29/09/2024
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Algar Telecom comemora 1 ano de reformulação do programa de canais

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Ganhar espaço do corporativo em um mercado onde a dominação é de companhias com marcas já consolidadas não é trabalho fácil. E foi exatamente por este motivo que a Algar Telecom reformulou, há um ano, seu programa de canais. Como resultado, a proporção do faturamento vindo do ecossistema de parceiros saltou de oscilantes 3%a 5% para um estável 20%.

Diretor da área de empresas da Algar Telecom, Márcio Stefan, informou que a rede conta com cerca de 30 parceiros. “Há quatro anos já tínhamos um modelo de canais, mas ano passado decidimos ser mais seletivos, com foco em qualidade em vez de quantidade”, comentou.

A empresa hoje fatura R$ 1,7 bilhão, sendo que cerca de 30% do montante vem do segmento corporativo, enquanto que 70% estão concentrados em varejo, basicamente na região de Uberlândia e adjacências, onde existe autorização da Agência Nacional de Telecomunicações para operar sinal de telefonia móvel.

Dentro do corporativo, a companhia possui oferta de DDR, MPLS, circuito de ponto a ponto e etc. No Sudeste, portanto, não é possível agregar serviços de mobilidade. Uma das possibilidades para entrar com a oferta total, mas que ainda não se configura em um projeto, seria utilizar o sistema de frequências compartilhadas do MVNO. “Investir em uma rede própria está fora de cogitação”, comentou.

Metade dos parceiros da Algar Telecom está em São Paulo e o restante fica espalhado por Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Campinas e Ribeirão Preto. Em sua sede, Uberlândia, o nome Algar é extremamente conhecido, representando um dos maiores grupos empresariais do triângulo mineiro. Além da área de telecom, que começou com a CTBC, a empresa possui iniciativas dentro de TI e conta, inclusive, com a Universidade Algar, que forma profissionais na região.

“Tomamos cuidado com parceiros porque não vendemos produtos, mas vendemos valores da empresa”, contou Estefan. Cerca de 50% da receita do corporativo vem de São Paulo, mas a companhia possui canais em outras capitais, como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Goiânia. Há, ainda, atuação em cidades como Barueri, Campinas e Ribeirão Preto. Para atender de forma aproximada seus parceiros, são seis gerentes regionais, responsáveis por recrutar e gerir parceiros de negócios. “Temos o número de parceiro que julgamos adequado. Se o canal quer somente volume, não é um canal meu”, finalizou.

Ainda sem regras, teles e bancos começam a lançar pagamento móvel

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O governo ainda não se decidiu sobre o grau de regulação que terá sobre o sistema de pagamentos móveis, é parte de uma norma sobre meios de pagamento, mas estacionou na Casa Civil. Enquanto isso, operadoras e bancos aproveitam o momento da explosão dos dispositivos móveis em busca de novas opções de consumo. 

Hoje, a parceria entre Vivo e Mastercard, em teste desde o início do ano, será lançada oficialmente em cinco cidades do interior de São Paulo, a se confirmar, mas o plano era oferecer o serviço inicialmente em Guarulhos, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Sorocaba e Osasco. 

Logo depois do aviso ontem, a Oi anunciou por e-mail que seu sistema de ‘carteira eletrônica’ em parceria com o Banco do Brasil e a Cielo, já começou a funcionar nesta segunda (13). Ou melhor, começou a ser oferecido a “clientes pré-selecionados”. 

Também está previsto para este trimestre o lançamento comercial do modelo desenvolvido em parceria da Claro com o Bradesco. Ele deve começar como os demais, mas até aqui é o projeto que indicou interesse em avançar para o uso da ‘comunicação de campo próximo’, ou NFC, Near Field Communication.

A TIM manifestou interesse parecido, mas ainda não informou nada concreto. 

As iniciativas em andamento são muito semelhantes (no formato de ‘carteira eletrônica’) ou seja, o uso de dinheiro “depositado” para o uso em celulares, o que é outra forma de dizer que são desenhos de pagamento móvel pré-pago. 

Também sinalizam que será possível fazer transferências entre clientes do mesmo serviço, de início algo restrito às mesmas empresas, bem como o pagamento de contas, algo que já é possível de alguma forma ser feito com smartphones e o uso dos sistemas ‘mobile’ dos bancos. 

Já as parcerias com operadoras de cartões de crédito/débito sinaliza para o uso dos celulares em compras. No caso da Vivo/Mastercard (a joint venture foi batizada de MFS, ou Mobile Financial Services) já há inclusive um acordo com a fabricante gaúcha GetNet de maquinetas do tipo POS, outra sigla para jargão em inglês, no caso Ponto Of Sale (ponto de venda). 

Do que foi anunciado até então, isso significa usar os celulares para dar ordens de pagamento em ferramentas de mensagens semelhantes ao tradicional SMS. Nesse caso, uma possibilidade é o uso desse sistema na rede de maquinetas credenciadas às operadoras de cartões ou, como anunciado pela MFS, nos pontos de venda da GetNet. 

É de se esperar que esse modelo, que agora começará a ser testado em escala mais ampla, passe para o uso dos celulares para a troca de dados sem fio no sistema NFC, ou seja, com apenas a aproximação do aparelho aos equipamentos “leitores” para que uma transação financeira seja efetivada. É algo nos planos do Bradesco, por exemplo, mas trata-se de um serviço que depende muito do tipo de equipamento que os ‘clientes’ têm em mãos. 

As parcerias já anunciadas indicam, além disso, pelo menos uma forma de remuneração pelo sistema de pagamento móvel. Nessas primeiras experiências, os clientes pagarão uma “tarifa”, a Oi já indicou que será de R$ 8 e as demais devem seguir padrão semelhante. A fórmula deve prever em todos os casos que o valor dessa tarifa é totalmente revertido em créditos para ligações nos celulares. Em si, é uma ideia engenhosa por ter dupla vantagem: garante uma receita com o serviço e ainda pode turbinar a minutagem da telefonia.

Contax Salvador volta a operar após mau cheiro

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A empresa de telemarketing Contax (que presta serviços de atendimento para Oi), no bairro de Nazaré, em Salvador, nos informou que voltou a funcionar na manhã desta segunda-feira (13).

A unidade foi fechada na sexta-feira (10), após ter as atividades paralisadas na quarta e quinta-feira, devido à suspeita de vazamento de gás com o forte mau cheiro no local, que provocou mal-estar em funcionários, conforme já noticiamos aqui no portal.

De acordo com a empresa, as atividades foram retomadas após inspeção que atestou a qualidade do ar no prédio. Os aparelhos de ar condicionado do edifício foram limpos para assegurar a saúde dos funcionários.

Quadrilha dá golpe do telefone e vítima recebe conta de R$ 7 mil

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A facilidade para conseguir uma linha telefônica obrigou uma farmacêutica a recorrer ao Procon e instaurar um processo na Justiça para cancelar uma conta telefônica de R$ 7 mil, fruto de um golpe de uma quadrilha que conseguiu os dados da profissional da saúde para habilitar .“O número era de um DDD de outra cidade, mas a conta tinha o meu endereço certinho”, conta a farmacêutica Vânia Silva. As contas do telefone ativiado por fraude chegaram para ela por cinco meses. Segundo ela, a operadora não soube explicar como. “Esta ativação foi feita via telefone”, completa a moradora de Indaiatuba (SP).

Além de ter o nome inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) por causa da conta de R$ 7 mil, Vânia teve um prejuízo ao comprar um apartamento na planta.Quando tentou fechar o financiamento em um banco público ele valia R$ 73,9 mil. Oito meses depois, quando conseguiu tirar o nome do SPC ele já custava quase o dobro. “Foram oito meses, e o apartamento foi ganhando valor. Eu comprei o último por R$ 105 mil“, conta.
O advogado Anderson Gianetti, especializado em direitos do consumidor, disse que muitas vezes os dados de consumidores caem nas mãos de golpistas após o preenchimento de cadastros na internet. E m casos de golpes, o especialista alerta que á primeira coisa a se fazer é procurar uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência. Desta forma, a vítima tem um documento relatando o que aconteceu. E os policiais dados para investigação. 

Depois, é exigir da operadora repare os danos causados. Mesmo se a culpa não for da empresa, o Código de Defesa do Consumidor diz que ela tem a obrigação de corrigir as falhas e não causar prejuízos aos clientes.

E se mesmo assim a vítima ainda tiver prejuízos, o próximo passo é procurar a Justiça e pedir ressarcimento por danos materiais ou morais.

* A marca da operadora não foi revelada pois não tivemos autorização para isso, visto que a empresa não é diretamente culpada pelo sucesso do golpe.

Claudia Leitte faz pocket show surpresa para a Sky

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A cantora Claudia Leitte surpreendeu a todos que participaram da coletiva de imprensa da operadora de TV por assinatura Sky com um pocket show na noite de ontem (13) em um prédio no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

A banda mineira Jota Quest também se apresentou rapidamente, agradando a todos os presentes.

A coletiva aconteceu para a Sky anunciar as novidades para 2013 da sua plataforma de patrocínios de entretenimento ao vivo.

Terceirizados em greve da Oi fazem mais um dia de protestos

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Trabalhadores terceirizados da Oi fizeram mais um dia de paralisação e protesto em uma greve que já dura nove dias em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

O presidente do Sindicato dos Telefônicos do RS (Sinttel), Gilnei Porto Azambuja, informou que 2,5 mil trabalhadores da empresa RM, terceirizada da Oi, permanecem em greve desde 6 de maio em diversas cidades gaúchas. O principal serviço afetado é de reparos na rede de telefonia.

Os trabalhadores pedem melhores condições de trabalho e aumento de 10% nos vencimentos. A categoria também exige vale-alimentação no mesmo valor de R$ 22 pago aos funcionários da Oi. Atualmente, os terceirizados recebem vales de R$ 14,40 e a faixa dos salários fica abaixo de R$ 1 mil, estima o sindicato.

Em nota, a Oi informou que mantém planos de contingência com o objetivo de acionar equipes próprias e contratadas, inclusive de outras localidades, para garantir a prestação do serviço. Segundo a empresa, casos pontuais de problemas técnicos podem ser comunicados pelo canal de atendimento 10314.

Adnet vive Fernanda Torres e Alexandre Borges em comercial da GVT

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O ator e humorista Marcelo Adnet é o novo garoto-propaganda da GVT. O primeiro de uma série de oito filmes que serão veiculados entre maio e dezembro estreia esta semana em todas as praças onde a empresa atua.

Os filmes para TV fazem parte de uma campanha ampla que inclui peças para web, impresso, rádio e mobiliário urbano. “O objetivo é inovar para renovar o interesse do consumidor dando continuidade ao sucesso que tivemos desde o ano passado com a presença dos atores Alexandre Borges e Fernanda Torres nos filmes”, afirma o vice-presidente de Marketing da GVT, Marco Lopes.

O modelo da comunicação empresta o tom dos esquetes de comédia para apresentar os benefícios oferecidos para quem se torna cliente GVT. No primeiro filme, a internet de até 150 Mpbs e a entrega real da velocidade contratada compõem a mensagem principal. Adnet aparece caracterizado de Alexandre Borges e Fernanda Torres fazendo imitações na internet.

Adnet afirma “A Banda Larga GVT tem ultravelocidades de até 150 Mega e entrega a velocidade contratada. Fora que foi eleita a melhor do Brasil. Imagine se eles contratassem o Marcelo Adnet pra garoto-propaganda”.

Alexandre e Fernanda divertem-se ao assistir a atuação de Adnet pelo computador. “Acreditamos que a linguagem familiar e acessível baseada no comportamento de compartilhar vídeos e interagir na internet vai aproximar ainda mais a GVT do público”, avalia Lopes. Para Marcelo Adnet “a campanha consegue mostrar o que eu faço de melhor no humor, que é a imitação e o improviso”.
Você pode assistir ao novo comercial da companhia, aqui e agora:

   

Oi lança celular com cartão pré-pago

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A Oi passa a emitir por meio da parceria com o Banco do Brasil e a Cielo, o Oi Carteira, primeiro cartão pré-pago recarregável a chegar ao mercado, que funciona tanto no celular como no cartão tradicional, proporcionando mobilidade, comodidade e controle de despesas.

O produto oferece aos clientes uma ampla variedade de transações: compras em mais de um milhão de estabelecimentos credenciados à Cielo; recargas de minutos para o pré-pago Oi e transferência de dinheiro para outros clientes do serviço. Além disso, é possível fazer saques em terminais de autoatendimento BB e nos Correspondentes Mais BB. Para fazer todas essas transações, basta ter em mãos o celular da Oi, pioneira no segmento de pagamentos móveis no Brasil e primeira operadora do país a oferecer esse serviço ao mercado. O lançamento do produto será feito de forma faseada, sendo, neste primeiro momento, para clientes pré-selecionados.

Clientes Oi têm acesso ao serviço de forma simples, rápida e econômica e funciona em qualquer tipo de celular com chip Oi. A contratação não é condicionada à comprovação de renda, nem à aprovação de crédito. Por ser um produto pré-pago, o Oi Carteira também favorece o controle de despesas. Além disso, é de fácil utilização para os brasileiros, já habituados a cartões pré-pagos recarregáveis, como vale transporte e ticket alimentação.

Para saber mais sobre o Oi Carteira, basta acessar o site. Para começar a usar o serviço, é necessário carregá-lo com dinheiro previamente, o que pode ser feito nos Correspondentes Mais BB ou por meio de depósitos feitos por clientes do BB via canais eletrônicos, inclusive para outras pessoas que não possuem conta. Os valores inseridos na conta cartão pré-paga ficam sob custódia do Banco do Brasil. Inicialmente, o produto estará sendo emitido para clientes previamente selecionados pela Oi.

As transações acontecem via tecnologia S@t Push, na qual as mensagens são criptografadas e não ficam armazenadas no celular. A rede da Oi está preparada para suportar o tráfego que será gerado pelo uso do Oi Carteira e todos os chips da operadora estão preparados para as transações mobile.

“Além de ser uma solução completa para fazer transações mais comuns, como compras e saques, o Oi Carteira é uma solução perfeita para quem precisa pagar prestadores de serviços à distância, transferir a mesada para os filhos, ou mandar dinheiro para parentes que moram longe”, afirma o diretor de Segmentos da Oi, Eduardo Aspesi. “A funcionalidade mobile payment é um excelente vetor de inclusão financeira através do pré-pago para a população com menor renda, tendo em vista que grande parte da população brasileira tem aparelho celular. Além disso, os custos são baixos, o que torna o produto ainda mais atraente”.

A tarifa mensal é de R$ 8,00 e permite realizar cargas de dinheiro, recargas de minutos e transferências ilimitadas, além de um saque por mês. As tarifas serão revertidas automaticamente e integralmente em bônus em minutos para ligações de celulares pré-pagos Oi para outros celulares Oi e para telefones fixos. O valor da tarifa excedente para saques, que é de R$ 1,00 por transação, será debitado do saldo disponível no cartão. Para emitir o cartão tradicional, o cliente paga uma tarifa única de R$ 10,00, que também será revertida em bônus em minutos.

A função móvel do Oi Carteira utiliza a tecnologia da Paggo Soluções. As transações com celular são operações criptografadas e seguras, só concluídas com autorização via senha pessoal, que não fica armazenada no celular nem na máquina do lojista. Todos os chips da Oi são compatíveis com o serviço, disponível também para qualquer modelo de telefone celular.

Vale lembrar que a Oi é pioneira em pagamentos móveis no Brasil. Em 2007, a companhia lançou o primeiro cartão de crédito no celular, o Oi Paggo. Em setembro de 2010, a Cielo e a Oi se uniram para criar a Paggo Soluções, joint venture direcionada ao desenvolvimento da aceitação de pagamentos com celular no Brasil. Já em 2011, através de uma parceria com o Banco do Brasil, foi lançado o Cartão de Crédito Oi, o primeiro no mercado brasileiro com dois meios de utilização: o tradicional e o celular. Mais de meio milhão de cartões já foram emitidos.

A Oi optou por adotar a plataforma de cartões pré-pagos do Banco do Brasil, que possui, de forma pioneira, um amplo leque de opções para pagamentos de mesadas, despesas do dia-a-dia e outras necessidades, substituindo o dinheiro tradicional pelo dinheiro eletrônico.


Para facilitar, a operadora desenvolveu um tutorial sobre como funciona o novíssimo serviço. E obviamente a gente vai compartilhar com os leitores do portal. Você pode assistir as instruções abaixo:

   

Latino compõe músicas no Twitter para a TIM

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A TIM aposta na colaboração coletiva para ativar o lançamento do TIMmusic, aplicativo que permite o download de canções por preços acessíveis no smartphone dos clientes da operadora. As mensagens enviadas por usuários do Twitter, no dia 15 de maio, darão os temas para as músicas que serão compostas pelo cantor Latino. Vale tudo: desde recado para o chefe até pedido de casamento, desde que o post traga a hashtag #cantaissolatino. 

Alguns dos pedidos serão selecionados e o cantor responderá musicalmente, com vídeos gravados e publicados em tempo real na internet. O TIMmusic é fruto de uma parceria com a empresa Muve Music e está disponível para usuários do sistema operacional Android. A ação foi produzida pela Wieden+Kennedy SP. 

Confira o comercial que promove a campanha:

   

Vivo Sempre – Filme Aumento

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A Vivo lançou mais um comercial para promover a sua promoção Vivo Sempre para os clientes de planos Pré. Depois da Grazi Massafera, agora é a vez do ator Edson Celulari estrelar a campanha para operadora. Confira o filme publicitário primeiro aqui na sessão de campanhas do portal: