30/09/2024
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Oi está homologando chip Magazine Luiza

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A Magazine Luiza lançou em outubro de 2012 um chip co-branded com a Claro, que traz um menu especial com ofertas de produtos, além de permitir acesso gratuito a redes sociais e à loja virtual do grupo. De lá para cá, a companhia registrou 3 mil cliques no menu Luiza em celulares, uma média de 15 cliques na internet por usuário, sendo que 60% da base de chips co-branded se relacionam diariamente com o menu Luiza. Para a companhia, esta é uma forma de comunicação direta e de relacionamento com seu consumidor, explicou Rogério Bruxelas, diretor de marketing do Magazine Luiza e responsável pelo projeto, durante o Tela Viva Móvel 2013, realizado esta semana em São Paulo. 

Mas este é apenas o início do projeto de chips co-branded, afirmou o executivo. O objetivo da rede varejista é vender apenas estes dispositivos em suas lojas em um futuro próximo. Para isso, vem mantendo diálogo com as outras três grandes operadoras, sendo que o produto já está sendo homologado na Oi e o trabalho está avançado na parceria com a TIM. Segundo o diretor de marketing, em três ou quatro meses os chips co-branded com essas operadoras chegarão ao mercado. “Nossa parceria com a Claro foi mais rápida porque eles já utilizavam o sistema da Gemalto [parceria no projeto com a solução de SIM-Card], mas esperamos ampliar para todas as operadoras”, declarou. 

A Magazine Luiza vendeu nos últimos cinco anos um total de 10 milhões de chips, uma média de 2 milhões de chips por ano. Bruxelas explicou que o Magazine considerou se tornar um operador virtual móvel (MVNO), mas isso fugiria do foco do negócio, as vendas, e poderia colocar em risco a marca.

Anatel vai multar teles por não atingirem metas de conexão à internet móvel

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O presidente da Anatel, João Rezende, disse que as operadoras de telefonia móvel deverão ser multadas se não atingirem as metas estabelecidas pela agência para o serviço de conexão à rede de dados. “Vamos abrir um processo e elas poderão apresentar suas alegações”, disse.

Uma avaliação divulgada hoje pela Anatel mostrou que a taxa de acesso à rede de dados das quatro empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM e Oi) ficou em 95%, enquanto a meta da agência é 98%. “Está abaixo da meta, mas não dá para dizer que o serviço está em declínio, tem uma estabilidade nos últimos meses”, disse Rezende.

O SindiTelebrasil informou que as empresas estão empenhadas em aprimorar a qualidade dos serviços e apresentaram desempenho melhor que a meta definida para indicadores de acesso à rede de voz, de qualidade da ligação de telefônica e de estabilidade da conexão à internet. A entidade também informou que a Anatel registrou diminuição no número de reclamações sobre falhas de rede no call center da agência.

“O SindiTelebrasil alerta para a necessidade de se estabelecer alavancas para estimular a expansão dos serviços, com qualidade e cobertura adequada de sinais e retirar os entraves à instalação de antenas previstos em diversas leis municipais”, diz a nota da entidade.

Conar pune campanha da Oi

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A reunião do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária realizada no Rio de Janeiro puniu uma campanha da Oi e de uma marca de sucos pertencente à Coca-Cola.

No caso da operadora, a campanha em questão anunciava ofertas especiais para pacotes de canais de conteúdo adulto no Dia Internacional da Mulher e fazia alusão que, para uma consumidora, iria contra a valorização do gênero feminino. O banner veiculado no site da Oi TV mostrava a apresentadora Bianca Jahara, do canal Sexy Hot, e era acompanhado da frase “Nesse Dia Internacional da Mulher, elas vão conquistar mais um espaço: a sua TV”.

O relator do processo decidiu pela sustação da campanha, por considerar inapropriado associar o Dia Internacional da Mulher a um canal de programação adulta para homens, quando, segundo escreveu, “a ideia da data é justamente celebrar as conquistas da mulher”, e não reforçar o papel de objeto sexual. A decisão foi tomada por unanimidade de votos.

Operadoras enfrentam problemas no acesso à internet pelo celular

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Acessar à rede de dados no celular através da internet de alta velocidade ainda é o maior problema enfrentado pelas operadoras de telefonia móvel, conforme divulgado pela Anatel.

A informação é baseada na segunda avaliação trimestral, entre novembro de 2012 e janeiro de 2013, do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal.

O presidente da Anatel, João Rezende, disse que as operadoras de telefonia móvel deverão ser multadas por não atingirem as metas estabelecidas pela agência para o serviço de conexão à rede de dados. “Vamos abrir um processo e elas poderão apresentar suas alegações”, disse.

De acordo com a agência, neste trimestre, a taxa média de acessos à internet bem sucedidos no país foi de 95%, três pontos percentuais abaixo da meta estipulada pela Anatel às operadoras. De acordo com o levantamento, a Vivo foi a operadora que mais se distanciou da meta esperada, apresentando uma taxa de 90% e 95% de acessos bem-sucedidos, o restante das operadores obteve taxas superiores aos 95%.

Em 81 cidades do País com população acima de 300 mil habitantes, a Oi foi a operadora com maior índice de sucessos no acesso abaixo da meta. A operadora Vivo justificou que sua rede 3G cumpre em mais de 99% dos casos o indicador de qualidade de acesso determinado pela Anatel.

A Oi destacou ser a segunda operadora com menos reclamações sobre completamento e reparos realizadas pelos clientes junto a Anatel.

O sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço alegou em nota que as prestadoras de serviço móvel cunpriram as metas relacionadas ào acesso à rede de voz, qualidade de ligação telefônica e establidade da conexão. Em relação ao acesso à rede de dados, o sindicato reconhece que o desempenho das operadoras ficou “próximo da meta.

Chuvas provocam instabilidade na telefonia celular no Recife

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Além das chuvas fortes, alagamentos e trânsito parado, os pernambucanos que residem na Capital e Região Metropolitana do Recife também tiveram que enfrentar problemas com a telefonia celular. Clientes da Oi, TIM, Claro e Vivo reclamaram de dificuldades em receber e fazer ligações na manhã desta sexta-feira (17).

Alguns clientes da operadora Claro enfrentaram instabilidade momentânea. “A Claro informa que seu sinal já foi restabelecido, porém em alguns pontos da cidade, a operadora aguarda a estabilidade da energia elétrica, para então todo o serviço voltar à normalidade”, informou a Claro em nota. 

Também devido à falta de energia elétrica provocada pelas chuvas, clientes da Vivo encontraram dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados da empresa em bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e da cidade de Goiana. Em nota, a empresa disse que “equipes da empresa trabalham em ritmo acelerado para normalização dos serviços no menor prazo possível”.

As chuvas também provocaram falhas pontuais na rede de operação da Oi. “As equipes já estão nas ruas para verificar a situação dos equpamentos”, esclareceu a assessoria de imprensa da empresa.

A equipe de apuração do #Minha Operadora não conseguiu contato com a operadora TIM.

Anatel divulga primeiros resultados sobre a qualidade da banda larga fixa

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A Anatel divulgou os primeiros dados sobre as medições da qualidade da banda larga fixa, relativos a Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Os resultados indicam a conformidade dos indicadores de velocidade (instantânea e média) com as metas estabelecidas na regulamentação.

Meta: garantir que a velocidade aferida em pelo menos 95% das medições atinja 20% da velocidade contratada.

Resultados:


Meta: garantir que a velocidade média aferida durante o mês atinja no mínimo 60% da velocidade contratada.

Resultados:


Iniciado no final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço. Na banda larga fixa, são medidas a velocidade de upload, a velocidade dedownload, a latência, a variação da latência (ou jitter) e a perda de pacotes; na banda larga móvel, o projeto avaliará a taxa de velocidade média e a taxa de velocidade instantânea.

A distribuição dos whiteboxes – aparelhos usados para as medições da banda larga fixa – teve início pelos usuários do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais e será concluída, em todo o País, até 31 de outubro, conforme o mapa abaixo.

Embora o cronograma definido pela Agência estabeleça o mês de agosto para o início da divulgação, hoje foram antecipados dados parciais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os voluntários do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa já podem consultar, via internet, relatórios sobre a qualidade do serviço contratado, bastando, para isso, seguir as instruções enviadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). Voluntários que não receberam essa mensagem devem entrar em contato com a EAQ pelo endereçosuporte@brasilbandalarga.com.br.
Banda larga móvel

As medições da qualidade da banda larga móvel tiveram início no Rio de Janeiro e, até o final de outubro, abrangerão todo o País. Diferentemente do que ocorre na banda larga fixa, para as medições da banda larga móvel não haverá necessidade de voluntários. Como resultado de parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os medidores que monitorarão a qualidade do serviço serão instalados em escolas atendidas pelo Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas.

O mapa abaixo aponta o cronograma de instalação dos medidores e divulgação dos resultados das medições da banda larga móvel.

A tabela abaixo indica, em vermelho e em laranja, as Unidades da Federação e as empresas que necessitam de mais voluntários para o projeto de medição da banda larga.


Se você está interessado em participar deste projeto, acesso o formulário disponível aqui.

Criador da web defende Marco Civil da Internet

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O criador da rede www, Tim Berners-Lee, destacou a importância da aprovação do Marco Civil da Internet e disse que o projeto pode levar o Brasil à liderança das discussões sobre o ambiente online.

“Eu apoio o Marco Civil e acho que todos nós devíamos fazer o mesmo. O Brasil é um exemplo do espírito dinâmico e cheio de vida que marcou o início da Web”, definiu Lee.

O texto está em tramitação no plenário da Câmara. Se aprovado, o Projeto de Lei definirá direitos e deveres de usuários da rede, empresas de tecnologia e governo, adaptando princípios constitucionais ao ambiente digital.

O ‘pai’ da internet veio ao Brasil a convite do Comitê Gestor de Internet para participar do evento WWW 2013, que debateu o futuro digital e suas implicações para o público.

A conferência, realizada em Brasília, contou com a participação do deputado Alessandro Molon (PT-RJ), segundo o qual já está tudo pronto para o projeto ser votado. “O texto que está na Câmara já se encontra pronto para votação. Desde que foi apresentado, se aperfeiçoou, reforçando os conceitos de privacidade e neutralidade da rede”, disse o político.

Serviço da Anatel disponibiliza localização de hotspots com Wi-Fi

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O sistema “Fique Ligado” da Anatel disponibiliza uma nova funcionalidade para consulta dos pontos de acesso a internet que utilizam a tecnologia WiFi, os chamados hotspots.

Lançado em 2012, o “Fique Ligado” é um sistema que utiliza a ferramenta de georreferenciamento para disponibilizar na internet as informações dos serviços de telecomunicações. Inicialmente, o sistema apresentava os dados dos orelhões e, a partir de agora, também os pontos de acesso à internet.

A partir do novo módulo, é possível consultar, inclusive em inglês, entre outras informações, a quantidade de hotspots em cada estado e município, sua localização georreferenciada, categoria que representa o tipo de local em que o serviço pode ser acessado (tais como: academia, aeroporto, café, centro de convenções, estádios) e o tipo de acesso (se gratuito ou pago).

Também é possível obter informações como velocidades mínima e máxima de navegação, restrições e dicas de uso, a data na qual as informações foram atualizadas no sistema e a prestadora do serviço.

Atualmente, estão disponíveis as informações das empresas que respondem por cerca de 90% dos pontos de acesso wi-fi distribuídos conforme respectivas áreas de atuação.

Você pode acessar o serviço clicando aqui.

Operadoras ficam abaixo das metas da Anatel para banda larga móvel

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A Anatel divulgou os resultados da segunda avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), referentes ao período de novembro de 2012 a janeiro de 2013. 

Identificou-se diminuição no número de reclamações sobre falhas de rede no call center da Agência. Em relação ao desempenho de rede, na média nacional, as empresas ficaram próximas às metas estipuladas pela Anatel quanto a queda de chamadas, a queda de conexões e a acesso à rede de voz. Em alguns municípios, porém, esses indicadores requerem mais atenção porque apresentaram desvios em relação à meta. 

O relatório aponta que o acesso à rede de dados continua sendo o maior desafio das empresas, pois está 3% abaixo da meta estabelecida pela Agência. 

Os dados relativos ao terceiro período avaliativo (fevereiro de 2013 a abril de 2013) estão sendo coletados pela fiscalização da Agência e serão divulgados após consolidação pela Superintendência de Controle de Obrigações da Anatel. 

Entre 23 de julho e 2 de agosto de 2012, as prestadoras de telefonia móvel que apresentaram o pior desempenho por Unidade da Federação, segundo avaliação da Anatel, foram proibidas de comercializar e habilitar o serviço para novos usuários. 

As prestadoras se comprometeram a realizar investimentos na melhoria da prestação do SMP nos próximos dois anos. 

Os planos apresentados pelas autorizadas abrangem todos os Estados e o Distrito Federal e contemplam investimentos para a melhoria das redes, para o atendimento ao usuário e para a diminuição de interrupções do serviço.

As prestadoras apresentaram propostas de melhorias com detalhamento por Unidade da Federação, com medidas para garantir a qualidade do serviço e das redes de telecomunicações.

Os investimentos no serviço previstos para o triênio 2012-2014 totalizam aproximadamente R$ 30 bilhões.

Anatel multa Oi em 3 milhões de reais

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A Anatel aplicou uma multa no valor de R$ 3 milhões à operadora Telemar Norte Leste, do Grupo OiA punição refere-se a processo aberto contra a empresa no ano de 2006 e está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16).

A Anatel também negou recurso da empresa TNL PCS S/A, pertencente à Oi, e manteve multa à companhia no valor de R$ 278,8 mil, no dia 7 deste mês. 

A punição, segundo explica despacho da Agência, foi aplicada porque a empresa descumpriu metas de qualidade na prestação de serviços de telefonia fixa. A decisão refere-se a processo aberto contra a empresa em 2011.