29/09/2024
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4G da Vivo chegará a mais de 60 cidades em dezembro

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A Vivo promete expandir para mais de 60 cidades a sua rede celular de quarta geração (4G) até o final do ano. Isso vai incluir a antecipação de parte das metas de cobertura exigidas pela Anatel para dezembro de 2013, que compreende as sedes e sub-sedes da Copa do Mundo. A maioria das cidades antecipadas pela Vivo se concentrará no estado de São Paulo, informa o diretor geral da Vivo, Paulo Cesar Teixeira.

A Vivo lançou seu serviço de 4G na semana passada, no dia 30 de abril, prazo final estabelecido pela agência reguladora. A nova rede está presente no momento em sete cidades: as seis que vão sediar a Copa das Confederações, conforme exigido pela Anatel, e São Paulo, onde a empresa afirma ter cobertura de 60% da área urbana.

Quem saiu na frente com cobertura 4G no Brasil foi a Claro, que antecipou o lançamento da rede em várias cidades. Em dezembro, com as mais de 60 cidades prometidas pela Vivo, pode ser que esta supere a rival. Contudo, é importante lembrar que as duas empresas firmaram um acordo de compartilhamento de rede 4G, que aguarda apenas a aprovação do Cade. Ou seja, mais cedo ou mais tarde, ao menos em teoria, a cobertura de ambas em 4G será exatamente igual.

Custo para “limpar” faixa de 700 MHz pode passar de R$ 6 bilhões

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As três entidades que representam as emissoras de televisão abertas do país levaram à Anatel uma conta que pode ficar bem salgada para as operadoras de telecomunicações que querem comprar a faixa de 700 MHz. Testes realizados no Japão demonstraram que há bastante interferência do 4G na TV Digital e que os japoneses terão que gastar US$ 3 bilhões (R$ 6 bilhões) para mitigar o problema. 

Com base nisso, Abert, Abra e Abratel pediram ao presidente da Anatel, João Rezende, que fique claro no edital dos 700 MHz que esse cheque terá que ser assinado pelas teles. “O edital precisa trazer que os custos para evitar a interferência, seja nas ERBs ou nos aparelhos [de TV], sejam de responsabilidade de quem comprar a banda”, afirmou o presidente da Abert, Daniel Slaviero.

Para consumo externo, os radiodifusores garantem que não foram à agência levar um cenário catastrófico, mas apenas querem que os testes sobre interferências (há três deles sendo realizados no Brasil) sejam levados em consideração pela Anatel, inclusive no desenho específico da canalização da faixa de 700 MHz. É que parte da redução dos problemas exige uma banda de guarda (o espaço entre a frequência a ser utilizada pelas TVs e pelas teles) seja de pelo menos 8 MHz.

Da mesma forma, o presidente da Anatel procurou minimizar o tamanho da encrenca ao sustentar que “em nenhum momento a radiodifusão falou em não destinar os 700 MHz”. Além disso, acredita que as dificuldades por ventura encontradas não exigirão nenhuma mudança nos planos de licitar a faixa ainda no início do próximo ano. “Quero publicar o edital antes do fim do meu mandato, em novembro”, disse Rezende. 

Dentro da reunião com as emissoras, no entanto, o presidente da Anatel se mostrou bem mais cauteloso, ao ponto de “convocar” por telefone a análise do secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão (que já foi da Anatel) e do superintendente da agência Marconi Maya. A expectativa é do que dirão os testes conduzidos pela universidade Mackenzie, à pedido das emissoras; do CPqD, por encomenda das teles; e um teste próprio da Anatel. Uma das questões a serem respondidas é qual o tamanho efetivo da interferência nas condições brasileiras.

De qualquer maneira, o estudo japonês é uma bomba, não apenas pelas condições semelhantes de uso do espectro (e pelo padrão de TV digital) mas especialmente porque a densidade de aparelhos de televisão é semelhante à brasileira. A partir daí, porém, há uma ressalva importante: internamente as emissoras já falam que os custos de mitigar a interferência seja ainda maior no Brasil, visto a qualidade superior dos equipamentos em uso no Japão. 

O documento que baseou a entrevista com a Anatel é um relatório adicional a um primeiro elaborado entre 2011 e 2012 e apresentado em outubro do ano passado à União Internacional das Telecomunicações, no caso, o ITU-R BT.2247-1, sobre “Medições de campo e análises de compatibilidade entre DTTB e IMT”, siglas utilizadas para descrever radiodifusão digital terrestre e o 4G, respectivamente. Tanto este primeiro como o novo relatório de testes podem ser acessados pela página da UIT na Internet. 
“O estudo foi feito em conjunto pelo governo japonês, os radiodifusores e as operadoras de telecomunicações do Japão e já partiu da premissa de que primeiras ações para reduzir interferências já foram tomadas, como o uso de filtros nas estações radiobase”, diz o diretor da Abert, Paulo Balduíno. A partir daí, o segundo estudo avaliou em laboratório 25 cenários e constatou que medidas adicionais de mitigação são necessárias. 

Nos testes, verificou-se que há algum nível de interferência desde o canal 51 [698 MHz, no limite entre o plano para TV e 4G] até o canal 46 [662 MHz]. Até por isso, os japoneses recomendam uma banda de guarda de 8 MHz a 10 MHz, como propõem os radiodifusores brasileiros na consulta pública da Anatel sobre a canalização dos 700 MHz. E além de filtros nas ERBs, devem ser utilizados filtros também nos aparelhos de TV. O relatório japonês ainda indica que não pode ser descartada a necessidade de redução da potência das ERBs.

Anatel perde a paciência e dá 10 dias para Sky carregar 14 canais

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O conselho diretor da Anatel decidiu hoje conceder prazo de 10 dias para que a Sky carregue em seu satélite todos os sinais das 14 redes nacionais de TV aberta, negando o recurso da operadora que argumentava que não tinha obrigação de carregar em seu line-up os canais digitais de TV aberta. Conforme o relator da matéria, conselheiro Marcelo Bechara, ele soube que a Sky, em uma prática fora dos padrões, estava até cobrando de algumas emissoras para incluir a programação em seu serviço de DTH, o que fugiria completamente da intenção da legislação do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), que obriga ao must carry gratuito dos canais analógicos, mas ao must carry remunerado às emissoras de TV dos canais digitais. “O argumento da operadora não procede, pois o legislador não poderia criar uma lei cujo objetivo é o de unificar as regras de TV paga, e ao mesmo tempo ter a intenção de acabar com o must carry digital, tendo em vista que em 2016, serão desligados os sinais de TV analógicos”, assinalou o conselheiro em seu voto, acompanhado pelos demais dirigentes.

Bechara ressaltou que a lei do SeAC estabelece que todos os canais das geradoras locais de TV devem ser carregados pelos operadores de TV paga, mas abriu exceção para os serviços de DTH, que, de fato, não teriam condições para carregar os mais de 500 canais das geradoras de todo o Brasil. Esta exceção, explicou, só vale se a operadora não carregar qualquer sinal de TV aberta. Se carregar pelo menos um canal de uma emissora nacional, terá que carregar o das outras 13 emissoras, afirmou. “E temos informação de que a Sky carrega os sinais de pelo menos seis emissoras que atuam em rede nacional. De uma única emissora, ela tem mais de 18 canais”, salientou.

Segundo ele, as demais operadoras de DTH já carregam os 14 canais de TV, mesmo as integrantes de menores grupos. A GVT ainda enfrenta problemas para carregar todos os canais, porque o satélite que havia contratado explodiu antes de chegar em sua órbita, mas este caso, ressaltou o conselheiro, ainda terá que ser analisado pelo conselho diretor.

Brasil se torna principal mercado da Telefónica no mundo

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O Brasil se tornou o maior mercado da multinacional espanhola Telefónica (dona da Vivo Brasil) em receita. No primeiro trimestre, as vendas do país subiram 3%, para 3,26 bilhões de euros, com destaque para o mercado de telefonia móvel, onde a mantém a liderança, com cerca de 30% de participação.

Na Espanha, as vendas da companhia recuaram 11,4% entre janeiro e março em relação a igual intervalo do ano passado.

Segundo informou o principal executivo de finanças da Telefónica, Angel Vilá, durante teleconferência com analistas nesta manhã, o desempenho da companhia no Brasil na telefonia móvel foi fortalecido com o lançamento do novo plano “MultiVivo”, que oferece uma única conta mensal para uso em vários aparelhos: celular, smartphones, tablets etc. 

A Vivo é a única a oferecer o produto na América Latina. Ontem, Paulo César Pereira Teixeira, diretor geral da Telefônica no Brasil, afirmou que existem apenas outras quatro grandes operadoras no mundo com esse tipo de plano: AT&T e Verizon, nos Estados Unidos, SK Telecom, na Coreia do Sul, e TeliaSonera, Suíça.

Oi – Revelações no orelhão

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Um orelhão especial instalado em locais públicos para que filhos mandassem mensagens nunca antes reveladas para suas mães. Esta é parte da iniciativa criada pela NBS para a Oi em homenagem ao Dia das Mães. A ação foi desenvolvida nas praças do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte (Recife também receberá a ação nos dias 10 e 11) e gerou um filme recheado de emoções, dos mais diversos tipos.


Nele, cenas de filhos fazendo ligações para suas mães nas quais contavam segredos foram julgadas por um grupo de mães que premiou as melhores revelações. “Essa ação é um convite bem humorado da Oi para que as pessoas se aproximem ainda mais de suas mães, seja usando os canais de comunicação da Oi ou simplesmente se abrindo pessoalmente. Até porque, nada aproxima mais duas pessoas que se amam do que a verdade ” afirma Moacyr Netto, diretor de criação e convergência da NBS.

Quem quiser participar da ação e assistir a todos os vídeos gravados até o momento pode acessar o aplicativo desenvolvido pela Oi na fan page da operadora no Facebook. Ele mostra um mapa indicando a localização dos orelhões especiais. As melhores histórias serão premiadas com smartphones e tablets.


A criação desta iniciativa é de André Jardim e Diogo Pereira, com direção de André Lima, Pedro Feyer , Marcello Noronha e Moacyr Netto. A produção é da Volcano Hotmind.


Confira abaixo o vídeo de divulgação da campanha criado a partir de cenas reais:


Lembre-se de que para assistir aos vídeos de outras cidades, é necessário acessar o aplicativo da campanha no Facebook. Você pode fazer isso clicando aqui.

   

Campanha da Vivo para a Copa das Confederações lança site sobre esportes

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A empresa de telefonia Vivo lançou sua campanha publicitária, criada pelas agências DM9DDB, Wunderman e Koch Tavares, para Copa das Confederações 2013. “Tem Tudo Aqui”, é o conceito da campanha que traça um paralelo entre a Vivo e o Brasil.

Além de comerciais para TV, foi lançada a plataforma “Eu Vivo Esporte”, que permite o usuário buscar informações relacionadas a modalidades esportivas.

A empresa ainda vai lançar uma promoção chamada “Seleção Premiada”, que dá prêmios aos clientes pré-pagos e controle da operadora que realizarem recargas. Os clientes pós-pagos também podem participar assinando “Notícias e Curiosidades da Seleção Brasileira” ou participando do Quiz da Seleção. Serão sorteados mais de R$ 260 mil em prêmios por mês.

OAB pede dados sobre cobertura à Anatel

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Novamente as operadoras de telefonia móvel voltam a gerar manifestações contra a qualidade dos serviços prestados por elas no território cearense. Desta vez, a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) está pedindo à Anatel a instauração de “um procedimento administrativo para a apuração de possível lesão ao direito dos consumidores de telefonia móvel”.

A solicitação foi feita via ofício, que foi protocolado na tarde de ontem na gerência regional da agência reguladora do setor. No documento, é pedido informações sobre a cobertura das quatro maiores operadoras do País (Claro, Oi, TIM e Vivo), todas em atividade no Estado.

“Na verdade, nós até já sabemos que existe uma investigação da agência, mas queremos ter um termômetro oficial para saber o que está realmente acontecendo no setor”, explicou o presidente da comissão da OAB-CE, Eginardo Rolim.

De acordo com ele, a Anatel foi acionada de pronto porque, além de regular o setor, “detém o conhecimento técnico e é quem vai dizer porque o serviço não está prestando”. As informações também deverão servir para comparar com as solicitadas pela OAB ainda em 2011. Sobre a mais nova investida contra as operadoras, Eginardo contou que deve-se à insatisfação manifestada pelos cearenses e teve nos problemas identificados na semana passada nas redes da Oi e da TIM “a última gota d´água”.

Há duas semanas a queda das ligações, a falha nas chamadas e no envio de mensagens de texto e também a internet móvel atormentam o usuário do Ceará. Os problemas, inclusive, passaram a acontecer com mais intensidade na semana seguinte que a Anatel liberou a pesquisa de satisfação do cliente.

A regulação do setor, os investimentos anunciados pelas operadoras e os resultados deles, além da qualidade dos serviços foram tratados pela edição do último domingo do Diário do Nordeste, na qual especialistas dos direitos do consumidor e também clientes manifestaram opinião sobre a atuação das teles nas cidades cearenses.

No entanto, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE ponderou sobre o que deve ser gerado a partir das informações repassadas pela Anatel. “Se eles (os técnicos da agência) verificarem que existe infração, ele já dá a advertência, o que pode gerar desde multa até a proibição da venda de novas linhas. Mas ainda é cedo para dizer”, disse Eginardo.

Responsável pela elaboração do documento enviado à Anatel, o advogado Victor Cruz contou que, depois de colhidas as informações, o deliberado pela Comissão de Direitos do Consumidor ainda deve ser aprovado pelo conselho da ordem para, então, resultar em algo prático.

Pelo listado por Eginardo, as possibilidades podem ser várias. Desde uma simples advertência, passando por um Termo de Ajustamento de Conduta, expedição de multa em dinheiro até a proibição da venda de novos chips. Sobre a Anatel também pode recair a necessidade de uma fiscalização mais intensa.

Contactadas, a Oi e a Claro disseram que não vão comentar a manifestação da OAB-CE. Já a TIM enviou nota na qual diz estar “à disposição da OAB-CE e da Anatel para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários”. O mesmo posicionamento tomou a Vivo, que disse não “ter conhecimento oficial sobre o referido procedimento administrativo”. Por fim, ressaltou o bom resultado na pesquisa de satisfação dos clientes da Anatel.

Vivo e Claro investem em plataforma de m-learning

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A Claro aposta no uso crescente da mobilidade como plataforma de aprendizado e está ampliando seu portfólio de serviços de M-Learning com o portal Ideias Cursos, um serviço diferenciado de cursos em diversas áreas de conhecimento desenvolvido em parceria com o Titans Group.

O Titans Group é responsável pela integração de serviços educacionais para todas as operações do Grupo América Móvil. Entre os cursos disponíveis estão: Finanças Pessoais; Reforma Ortográfica; Português com Sérgio Nogueira; Velas Artesanais; Vendas; Internet, Culinária Básica e Culinária com a Ofélia. Atualmente a Claro já disponibiliza o Claro Línguas, para práticas da língua inglesa, e o serviço Concursos Públicos, com aulas voltadas aos “concurseiros” que querem participar de concursos públicos em níveis federal, estadual ou municipal.

Quer testar? A empresa promete para o lançamento seis cursos totalmente gratuitos, entre eles: Finanças Pessoais, Culinária Básica e Reforma Ortográfica. Os demais cursos terão custo de R$2,99 por semana, com renovação automática.

Ao se matricular no curso de interesse, o usuário passa a receber informações em seu aparelho via SMS e WAP (internet móvel). Diariamente, pela manhã, é enviada uma lição via SMS e, caso haja interesse no complemento da mensagem é possível solicitar conteúdo adicional via SMS, enviando o comando “MAIS”. O usuário também receberá outra mensagem de texto com um resumo do tema e um link para uma página WAP, que trará o conteúdo completo da aula recebida por torpedo.

O Ideias Cursos pode ser assinado com o envio de SMS com a palavra “Cursos” para 6890, pelo site Claro Ideias e página WAP do serviço. Mais informações no site.
Outra que também está no mercado de ensino em dispositivos móveis é a Vivo, que lançou iniciativas como o Nuvem de Livros, uma biblioteca virtual que atualmente conta com seis mil títulos.

Outra proposta da operadora é o Kantoo, aplicativo móvel de aprendizagem de inglês e espanhol, e o Vivo Português com o Professor Pasquale, serviço de SMS que também pode ser acessado por portal de voz ou internet.

Segundo dados divulgados pela operadora, os serviços de educação da Vivo registraram cerca de 4 milhões de acessos em 2012.

Vivo endurece práticas de desconexão de celulares pré-pagos inativos

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A política de desligamento de celulares pré-pagos inativos da Vivo está mais rigorosa. Durante o primeiro trimestre do ano, a operadora reduziu de 50 para 40 dias o prazo de manutenção das linhas que não fizeram nem receberam ligações e que tenham ficado pelo menos 60 dias sem novas recargas.

Como consequência, a base de clientes de planos pré-pagos caiu 2,9% entre março de 2012 e o mesmo mês deste ano.

A receita da Vivo com recargas, no entanto, não foi afetada negativamente. O faturamento, inclusive, cresceu 9% no período, segundo o balanço financeiro divulgado pela companhia nesta terça-feira (07).

Em média, as operadoras brasileiras dão um prazo de 90 dias até a desconexão de um cliente de plano pré-pago inativo. Segundo o diretor geral da Vivo, Paulo Cesar Teixeira, a operadora teria 8,9 milhões de assinantes pré-pagos a mais se adotasse essa política.

TIM reabre sua maior loja no Rio de Janeiro e inicia venda do Galaxy S4

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A TIM reinaugurou a sua maior loja própria no estado do Rio de Janeiro. Localizada no shopping New York City Center, na Barra da Tijuca, a unidade passou por mudanças para se adequar ao conceito TIM Store, trazendo para os clientes uma nova experiência de compra. A operadora irá comemorar a reabertura com um coquetel durante o dia e com o início das vendas do esperado Samsung Galaxy S4, a partir das 19h, em uma festa para clientes, convidados e celebridades.

Com 395 metros quadrados, a loja tem o maior faturamento da região (com destaque para o grande volume em vendas de aparelhos) sendo essencial na estratégia da operadora de aumentar sua base de clientes na Zona Oeste. A mudança para o conceito TIM Store aposta em numa nova proposta de atendimento ao cliente, focada na interatividade, inovação e qualidade, proporcionando maior conforto e agilidade na hora da compra. O destaque são as sete mesas de degustação de aparelhos, que permitirão aos consumidores experimentar os celulares e tablets à venda, possibilitando uma decisão mais acertada e a escolha de um modelo que atenda suas necessidades.

“A reinauguração da loja própria no New York City Center é importante para a estratégia que temos de nos aproximarmos cada vez mais dos nossos atuais e potenciais clientes. A reabertura desta loja vai contribuir, sem dúvida, para o crescimento da TIM no mercado carioca, onde temos, atualmente, 4,5 milhões de usuários. Enxergamos um grande potencial de vendas no Rio de Janeiro em 2013, especialmente na Zona Oeste, onde tivemos nossas mais recentes inaugurações como Park Shopping, em Campo Grande, e no Bangu Shopping”, explica Silmara Máximo, Diretora Consumer da TIM no Rio de Janeiro.

O investimento em lojas próprias é fator determinante para a ampliação da presença da operadora no Brasil e faz parte da estratégia de maior proximidade com os clientes. Em 2012, a TIM aumentou em quase 70% sua rede de lojas próprias no Brasil, e fechou o ano com 134 unidades diretamente administradas pela empresa. 

A partir das 19h, a TIM iniciará, na nova loja, as vendas do smartphone mais aguardado do primeiro semestre, o Samsung Galaxy S4. O aparelho será comercializado com preço à vista de R$ 2.499. Novos e atuais clientes do plano pós-pago Liberty poderão parcelar o modelo (vendido desbloqueado) em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Haverá um coquetel para clientes e convidados, que serão recebidos pela atriz da novela “Salve Jorge”, Mariana Rios. Os dez primeiros que adquirirem o novo Galaxy S4 serão premiados com um voucher de R$ 500 para um jantar no restaurante Porcão Rio’s.