28/09/2024
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Moradores precisam sentar no chão para usar ‘orelhão’ em Santos

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Um orelhão com a base quebrada chama a atenção das pessoas que passam pela rua Senador Dantas, na esquina com a rua Torres Homem, em Santos, no litoral de São Paulo. Mesmo torto, ele continua funcionando, mas oferecendo perigo para a população.

O equipamento está instalado bem na esquina das ruas. A base do telefone público está quebrada e o aparelho acabou caindo totalmente no chão. Segundo os moradores, ele continua funcionando, mas para fazer ligações ou atender só mesmo se abaixando. Ainda de acordo com os moradores, o telefone está nessa situação há mais de 10 dias.

A Telefônica|Vivo, responsável pelos orelhões da cidade, disse que vai enviar uma equipe técnica no local para avaliar o que aconteceu com o equipamento e refazer a instalação do aparelho.

CTBC se prepara para atender as regras do PGMC para atacado

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A CTBC (Algar Telecom) divulgou um comunicado à CVM em que marca para o dia 9 de maio uma assembléia geral extraordinária para deliberar sobre a alteração do estatuto social da companhia para criação do cargo de diretor de negócios atacado. O objetivo da CTBC é se adaptar ao Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) no que diz respeito à oferta de atacado.

O conselho também votará a extinção do Comitê Especial Independente do Estatuto Social da Companhia, uma vez que o grupo já teria concluído o estudo de viabilidade da incorporação da Companhia de ações de suas controladas CTBC Celular e CTBC Multimídia Data Net.

Sky é condenada por não deixar funcionários irem ao banheiro

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A empresa de TV por assinatura Sky terá de indenizar um ex-funcionário em R$ 10.000 por restringir suas idas ao banheiro. A decisão foi informada pela 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que manteve um parecer do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.

A ação relata que o empregado, que trabalhava no atendimento telefônico da Sky, pediu uma indenização em função de constrangimentos sofridos no ambiente de trabalho. Segundo ele, seu supervisor mantinha uma bandeira em sua mesa: caso estivesse hasteada, as idas ao banheiro estariam autorizadas, mas ninguém poderia satisfazer suas necessidades fisiológicas se a bandeira estivesse deitada.

Com base em provas testemunhais, a Justiça confirmou a queixa do empregado. As evidências também apontaram que o critério adotado para que a bandeira ficasse levantada era o número de assinantes aguardando atendimento na linha. A princípio, a sentença foi dada por um juiz trabalhista. Posteriormente, a decisão foi mantida pelo TRT-SP, que alegou que o controle de idas ao banheiro “exorbita os limites do legítimo exercício do poder diretivo e fiscalizador e redunda no abuso de direito e consequente ilicitude da pratica”.

Depois da decisão do TRT-SP, a Sky recorreu ao TST, que afirmou que os empregados precisavam de permissão para ir ao banheiro, mas que a prática não poderia ser considerada um dano moral. Mas, para o relator do processo, o ministro Brito Pereira, a alegação da empresa não pode ser admitida. “A restrição ao uso do toalete, no caso em exame, resultou em prática de tratamento degradante, cabendo ao empregador conceber rotinas que não acarretem humilhação ao empregado”, afirmou ele.

GVT responde a cliente com juras de amor

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Em 2011, o Bradesco trocou um poema com um cliente e virou case em tratamento com o usuário nas redes sociais. Agora, a GVT é quem ganha destaque com uma resposta enviada a um usuário no Facebook.


Já seguiu o @minhaoperadora no Twitter?

Tudo começou quando o social media Tarcisio Cavalcante utilizou a rede social de Mark Zuckerberg para declarar que sentia falta dos serviços da operadora, pois está impedido de utilizá-los graças a um entrevero técnico em sua casa. 

“Sinto sua falta. Quando nossa casa estiver finalmente com os seus tijolos erguidos e puder receber a fresca da sua antena que não pode ser instalada numa parede de madeira, aquela enjoada que atrapalhou nossa relação […] fique sabendo: Ainda te teremos de volta”, declarou o usuário em tom romântico.

A postagem foi no domingo, mas nesta terça-feira, a GVT, marcada no post original, respondeu no mesmo tom.

“Por motivos técnicos de incompatibilidade entre minha antena e sua madeira, tivemos que nos separar momentaneamente”, disse a empresa num post que já conta, até o momento, com mais de 450 likes contra pouco mais de 18 da reclamação original.

E não parou por aí. Vendo que a empresa respondia diversas postagens, alguns usuários começaram a marcar a companhia em outros posts para ver a reação. 

Renato Andrade, conhecido blogueiro cujo nickname é Renato Bacon, aproveitou a oportunidade para mandar um soneto à GVT. 

“Ainda que eu sonhe com você em minha vida
Ainda que um dia eu venha a enfim te ter
Esse sonho, porém, ainda está na torcida
Pois seu serviço não foi capaz de me atender.”

Recitou o rapaz lamentando o fato da marca não atender o Rio de Janeiro.

A GVT respondeu:

“Caro Renato,
Adoraríamos tê-lo como cliente, de fato
Não é negligência ou preconceito
Poderia se tratar de uma mansão ou de uma cabana no meio do mato
Tentamos atender a todos, prestando um serviço bem feito.

Porém, no momento não temos previsão para cobertura nessa região
Não se preocupe, pois o seu interesse foi registrado
Sempre que tivermos novidades postaremos em nossos canais oficiais de comunicação
Basta nos seguir, fique ligado!”

Nem tudo são flores para a GVT.

Uma das usuárias, Juliana Rosseto, fez questão de emplacar um soneto criticando a empresa.

“Renato, meu amigo, não reclame
Não sabe a sorte que tem.
Não queira vir pra essa operadora infame
E passar raiva também.

Aqui você paga quinze mega e leva cinco
Interurbano não completa, é um castigo.
O modem trava, acredite, eu não minto
E se eu tento ligar, ninguém fala comigo.”

A gestão de relacionamento via redes sociais da marca é feita em parceria pelas equipes de CRM (Atendimento ao Cliente) e Marketing Digital. Segundo Sergio Coelho, Gerente de Marketing Digital da GVT, atualmente a empresa possui uma equipe de aproximadamente 30 pessoas que trabalham no projeto de redes sociais.

“Nós buscamos ser sempre amigáveis, atenciosos e ao mesmo tempo eficazes na solução das solicitações dos nossos clientes. Nesse caso, fomos abordados pelo cliente de uma forma divertida, simpática, e que mostra o reconhecimento do cliente a qualidade dos nossos serviços”, diz o executivo. 

Segundo Coelho, a orientação passada à equipe de atendimento é que atenda ao cliente de uma forma que ele perceba que há pessoas interessadas e atentas às necessidades deles.

“Por isso esse tratamento mais humanizado e personalizado nas respostas dadas pelos perfis da GVT nas redes sociais”, finaliza.

Valente é reeleito presidente da Telefônica/Vivo até 2016

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A Telefônica Brasil (Vivo) decidiu em reunião do conselho de administração pela reeleição de Antonio Carlos Valente para o cargo de presidente do conselho e diretor presidente da companhia. Assim, Valente permanece no comando da operadora no País até a realização de nova assembleia geral ordinária, em 2016. O executivo está no cargo desde 2007, respondendo também pela Vivo desde a fusão das duas teles, em maio de 2011.

O diretor geral e executivo continua sendo Paulo Cesar Teixeira, enquanto Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira também fica no cargo de secretário geral e diretor jurídico até 2016. O conselho de administração da Telefônica ainda indicou o espanhol Alberto Manuel Horcajo Aguirre para o cargo de diretor de finanças, controle e de relações com investidores na companhia. Ele deverá ser eleito e empossado assim que conseguir a autorização do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, e o mandato seguirá também até 2016. Até que isso aconteça, quem fica com a função interinamente é Paulo Teixeira.

Claro fecha acordo com Sony Pictures

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A Claro informou que fechou uma parceria com a Sony Pictures Entertainment para fortalecer seu serviço de videolocadora online. A partir de agora, os filmes e séries da Sony estarão disponíveis no serviço Clarovideo. O acordo faz parte da estratégia da empresa em expandir esse segmento de negócios.

O Clarovideo permite que o usuário tenha acesso ao conteúdo por meio de diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e PCs, com a possibilidade de conectá-los em uma TV.

A Claro, operadora do grupo América Móvil, acaba de lançar sua rede de banda larga móvel 4G, que por propiciar maior velocidade de conexão, propicia melhor experiência de consumo de vídeo streaming, o que favorece a venda do produto de locadora online.

Sky Livre está na mira da Anatel

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A Anatel está avaliando de forma multidisciplinar a oferta Sky Livre, em que a operadora de TV por satélite vende a parabólica por um preço fixo e oferece o acesso a alguns canais da TV aberta, outros de cortesia e rádio sem cobrança de mensalidade. 

“Este é um assunto multidisciplinar e prefiro não me posicionar nesse momento, mas a Anatel terá uma posição em breve”, afirmou Angela Catarcione, gerente geral de regulamentação, outorga e licenciamento de serviços por assinatura da Anatel.

Angela participou de evento da NeoTV em São Paulo, onde a possibilidade de outras prestadoras do serviço de acesso condicionado prestarem, de forma regular, serviço semelhante foi levantada. Aos presentes, a gerente geral de regulamentação de serviços por assinatura deixou claro que o serviço ainda não deve ser praticado por outros players, uma vez que a agência ainda não se posicionou se o modelo é aceitável pelas regras do país. 

Como o serviço pressupõe contrato de adesão, parcelas e periodicamente a Sky revalida os cadastros dos clientes, além de utilizar a estrutura da oferta de TV por assinatura, o serviço pode ser irregular ao não estar enquadrado como tal. Diante da dúvida da entidade reguladora, a posição é não deixar o modelo se espalhar para evitar impacto maior de uma futura decisão. 

A Sky vende as parabólicas do Sky Livre por valores que variam de R$ 399 a R$ 649, parcelados em dez vezes. São oferecidos até 23 canais entre alguns da TV aberta, outros públicos e alguns de cortesia, além de até 13 rádio, a depender da região. 

Para os operadores independentes, a oferta de um serviço mínimo sem cobrança de mensalidade é uma oportunidade de entrar na casa de clientes em potencial, que eventualmente farão assinatura de pacotes ou utilizarão o serviço de forma pré-paga. 

Procurada por nossos colaboradores, a Sky ainda não se posicionou sobre o assunto.

TIM é multada por propaganda enganosa

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A operadora TIM foi multada em R$ 93.955,00 por ter promovido propaganda enganosa. O fato foi constatado durante uma operação realizada pelo Procon de Londrina em dezembro do ano passado, mas a decisão de multa foi publicada na edição desta segunda-feira (22) do diário oficial do município. 

A infração tem como base dois fôlderes em que planos e aparelhos são colocados em oferta sem a correta indicação de preços, induzindo o consumidor a erro. 

No primeiro folder, “Embarque no TIM Liberty de smartphone novo”, aparecem ofertas de quatro aparelhos no valor de R$ 69 a R$ 158 por mês, sem especificar a necessidade de fidelidade ao plano por um período e sem especificar qual seria o custo do aparelho e do plano. No outro folder, também não estão separados os custos de cada produto/serviço, além de exigir “um cálculo de relativa complexidade envolvendo quatro números diferentes”. 

O valor da multa deve ser depositado no Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Telefônica nega compartilhamento com KPN

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A operadora de telecomunicações Telefônica (controladora da Vivo no Brasil) não negocia com o grupo holandês KPN sobre o compartilhamento de suas redes móveis na Alemanha, afirmou um alto executivo da companhia espanhola.
“Não há discussões ativas com a KPN sobre esse assunto agora”, disse o diretor de estratégia e alianças da Telefônica, Eduardo Navarro, a repórteres. “Na Alemanha temos uma vantagem competitiva sobre a KPN, que é a nossa rede 4G. Então qualquer acordo teria que preservar essa vantagem”, acrescentou.
Os comentários do executivo amenizaram expectativas de um acordo para compartilhamento de rede para a subsidiária da Telefónica na Alemanha, a O2, e a E-Plus, da KPN, que ajudaria a reduzir investimentos para os dois altamente endividados grupos.

Porém, foi divulgado mais cedo pela imprensa holandesa neste mês que as discussões sobre tal acordo deveriam ser reabertas.