28/09/2024
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Movimento cria nova fanpage da Oi FM

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A agência Movimento lança mais uma fanpage para a Oi: a partir de agora também responde pela página da Oi FM no Facebook. 

O objetivo é dar voz ao público, aproximar os colunistas da audiência, criar conteúdos próprios para o Facebook e apresentar a programação, que ganha cada vez mais força, a um número maior de pessoas.

Agora, é só aguardar até que a nova página seja lançada.

As pedras no caminho do 4G

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Daqui a exatos quatro dias, o Brasil entra oficialmente na era 4G das telecomunicações. Não necessariamente com o pé direito. Para que a quarta geração de telefonia móvel mostre realmente a que veio no País levará tempo. E também custará caro. O desafio maior está na infraestrutura que precisará ser disponibilizada para o pleno funcionamento da rede. Um esforço hercúleo que esbarra num calhamaço de leis tão restritivas quanto antigas e pulverizadas.

O imbróglio é tanto que, por ora, os serviços 4G, capazes de oferecer tráfego de dados 10 a 15 vezes mais rápido que os 3G, tiveram sua estreia marcada só nas cidades-sede da Copa das Confederações, leia-se Recife, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza.

Algumas operadoras, no entanto, queimaram a largada. A Claro foi a primeira a anunciar um portfólio de planos e aparelhos de quarta geração. E começou pelo Recife. A Vivo já anunciou suas estratégias e a Oi lançou seu portfólio 4G ontem (25). Do outro lado do balcão, os brasileiros aguardam tão ansiosos pela possibilidade de trafegar voz e dados sem tantos tropeços que, segundo o presidente da Anatel, João Rezende, nada menos que quatro milhões de celulares 4G deverão ser vendidos só até o fim deste ano.

Anatel multa Telefônica Brasil e Sercomtel por várias infrações

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A Anatel multou a Telefônica Brasil S/A em R$ 87,9 mil. A empresa foi punida por várias infrações, entre elas a ausência de documentos que comprovem a autorização expressa do usuário para ativação de serviços adicionais.

Em outro ato, a Anatel também multou a operadora Sercomtel Telecomunicações S/A. O valor da punição foi de R$ 7.900 por violação a dispositivos de duas resoluções do órgão regulador. Os despachos com as multas às duas empresas estão publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24).

No dia 18 deste mês, a agência multou a Embratel em R$ 1 milhão por várias infrações ao PGMU (Plano Geral de Metas para Universalização).

No dia 10 deste mês, a Anatel multou a TIM Celular em R$ 56,6 mil por descumprimento dos regulamentos dos Serviços de Telecomunicações, de Uso do Espectro de Radiofrequências e sobre Limitação da Exposição a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos na faixa de radiofrequências entre 9kHz e 300 GHz.

No dia 5, foi a vez da GVT receber uma multa de R$ 6,95 milhões por cobrança indevida de consumidores. A Anatel determinou que a empresa devolvesse em dobro “o que se pagou em excesso, acrescido dos mesmos encargos aplicados pela prestadora aos valores pagos em atraso”, afirma o texto sem informar detalhes.

No dia 1º deste mês, a agência multou a Claro em R$ 21,7 milhões e, em fevereiro, aplicou penalidade de R$ 34,26 milhões contra a Oi por descumprimento de metas.

Infraero e teles fecham acordo para 3G e 4G

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Assim como aconteceu com os estádios de futebol (especialmente para o atendimento ao torcedor que vai assistir as partidas na Copa das Confederações e na Copa do mundo de 2014) as teles chegaram a um acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, para a instalação de antenas nos aeroportos do país, de forma a viabilizar a oferta de conexões Wi-Fi. 

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as partes chegaram a um entendimento sobre valores. “Estávamos exigindo cobertura de telefone, 3G e 4G, mas tinha a questão das antenas. Havia um desacordo sobre o preço. Agora foi acertado”, explicou o ministro. 

A costura prevê que nos grandes aeroportos do país as operadoras deverão pagar um aluguel de R$ 3 mil para instalar as infraestruturas necessárias. Nos aeródromos de menor porte, o valor dessa mensalidade deverá ficar em, no máximo, R$ 1 mil. 

Em dezembro passado, o diretor de Rede da Vivo, Leonardo Capdville, já tinha anunciado a intenção das teles móveis (Vivo, Oi, TIM, Claro e Nextel) de atuarem de forma compartilhada para ampliar a oferta de acesso Wi-Fi nos aeroportos. Segundo ainda o executivo, haveria um piloto no Galeão e no Santos Dumont antes da Copa das Confederações. Com o acordo, agora, negociado, o Wi-Fi não ficará disponível apenas nos estádios das cidades-sede da Copa do mundo 2014, mas em todos os do pais.

CEO da PT vê grande potencial de crescimento no Brasil

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Zeinal Bava, CEO da Portugal Telecom (acionista da Oi no Brasil), vê grande potencial no desenvolvimento da rede de comunicações brasileira. Tais desenvolvimentos irão permitir à PT chegar a mais clientes com os seus serviços de internet, televisão e telefone.

De acordo com Bava, “os investimentos em infra-estrutura que antecedem Mundial 2014 e as Olimpíadas de 2016 irão levar a um enorme salto qualitativo nos serviços de telecomunicações no Brasil.

A Portugal Telecom está a apostar na sua subsidiária brasileira, a Oi, para compensar a queda de receitas no mercado doméstico. A Oi é a maior operadora de telefone fixo do Brasil e investe cerca de 20% do seu volume de negócios a cada ano, cerca de 3 mil milhões de dólares, no desenvolvimento da sua rede para oferecer serviços de televisão, internet e voz, no fixo e no móvel.

A penetração do mercado móvel no brasil atinge os 130%, ou seja existem 1,3 cartões SIM por habitante, ao passo que na internet de banda larga apenas atinge os 43%, afirmou o CEO da PT citado pela Bloomberg. “O México possuiu uma penetração de 75% na internet de banda larga, não existem razões para o Brasil não ter o mesmo valor, defendeu. Zeinal Bava acredita ainda que a penetração do ‘pay tv’ no Brasil irá triplicar.

Clientes de telefonia fixa das concessionárias usam cada vez menos o telefone

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Levantamento da Anatel mostra que o brasileiro está usando cada vez menos o telefone fixo. Segundo a análise da agência, que está embasando as discussões internas sobre o futuro do STFC, só no período de 2011 a 2012 o tráfego total, em minutos cursados, caiu 15,6% na telefonia fixa, de 98,16 bilhões de minutos por ano para 82,88 bilhões de minutos por ano. A causa do problema está no desempenho das concessionárias. Olhando-se apenas a realidade destas empresas (Oi, Vivo, CTBC e Sercomtel), a queda foi de nada menos do que 22,6% em um ano, passando de 71,22 bilhões de minutos para 55,14 bilhões de minutos.

Por outro lado, tráfego nas autorizadas (o que inclui GVT e a Net/Embratel) tem crescido um pouco. No ano passado, o aumento foi de 3%, indo de 26,94 bilhões de minutos para 27,27 bilhões de minutos no ano.

De 2008 até o final de 2012, segundo a análise da Anatel, a queda nos minutos locais trafegados pelas redes de STFC das concessionárias foi de quase 50% (em 2008, eram trafegados 112,49 bilhões de minutos; e caíram para 82,8 bilhões em 2012). No mesmo período, o tráfego local das autorizadas cresceu 65% (de 16,82 bilhões em 2008 para 27,74 bilhões em 2012).

Parte da queda do volume de minutos locais trafegados das concessionárias se explica pela perda de base de clientes para as autorizadas. Só no ano passado, as concessionárias viram sumir de suas bases de clientes nada menos do que 1,65 milhão de assinantes, o que foi um número recorde desde que esse processo começou. Mas independente disso, o consumidor de telefonia fixa está falando menos. Em 2008, um assinante de telefonia fixa das concessionárias falava, em média, 26% a mais do que um usuário de telefonia fixa de uma operadora competitiva. Eram 3,25 mil minutos por acesso ao ano contra 2,55 mil minutos por acesso ao ano das autorizadas. Em 2012, o assinante das autorizadas passou a falar uma média de 1,92 mil minutos ao ano, contra 1,84 mil minutos/ano do assinante da concessionária. No geral, todos os assinantes de telefonia fixa estão falando menos localmente. No market share, as autorizadas hoje abocanham um terço (33%) dos minutos locais cursados, percentual muito parecido com o share em total de acessos.

De 2011 para 2012, a queda no total de minutos médios falados por assinante de telefonia fixa foi de quase 20%. Se no final de 2011 cada usuário de STFC falava em média 2,28 mil minutos, no final de 2012 esse número era de, em média, 1,87 mil minutos.

Já o tráfego de longa distância nacional tem crescido. Segundo dados da Anatel, eram ao todo 32,26 bilhões de minutos trafegados ao ano em longa distância nacional em 2005, número que saltou para 68,36 bilhões em 2012. As concessionárias (nesse caso incluída a Embratel) tiveram um tráfego total cerca de 30 bilhões de minutos locais em 2012, contra 38,4 bilhões das autorizadas (aí incluídas as operadoras de celular). Só em 2012, o crescimento do mercado de longa distância nacional, em minutos trafegados, foi de 17%, com uma expansão muito parecida de concessionárias e autorizadas.

Já na longa distância internacional, a queda é constante. Em 2005 eram 658 milhões de minutos trafegados ao ano, número que ficou em 403 milhões em 2012. Só no ano passado a queda foi de 4%.

Por fim, o estudo da Anatel também mostra que os orelhões são hoje utilizados em uma proporção muito menor do que eram há alguns anos. Em 2007, o consumo em TUPs (Terminais de Uso Público) era de 700 milhões de créditos ao mês. Em dezembro do ano passado, esse número era de menos de 100 milhões de créditos ao mês.

São Paulo terá 4G da Vivo até o fim do mês

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A operadora Vivo lançará na próxima terça-feira, dia 30, sua rede 4G, nas cidades-sede da Copa das Confederações, conforme estabelecido nas regras do leilão da frequência de 2,5 GHz. Mas a operadora também iniciará a oferta comercial do serviço de banda larga móvel 4G em São Paulo. A rede 4G na capital paulista, a ser inaugurada oito meses antes do prazo estabelecido pela Anatel, cobrirá toda a cidade, mas com maior adensamento em algumas áreas.
A antecipação do início da oferta comercial do 4G em São Paulo, considerando os prazos da agência reguladora, faz parte do esforço da Vivo de estrear o segmento no maior mercado de telefonia móvel e internet do país, com 63,5 milhões de acessos.

A Claro já lançou sua rede 4G em Brasília, cobrindo 11 cidades (Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Campos do Jordão, Búzios e Parati). A Oi lançou ontem, no Rio de Janeiro, sua rede de banda larga móvel de próxima geração (mais informações sobre o lançamento ainda hoje aqui no portal). 

O serviço 4G da Vivo, será comercializado com o MultiVivo, pacote de dados que permite conectar até 6 devices no mesmo plano. O MultiVivo já está disponível para o 3G e 3G Plus.

Sindicato faz mobilização no portão da Oi em Campo Grande

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A decisão de caminhar pela mobilização ocorreu quando a direção da Fenattel – Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações se reuniu com a empresa e ouviu que a Oi não tem qualquer previsão para o cumprimento da exigência legal de pagamento do Placar, negociado com os Sindicatos e com a Federação, representativos dos empregados da empresa.

O sindicato ressalta que a Oi sempre honrou essa obrigação, pagando muitas vezes entre fevereiro e março do ano subsequente. Mas este ano ela mudou a estratégia e apesar de estarmos no final de abril ainda não se posicionou sobre o pagamento do benefício, mesmo faltando pouco mais de dez dias para ela se tornar inadimplente com o Acordo.

Diante da confirmação de que a empresa não tem previsão para o pagamento, a Fenattel e os sindicato filiados, entre eles o Sinttel-MS, decidiu convocar os trabalhadores da Oi para o Dia Nacional de Luta pelo Pagamento do Placar (PPR) nesta quarta feira, dia 24 de abril em todo o Brasil.

A categoria estará mobilizada em todos os prédios da Oi em todo país, com panfletagem, carros de som, bandas de música, faixas e cartazes, exigindo o imediato cumprimento do Acordo do Placar, uma vez que os acionistas já rece­beram os dividendos, a empresa atingiu suas metas operacionais, portanto nada justifica uma tentativa de prejudicar os empregados que contam com o dinheiro a que fizeram jus pela sua dedicação em 2012. A Fenattel, bem como o Sinttel-MS estão compromissados com o trabalhador em resolver esta questão pelo diálogo ou pela luta, se for preciso.

DEZ vai atender a Regional Sul da Oi

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A DEZ Comunicação é a agência escolhida pela Regional Sul da Oi para responder pelas estratégias de Comunicação e de mídia da companhia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Pela primeira vez, uma única agência esta cuidando do atendimento dos três estados.

Em 20 anos no mercado entre as mais importantes agências do Sul do País, o Grupo Dez Comunicação tem no DNA a criatividade e a inovação. Em outubro de 2009, com as redes sociais crescendo em alta velocidade, a Dez saiu na frente e criou a unidade de negócios ZOO, especializada em planejamento de estratégias, ações e publicidade no meio on line. No primeiro ano, a ZOO desenvolveu ações para clientes multinacionais, como a Microsoft e foi a a primeira a usar memes em campanhas, com destaque para o case da Keep Cooler, além de conquistar o primeiro lugar em “likes” e tendência de entretenimento por uma semana no Brasil. Neste mesmo ano conquistou a conta da DELL e hoje atende o programa Experts da companhia para fidelização de contas de SMB e mais dois departamentos de marketing da empresa. Entre os seus principais clientes também estão a Vinícola Aurora e o BarraShoppingSul. 

Pouco depois, a DEZ lançou a Trade ZED, unidade de negócios do Grupo sediada em São Paulo, desta vez focada em um segmento fundamental para alavancar os negócios: os pontos de vendas. Neste núcleo de inteligência e estratégia nos assuntos relacionados ao contato direto com o consumidor, com o shopper e os canais de distribuição e vendas, atende uma boa parte das frentes de negócios do grupo BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. O lançamento do Trakinas Shake para o grupo Kraft foi outro desafio liderado pela ZED . Também foi reconhecida, em 2012, com o Prêmio Popai Brasil por ação inovadora para os produtos da marca Perdigão, também do Grupo BRF. E já no início deste ano, planejou e executou as estratégias para o lançamento da linha Batavo Hidra, uma nova categoria de produtos no competitivo mundo dos sucos.

No segmento imobiliário, é autoridade no assunto e única a desenvolver um núcleo especializado, responsável por administrar mais de R$ 1 bilhão de VGV (Valor Geral de Vendas). Nos últimos cinco anos, foram mais de 50 lançamentos imobiliários. Entre os clientes estão: Cyrela Sul, OAS Empreedimentos, Alphaville e o mais recente, o Nex Group, formado por quatro incorporadoras.

Na unidade de Negócios voltada a publicidade e gestão de marcas, a Dez tem uma trajetória de conquistas de prêmios e é a única agência a figurar entre as 30 melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul e a única gaúcha entre as 20 melhores agências para se trabalhar no Brasil, segundo indicação do Instituto Great Place to Work em 2011. Em cinco edições foi destacada como Agência do Ano no Prêmio Colunistas RS, em 2010 foi reconhecida pela Rede Globo no 33º Profissionais do Ano – Região Sul, já foi a Melhor Agência fora do eixo Rio-São Paulo no Festival Brasileiro de Propaganda da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Em 2012, teve dois anúncios destacados na revista de publicidade mais respeitada do mundo, a ARQUIVE. 

Entre os principais clientes do grupo estão: BRF, Microsoft, Fiat, Goldsztein, DELL, OAS, Cyrela, Alphaville, Cota, Grupo Kepler Weber, Angeloni, Vinícola Aurora, Massey Ferguson, Kimberly-Clark, Barra Shopping Sul, Universidade Feevale, Bienal do Mercosul, entre outros.

Retirada de orelhões causa polêmica de município no Piauí

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Dando continuidade a postagem anterior falando sobre orelhões, vamos a mais um problema. O empresário Gama Rodrigues chama a atenção das autoridades do município de José de Freitas – PI sobre a retirada de telefones públicos de pontos estratégicos do centro da cidade. O fato vem sendo registrado nos últimos 20 dias. 

“A Oi há alguns dias vêm retirando orelhões de nosso município, o último local escolhido foi à rodoviária. Esse telefone servia aos passageiros há mais de vinte anos, tinha uma grande utilidade” justifica.

Gama informou que a presidente de uma das associações de moto taxistas, a Sra. Ana Lúcia, esta fazendo um abaixo-assinado para que seja providenciado o retorno do orelhão o mais rápido possível.