes das operadoras Net e Claro TV poderão ter acesso ao canal, independente de seu pacote.

Já entre os dias 21 de junho e 1º de julho será a vez dos assinantes da Sky, Vivo TV, Oi TV e Via Cabo.

A operadora Oi TV informou que o canal já faz parte de seu pacote mais básico, onde todos os clientes podem ter acesso a qualquer tempo.

A ideia é ampliar o alcance do canal, fazendo com que mais pessoas tenham a oportunidade de conhece-lo. Também para marcar o aniversário, o Gloob prepara uma programação especial, som estreias de filmes, séries e desenhos, como Caverna do dragão, que volta ao ar para ocupar a faixa retrô. Também estreiam no canal a série Detetives do Prédio Azul e a animação Clay Kids.