29/09/2024
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Serviço de TV paga cresce 3,83% no primeiro trimestre de 2013

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Com 173.386 adições líquidas em março de 2013, o Brasil chegou ao final daquele mês com 16,8 milhões de assinaturas de serviços de TV paga. O crescimento observado representa uma evolução de 1,04% em relação a fevereiro de 2013 e de 22,9% em relação a março de 2012. No trimestre, a base de assinantes cresceu 3,83%. Em cada 100 domicílios no país, 27,9 possuem serviço de TV por assinatura.


Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,2 pessoas), os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para aproximadamente 53,8 milhões de brasileiros.

Total de Assinaturas De janeiro a dezembro Crescimento anual (%) Crescimento
 1.º Trimestre
Crescimento
março (assinantes)
Crescimento março (%)
2007 5.348.571 765.446 16,70% 160.171 68.598 1,47%
2008 6.320.852 972.281 18,18% 164.272 90.865 1,68%
2009 7.473.476 1.152.624 18,24% 233.927 89.717 1,39%
2010 9.768.993 2.295.517 30,72% 445.904 194.137 2,51%
2011 12.744.025 2.975.032 30,45% 649.836 242.680 2,38%
2012 16.188.957 3.444.932 27,03% 931.382 355.897 2,67%
2013 16.809.274 ——— 3,83% * 620.317 173.386 1,04%
* Crescimento dos meses de janeiro a março de 2013.   evolução do número de assinaturas
Após retificação dos dados solicitada pela prestadora SKY, em janeiro de 2013, a base de assinantes de TV por Assinatura chegou a 16.491.894. Em fevereiro de 2013, havia 16.635.888 assinantes. A operadora corrigiu as informações encaminhadas anteriormente à Anatel. 
Antes da Retificação Após a Retificação
SKY Brasil (DTH) TV Filme (MMDS) Total –Grupo SKY SKY Brasil (DTH) TV Filme (MMDS) Total –Grupo SKY
Janeiro de 2013 5.143.703 1.243 5.144.946 5.134.447 1.243 5.135.690
Fevereiro de 2013 5.215.556 1.194 5.216.750 5.188.486 1.194 5.189.680

Os serviços de TV por Assinatura são prestados utilizando-se de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS), na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA) e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Em março de 2013, o DTH, com a adição de 139.869  assinaturas cresceu 1,37% em relação ao mês anterior. O número de assinantes que recebem os serviços via TV a Cabo, com a inserção de 54.849 novos pontos, apresentou crescimento de 0,87%. E as prestadoras de MMDS, por sua vez, continuam a perder assinaturas.
                                                                                       Assinaturas por tecnologia
fevereiro/2013 março/2013 variação                              fevereiro2013/março2013
MMDS 122.621 101.289 -21.332
TVC 6.282.285 6.337.134 54.849
DTH 10.227.402 10.367.271 139.869
TVA 3.580 3.580 0
Total 16.635.888 16.809.274 173.386
  crescimento percentual por tecnologia

As regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional nos últimos 12 (doze) meses.
                                                                                   Número de assinaturas por região
Região fevereiro/2013 março/2013 Crescimento (%)                       fevereiro 2013/março 2013 Variação (%)                                 fevereiro 2013/ março 2013

Nordeste 1.994.784 2.023.255 1,43% 28.471
Norte 723.703 731.151 1,03% 7.448
Centro-Oeste 1.125.056 1.142.701 1,57% 17.645
Sudeste 10.297.199 10.380.412 0,81% 83.213
Sul 2.495.146 2.531.755 1,47% 36.609
Brasil 16.635.888 16.809.274 1,04% 173.386


Em março de 2013, os Serviços de TV por Assinatura estavam presentes em aproximadamente 27,9% dos domicílios no país, de acordo com estimativas da Anatel. A região Sudeste manteve-se na dianteira quanto à penetração dos serviços, registrando o percentual aproximado de 39,4% de domicílios com TV por Assinatura.

densidade dos serviços de tv por assinatura por região
Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado nos últimos meses desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos Serviços de TV por Assinatura.

Unidade da Federação mar/12 mar/13 Crescimento %
Acre 10,9 14 28,44%
Alagoas 10,1 12,4 22,77%
Amapá 20 21,3 6,50%
Amazonas 26,5 31,7 19,62%
Bahia 10,8 13,8 27,78%
Ceará 10,1 12,9 27,72%
Distrito Federal 42,2 50,8 20,38%
Espírito Santo 17,2 20,9 21,51%
Goiás 14,1 18,4 30,50%
Maranhão 6,9 7,9 14,49%
Mato Grosso 12,6 18,7 48,41%
Mato Grosso do Sul 16,5 22,2 34,55%
Minas Gerais 17,4 21,2 21,84%
Pará 9,8 13,6 38,78%
Paraíba 9,8 12,2 24,49%
Paraná 17,6 23,8 35,23%
Pernambuco 9,5 13,4 41,05%
Piauí 6,2 7,5 20,97%
Rio de Janeiro 36,6 43,4 18,58%
Rio Grande do Norte 16,2 19,7 21,60%
Rio Grande do Sul 23,8 29,6 24,37%
Rondônia 11,6 14,1 21,55%
Roraima 20,5 20,6 0,49%
Santa Catarina 23,5 29,2 24,26%
São Paulo 41,9 48,2 15,04%
Sergipe 10,9 12,9 18,35%
Tocantins 7,2 10,5 45,83%
Brasil 23,1 27,9 20,78%

Densidade da TV por Assinatura

Confira a seguir a base de assinantes dos principais grupos econômicos prestadores dos serviços de TV por assinatura.
Grupo Econômico fevereiro/2013 março/2013 variação – março2013/fevereiro2013
NET/Claro 8.711.251 8.788.739 77.488
SKY 5.189.680 5.258.503 68.823
Oi 809.160 840.263 31.103
Vivo 564.857 555.512 -9.345
GVT 468.223 486.964 18.741
Algar 118.296 120.561 2.265
ViaCabo 108.512 109.777 1.265
Subtotal: 15.969.979 16.160.319 190.340
Demais Grupos 665.909 648.785 -17.124
Total Geral: 16.635.888 16.809.104 173.216

Vivo – Tem Tudo Aqui

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A Vivo é patrocinadora da seleção brasileira com muito orgulho. E lança o seu mais novo comercial institucional para mostrar que se preocupa com o esporte brasileiro, e que o nosso país tem tudo para sediar com sucesso os grandes eventos esportivos que estão próximos. Assista primeiro AQUI:

   

Série: Tudo em Família – Ep. 08

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Nesse episódio o filho se queixa do presente que ganhou de Natal. Enquanto a filha ganhou um iPad, ele ganhou uma meia. E a mãe tenta se explicar. Nós do portal e da Oi desejamos que você aprenda bastante ao mesmo tempo que se diverte sobre os benefícios dos planos da operadora!

        

Resultados do 1º Trimestre de 2013

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Conforme havíamos prometido em nosso post de novidades, nossa equipe solicitou a uma empresa de auditoria os resultados de crescimento de audiência do Portal #Minha Operadora. Infelizmente não poderemos passar todos os dados e gráficos, mas ficamos muito felizes em compartilhar com os leitores os números de audiência por País, Navegador, Sites de Origem e Sistema Operacional. O Portal registrou durante o 1º Trimestre deste ano um total de 87.105 mil acessos. E contabilizou um total (recorde) de 662 postagens publicadas também no 1º Trimestre do ano.

Você pode conferir como este total de acessos foi distribuído no portal abaixo:

Principais Países

Brasil – 69.864
EUA – 9.855
Alemanha – 606
Uruguai – 150
Reino Unido – 111
Suécia – 99
Rússia – 93
Portugal – 90
Índia – 48
França – 27

Principais Navegadores

Chrome – 43.164
Firefox – 15.753
Internet Explorer – 11.787
Safari – 5.646
Opera – 4.575
Mobile Safari – 4.002
NokiaBrowser – 429
CriOS – 393
Mobile – 303
OS;FBSV – 150



Principais Sistemas Operacionais

Windows – 62.028
Android – 5.376
Macintosh – 4.941
Linux – 3.690
iPhone – 2.955
iPad – 2.484
Other Unix – 375
S60 – 339
SymbiamOS – 288
Nokia – 198



Principais Sites de Origem

Google – 5.445
Facebook – 1.053
Orkut – 885



As informações são referentes ao 1T13 (Jan-Mar 2013). Os dados são médios, auditados e podem variar para mais ou para menos. Não são contabilizados os acessos de nenhum dos colaboradores do Grupo #Minha. O objetivo destes dados é prover acompanhamento de desempenho do site as empresas patrocinadoras e anunciantes, possui caráter exclusivamente publicitário e não deve ser divulgado por nenhum outro meio de comunicação, exceto se houver autorização da empresa proprietária do documento.

Telefônica/Vivo está de volta ao pódio… das reclamações

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Entre 2006 e 2010, a Telefônica, atualmente chamada de Vivo, esteve no degrau mais alto de um pódio indesejado: o de reclamações do ranking da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP). Com problemas na instalação e cobranças indevidas ou abusivas de suas linhas de telefones, e quedas frequentes de conexão no seu serviço de banda larga Speedy, a empresa espanhola parecia imbatível no quesito insatisfação dos clientes. Mas ela conseguiu livrar-se desse incômodo posto nos dois últimos anos. Poderia ser a oportunidade para deixar para trás a fama de má qualidade. Mas não é o que tem acontecido. Neste ano, a Telefônica|Vivo voltou à antiga posição.

De janeiro a abril deste ano, o Procon-SP recebeu 3,9 mil reclamações de clientes da Telefônica|Vivo, uma média de 970 por mês, 20% a mais que a média mensal do ano passado. “Temos percebido que a qualidade dos serviços da empresa tem piorado sensivelmente”, afirma Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP. “Causa preocupação o grande aumento das queixas relativas a problemas técnicos, o que deixa claro que a empresa tem se descuidado da infraestrutura de suas redes.” O crescimento do número de queixas dos usuários fez com que o Procon-SP promovesse uma reunião com executivos da Telefônica|Vivo, comandada por Antônio Carlos Valente. 

O objetivo do encontro foi mostrar-lhes os indicadores e pedir um comprometimento com a meta de, no mínimo, retomar aos patamares anteriores. “Agora, aguardamos uma resposta”, diz Góes. Em comunicado, a empresa se defende, afirmando que o número de queixas feitas ao órgão neste ano inclui pedidos de informações e consultas. O resultado oficial, que separa apenas as reclamações fundamentadas, sai apenas com a consolidação dos dados do ano inteiro. Ela também alega que, de seus 9,9 milhões de clientes na cidade de São Paulo, mais de 1,4 milhão são novos, conquistados nos primeiros meses de 2013.

Com uma base maior de consumidores, as reclamações fatalmente também aumentariam. “Além disso, em função dos altos índices pluviométricos do começo do ano, muito acima da média histórica, houve impactos na rede externa, com reflexos no volume de demandas no Procon”, afirmou a empresa, na nota. Com ou sem chuva, muitos usuários de telefonia celular da Telefônica|Vivo não demonstram satisfação com os serviços obtidos. “O sinal é intermitente e, muitas vezes, permanece um barulho parecido com chuva durante toda a ligação”, diz a consumidora Claudia Minerbo, de São Paulo. “O meu telefone chegou a ficar ‘morto’, assim como o de amigos também usuários da Vivo, por um dia inteiro, em janeiro.” 

A qualidade das ligações é um problema geral para as empresas de telefonia móvel. O diagnóstico dos especialistas é que houve um aumento acelerado do número de usuários de telefonia celular que não foi acompanhado, na mesma medida, por investimentos em melhorias de rede. “As empresas priorizam a venda e a expansão da base de clientes, sem investir em novas torres de transmissão”, diz Virgílio Freire, consultor de telecomunicações e ex-CEO da Vésper, empresa-espelho criada para concorrer com a Telefônica nos anos 1990. “No caso da Vivo, trata-se de uma empresa que trocou de nome, mas que continua sendo a velha Telefônica, com os mesmos sistemas e atendimento ruins.” 

A estratégia de vender linhas telefônicas antes e investir em infraestrutura depois parece, a princípio, uma fórmula simples de aumentar a rentabilidade. No entanto, ela pode se refletir em problemas financeiros futuros. Um estudo feito pelos pesquisadores Danny Claro e Fabio Fragoso, da escola de negócios Insper, concluiu que, quando uma empresa ultrapassa o índice de 0,38 queixa por mil linhas ativas à Anatel, o desempenho financeiro e o valor de mercado da empresa passam a ser afetados. Em fevereiro deste ano, a Vivo registrou esse índice em 0,27, acima da meta estabelecida pela agência, de 0,2. Ou seja, em apenas um mês, 21 mil dos seus 76 milhões de clientes de telefonia celular fizeram reclamações à Anatel.


Claro e Vivo são os líderes em banda larga móvel no Brasil

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O Brasil terminou Março com 68,3 milhões de acessos banda larga móvel, sendo:
  • 61,3 milhões via aparelhos 3G (WCDMA),
  • 6,9 milhões de terminais banda larga (na maior parte modems)
  • 14,7 mil via aparelhos 4G (LTE).
São acessos banda larga móvel 28,6% dos celulares do Brasil. Um detalhamento destes dados pode ser encontrado no Balanço Huawei da Banda larga Móvel.
Para avaliar os líderes em banda larga móvel no Brasil, vários analistas selecionam os seguintes indicadores:

Indicador Descrição
Líder
Total de Acessos BL Móvel Market Share de BL Móvel
Claro
Acessos via Aparelhos 3G Participação dos acessos via aparelhos 3G no total de acessos via aparelhos (excluídos terminais de dados)
Claro
Acessos via Aparelhos 4G Participação dos acessos via aparelhos 4G no total de acessos via aparelhos (excluídos terminais de dados)
Claro
Terminais de dados Banda Larga Market Share de Terminais de dados Banda Larga
Vivo
Receita de dados Participação da receita de dados na receita de serviços
Vivo
Cobertura Quantidade de municípios atendidos com 3G
Vivo

Claro e Vivo são os líderes em banda larga móvel no Brasil segundo estes indicadores que foram analisados durante este sábado (04) nas postagens anteriores.

Claro lidera no Total de acessos Banda Larga Móvel

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A Claro é a líder em market share de banda larga móvel no Brasil. Ela terminou no 1º trimestre de 2013 (1T13) com 28,0 milhões de acessos, seguida pela Vivo (17,5 milhões), TIM (15,1 milhões) e Oi (7,1 milhões). 
Segundo definição da Anatel, a quantidade de acessos banda larga móvel é obtida pela soma da quantidade de acessos via aparelhos 3G com a de terminais de dados banda larga. Os terminais de dados M2M não são incluídos neste cômputo.
A liderança em aparelhos 3G, que representam 80% dos acessos banda larga móvel do Brasil, garantiu à Claro este resultado.

Claro está mais adiantada na conversão de GSM para 3G

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A Claro é a operadora, entre as quatro principais operadoras de celular do Brasil, que está mais adiantada no processo de conversão de sua base de aparelhos GSM para 3G. Do total de acessos via aparelhos da Claro (excluídos terminais de dados) 42,6% são 3G.
 A Claro lidera em total de aparelhos 3G com 25,9 milhões no 1T13, seguida pela TIM (14,4 milhões), Vivo (14,3 milhões) e Oi (6,3 milhões).
Embora não esteja incluída nesta avaliação, deve-se destacar que 58% dos acessos via aparelhos da CTBC são 3G.

4G
A Claro saiu na frente no lançamento de 4G no Brasil e no 1T13 possuía 14,7 mil acessos via aparelhos 4G (LTE) no Brasil.

Vivo é a líder isolada em Market Share de Terminais de Dados Banda Larga

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A Vivo é a líder em market share de terminais de dados banda larga (modems) com 47,4% de market share no 1T13, seguida pela Claro (29,3%), TIM (11,2%) e Oi (10,9%).
Fonte: Anatel

Vivo na frente em Receita de Dados

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A Vivo é a líder em receita líquida de dados com R$ 1,6 bilhões no 4T12. Claro e Oi não divulgam este indicador.

R$ Milhões
1T11
2T11
3T11
4T11
1T12
2T12
3T12
4T12
Vivo
984
1.117
1.206
1.334
1.318
1.351
1.414
1.565
Tim
443
507
571
667
676
693
758
844
No 4T12, a receita de dados representou 28,6% da receita de serviços da Vivo contra 20,5% na TIM.