01/10/2024
Início Site Página 2183

TIM prepara lançamento de serviço de vídeo em rede banda larga

0
A TIM ainda descarta a formatação de uma oferta própria convencional de serviços de TV por assinatura, mas isso não significa que a operadora não aproveitará a infraestrutura ótica da TIM Fiber para a oferta de serviços de vídeo. O diretor de redes fixas e de transporte da TIM Brasil, Cícero Olivieri, revelou que a operadora deverá anunciar em breve o lançamento de um serviço de entrega de vídeo em parceria com um provedor de serviços over-the-top. “Não existe no road map hoje fazer uma oferta própria de serviço tradicional de TV por assinatura, mas estamos trabalhando em modelo diferenciado de oferta OTT para assinantes da Live TIM no Rio e em São Paulo”, afirma Olivieri.

A TIM está em fase final da negociação com o parceiro OTT. “A partir do momento que temos uma rede com oferta garantida de 35 Mbps a 50 Mbps e de até 30 Mbps de upload, temos condição de começar a mudar o paradigma do mercado utilizando nossa infraestrutura para entrega de serviços de vídeo OTT”, explica.
Olivieri não revelou o nome do OTT parceiro, mas já se sabe que a TIM está trabalhando também para ter um link direto com a Netflix no Brasil para melhorar a experiência de consumo de vídeos para os assinantes da operadora.

“Nosso projeto mais critico é o da a Cisco e as CDNs para garantirmos caching de conteúdo e acordos de billing com provedores OTT. Já estamos testando a conexão direta com a Netflix, evitando que nosso assinante saia da rede da TIM e garantindo, assim, que não haja nenhum tipo de bloqueio por capacidade ou congestionamento de tráfego”, diz Olivieri.

Descubra se seu celular é pirata

0



A Anatel anunciou recentemente que as operadoras de telefonia móvel poderão bloquear as ligações feitas a partir de celulares piratas ou não homologados no Brasil. 


A medida serve como um alerta: a partir de 2014, antes de comprar um aparelho no exterior é importante verificar se ele funcionará por aqui. O mesmo acontece para modelos de fabricantes praticamente desconhecidas.

Existem algumas maneiras de descobrir se um celular é homologado pela agência reguladora. Uma delas é buscar pelo selo da Anatel. O adesivo normalmente é fixado no manual do produto e traz um número de homologação em alguma parte do dispositivo. Mas se o aparelho for comprado fora, o ideal é buscar informações online. No site da agência agora é possível consultar produtos pelo nome da fabricante ou outras informações.

O site traz uma listagem que mostra quais aparelhos estão validados no país. Em alguns casos, a página apresenta o equipamento como ‘suspenso’ ou ‘cancelado’, mas isso não significa, necessariamente, que o uso dele está proibido. Esse status pode identificar que o produto deixou de ser fabricado e a homologação não foi renovada, por exemplo. Já o status ‘Indeterminado’ sinaliza que o celular está homologado, mas não há data limite de validação.

Neste link, informe o nome da fabricante e escolha o tipo de ‘Serviço/Aplicação’. Se a busca é por um celular, selecione ‘Serviço Móvel Pessoal – SMP’. Abaixo, em ‘Tipo de produto’, clique em ‘Telefone móvel celular’, então, confirme a consulta no fim da página e busque pelo aparelho.

Falando no assunto, o especialista Ruy Bottesi, presidente da Associação dos Engenheiros de Telecomunicações (AET) e conselheiro da Proteste disse que acha um exagero o bloqueio e antes disso seria necessário que a Anatel mostrasse relatórios e dados estatísticos que comprovassem a necessidade de implantar um sistema de bloqueio no país.


LEIA TAMBÉM:

Oi é aconselhada a levantar recursos e cortar dividendos

0
“A Oi S.A. deveria parar de pagar dividendos e estudar formas mais agressivas de levantar fundos”, diz o analista que mais acertou nas previsões da empresa de telecomunicações de pior desempenho das Américas.

A maior companhia brasileira em um setor dominado por estrangeiros teve uma queda de 67% no saldo de caixa em relação ao ano anterior, para R$ 5,08 bilhões, enquanto a dívida líquida subiu 63%, para R$ 27,5 bilhões.

Uma deterioração maior pode forçar a Oi a vender ações ou, em caso extremo, se desfazer de suas unidades de telefonia fixa ou celular, disse o analista, Andres Medina-Mora, da Corporativo GBM SAB.

O diretor financeiro da Oi, Alex Zornig, prometeu em e-mail continuar pagando o maior “dividend yield” entre as operadoras de telefonia de todo o mundo, num total de R$ 4 bilhões até 2014, enquanto conseguir controlar a sua alavancagem.

A Oi, com sede no Rio de Janeiro, também está investindo R$ 6 bilhões este ano, o maior capex entre as concorrentes locais como percentual da receita, diminuindo ainda mais suas reservas de caixa.

“É muito importante que a empresa comece a fazer mudanças na estratégia, em particular na geração de caixa, recorrente ou não, e retornar para um momento mais estável”, disse Medina- Mora, que trabalha em São Paulo. “Se eles ficarem mais tempo sem fazer nada, vão chegar a um momento muito complicado.”

Suas recomendações de venda das ações da Oi antes de mudar para uma recomendação neutra em novembro geraram o um retorno de 6,4% nos últimos 12 meses, o maior retorno entre cinco analistas acompanhados pela Bloomberg. Isso se compara a uma alta de 4,3% do Ibovespa.

A Oi gerou caixa suficiente para suprir suas necessidades, disse Zornig em e-mail de resposta a perguntas na semana passada. O crescimento do Ebitda será usado como fonte de financiamento para suas operações e para gerar valor a acionistas. Além disso, a companhia continua a trabalhar na venda ou monetização de ativos não estratégicos, disse Zornig.

CPI da Telefonia Móvel recebe mais de 6 mil denúncias

0

Após percorrer nove cidades em diferentes regiões do Paraná em quinze dias, de 9 a 25 de maio, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa chega a Curitiba para encerrar o trabalho externo de coleta de dados, informações e o registro de denúncias dos usuários do sistema. Desta segunda (27) até quarta-feira (29) a Central Móvel da CPI ficará instalada no Calçadão da Rua XV (dias 27 e 29) e na Praça Rui Barbosa (dia 28), das 9 às 20 horas, para colher reclamações e tomar depoimentos de clientes insatisfeitos com os serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia.

Desde o dia 09, quando o trabalho foi iniciado em Foz do Iguaçu, a equipe externa da comissão já registrou mais de seis mil denúncias. Outras cinco mil queixas foram cadastradas pelo site da CPI. “Esse volume de reclamações, somadas às que já estão nos Procons de todo o estado, prova de que o serviço é muito pior do que se imaginava e é suficiente para cobrar da Anatel medidas mais duras, como multas, e até a suspensão do CNPJ dessas empresas que insistem em desrespeitar o consumidor paranaense”, avisa o presidente da Comissão, deputado Paranhos (PSC).

A jornada da CPI pelo Paraná identificou problemas mais graves do que a interrupção das ligações ou cobranças indevidas, situações mais comuns denunciadas pelos consumidores. Há casos em que a falta de qualidade e desorganização do sistema de telefonia chega a colocar vidas em risco.

Um relatório do 4° Grupamento de Bombeiros apontou que ligações feitas de celular para o 193 a partir de cidades próximas a Cascavel são desviadas para municípios mais distantes e onde os bombeiros não dispõem de estrutura para o atendimento regional. O mesmo relatório aponta que muitas ligações para os serviços de emergência não são completadas ou direcionadas para a Polícia Militar. “Essa é uma situação grave e cuja denúncia está respaldada por um documento oficial do Corpo de Bombeiros do Paraná”, enfatiza Paranhos.

Além das denúncias registradas oficialmente pela Central Móvel, onde o usuário preenche um formulário e relata qual é o problema, a imprensa do Paraná tem apurado situações onde fica evidente o desrespeito ao cidadão e, mais grave, o flagrante descumprimento da legislação e normas que regulamentam o serviço no Brasil. São usuários que não conseguem o cancelamento de serviços, cobranças indevidas e criminosas de serviços não realizados (como o roaming internacional em Foz do Iguaçu), falta da opção prioritária para o atendimento pessoal nos call centers das empresas, entre outras.

O grupo jurídico da CPI já está enviando intimações pessoais aos representantes estaduais e nacionais das empresas de telefonia móvel que atuam no Paraná e para o presidente e diretores da Anatel, a fim de que compareçam às oitivas nas datas programadas e para que estejam presentes na audiência pública marcada para o dia 10 de junho no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Advogados da CPI irão a Londrina, São Paulo e Rio de Janeiro para garantir que as intimações sejam recebidas nas sedes das empresas Sercomtel, Oi, TIM, Vivo, Claro e Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Celular e Pessoal).

A CPI do Paraná também está convidando os presidentes de CPIs de telefonia móvel de outros estados e representantes do Congresso Nacional para que acompanhem os trabalhos. O objetivo é criar um novo marco regulatório para a telefonia móvel no Brasil e obrigar as operadoras a cumprirem imediatamente as resoluções da Anatel assim como o Código de Defesa do Consumidor, determinando prazos para que reduzam a níveis aceitáveis os índices de reclamações dos consumidores.

Como parceiros, estão sendo convidados os representantes dos Procons, Ministério Público (Estadual e Federal), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Abratelecom (Associação Brasileira de Agentes, Parceiros e Autorizados do Mercado de Telecomunicações), CREA-PR, Federação das Indústrias (Fiep) e Associação Comercial do Paraná (ACP).

Sky é a operadora que mais anuncia no Brasil

0
A Casas Bahia é o maior anunciante do país pelo 11º ano, de acordo com o ranking Agências & Anunciantes, com 300 companhias. A empresa destinou R$ 1,32 bilhão à propaganda em 2012.

No setor de telecomunicações em geral, um grande salto foi o da Sky, que pela primeira vez entrou para o time dos dez maiores anunciantes. A empresa de TV por assinatura tem crescido de forma expressiva junto à classe C e investiu R$ 423,7 milhões no ano passado, alta de 65%.

Na telefonia, Oi e Vivo também ampliaram os gastos de forma significativa. A Oi subiu para a 12ª posição, com um aumento de 64% dos gastos, para R$ 316 milhões. A Vivo ficou em 6º lugar, com alta de 59%, para R$ 418,9 milhões.

Oi dá acesso gratuito ao Facebook no smartphone

0
Uma parceria entre a Oi e o Facebook anunciada nesta segunda-feira permitirá que os clientes da operadora conversem pelo aplicativo Facebook Messenger sem serem cobrados pelo uso de dados. Segundo a operadora, até 15 de setembro, clientes pré-pagos e pós-pagos poderão se conectar pelo serviço de bate-papo da rede social de forma gratuita. 
A isenção de cobrança no tráfego de dados vale somente para as versões do Facebook Messenger para Android e iOS. O Facebook oferece serviço semelhante em outros 13 países, em parceria com 17 operadoras.

Sky tem até junho para carregar todos canais abertos

0
O fato da Anatel ter decidido no dia 9 de maio que a Sky deveria carregar em seu satélite os sinais das 14 redes nacionais de TV aberta (conforme matéria que pode ser encontrada aqui), no prazo de dez dias (negando o recurso da operadora) gerou confusão entre alguns usuários ansiosos pela mudança. Apesar de a decisão ter ocorrido no começo do mês, a decisão do Conselho Diretor da Anatel só foi publicado na última quinta-feira (23), quando então foi enviada correspondência à operadora de TV para informá-la oficialmente da decisão. Os dez dias de prazo para adaptação do line-up só passam a contar a partir do recebimento da correspondência e, a agência ainda não recebeu a confimação do recebimento até o momento. 

Apesar da lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), aprovada em 2011, estabelecer o carregamento obrigatório de todos os canais das geradoras locais de TV pelos operadores de TV paga, uma exceção foi criada para os serviços de satélite (DTH), que, de fato, não teriam condições para carregar os mais de 500 canais das geradoras de todo o Brasil. Esta exceção, no entanto, só vale se a operadora não carregar qualquer sinal de TV aberta, segundo o entendimento da Anatel. Se a operadora carregar pelo menos um canal de uma emissora nacional, terá que carregar o das outras 13 emissoras, e a Sky carrega os sinais de pelo menos seis emissoras abertas. 

Até o momento, a Sky, empresa do grupo DirecTV, não informou se está se preparando para o carregamento do sinal de todos os canais abertos.

Falso alarme de incêndio provoca interrupção na rede da CTBC

0
A rede da CTBC (Algar Telecom) sofreu uma paralisação às 11h de ontem (27), afetando usuários de banda larga fixa e de telefonias móvel e fixa em Minas Gerais, Goiás e São Paulo. De acordo com a empresa, o problema foi causado por um alarme de incêndio disparado indevidamente no prédio da operadora, que levou à evacuação do local e ao desligamento de equipamentos. A empresa ainda não sabe informar o que teria acionado o alarme, mas assegurou que não houve incêndio. A Anatel chegou a informar que se tratava de um incêndio de fato e que iria mandar ao local uma equipe de fiscalização para apurar o incidente.

Além disso, houve divergências no alcance do problema. Segundo informou a agência no final da tarde desta segunda, a interrupção afetou usuários de telefonia fixa nas cidades mineiras de Uberlândia, Tupaciguara, Araporã e Iturama. Já clientes em Franca (SP) e Itumbiara (GO) teriam ficado sem o serviço de telefonia móvel, embora a Anatel afirme que o problema tenha se estendido para toda a área de prestação da operadora com cobertura 3G, que teria sido redirecionada para a rede GSM.

Ainda de acordo com o comunicado da agência, a interrupção da banda larga fixa (ADSL) afetou as estações regionais mineiras de Uberlândia, Patos de Minas, Itumbiara, Ituiutaba e Pará de Minas. A Anatel afirmou que todos os serviços fixos e de telefonia móvel foram afetados em parte das áreas nos códigos nacionais 34, 35 e 37.

Em nota à imprensa, a Algar Telecom afirma que a “instabilidade técnica” afetou serviços de Internet, fixa e móvel, nos municípios de Uberaba, Ituiutaba, Patos de Minas, Pará de Minas e Itumbiara. Além disso, a empresa diz que houve instabilidade da telefonia fixa apenas em Uberlândia. No comunicado, a Algar Telecom reiterou “compromisso em atender os seus clientes com dedicação e qualidade”, afirmando que “não está medindo esforços para que o problema seja resolvido o mais rápido possível”.

Ligações para telessexo são questionadas por clientes da Vivo

0
O consumidor que for cobrado por quantia indevida e pagá-la tem direito à devolução do valor em dobro, diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor. Mas nem sempre o caminho para ser ressarcido é simples, como está ocorrendo com os moradores da Riviera Paulista, zona sul da capital. Desde abril de 2012, eles reclamam de cobranças indevidas (que variam de R$ 300 a R$ 800) nas contas da Telefônica|Vivo.
Selma Herzberg explica que nas faturas constam ligações feitas durante o horário comercial para um serviço para adultos de São José do Rio Preto pelo DDD 091, da IPCorp. “Todos os meses preciso ligar na Vivo para contestar a cobrança e isso se repete no mês seguinte”, diz.
“Por volta de 100 assinantes dessa operadora estão recebendo essas cobranças”, diz o consultor Rafael Herzberg, marido de Selma. Ele conta que 70 pessoas do bairro se reuniram com o advogado da IPCorp para buscar solução. No dia, apesar de o advogado ter gravação do tal serviço de telessexo, ele desistiu de mostrá-la ao saber de alguns casos, revela. “Um deles se refere a uma ONG. Apesar de uma das linhas só receber chamadas, veio a fatura. Outro é de um assinante que vem para Riviera só nos fins de semana e recebeu cobrança de ligações feitas durante a semana, mesmo com a casa vazia. E ainda há de uma senhora de 92 anos. Um absurdo!”, relata
“A fraude é muito mais complexa do que eles (IPCorp, Vivo, Anatel) querem nos fazer crer”, defende Célia Cymbalista, outra prejudicada.
Segundo a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, “estão caracterizadas cobrança indevida e responsabilidade solidária da Vivo, que mantém reiteradamente a cobrança, apesar de os moradores informarem não terem dado autorização para esse serviço”. Eles têm direito à reparação judicial e por danos morais, acrescenta.
A Telefônica|Vivo informou que desmembrou a conta e enviou a 2.ª via da fatura aos assinantes. Já a IPCorp respondeu que as ligações foram, sim, realizadas e podem ter sido feitas “da rua ou de dentro da central da Vivo”. Disse ainda que as chamadas foram bloqueadas, a pedido dos moradores. Segundo a empresa, não há muitas reclamações em 2012 e 2013 contra o serviço. Mas não é o que mostram os dados da Anatel e do Procon. A agência recebeu 221 reclamações contra a IPCorp em 2012, e 103 até 30/04 deste ano. E o Procon, 36 queixas em 2012 e 22 até 20/05 de 2013.

Samsung dá Galaxy S4 de graça para quem encarar celular por 1 hora

0
A Samsung ofereceu de graça um Galaxy S4, seu smartphone topo de linha, para quem conseguisse ficar olhando para o aparelho durante uma hora sem parar, segundo o Business Insider. A ação promocional realizada em uma estação de metro de Zurique, na Alemanha, promoveu a função de eye track, que segue os olhos do usuário e permite que ele role a tela para cima ou para baixo ao direcionar o olhar em uma ou outra direção.

É claro que ganhar o aparelho não era tão fácil. A ação de marketing tinha de tudo: um músico tocando e dançando ao redor do painel, um vendedor de cachorro-quente em chamas, um pastor alemão policial que latia para o participante e até motocicletas com motores roncando alto passavam de um lado para o outro tentando fazer o concorrente ao Galaxy S4 se distrair por um segundo.

O vídeo que promove a ação, postado no canal da operadora Swisscom, parceira da Samsung no concurso, mostra apenas um vencedor. Os que não chegavam aos 60 minutos ganhavam um ticket com o percentual do tempo em que conseguiram se manter encarando o novo smartphone da Samsung.