A Claro quer estimular a adoção do eSIM (chip virtual) pelos seus clientes, e para isso, a operadora vai facilitar a migração por meio do aplicativo Minha Claro Móvel (Android, iOS). Ou seja, não será mais necessário ir até uma loja física, pois o app da tele passará a ter uma função para realizar o processo de migração do cartão físico para o virtual.
A expectativa é que a nova função seja lançada no Minha Claro Móvel nas próximas semanas. No aplicativo da operadora, os clientes podem gerenciar seus planos, ter acesso às faturas e utilizar demais serviços da companhia.
Os usuários com celulares e tablets compatíveis com a tecnologia também poderão fazer a ativação do eSIM por conta própria. No entanto, ainda não está claro como o processo será realizado. Se será necessário ter um chip físico, como ocorreu com os clientes pós-pago no planos Black e Black Família da TIM.
Além da Claro, há um movimento das operadoras para estimular a troca do chip físico para o virtual. Há alguns dias, a TIM também liberou a troca. A Claro quer estimular a adoção do eSIM, pois reduz os custos com logística, armazenamento, comercialização e ativação de SIMcards físicos. Além disso, ainda habilita o dispositivo a acessar a rede 5G standalone. Os chips antigos não estão preparados para acessar o novo padrão móvel, o que acaba limitando o 5G ao padrão non-standalone (NSA).
Em termos de experiência, não há muita diferença em não ter acesso a rede 5G SA, embora a maior parte dos dispositivos 5G hoje no Brasil ainda estão com SIMcards antigos que não acessam a ela, de acordo com especialistas ao Mobile Time. No entanto, limita a oferta e lançamento de serviços pelas operadoras.
Por exemplo, o network slicing é um produto que as operadoras podem oferecer para os clientes com o padrão 5G SA, que é “boost de velocidade” para implementar a conexão para jogos online ou streaming em alta definição. Só que esses benefícios só funcionam em dispositivos conectados à rede 5G SA.
Chip virtual: Claro e iPhone
Desde o fim de 2023 que a Claro oferece a conversão de chip físico para eSIM, mas estava disponível apenas para os usuários de iPhone. Isto porque, há um recurso nativo do iOS que permite a ativação virtual da linha no celular da Apple. Agora, a operadora também abrirá espaço para os usuários de Android.
A Oi tem a melhor velocidade de upload da internet fixa no Brasil. A boa performance da companhia foi constatada pela empresa de medição nPerf, que realizou um levantamento com as principais operadoras de internet no País. O levantamento divulgado nesta semana mostra ainda que o Brasil está em primeiro lugar em velocidade média de download na internet residencial na comparação com outros países pesquisados, entre eles Suíça, Canadá, Portugal e Reino Unido.
De acordo com o relatório, a Oi apresentou 225 Mbps de upload, contra 204 Mbps da segunda colocada e 198 Mbps da terceira. No download, a Oi alcançou uma velocidade média de 333 Mbps. Para as medições, a nPerf considerou 738 mil testes por usuário brasileiro único feitos na plataforma da empresa, entre julho de 2023 e julho de 2024.
A velocidade de upload é importante porque representa o tempo que o usuário leva para enviar dados e informações para a rede mundial. “Quanto mais veloz é o upload, mais rápida a internet vai funcionar em reuniões, jogos online, videoconferências, transmissões ao vivo, backup e sincronização em nuvem, por exemplo. E a internet da Oi dá essa segurança”, avalia o diretor da Oi Fibra, Fabricio Bindi.
Com mais de 4 milhões de clientes em todo o país, o serviço de internet por fibra da Oi é o que há de mais moderno em termos de banda larga de alta velocidade utilizando a tecnologia FTTH (Fiber To The Home), em que a fibra chega até o roteador, dentro da casa ou da empresa do cliente. Toda a estrutura da Oi Fibra é gerenciada por uma equipe técnica especializada no monitoramento remoto 24h por dia, com atuações preventivas na rede, para garantir a qualidade e a velocidade do serviço aos clientes.
Na madrugada desta quarta-feira (21), no Rio de Janeiro, o setor de telecomunicações perdeu Mario Cesar Pereira de Araújo, um renomado profissional do segmento que passou por diversas empresas. O executivo foi presidente da TIM Brasil, ocupou o cargo de CEO. Depois comandou o Conselho de Administração da operadora por mais de 7 anos, entre 2003 e 2010.
Mario Cesar Pereira de Araújo era formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Engenharia de Telecomunicações. Ele iniciou sua carreira na antiga Telerj, onde trabalhou por seis anos na área de desenvolvimento de normas para os Serviços de Comunicação de Dados.
Trabalhou na Embratel entre 1977 e 1997, ocupando os cargos de Gerente de Serviços de Comunicações de Dados e Textos, de Assistente do Diretor de Engenharia e de Gerente do Departamento de Clientes Corporativos. Na Splice foi Diretor de Serviços, atuando nas áreas de paging, trunking, Internet e participando das atividades de implantação da BCP e da BSE. Em agosto de 1998 assumiu a presidência da TCO – Tele Centro Oeste Celular.
Ele também passou pela presidência da Associação Nacional de Operadoras de Celular (Acel) e integrou o Conselho Superior de Infraestrutura da Fiesp.
Setor lamenta
A morte do executivo foi lamentada pelo setor. A Conexis Brasil Digital, entidade setorial relacionada à Acel, emitiu um comunicado lamentando o falecimento. “A Conexis Brasil Digital, Telebrasil, Febratel e ConTIC lamentam o falecimento de Mario Cesar Pereira de Araújo, CEO e Presidente do Conselho de Administração da TIM Brasil entre os anos de 2003 e 2010”.
“Em seu mandato, a TIM ampliou e consolidou suas operações no país, com a incorporação da TIM Nordeste e da TIM Sul, além da aquisição da Intelig. Engenheiro, Mario Cesar deixa seu legado para a história das telecomunicações no Brasil. As entidades se solidarizam com familiares e amigos e agradecem ao trabalho feito por Mario Cesar durante toda a vida em favor das telecomunicações e da inclusão digital”, lamentou.
Uma proposta apresentada pelo veterano executivo de mídia Edgar Bronfman Jr, ex-presidente do Warner Music Group e herdeiro da empresa de bebidas Seagram, pela Paramount Global pode colocar em xeque a oferta anterior acordada com a Skydance. O ex-presidente propôs uma oferta de aproximadamente US$ 4,3 bilhões para adquirir a National Amusements, a holding com participação majoritária na Paramount.
A proposta pode abalar fortemente a Paramount Pictures Corporation, uma vez que está acima dos US$ 1,75 bilhão oferecido pela Skydance, e já ter aceitado a oferta. Ou seja, ela pode desfazer a aquisição planejada pelo herdeiro da tecnologia David Ellison e sua empresa, Skydance Media. Segundo a Reuters, um grupo de investidores liderado por Bronfman ofereceu US$ 2,4 bilhões em dívida e capital para a National Amusements,.
Além disso, ainda prometeu US$ 1,5 bilhão ao balanço da Paramount, o que ajudaria a empresa a pagar dívidas e reforçar sua classificação de crédito. Em troca desse investimento, o grupo investidor receberia ações Classe B como patrimônio, a um preço de US$ 16 por ação.
Na proposta, Bronfman oferece aos acionistas Classe A da Paramount, além da família Redstone, uma escolha de US$ 24,53 por ação em dinheiro, um prêmio de 7% no acordo com a Skydance ou a oportunidade de trocar suas ações por 1,5 ação Classe B da Paramount. Diferente da Skydance que se comprometeu a comprar US$ 4,3 bilhões em ações Classe B por US$ 15 em dinheiro por ação, o grupo não o fez.
Paramount pode voltar atrás no acordo com Skydance?
A Paramount Global pode desistir da oferta da Skydance, mas para isso teria que pagar uma taxa de US$ 400 milhões à companhia. Segundo a Reuters, Bronfman Jr estaria disposto a pagar esse valor, além dos US$ 4,3 bilhões já oferecidos.
O grupo de investidores inclui o empreendedor de criptomoedas Brock Pierce e Jeff Ubben, fundador e sócio-gerente da Inclusive Capital Partners, apurou a Reuters. Outro apoiador é o Fortress Investment Group, cujo principal acionista é a Mubadala Capital, uma subsidiária de um investidor soberano sediado em Abu Dhabi. A Fortress, no entanto, opera independentemente da Mubadala e toma decisões autônomas de investimento, de acordo com uma pessoa familiarizada com suas operações.
Antes de escolher um serviço de internet para sua residência, é importante considerar uma série de aspectos para que o plano atenda melhor a necessidade de cada um. Atualmente, um dos pacotes oferecidos pelas empresas é o de 1 Giga. Nesse artigo, o Minha Operadora vai lhe mostrar qual o plano com o melhor custo benefício, considerando as operadoras TIM, Vivo, ClaroeOi.
Atualmente, com a concorrência no mercado, as empresas buscam implementar seus pacotes para atrair mais clientes. Com isso, disponibilizam benefícios para além da internet fixa. Ou seja, buscam se destacar da concorrência, principalmente após o grande boom das operadoras regionais, que têm marcado forte presença no mercado.
Neste post, iremos focar apenas no plano de internet de 1 Giga, uma vez que é a maior velocidade oferecida pelas operadoras. Nem todas disponibilizam pacotes acima dessa velocidade.
Internet fixa 1 Giga da Claro
No seu serviço de internet 1 Giga, a operadora oferece ao usuário acesso ao Globoplay, Claro video, Claro banca, McAfee, Bussu, Ponto Ultra e Skeelo audiobooks. O download é de até 1.000 Mbps, enquanto que o upload é de 100 Mbps. O cliente tem também um novo modem Wi-Fi 6, que promete mais alcance, estabilidade e velocidade de navegação no Wi-Fi para dispositivos compatíveis com a tecnologia.
O Ponto Ultra, que está incluso, se refere a conexão via cabo de rede que leva o sinal da internet banda larga da Claro até o dispositivo que você precisa de mais velocidade e estabilidade.
O plano de 1 GB da Claro custa R$ 299,90 por mês, no débito automático. Além disso, vale ressaltar que a operadora ainda não usa a tecnologia de fibra óptica, mas alega que “Independente da tecnologia utilizada ser cabo ou fibra, as velocidades de download entregues serão as mesmas”.
Internet fixa 1 Giga da Vivo
No plano da operadora, o cliente vai encontrar benefícios como os aplicativos: NewCo+, Fun Kids, Skeelo Audiobooks, Abril News Digital, Clube de revistas, McAffe Proteção e Ubook Jornais. Está incluso também acesso ao Amazon Prime Video. Além do Wi-Fi 6 e a instalação gratuita, o garante download de 1 Ggia e upload de até 500 Mbps, além de ser um serviço por fibra óptica.
De acordo com o site da Vivo, o plano de 1 Giga geralmente custa R$ 500/mês, mas no momento está com um desconto de R$ 200, saindo por R$ 300 mensais.
Vale ressaltar que a operadora oferece o pacote combinando com outras plataformas de streaming, como Netflix, Max, Globoplay e Disney+. No entanto, os valores podem variar de acordo com a plataforma. Por exemplo, com o Globoplay, o plano custa R$ 310 mensais.
Internet fixa 1 Giga da TIM
Na TIM, atualmente, o plano está com valor promocional por causa do mês do Gamer. Geralmente, custa R$ 189,99, mas está saindo por R$ 139,99 mensais. Nesta opção, não há nenhuma plataforma de streaming inclusa, mas o cliente pode adicionar acesso a Paramount+ ou Max por um valor adicional na mensalidade.
No pacote, estão incluídos os conteúdos online: Aya Bancah, Aya Books, EXA Segurança, Babel e Aya Ensinah. A tecnologia usada pela TIM é a fibra óptica. No site, a operadora não especifica a taxa de download e upload.
Se o consumidor quiser adicionar Paramount+ ao plano, o valor passa a ser de R$ 169,99, se a escolha for pelo Max, será de R$ 179,99 mensais. Não há uma opção para selecionar os dois streamings. Vale ressaltar que esses valores estão com descontos, que são válidos por 12 meses pagando no débito automático.
Internet fixa da Oi
No plano de 1 Giga da operadora, o cliente garante um ponto Wi-Fi 5, acesso ao Paramount+ por 3 meses, além do Globoplay por R$ 177,80/mês no cartão de crédito ou débito em conta. Acréscimo de R$ 20/mês no boleto digital. A operadora garante download de até 1 Giga e upload de até 500 Mbps.
O cliente também tem a opção de contratar o serviço sem Globoplay, por R$ 159,90, garantindo os 3 meses de acesso ao Paramount+. A operadora trabalha com o serviço por fibra óptica. A oferta está com preço promocional e é válida por 12 meses a partir da data de adesão e prorrogável automaticamente a cada 30 dias.
Compare os planos
Operadora
Apps
Streaming
Taxa de download
Taxa de upload
Valor
Claro
Claro video, Claro banca, McAfee, Bussu, Ponto Ultra e Skeelo audiobooks.
Globoplay
até 1 Giga
até 100 Mbps
R$ 299,90
Vivo
NewCo+, Fun Kids, Skeelo Audiobooks, Abril News Digital, Clube de revistas, McAffe Proteção e Ubook Jornais
Amazon Prime Video
até 1 Giga
até 500 Mbps
R$ 300
TIM
Aya Bancah, Aya Books, EXA Segurança, Babel e Aya Ensinah
X
até 1 Giga
Sem detalhes
R$ 139,99
Oi
X
Globoplay e Paramount+ (por 3 meses)
até 1 Giga
até 500 Mbps
R$ 177,80
Qual o melhor plano de internet 1 Giga?
Para selecionar o melhor pacote, é necessário considerar as necessidades de cada consumidor. Embora a TIM tenha o mais barato, não ter plataforma de streaming incluída é algo que pode afastar muitos clientes.
Considerando qual teria o melhor custo benefício, o plano de 1 Giga da Oi aparenta ser mais atrativo, embora não inclua acesso a aplicativos. Além de estar com valor mais acessível, o cliente pode garantir acesso a duas plataformas de streaming.
Importante ressaltar que, em recente relatório da nPerf, a Vivo foi considerada a empresa com a melhor internet banda larga do país. Confira os dados aqui.
Na próxima sexta-feira (23), novidades chegarão no catálogo da Pluto TV, streaming de TV gratuito da Paramount. De acordo com a empresa, farão parte da sua programação nove novos canais de TV: MTV Classic, MTV Rocks, MTV Flow Latino, YO! MTV, Billiard TV, Inuyasha, Manual do Mundo, Pluto TV Bang Bang e Pluto TV Netmovies.
Os canais de TV possuem conteúdos dedicados a temas específicos, e poderá chamar a atenção de grupos específicos, como aqueles que curtem música rock/alternativa.
Saiba mais sobre os canais que farão parte do Pluto TV.
MTV Classic: é um canal para os fãs de músicas dos gêneros como rock, pop e hip hop, com hits nostálgicos e icônicos da MTV.
MTV Rocks: o usuário poderá aproveitar 24 horas ininterruptas de música rock/alternativa.
MTV Flow Latino: para aqueles que curtem o ritmo latino, o canal tem músicas e melodias vibrantes das maiores estrelas da música latina.
YO! MTV: o canal conta com uma seleção de músicas dos artistas de maior sucesso no Rap, R&B, além da música Latina. Além dos mais recentes e melhores videoclipes de Hip-Hop.
Billiard TV: um canal para os amantes do bilhar, com competições nos maiores palcos do bilhar.
Inuyasha: para quem é apaixonado pela cultura japonesa, o canal passa a história baseado no mangá de Rumiko Takahashi, “InuYasha”. São 167 episódios produzidos pelo estúdio Sunrise.
Manual do Mundo: um canal brasileiro que surgiu no YouTube, mostra Iberê explorando as curiosidades e fatos interessantes do mundo. É o canal para aprender sobre as coisas ao nosso redor.
A Pluto TV não detalhou, mas anunciou que vai adicionar os canais inéditos Pluto TV Bang Bang e Pluto TV Netmovies. Mais detalhes sobre serão divulgados nos próximos dias.
Sobre a Pluto TV
O streaming é um serviço gratuito da modalidade FAST. Ou seja, sua receita é gerada pela publicidade nos canais. Ou seja, por anúncio publicitário dentro do conteúdo de cada canal, semelhante a TV aberta, onde os telespectador assiste anúncios publicitários entre um conteúdo e outro.
Atualmente, a plataforma tem parceria com mais de 180 empresas de conteúdo em todo o Brasil, incluindo as principais redes de televisão, estúdios de cinema, distribuidoras e empresas de mídia. O serviço de IPTV está disponível em smartphones e tablets iOS e Android, smart TVs, aparelhos de streaming, além do próprio site, que pode ser acessado por um navegador.
A nPerf, empresa de medições, realizou um levantamento com as principais operadoras de telefonia móvel e banda larga fixa para verificar a que possui o melhor desenho de internet no Brasil. Nos testes, no relatório, foram computadas cinco categorias: velocidade de download (Mbps); velocidade de upload (Mbps); latência (ms); navegação na web (%); streaming no YouTube (%).
Considerando todas as categorias, a Vivo teve o melhor desempenho com seu serviço de internet móvel, obtendo uma nota final de 66.717 pontos. Em seguida vem a TIM, com 63.153, e a Claro, com 62.701.
Embora a Vivo tenha tido o melhor resultado na pontuação final, a TIM liderou o teste de velocidade de download, com 75 Mbps. Em seguida, ficou a Vivo (71,67 Mbps) e a Claro (65,34 Mbps) em terceiro. Já no upload, que liderou foi a Claro, com 13,12 Mbps, em seguida, a Vivo (13,07 Mbps) e, em terceiro, a TIM (11,79 Mbps).
Em latência, com 49,13 ms ficou a Vivo em primeiro, seguida da Claro (53,71 ms) e TIM (57,44 ms) na terceira posição. No teste de streaming móvel, a Vivo proporcionou a melhor experiência de streaming de vídeo (81,20%), mas Claro (80,47%) e TIM (80,17%) não ficaram muito para trás.
Internet banda larga
Na pontuação geral, a Vivo foi classificada como a operadora com a melhor internet banda larga do país, com 138.324 pontos. A Claro (129.012) na segunda posição e Oi (123.635) na terceira. Na velocidade de download, quem ocupou a primeira colocação foi a Claro, com 391 Mbps, enquanto a Vivo obteve 337 Mbps, e a Oi, com 333 Mbps.
Em velocidade de upload, quem assume a liderança é a Oi (225 Mbps), contra os 204 Mbps da Vivo e os 198 Mbps da Claro. Na latência, a Vivo teve 13 milissegundos (ms), enquanto Claro fechou o período com 23 ms e a Oi com 30 ms.
Dados sobre os testes
De acordo com a nPerf, para o relatório, foram considerados 512.915 testes únicos no Brasil por meio de seu aplicativo (Android, iOS). Os testes foram realizados entre 1º de julho de 2023 e 30 de junho de 2024, pelos usuários das operadoras Claro, TIM e Vivo, durante horários de pico (18h às 23h) e horas ociosas (o resto do dia). O aplicativo alcançou 1,4% de precisão para valores absolutos.
O objetivo da parceria é criar a casa de apostas MGMBet, com previsão de lançamento no Brasil para 2025. De acordo com a empresa, será “uma plataforma de apostas responsável e de primeira classe para um dos mercados regulamentados mais novos e de crescimento mais rápido do mundo”.
A Globo e a MGM já começaram os trâmites necessários para obter a licença necessária para operar no segmento, que foi regulamentado no Brasil em 2023. A nova casa de apostas irá alinhar a expertise da MGM Resorts em entretenimento e jogos com o alcance do Grupo Globo.
Bill Hornbuckle, CEO e presidente da MGM Resorts, afirmou: “Esta aliança histórica nos permite entrar rapidamente no mercado. Com a escala e a experiência necessárias, queremos estabelecer uma posição de liderança e oferecer a melhor experiência para clientes em todo o Brasil”.
“O Brasil é um dos mercados emergentes de jogos mais emocionantes e vibrantes do mundo, e ninguém tem mais exposição e experiência neste mercado do que o Grupo Globo. Esta aliança histórica nos permite entrar rapidamente no mercado com a escala e a experiência necessárias para estabelecer uma posição inicial como operadora líder e fornecedora da melhor experiência para clientes em todo o Brasil”, conclui Hornbuckle.
A casa de apostas MGMBet depende da aprovação da licença para operar no Brasil, que será feita através da regulamentação do setor. O que deve ocorrer até o fim de 2024. A plataforma pode ser lançada no primeiro trimestre de 2025, caso tudo ocorra como o planejado.
Mercado de casa de apostas
O segmento já movimenta R$ 150 bilhões por ano no Brasil. De acordo com Ministério da Fazenda, somente no primeiro trimestre de 2024, a pasta recebeu cerca de 132 inscrições. As emissoras SBT e Band já planejam sociedades e pediram registros ao Ministério da Fazenda.
A parceria entre as empresas ocorre, pois de acordo com a legislação brasileira, aprovada recentemente. Segundo a lei, as operações de casas de apostas devem incluir uma partição de 20% de empresas brasileiras ou de pessoas que residem no país.
Estava marcado para ser lançado neste domingo (18) o +SBT, serviço de streaming da emissora, mas devido ao falecimento de Silvio Santos, grande nome da comunicação televisiva e criador do SBT, a estreia da plataforma foi adiada para segunda-feira (19). O lançamento ocorre no dia em que a emissora completa 43 anos de existência.
“Vamos continuar sendo o SBT que leva alegria, informação e entretenimento para os lares de todas as famílias brasileiras. E agora, seremos ainda +. Hoje, no SBT Brasil”, diz uma publicação no perfil oficial da plataforma nas redes sociais.
Algumas horas depois, a emissora informou que a plataforma já estava disponível para download, oficializando assim a estreia da plataforma. O +SBT já está disponível para download no Android e no iOS, e também pode ser acessado pelas TVs Samsung, Google e Chromecast, além do site mais.sbt.com.br/.
“Em respeito a esse momento de luto para todo o Brasil, informamos que o lançamento do +SBT foi adiado. Obrigado pelo carinho”, diz a nota divulgada pelo perfil oficial da plataforma nas redes sociais.
O +SBT traz um catálogo variado de conteúdos que inclui novelas clássicas, programas de auditório, séries, desenhos animados e conteúdos exclusivos. De acordo com os executivos da plataforma, cada canal tem linguagem e identidade próprias e programação específica de acordo com o público, com várias opções de horários, além de destaques da programação da TV.
O que assistir no +SBT
Embora esteja com uma gama de conteúdos, nem todos estão liberados para acesso. Ou seja, apenas uma parte pode ser assistida. Com o tempo, ele será disponibilizado para os usuários. Vale ressaltar que mesmo sendo gratuita, é necessário fazer o cadastro.
Na categoria de novelas, o espectador encontrará clássicos das transmissões do SBT, como “A Usurpadora” e “Maria do Bairro”, produções mexicanas que fizeram muito sucesso na emissora. Nesse rol, ainda estão novelas “Cristal”, “Canavial de Paixões”, “Cúmplices de um Resgate”, “Rebelde”, “Carrossel”.
No streaming também estão séries e desenhos animados que incluem clássicos das transmissões SBT, como “Chaves”, “Chapolin Colorado”, o “Tom & Jerry” e “Os Jetsons”. Além de séries americanas “Doctor Who”, “Rebeldes” e “The Chosen”.
O destaque do +SBT vai para o documentário inédito sobre a vida de Silvio Santos. Além disso, entre os conteúdos exclusivos, estão documentários e bastidores de novelas e programas que fizeram sucesso no SBT.
Neste domingo (18), a Globo desligou suas transmissões televisivas pelo sinal analógico. A Record já fez o mesmo em março deste ano, assim como a Band e a RedeTV!. O SBT deve fazer o desligamento na próxima semana. As emissoras não irão mais funcionar por meio das antigas antenas parabólicas, e para sintonizar os canais, será necessário adquirir a nova parabólica digital.
O objetivo do desligamento do sinal analógico das emissoras é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa do 5G, que usa a mesma frequência do sinal de TV de canais abertos analógicos na Banca C. Com isso, para que não haja interferência tanto no 5G quanto na TV aberta é necessário migrar o sinal analógico para a banda Ku digital.
As antenas parabólicas são facilmente reconhecidas, pois são aquelas mais antigas e maiores, que no centro tem uma tela e hastes. As digitais já são modelos menores e feitas com uma chapa rígida. São bastante semelhantes às usadas na TV por assinatura e precisam ficar apontadas para o satélite. Com isso, se você tem uma antena desse modelo antigo, é importante realizar a troca para a TV digital.
Vale ressaltar que há outros modelos de antenas, como as conhecidas “espinha de peixe” e as digitais internas. Nesses casos, não é necessário fazer a substituição, pois essas já possuem sinal digital.
Como solicitar o kit com a nova parabólica digital
Para continuar tendo acesso a TV aberta e gratuita, é necessário fazer a troca do equipamento tradicional pelo modelo digital. O kit com os equipamentos são dados gratuitamente para os inscritos em um dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio do Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV analógico para o digital.
O programa de substituição das parabólicas tradicionais está sendo feito em fases. Por isso, é necessário se informar se a sua cidade já está com o agendamento aberto no site. Além de ser inscrito no CadÚnico, o beneficiário tem que ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa.
O agendamento também pode ser feito pelo número 0800-729-2404. Vale ressaltar que a troca é totalmente gratuita, não tendo nenhum custo para o beneficiário.
Caso você não seja um beneficiário do governo, pacotes com a antena digital, o receptor de sinal e os cabos podem ser encontrados para venda na internet em em lojas físicas, como material de construção e equipamentos eletrônicos.
O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca que mais de 3 milhões de famílias já foram beneficiadas com a nova parabólica digital.
“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi. É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, afirma.