29/09/2024
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Vivo atende a mais municípios com 3G que a soma das outras três operadoras

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A partir de agora e até o fim do dia a gente vai informar aos poucos os resultados das operadoras no setor de internet banda larga móvel. Começamos falando dos números da cobertura de internet móvel no Brasil referente ao 1º trimestre de 2013.

A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo 3.121 municípios (86,4% da população) em Mar/13.
municípios
2008
2009
2010
2011
2012
1T13
Vivo
314
579
1.206
2.516
3.100
3.121
Claro
282
389
402
657
1.116
1.119
Tim
23
55
195
488
593
593
Oi
99
168
211
250
529
734
Total
448
711
1.287
2.702
3.293
3.368

Vivo e Mastercard lançarão pagamentos móveis em maio

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Anunciada em novembro do ano passado como uma joint-venture entre a Telefónica International (controladora da Vivo em nosso país) e a MasterCard, a Mobile Financial Services (MFS) está com quase tudo pronto para começar a operar sua plataforma de pagamentos móveis no País.

O serviço, ainda sem um nome comercial divulgado, deverá ter o pré-lançamento ainda em maio nas cidades paulistas de Sorocaba, Osasco, Jundiaí, Mogi e Guarulhos, além de Belo Horizonte.

Segundo o presidente da MFS, Marcos Etchegoyen, a inclusão da capital mineira acontece como uma espécie de teste para entrar em cidades maiores, como São Paulo, o que não deve demorar. “Não chegamos lá ainda, então tinha de haver um contraponto. A gente vai atrás da base da Vivo, e em São Paulo é onde ela tem a melhor posição”, explica.

O roll-out começará a partir de janeiro de 2014, com o lançamento feito “em ondas” até cobrir todo o território nacional no decorrer do próximo ano.

“Vai demorar um pouquinho; não porque a gente não quer, mas porque é novo”. Segundo o executivo, o que define as regiões iniciais de atuação, além da cobertura da Vivo, são a distribuição de agentes de recarga e uma concentração de clientes desbancarizados. Mas ainda há um grande caminho pela frente.

O foco da plataforma de mobile payment da MFS são as classes C, D e E, justamente as que possuem mais clientes desbancarizados, mas que conta com grande penetração de telefonia móvel. O serviço utiliza o USSD para comunicação, o que permite a compatibilidade com virtualmente qualquer tipo de aparelho do mercado, sem precisar trocar handsets ou SIMcards, oferecendo microtransações como recargas de celular, compras pequenas e transferências de baixo valor.

“Às vezes é difícil de explicar de tão simples que é”, diz Etchegoyen. Ele garante que a vantagem do sistema é ser rápido, seguro e intuitivo, permitindo também o controle das despesas tanto pelo caráter pré-pago quanto pelo registro de histórico de transações via SMS.
O serviço, ainda sem um nome comercial divulgado, deverá ter o pré-lançamento ainda em maio nas cidades paulistas de Sorocaba, Osasco, Jundiaí, Mogi e Guarulhos, além de Belo Horizonte.
“Conseguimos levar ao mercado uma tecnologia de pagamento por celular através de uma tecnologia simples. Eu quero concorrer com o dinheiro”, declara o executivo.
Outra vantagem é o aspecto de inclusão com pontos de venda. Segundo o diretor de marketing e produtos da MFS, Eduardo Abreu, os clientes poderão realizar transações em lugares onde não existe acesso fácil a agências bancárias.

“Eles conseguem chegar a regiões onde talvez outros não estejam; lugares muito simples, onde provavelmente (o usuário) não irá encontrar uma máquina POS de cartão, mas há um POS de recarga. A abrangência da telefonia é muito maior”, diz.

Abreu cita um público-alvo desbancarizado, com algum tipo de renda informal, “que se resolve em um raio de 500 metros da casa, entre amigos”. O executivo afirma que esse consumidor conta atualmente com três tipos principais de pagamentos mensais: água, energia e TV a cabo.

O telefone não aparece justamente por ser em um esquema pré-pago, e a ideia é buscar algum tipo de fidelização com esse cliente da Vivo, oferecendo mais formas de contato além da prestação de serviço de telefonia.

“Tem um ecossistema informal, esses caras não precisam de banco. Eles já se resolveram”, avalia. Outra vantagem para esse tipo de consumidor, explica Abreu, é a oferta de um cartão de plástico da MasterCard que, por ser pré-pago, não exige avaliação de crédito.
A estratégia da companhia também envolve parcerias com adquirentes, como a GetNet (com 400 mil pontos de venda no País), a epay (com mais de 22 mil pontos) e outras empresas do ramo.

“Já temos mais oito com quem estamos conversamos e, de alguma forma, queremos trazer para dar capilaridade a nosso produto”, diz Marcos Etchegoyen.

Juntando todas as adquirentes, a MFS afirma contar com mais de 500 mil pontos de venda, número bem superior à quantidade de caixas automáticos (ATMs, na sigla em inglês), que totalizaram 182 mil unidades em 2011, segundo último estudo da Federação Nacional de Bancos.

O presidente da MFS espera ainda a parceria com o que chama de “gigantes regionais”: empresas que dominam determinadas regiões do País, mas não tem alcance nacional.

“É diferente em comparação com outros adquirentes, como GetNet, Cielo e Redecard, que são inclusive importantes para nosso sistema”, diz. “Mas em recarga tem 200 (empresas) equivalentes. Não quer dizer que são tão fortes; são pequenas, mas dominam a região”.

O fato é que o negócio está caminhando independente do que se resolve no Banco Central para regulamentar os pagamentos móveis, mas Etchegoyen afirma que uma definição seria benéfica para a empresa. “A gente quer muito isso, porque qualifica o mercado e se evitam os aventureiros”, diz.

A MFS acredita que isso também traria mais segurança ao usuário, apesar de já dar garantias ao consumidor. “O dinheiro do cliente vai estar separado em uma conta da MFS em nome dele, e esse valor não faz parte do ativo da MFS”, afirma.

PNBL das concessionárias tem pouco mais de 2 milhões de clientes

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Quase dois anos depois de se comprometerem com o governo federal na oferta de planos de banda larga de 1 Mbps por R$ 35 (ou R$ 29 nos Estados que isentaram o serviço do ICMS), as concessionárias somadas chegaram ao final do ano passado a apenas 2.027.419 de clientes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Chama a atenção que as concessionárias Sercomtel e CTBC conseguiram apenas 3 e 17 clientes, respectivamente. Já a Oi chegou a 1,109 milhão e a Vivo a 917 mil. Os dados são de um relatório executivo da Anatel de acompanhamento dos termos de compromisso, divulgado em março de 2013.

Hoje a oferta de planos do PNBL para o varejo está presente em 2.850 municípios, mas pelo cronograma acordado entre as empresas e o Minicom deverá chegar a 5.379 até o final de 2015, sendo que 185 deverão ser atendidos pela Oi por satélite. A oferta no atacado estava presente em 4.130 municípios no final do ano passado. As empresas deverão disponibilizar para as prefeituras e pequenos provedores uma banda que varia de 32 Mbps a 256 Mbps por município, conforme o tamanho deles. O link de 2 Mbps foi estabelecido a R$ 1.253, mas o relatório da Anatel não informa quantidade de clientes da oferta de atacado.

O que pode explicar o baixo interesse dos brasileiros pelo PNBL das concessionárias é a publicidade que as empresas fazem das ofertas. Os termos não trazem exigência severas de divulgação. O documento diz que as empresas devem dar “ampla publicidade às ofertas”, mas não traz metas ou prazos. Estabelece também que as empresas poderão utilizar a seguinte sentença “esta empresa é parceira do governo federal na implementação do Programa Nacional de Banda Larga”.

Além disso, a oferta para o varejo tem restrições de tráfego. Nas redes de SCM a “franquia” é de 500 MB até o final do primeiro semestre de 2013, depois disso passa a ser de 1 GB. Quando o usuário atinge a capacidade máxima, a operadora poderá reduzir a velocidade de navegação a seu critério “desde que tal redução não impeça a fruição do serviço pelo consumidor para aplicações básicas”, diz o termo. Nas redes do SMP a capacidade de tráfego é menor ainda: 150 MB até o final do primeiro semestre de 2012; 200 MB até o final do primeiro semestre de 2013; e 300 MB a partir do segundo semestre de 2013.

TIM é campeã de reclamações no site Reclame Aqui

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Nas duas semanas de funcionamento da Operação “Tututu”, o site Reclame Aqui declarou “guerra” às operadoras de telefonia móvel. Foram contabilizadas 24.461 queixas contra as quatro maiores empresas do setor: TIM, Claro, Oi e Vivo. De acordo com balanço oficial, do total de reclamações, 8.182 foram endereçadas à TIM, seguida por Oi (5.953 queixas), Vivo (5.811) e Claro (4.515). As operadoras de telefonia têm consolidado sua posição entre as mais reclamadas em rankings de Procons de todo o Brasil. 

No quesito reclamação por falta de sinal, novamente, a grande vencedora foi a TIM com 3.280 reclamações, mais que o dobro da Oi, Vivo e Claro juntas (1.096, 1.098 e 1.041, respectivamente). Já em relação à cobrança indevida, a operadora Oi assumiu a liderança, com 1.471 reclamações. A maioria dos apontamentos veio dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e de pessoas entre 20 e 34 anos.

Segundo Mauricio Vargas, presidente do Reclame Aqui, a operação chamou a atenção de duas operadoras, cujos nomes ainda não foram revelados pela empresa. Elas entraram em contato com o ReclameAqui demonstrando interesse em começar a resolver as pendências com os consumidores que usaram o site como canal de reclamação. “Sabemos que todas as empresas receberam as reclamações autenticadas, mas não sabemos quem e se vão tomar alguma atitude internamente para atender melhor o consumidor”, explica Vargas. Vale ressaltar que o site, por não ser público, não tem o poder de cobrar uma resolução para os problemas, apenas pode repassá-los às empresas.

A operação, lançada em 15 de abril e terminada dia 30, tinha como objetivo chamar a atenção das empresas e da agência reguladora do setor, a Anatel, para o problema crescente. O site possui mais de 243 mil reclamações cadastradas contra as quatro maiores empresas (TIM, Claro, Vivo e Oi) apenas nos últimos três anos. O nome “Tututu” faz alusão ao barulho ouvido quando cai a ligação e a pessoa não consegue resolver sua pendência. Todas as queixas feitas durante a campanha foram encaminhadas à Anatel, à Presidência da República, às operadoras e, por meio do site comprova.com, ganharam valor jurídico para serem encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF).
Como o volume de queixas foi grande, a Anatel chegou a ameaçar o site e pediu que parassem de enviar as queixas. A Claro também solicitou a troca do e-mail para o qual estavam sendo enviados os relatos dos clientes. “Certamente a Operação Tututu foi importante para que as operadoras vissem a força do consumidor e repensassem o tipo de tratamento que é dado a eles”, conclui o presidente do Reclame Aqui.

TIM leva Wi-Fi para aeroporto de Jacarepaguá

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A TIM acaba de lançar seu serviço Wi-Fi no Aeroporto de Jacarepaguá, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com a ativação da rede nesse local, a operadora completa a cobertura dos três terminais do estado fluminense. 

Segundo a TIM, agora são 18 aeroportos cobertos pelo serviço e, até o fim de julho, serão mais quatro (Aracajú, Campo de Marte, Montes Claros e Uberlândia), além de áreas de grande concentração populacional e de tráfego 3G, como comunidades, universidades, shoppings, hotéis e vias públicas. 

“Com velocidade de até 54 Mbps, o TIM Wi-Fi permite ao usuário uma melhor experiência de internet sem fio, em complemento à rede 3G da operadora”, informa a operadora.

GVT celebra o Ano da Alemanha no Brasil com abertura de canal

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Para comemorar o Ano da Alemanha no Brasil, que começa a ser celebrado em maio, a GVT TV e o DW abrem o sinal do canal 146 por dez dias a partir de amanhã (05). Assim todos os assinantes da TV por assinatura da GVT poderão acompanhar o melhor da programação alemã sem custo adicional.

Entre os destaques está a transmissão da primeira parte do famoso festival de teatro de Berlim, o Theatertreffen, às 15h deste domingo (05/05). O festival conta ainda com peças da Alemanha, da Suíça e da Áustria encenadas nos teatros mais importantes da cidade.

Homenageando também os 200 anos do nascimento do compositor e dramaturgo alemão Richard Wagner, os telespectadores da GVT TV poderão assistir a primeira parte do documentário coproduzido pela DW Der Colón Ring – Wagner in Buenos Aires no sábado (11/05), às 14h15. A produção mostra uma versão abreviada das quatro óperas épicas de Wagner que foram montadas no Teatro Cólon, em Buenos Aires.

Sob o lema “Quando ideias se encontram”, o Ano da Alemanha no Brasil é um projeto que busca estreitar relações entre os dois países no contexto econômico, científico, político e cultural. Durante 12 meses serão realizadas diversas ações que trazem um pouco da cultura germânica e as possibilidades que esse país europeu pode oferecer.

Carlos Slim, dono da Claro e da Embratel, enfrenta protestos no Peru

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O magnata mexicano das telecomunicações Carlos Slim enfrentou protestos em sua visita à Lima, no Peru, ontem (03). O empresário, um dos homens mais ricos do mundo, é dono da Embratel, da NET e da Claro no Brasil.

Ele foi à Lima para participar do XI Encontro de Empresários da América Latina. O hotel onde se realiza o encontro foi cercado por dezenas de jovens que usavam máscaras de Slim. “Há um intruso em Lima”, dizia um dos cartazes carregados pelos manifestantes, que foram contidos pela polícia.

O organizadores do protesto alegam que o empresário mexicano construiu seu império controlando monopólios em vários países do mundo em serviços considerados essenciais, no setor de telecomunicações. Em seu país, Slim é apelidado de Midas, pela capacidade em transformar empresas decadentes em lucrativas.

Claro e AACD fazem parceria para incentivar doações

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A Claro fechou parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) com o objetivo de mobilizar clientes e funcionários a apoiarem os projetos da entidade assistencial.

Até o dia 10 de maio, cerca de 10 milhões de clientes da Claro, localizados nas cidades onde a AACD atende à população, receberão a seguinte mensagem de texto da operadora: “No dia das Mães, contribua com a AACD e ajude mães de filhos com deficiência física. Acesse www.aacd.org.brou ligue (11)5576-0849. A Claro apoia essa iniciativa!”

A ação faz parte do SMS Solidário, programa da Claro que visa incentivar clientes e os funcionários a aderirem às campanhas de cidadania e responsabilidade social.

Optimus atinge 300 Mbps com a evolução do 4G

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A Optimus anunciou ter alcançado nos seus laboratórios velocidades de 300 Mbps em download, usando as novas funcionalidades da evolução da tecnologia LTE-Advanced, para redes 4G. O operador prevê que a disponibilização de terminais comerciais compatíveis com o LTE-Advanced apenas se verifique, em quantidade, durante o segundo semestre deste ano.

No upload o operador diz ter atingido 70 Mbps, um aumento de 20 Mbps em relação ao máximo até hoje disponível. Ao permitir uma experiência de utilização de download que duplica o desempenho máximo atual, a tecnologia LTE-Advanced permitirá aos clientes Optimus baixar um CD de música (100 MB) em menos de 8 segundos, e um filme (1GB) em aproximadamente 60 segundos.

Os vários testes efetuados foram desenvolvidos em parceria com a Huawei Technologies e segundo um comunicado englobaram as tecnologias mais relevantes do LTE-Advanced: Carrier Aggregation e Uplink Coordinated Multipoint Transmission. Além de melhorar significativamente a experiência de utilização 4G, o LTE-Advanced permitirá reforçar a capacidade de rede nos pontos de utilização mais intensos.

Claro – “Claro TV. Você por dentro”

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Claro TV. Você por dentro” é a nova campanha da empresa de telefonia Claro, que tem como garoto-propaganda o jogador Neymar. A nova campanha da Claro para promover sua TV por assinatura vai ao ar no mês de maio. Ao todo são mais de 190 canais de TV, música e rádio. Claro que você vai poder assistir a este novo comercial antes de todo mundo agora: