30/09/2024
Início Site Página 2190

Comerciantes de Visconde de Mauá reclamam da falta de telefone

0
Os comerciantes de região de Visconde de Mauá (RJ) estão tendo problemas com os telefones fixos. A preocupação é ainda maior com a chegada da alta temporada de turistas. Segundo o comerciante Gilberto de Moraes Ramos, é frequente a falta de telefone no distrito de Resende. “Direto ficamos sem comunicação. Tem pessoas que pagam em cartão, e isso vem causando constantes prejuízos pra região toda, não só para mim”, explicou.

Por não saber quando a máquina de cartão de crédito vai funcionar, os comerciantes preferem que os pagamentos sejam feitos a vista. “Já fiquei dois, três, até seis dias sem a comunicação”, reclamou Gilberto.

Ainda de acordo com os comerciantes, o problema ocorre há mais de três anos. Eles chegam a ficar até 48 horas sem o serviço. “Sempre que chega a alta temporada, os telefones ‘pifam’. As pousadas tem problemas com reserva, e quem trabalha com maquineta tem muito problema, porque não conseguem receber. É muito preocupante, porque a gente sabe, com certeza, que vai ter problema com a telefonia”, lamentou o comerciante Cláudio Lopes.

A operadora Oi disse que vai enviar uma equipe técnica para verificar os problemas de telefonia em Visconde de Mauá.

Oi WiFi já tem 80 mil hotspots ativos

0
A Oi WiFi alcançou o número de 80 mil hotspots em todo o Brasil, consolidando sua posição de líder em wi-fi no Brasil e na América Latina. Esse resultado reforça o posicionamento de operadora convergente, ao oferecer uma experiência em internet móvel mais completa para o cliente com 3G, 4G e wi-fi.

Os pontos de acesso a rede wi-fi podem ser encontrados nas grandes redes de fastfood como Mc Donald´s, cafeterias como Starbucks e Fran´s Café, principais aeroportos e shoppings do país, proporcionando ao cliente da operadora estar conectado a toda hora em qualquer lugar. A rede também esta disponível em locais abertos nas grandes cidades como a orla do Rio de Janeiro, o Pelourinho, em Salvador, a Praia de Boa Viagem, em Recife, a Praia de Mucuripe, em Fortaleza e o Mercado Municipal de Porto Alegre.

A rede Oi Wi-Fi chegará a São Paulo em julho nas Avenidas Faria Lima e Dr. Cardoso de Melo. A Oi também disponibilizou aos clientes o aplicativo Oi WiFi para conexão automática à rede, compatível com as plataformas iOS e Android. A meta da Oi é levar a rede Oi WiFi a 500 mil pontos de acesso no país até o fim do ano.

Centenas de usuários ficam sem internet em município do Piauí

0

Centenas de usuários ficaram sem internet em Parnaíba – PI. A interrupção deixou, comércios, setores públicos e outros órgãos de atendimento à população com as atividades paradas pela falta do serviço.

A Central de Atendimentos da Oi Velox informou que na região da cidade de Parnaíba estão sendo feitos reparos relacionados à manutenção do sistema, por isso, os serviços não estão funcionando de forma adequada, chegando ao interrompimento.
O atendimento da Oi informou ainda que os técnicos da empresa estão trabalhando para que no menor espaço de tempo possível, o sistema volte a funcionar adequadamente.

Falha nos equipamentos atrasa medição da banda larga móvel

0
A instalação dos medidores da banda larga móvel que estava prevista para começar em novembro do ano passado está sendo feita apenas neste mês. O que motivou o atraso, segundo o coordenador do Grupo de Implantação de Processos de Aferição da Qualidade (GIPAQ), Fabio Mandarino, foi uma falha nos medidores: estavam sem comunicação. Além disso, segundo Mandarino, houve dificuldade em encontrar lugares para instalar os 4,9 mil equipamentos previstos no Brasil inteiro.

A solução encontrada pela Anatel foi instalar os medidores da banda larga móvel nas escolas públicas, que já são alvo de outro programa da Anatel e empresas, o “Banda Larga nas Escolas”. “Até chegar na possibilidade de instalar nas escolas públicas teve todo um processo”, explica ele. A previsão é terminar a instalação nos estados da primeira etapa (PR, SP, MG e RJ) até o fim de junho e divulgar os resultados a partir de agosto. Até dezembro, a Anatel quer instalar os equipamentos no Brasil inteiro.

Em novembro a Anatel chegou a divulgar que os equipamentos já estavam sendo instalados no Rio de Janeiro.

Já a medição do comportamento da rede móvel em movimento, deve atrasar mais ainda. Segundo Mandarino, o GIPAQ está iniciando um estudo sobre como isso será feito, já que é preciso desenvolver um software que será instalado nos smartphones. A previsão é concluir o estudo em dezembro.

Mandarino negou que a Anatel tenha contratado uma solução técnica que não atendia a regulamentação, que desde o começo previa a medição da banda larga móvel. Segundo ele, a definição de como ela seria feita é uma das atribuições do GIPAQ.

Vale lembrar que no passado o então superintendente de Serviços Privados, Bruno Ramos, chegou a dizer que estava sendo estudada uma parceria com os Correios para a instalação dos medidores nos carros. Como se vê, esse modelo foi abandonado.

O serviço da Embratel e da Cabo Telecom ainda não está sendo aferido. Isso porque, como explica Mandarino, o equipamento fornecido pela britânica SamKnows, não pode ser instalado em conexões corporativas, como é o caso da grande maioria dos clientes dessas empresas. Por esse motivo, ele explica que será adotado um “procedimento diferente”, mas não deu prazo para o início da medição.

Latino atende pedido e não canta nada em ação da TIM

0
A ação da TIM no Twitter, assinada pela Wieden+Kennedy, causou certa polêmica. Ela contou com a participação do cantor Latino para reforçar o lançamento do TIMmusic, e pedia que tuiteiros sugerissem algo para ele transformar em. Muitos não gostaram da escolha do cantor para a ação e pediram para ele não cantar absolutamente nada. E foi isso que ele fez num dos vídeos.

Durante toda a quarta-feira, 15, o cantor esteve à disposição dos usuários do Twitter para transformar alguns de seus pedidos em música.

Os tuítes com os pedidos mais engraçados e criativos enviados com a hashtag #cantaissolatino foram selecionados e transformados em divertidos vídeos musicais, criados e gravados na hora. 

Foram feitos 19 vídeos personalizados com temas que vão do “PIB da Alemanha”, passando pelo “fone de ouvido no busão” a “nada”, para prestigiar o usuário que pediu para ele não cantar. 

Os vídeos da campanha alcançaram cerca de 1.2 milhões de visualizações até agora. A taxa de engajamento no Twitter alcançou 15%. Além disso, o canal da TIM no Youtube, que foi customizado para esta ação recebeu 28 mil visitas, que navegaram uma média de 6 minutos cada pelo conteúdo disponibilizado.

Você pode conferir o vídeo na íntegra abaixo:

   

Tem novidade no Ar!

0

Como prometido desde o inicio do mês, o Grupo #Minha inaugura oficialmente o novo portal #Minha Atitude, para saber mais e também virar fã! Estamos apenas começando, por isso algumas sessões podem não estar funcionando corretamente ou alteradas posteriormente… Esperamos que goste.

Acesse: www.minhaatitude.com.

TIM reduz, mas continua líder em queixas

0
Apesar de ter conseguido reduzir o número de queixas de usuários, a empresa de telefonia celular TIM continua no topo da lista de empresas com mais reclamações registradas na Anatel.

A agência divulgou o segundo relatório sobre o desempenho da qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras, que compreende o período de novembro de 2012 a janeiro de 2013.

Ao longo dos três meses, a TIM conseguiu reduzir o número de queixas registradas por mês de 3.500 para 3.000, mas, mesmo com a melhora, a operadora segue na primeira posição da lista, com o maior número de usuários insatisfeitos.

A Claro ficou em segundo lugar, mesmo também tendo reduzido o número de reclamações no período, que passaram de quase 2.000 para pouco mais de 1.500.

A Oi, que em novembro era a empresa com menor número de reclamações (cerca de 1.250 por mês), perdeu a posição para a Vivo em janeiro deste ano.

Mesmo com uma diferença apertada, a Oi manteve o número de queixas estável, enquanto a Vivo, que tinha quase 1.500 reclamações em novembro, reduziu essa quantidade para cerca de 1.200.

Empresa com menor número de reclamações de usuários, a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do país, com 75.987.544 milhões de linhas ativas em março, último dado disponibilizado pela Anatel, e 28,78% de participação do mercado.

Tele com maior número de reclamações, a TIM ocupa a segunda posição, com 71.232.161 de linhas e 26,98% do mercado. A Claro vem na sequência, com 66.308.256 milhões de linhas e 25,11%, e a Oi tem 49.493.752 de linhas e 18,74% de market share.
De acordo com a agência reguladora, o novo relatório aponta que o acesso à internet e ao pacote de dados continua sendo o maior alvo de reclamações das empresas. Na média, as operadoras estão três pontos percentuais abaixo da meta mínima de qualidade estabelecida pela reguladora. Para completamento das chamadas, queda das ligações ou falhas do sinal ao longo da conversa, as operadoras fecharam o trimestre muito perto das metas estabelecidas, com diferença de cerca de um ponto percentual. 
A Vivo foi a única das quatro empresas que se manifestou sobre o ranking. Segundo a empresa, ela “cumpre em mais de 99% dos casos o indicador de qualidade de acesso à internet móvel determinado pela Anatel (meta de 98%)” em sua rede 3G.

“Dos 81 municípios com mais de 300 mil habitantes analisados pelo órgão regulador, no período de novembro de 2012 a janeiro de 2013, em apenas um o índice ficou ligeiramente abaixo da meta”, informou a Vivo, em nota.

“O relatório divulgado pela Anatel considera as tentativas de acesso pela rede 2G -em que a experiência do cliente não é a mais apropriada. Quase 100% do tráfego de dados da Vivo ocorre na rede 3G”, ressalta a operadora. “Esse efeito não está capturado no índice final da Anatel pelo fato de não ser ponderado e por não levar em consideração o volume de dados trafegados em 2G e 3G”.

“A empresa apresentou esses argumentos à Anatel e aguarda que, nos próximos resultados, os dados consigam refletir a real experiência que seus clientes obtêm durante a navegação nos mais de 3.100 municípios onde a Vivo oferece a rede de terceira geração”, afirmou.

Projeto de Wi-Fi pública em SP recebe mudanças no edital

0
A pedido da Telefônica|Vivo, a Prefeitura de São Paulo havia adiado o prazo para consulta pública do edital do Projeto Praças Digitais, que prevê a cobertura de locais públicos com rede Wi-Fi na cidade. As especificações técnicas do projeto estão a cargo da Prodam, empresa que apoia a prefeitura na elaboração das políticas de informação e de informática e oferece serviços de TI aos órgãos municipais. Em paralelo, o órgão decidiu por formar um grupo de trabalho para avaliar todos os pontos de atenção, revendo o edital para garantir a qualidade do serviço, racionalidade do gasto público e transparência do processo. O documento foi apresentado nesta sexta-feira (17) e modificou dez itens do edital, incluindo exigências para preservar a segurança do internauta.

Uma das modificações fala em remoção de registro de logs de navegação ou qualquer outra violação à neutralidade de rede, embora ainda fale em autenticação e cadastro de usuários. Da mesma forma, o texto final tirará “algumas funcionalidades” nos itens 2.7 e 2.8, que tratam de acesso, segurança da informação e qualidade de serviço; visando a preservação da neutralidade da rede “e evitar custos desnecessários”.

Outros itens revisados falam que a exigência de criptografia entre ponto de acesso e aparelhos é “desnecessária e encarece o projeto”, enquanto o monitoramento com informações exigidas no dashboard “restringem desnecessariamente a competição”. O grupo de trabalho ainda mostrou sensatez em retirar a exigência de compatibilidade de equipamentos com o protocolo de Wi-Fi 802.11ac (draft 5.0 ou superior), uma tecnologia ainda muito nova e em desenvolvimento e que não foi adotada ainda como padrão, tendo pouquíssimos aparelhos móveis compatíveis no mercado.

A Prefeitura pretende realizar a contratação orientada pela entrega de serviços. Dessa forma, a contratada vai poder escolher os equipamentos utilizados, desde que cumpra as exigências do edital, garantindo estabilidade e qualidade. Além disso, a tabela de áreas de cobertura (onde se define a densidade de usuários em locais distintos de uma mesma praça) será substituída. Agora, deverá haver garantias para disponibilidade de 99% das praças críticas, que são as que recebem eventos. “Anhagabaú é crítica, Largo do Café, não. No decorrer do Projeto, novas praças poderão ser consideradas críticas”, explica o texto.

A Secretaria Municipal de Serviços pode receber até o dia 24 de maio críticas e sugestões sobre definições políticas, aspectos técnicos e contratuais. O contato pode ser realizado pelo Twitter, Facebook ou e-mail.

Em nota, a Vivo informou que o interesse da operadora é em “participar do edital de forma competitiva” e que, por isso, solicitou o alongamento do prazo para mais uma semana. “O objetivo da companhia é desenvolver a solução que melhor satisfaça as necessidades dos cidadãos que utilizarão o serviço”, informou a empresa.

Leilão da Adatel é novamente adiado

0

Estava marcado para dia 15 de maio o leilão para a alienação da totalidade dos direitos societários (ações ordinárias e preferenciais) nas empresas de TV por assinatura a cabo Adatel TV e Comunicações Osasco (SP) e Adatel TV e Comunicações São José (SC) pela Sercomtel. A data, no entanto, foi adiada pela segunda vez à pedido de uma das empresas habilitadas a participarem do processo. De acordo com a assessoria de imprensa, Net Serviços, do grupo América Móvil, e Viacom estariam habilitadas. A Sercomtel ainda não definiu a nova data do leilão. 

Para o leilão, o valor mínimo da Adatel Osasco está fixado em R$ 18.160.271,70 e da Adatel São José em R$ 2.736.645,60 (conforme avaliação econômico-financeira feita pela consultoria UHY Moreira Auditores, e com base em estudos realizados pela empresa BDO Auditores Independentes) e serão leiloadas separadamente.

Série: Tudo em Família – Ep. 10

0
Nesse último episódio da série, Júnior vê sua irmã entrando em casa toda feliz, ao ser questionada por tanta felicidade, ela diz que namorado é como Internet Total: um para cada tipo de ocasião. Nós do portal e da Oi desejamos que você aprenda bastante ao mesmo tempo que se diverte sobre os benefícios e planos da operadora!