30/09/2024
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Mulheres ultrapassam os homens na compra de celulares

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A popularização do celular no Brasil se comprova nos novos números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, de 2011, 115,4 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade possuem o aparelho, o que representa 69,1% da população nessa faixa etária, que cresceu apenas 9,7% no período. Em 2005, eram 55,7 milhões de usuários de celular, ou 36,6% do total, um crescimento de 107,2% ao longo dos seis anos.

De acordo com Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, o índice poderia ser ainda maior não fossem duas restrições mantidas pela população: a dos pais em liberar o aparelho aos filhos mais novos, e a dos idosos em se adaptar a novas tecnologias. Por isso, a maior concentração de usuários ainda é observada na faixa dos 20 aos 44 anos, onde os percentuais ficam em torno de 80%. “É onde está a força de trabalho do país, para quem o celular muitas vezes está diretamente ligado ao emprego”, destaca.

Com o avanço no mercado de trabalho nos últimos anos, são as mulheres que se destacam nesse ponto do estudo. Pela primeira vez na série histórica do IBGE, elas ultrapassaram os homens na aquisição de aparelhos para uso pessoal: 69,5%, ante 68,7%. Seis anos antes, apenas 35,2% delas e 38% deles tinham celular. “Esses dados mostram que o crescimento da posse de telefone móvel na população feminina foi maior até que o registrado para o total da população”, enfatiza a Pnad.
Iana Santiago Guimarães se encaixa nesse perfil. Aos 22 anos, a estudante de Medicina do Rio de Janeiro vive grudada no celular, que usa tanto para trocar mensagens com as amigas quanto para registrar algum livro ou qualquer anotação que considere relevante. Ligações é o que menos faz, é verdade. Por isso, está sempre em busca do que for mais moderno, o que a leva a trocar de aparelho com bastante frequência. No último ano, teve três. “Ganhei meu primeiro aos 12 anos. Estudava em período integral e meus pais queriam ter controle do que eu fazia na hora do almoço, por exemplo. Desde então, fiquei viciada”, conta a jovem.

Os aparelhos que considera ultrapassados são herdados pela mãe. Mas quando você liga para o celular de Rosana Bulos Santiago, de 51 anos, ela pede imediatamente para usar o fixo. Diz que telefone móvel é para assuntos pontuais, um contato rápido com a família ou em caso de emergência. Nem pensa em trocar o plano pré-pago, por exemplo.


Mãe e filha se encontram no grupo de consumo que as operadoras de celular veem crescer intensamente. As mulheres não só estão em maior número no que diz respeito à aquisição de aparelhos, como também são muito mais exigentes do que os homens nesse quesito, analisa Eduardo Aspesi, diretor de Segmentos Varejo da Oi. “A atitude na hora de comprar é diferente. A mulher compara, testa, quer conhecer o produto. O homem, em geral, vai direto no que quer, é mais imediatista. Podemos dizer que o consumo de celular é um reflexo do comportamento do país.”

Na análise por região, observa-se uma diferença maior entre homens e mulheres no Norte e Nordeste, de 4,3 e 3,9 pontos porcentuais respectivamente. No geral, foram também essas as populações que apresentaram aumento mais significativo na aquisição de celulares: 174,3% no Nordeste e 166,7% no Norte de 2005 para 2011, somadas, mais de 22 milhões de pessoas passaram a adquirir telefones móveis nas duas localidades. Nas demais regiões, o crescimento ficou abaixo de 90%, apesar do Centro-Oeste, Sudeste e Sul ainda concentrarem o maior porcentual de usuários (79,2%, 73,4% e 72,5%).

Sercomtel começa a operar em Cascavel

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A atuação da Sercomtel em Cascavel será feita em parceria com a Copel. As duas empresas vão oferecer ao mercado corporativo pacotes unindo os serviços de voz da Sercomtel e de dados da companhia de energia elétrica, por meio de sua rede de fibra óptica.

Serão comercializados às médias e grandes empresas o serviço de voz DDR (Discagem Direta a Ramal) da Sercomtel e serviços de dados corporativos – RAV (Rede de Alta Velocidade) e o IP Direto da Copel.

“A Sercomtel chega a Cascavel oferecendo soluções integradas de voz e dados, com alto nível de desempenho e confiabilidade”, afirma o presidente da Sercomtel, Christian Schneider.

A operadora foi considerada a melhor do país em telefonia fixa não residencial na Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações, divulgada no final de abril pela Anatel.

“A operadora é reconhecida pela qualidade do serviço prestado e atendimento personalizado. São essas características que estamos levando a Cascavel”, diz Schneider.

Vereadores criticam qualidade do serviço prestado pela CTBC

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A má qualidade dos serviços de telefonia prestados pela CTBC foi motivo de debate na sessão de ontem na Câmara Municipal. As críticas contra a operadora foram muitas. “Levantei o problema porque não tem mais condições. Quando ligo para algum número, de imediato a ligação cai. Quando conseguimos não falamos mais que dois minutos. Se a ligação for para um telefone fixo, então nem conseguimos falar. Só que foi um desabafo e não esperava a repercussão que teve, com todos os vereadores reclamando da operadora, o que mostra a gravidade da situação”, revela o republicano Samuel Pereira, que abriu o debate, ao abordar o assunto e falar que vai pedir providências e não descartou nem pedir que o Legislativo troque de operadora, já que todos os telefones móveis da Casa o são cadastrados com a operadora.

“Eu não vou dizer que o problema é com os telefones da Câmara, mas em toda a cidade. Esta é uma reclamação não minha, mas de toda a população de Uberaba. Coloquei a questão e se continuar da forma que está vou pedir ao presidente Elmar Goulart que cancele o contrato junto à CTBC e contrate outra operadora para podermos ter um serviço de qualidade, não só para a Câmara, para o vereador Samuel, mas para toda a população de Uberaba”, diz Pereira, salientando não ter nada contra a operadora, mas cobrando que ela resolva o problema da população uberabense.

A Câmara, através da Mesa Diretora e do Departamento de Apoio Legislativo irá fazer um convite para que o responsável pela CTBC compareça à Casa “para informar se vai melhorar a prestação de serviço ou não”, diz Samuel, lembrando que quer apenas a prestação melhor de serviços. Questionado sobre outras operadoras, já que a CTBC é a única da cidade, Pereira disse que tem outras operadoras, “com qualidade e preços melhores”. , falo dois minutos e cai a ligação.

O vereador Cléber Humberto Ramos, o Cléber Cabeludo (PMDB), disse que a situação é uma vergonha e que a empresa está precisando investir em tecnologia. “Os clientes estão fazendo papel de bobo”, desabafou.
Marcelo Machado Borges – Borjão (PMDB) disse que as pessoas não sabem do problema e às vezes acham que tiveram o telefone desligado na “cara” e defendeu que os responsáveis pela empresa compareçam ao Plenário, para dar explicações a sociedade.

Para Luiz Dutra (PDT), a CTBC já foi muito importante para a cidade, mas depois que mudou a administração para Uberlândia, deixou Uberaba em segundo plano, e isto não pode acontecer. E fez um alerta que quando a Câmara for contratar uma nova empresa que tenha cuidado para não cometer os mesmos erros. “É um excesso de má prestação de serviço, de má qualidade, é preciso fazer, às vezes, duas ou três ligações para a mesma pessoa, pois toda hora cai”, acrescentou, defendendo que o contrato da Câmara seja revisto, para discutir a prestação de serviços.

O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro – Kaká Se Liga ((PSL) disse que é cliente da CTBC há mais de dez anos e também está decepcionado. Ele espera que a empresa olhe mais para a cidade, onde não existe sequer um escritório de atendimento aos clientes.

Ministro prevê internet disponível a 90% dos brasileiros até 2018

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O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou esta quinta-feira, 16, que a meta do governo é disponibilizar internet para 90% da população até 2018. Bernardo previu o avanço da internet após a divulgação de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a Telebrasil, o país soma atualmente 93,6 milhões de acessos. Segundo o ministro, o número crescerá significativamente nos próximos cinco anos devido aos investimentos maciços para a Copa, que ajudarão a expandir a rede de banda larga. 

A pesquisa do IBGE também divulgou que, entre 2005 e 2011, as mulheres passaram a acessar mais a internet — há dois anos, 46,1% das mulheres acessavam a web por meio de computadores ou notebooks, totalizando 40 milhões de pessoas, contra 20,1%, 16 milhões de mulheres, em 2005.

Outro crescimento apontado pela pesquisa é o número de acessos por pessoas com mais de 50 anos: 18,4% em 2011, contra apenas 7,3% em 2005. Dentre as faixas etárias, foi a que teve maior crescimento relativo no período, apesar de continuar sendo o grupo que, proporcionalmente à população total, menos acessa a internet.

A amostra do IBGE foi feita a partir de entrevistas com cerca de 359 mil pessoas, em 1.100 municípios brasileiros. O instituto não levou em conta a navegação em celulares e tablets.

Rio + Vivo

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O comercial de divulgação do Vivo 4G Plus feito para o Rio de Janeiro você confere primeiro aqui:


   

Claro, Net e Embratel passam a oferecer banda larga juntas

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Claro, Net e Embratel anunciaram que criarão um serviço convergente de banda larga, unindo em um só produto os clientes das três empresa, que pertencem a um único dono, a América Móvil.

Com a novidade, os clientes poderão acessar pontos de conexão via Wi-Fi em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Não foram divulgados os valores do investimento, mas as companhias informaram ter compartilhado os gastos.

O produto surge num momento em que a América Móvil estuda a união de Claro, Net e Embratel em uma sociedade.

Claro 4GMax + Samsung Galaxy S4, a emoção é instantânea

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A internet móvel mais rápida do mundo chegou ao Brasil. Com ela, você baixa filmes em alta definição, conversa com seus amigos por videochamada e joga online numa velocidade impressionante.

Para dar uma ideia do que essa tecnologia é capaz, a Claro convidou alguém que também transforma a velocidade em experiência: o fotógrafo lituano Tadao Cern. Ele é especialista em utilizar ventos de até 300km/h para captar as emoções das pessoas.

A operadora chamou para serem protagonistas da campanha, blogueiros que entendem tudo de tendências e contar suas impressões sobre a conexão 4GMax da Claro e o novo Samsung Galaxy S4.

Você pode assistir ao vídeo da campanha primeiro aqui:

   

Clientes da Vivo poderão pagar por aplicativos na fatura do celular

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A Samsung e a Telefonica|Vivo anunciaram um acordo global que vai oferecer a possibilidade de os usuários pagarem por apps por meio da fatura do celular.

Os consumidores poderão comprar músicas, vídeos, livros e demais aplicativos nas lojas Samsung Hub e Samsung Apps e pagá-los junto da conta.

Os clientes têm a opção de pagar pelos conteúdos via conta pós-paga ou pré-paga. E a novidade vale para celulares, smartphones e tablets da fabricante.

Esta não é a primeira vez que a Telefonica fecha este tipo de acordo mundial. A operadora já fez parcerias semelhantes com o Google, RIM (BlackBerry), Microsoft e Facebook.

Aparelhos de telefonia fixa podem ter novos teclados

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A Anatel alterou hoje, por meio da Resolução nº 613, o Regulamento da Interface Usuário – Rede e de Terminais do Serviço Telefônico Fixo Comutado. A mudança acrescenta dois parágrafos ao artigo 48 do regulamento (Resolução º 473) e permite que terminais do STFC possuam teclado diferente do padrão estabelecido (figura ao lado).

Fica mantida a obrigação de dispor as teclas numéricas sequencialmente, com destaque na tecla 5, de forma que possam ser identificadas facilmente por deficientes visuais. Os terminais do tipo touchscreen estão dispensados dessa obrigação.

Governo quer parte da faixa do 4G para criar rede independente

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O Ministério da Defesa pediu à Anatel parte da faixa de frequência de 700 MHz, que será usada pelas teles para implantação do 4G. O órgão quer uma fatia do espaço para criar um sistema próprio de comunicação, que funcione de forma independente às operadoras.

Em parceria com a Motorola Solutions, a pasta desenvolveu um projeto quer serviria de plano piloto. Pela faixa passariam voz e dados, espaço ideal para, por exemplo, transmissão de imagens de áreas fronteiriças do Brasil para monitoramento. Tudo em tempo real.

O problema é que o entorno dos 700 MHz já está separado para a telefonia de quarta geração e prevê-se que será distribuído apenas entre operadoras. Se a Anatel disser que libera um espaço à Defesa, o primeiro plano terá de ser refeito.

O próprio Ministério das Comunicações não está disposto a aplicar mudanças no que já foi feito e deu ideia de que o serviço de comunicação governamental fique em outra frequência ou seja instalado apenas nas áreas de fronteira, pois são desinteressantes para as teles.

Só que as alternativas gerariam entraves para a Defesa. Ao jornal, o diretor de Estratégias da Motorola Solutions, Bruno Nowak, disse ser um “desafio de engenharia” fazer com que o mesmo sistema funcione em outra frequência.

“O que propusemos já existe e é usado em outros países. Leva tempo desenvolver uma nova tecnologia, em média cinco anos”, afirmou.