27/09/2024
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FMUSP desenvolve projeto de Tablet da Saúde

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Um projeto em desenvolvimento na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) pretende usar a tecnologia para valorizar os profissionais da saúde. A meta é fornecer aos trabalhadores da área um tablet conectado a internet por um modem 3G, que permita o acesso direto ao conteúdo acadêmico e científico produzido pela FMUSP, o maior centro de referência em estudos médicos no País. O dispositivo, batizado de “Tablet da Saúde” é a parte prática do Programa de Valorização dos Profissionais de Saúde por Educação Interativa a Distância e Teleassistência.

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O programa é uma iniciativa que procura potencializar os efeitos positivos do conteúdo produzido por intermédio da disciplina de Telemedicina da FMUSP para uma parcela maior da sociedade. Para tanto, criou a chamada “Nuvem do Conhecimento da Saúde”, uma plataforma digital que armazena vídeos, cursos e materiais interativos criados pelos especialistas. 
O “Tablet da Saúde” funciona como uma janela para esta “nuvem”. Nas mãos de profissionais de saúde em atuação no campo de trabalho, o aparelho abre muitas possibilidades e pode viabilizar, por exemplo, cursos de educação profissional continuada ou web conferências com especialistas em determinados assuntos. O dispositivo pode ser utilizado tanto pelos profissionais como também por universitários, em qualquer ambiente, hospitalar ou não.

“O Tablet da Saúde trabalha com o conceito de saúde móvel. Além de reprodução dos conteúdos, o dispositivo pode trabalhar também de maneira autônoma. Ele tem a capacidade de funcionar como uma máquina fotográfica que registra uma determinada situação problema. Com acesso a internet, esta imagem poderia ser enviada para profissionais especializados alocados em algum centro de referência que poderiam fornecer um grande suporte para o médico que está em campo”, explica o médico Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina da FMUSP.
Como pode ser usado de vários modos, o Tablet da Saúde está focado hoje em três projetos-piloto. Os primeiros testes começarão em maio, em parceria com outras disciplinas da FMUSP e também com instituições fora da USP, como as Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública. A disciplina de Telemedicina atuará em conjunto com serviços de saúde, dentro e fora do ambiente hospitalar, focados em “Atenção Primária”, “Saúde do Idoso” e “Emergências”.

No último dia 20 de março, a FMUSP formou também outra aliança para o desenvolvimento deste projeto. A Vivo passou a ser parceira da USP.. Inicialmente, a empresa forneceu 60 chips 3G Plus, que serão diretamente utilizados nos primeiros testes.

Segundo Wen, a aliança formada com a Vivo é importante para a FMUSP e, mais especificamente, para o projeto do “Tablet da Saúde”. Mas não apenas pelo fornecimento dos chips. “Certamente, teríamos condições de adquiri-los por conta própria. A aliança é muito importante sim pela possibilidade de expansão dos recursos tecnológicos para a ampliação do projeto. Temos de saber exatamente quais os benefícios efetivos que a tecnologia atual pode oferecer. Para a Vivo, também é um aprendizado importante, para adequação dos seus produtos para as necessidades da saúde brasileira”, explica.
A disciplina de Telemedicina conta hoje com a colaboração de profissionais de diversas áreas, como design gráfico 3D, design de comunicação educacional (comunicação digital e audiovisual) e tecnologia da informação e, há mais de dez anos, trabalha na produção de conteúdos. Wen afirma que o objetivo destes primeiros testes é garantir que o Tablet da Saúde possa chegar, em um futuro próximo, às mãos de todos os profissionais de saúde brasileiros.

“A FMUSP tem hoje 1.500 vídeos educacionais de alta qualidade, produzidos por seus dois Centros de Produção Digital. Porque não valorizar isso? Queremos mostrar para o governo que o Tablet da Saúde, como parte do Programa de Acessibilidade Digital em Saúde (PADS), é viável e pode ser um importante aliado para a promoção da saúde no Brasil. Mais do que isso, o dispositivo pode representar a recuperação do orgulho para os profissionais de saúde no País”, conclui Wen.

Samsung oficializa lançamento do Galaxy S4 no Brasil

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Após várias especulações de chegada para o dia 26 de abril, o gadget Galaxy S4 teve seu lançamento no Brasil oficializado pela fabricante Samsung para o próximo dia 30 de abril, conforme veiculado pela companhia neste último fim de semana.
O suposto lançamento no dia 26/04 havia sido apontado durante o anúncio do smartphone, na metade de março, quando um executivo da Samsung brasileira relatou que o produto chegaria no fim de abril.

A princípio, a estimativa para o dia 26 de abril era autêntica por coincidir com a data de lançamento global do aparelho. Contudo, com os procedimentos de homologação do modelo em território brasileiro e a preparação para as vendas, foi necessário atrasar a chegada para o próximo dia 30.

De acordo com as informações da Anatel, o Galaxy S4 teve sua homologação decretada durante o último dia 28 de março, em duas variantes: uma versão 3G+ com chip octa-core e outro modelo 4G com processador quad-core.

Já a pré-venda do novo high-end da Samsung ainda não teve início no país, mas as operadoras Claro e Vivo já começaram a atrair os consumidores através de cadastramento de interessados em suas páginas oficiais. (saiba mais aqui)

Agora, com a nova previsão para o dia 30 de abril, o lançamento oficial é aguardado para acontecer em um evento especial promovido pela Samsung, na cidade do Rio de Janeiro.
Em relação aos valores, o preço sugerido até o momento é de aproximadamente 2.400 reais para a versão desbloqueada com conexão 3G e cerca de 2.500 reais para o equipamento desbloqueado compatível com banda larga 4G.

Além do chip octa-core na versão 3G+, o Galaxy S4 ainda exibe câmera de 13 megapixels, tela de 5 polegadas em alta definição, bateria com 2.600 mAh, espessura de apenas 7,9 milímetros e peso de 130 gramas.

GOL adota sistema de check-in pelo celular

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A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, que, desde seu surgimento inovou com a venda online de passagens, tem feito fortes investimentos em soluções para migrar o check-in do balcão para os canais de autoatendimento, envolvendo a coparticipação de seus clientes.

Para atingir esse objetivo, a companhia distribuiu o check-in em três canais de autoatendimento: os quiosques espalhados pelo saguão dos aeroportos, a internet e o celular. Após quatro meses de desenvolvimento e testes, a instituição do check-in pelo celular, por meio do SMS (Short Message Service), aconteceu em 2008 com a implantação do Check-In Mobile. A solução foi desenvolvida pela e-Deploy, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de aplicações móveis e hosting, que além do aplicativo, monitora e presta o suporte técnico à companhia.

“A solução da e-Deploy foi desenvolvida para que os clientes possam realizar o seu próprio atendimento de check-in e, caso não tenham bagagens a despachar, sigam diretamente ao portão de embarque”, destaca o diretor de TI da GOL, Paulo Palaia.
Todo o sistema foi desenhado e concebido para a plataforma móvel e contempla uma inteligência de reporte à companhia. Quando o cliente faz sua solicitação de check-in, por contingência, o sistema hospedado na e-Deploy dispara a confirmação aos computadores da companhia aérea e garante a reserva do passageiro. Com isso, caso falte bateria no celular ou qualquer outra ocorrência, o cliente pode seguir até o aeroporto e terá seu embarque garantido.
O desenvolvimento da aplicação foi feito por profissionais da GOL, desenvolvedores da e-Deploy e contou, no período de testes, com o apoio da operadora de telefonia celular Oi. Agora, o foco da companhia é iniciar uma fase de experimentação para que as passagens possam ser emitidas 100% via celular, com solicitação e confirmação.

Usuários da GVT reclamam de instabilidades na tarde de hoje

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Consumidores de diversas localidades do país relatam na tarde de hoje uma instabilidade nos serviços de internet da operadora GVT. Além de ficar completamente offline para alguns, muitas pessoas afirmaram que a conexão permaneceu instável durante toda a tarde.

Além disso, serviços da Google, por exemplo, ficaram inacessíveis durante um bom período do dia. Até o presente momento a empresa ainda não confirmou quais são as possíveis causas da instabilidade. Fique ligado no #Minha Operadora que, caso surjam informações adicionais sobre o assunto, atualizaremos aqui.

Você também teve problemas com a GVT na tarde de hoje? Participe compartilhando a sua experiência nos comentários.

Vivo investirá R$ 25 milhões em Sorocaba

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Para acompanhar o crescimento econômico de Sorocaba, a empresa de telefonia Vivo investirá R$ 25 milhões na cidade neste ano. Com relação ao montante investido no município durante 2012 (R$ 18,7 milhões) houve crescimento de 25%. Serão construídas cinco novas antenas para ampliação do sinal 3G e há um plano de obras para novos cabeamento da cidade e manutenção dos já existentes. O valor contempla ainda a concorrência para fornecimento da infraestrutura de telecomunicação do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), licitação que deve ser aberta em breve.

Como explica o diretor nacional para Pequenas e Médias Empresas da Vivo, Raphael Denadai Sanchez, os investimentos contemplam os segmentos residencial e comercial. “Sorocaba é uma cidade que recebe uma atenção específica por conta desse momento interessante”, comenta. Segundo ele, os investimentos são feitos para que a empresa acompanhe o crescimento econômico da cidade que acaba de receber uma montadora de automóveis e inaugurou recentemente um parque tecnológico.
Fornecer a infraestrutura de telecomunicação para o PTS é outro objetivo da empresa em Sorocaba. Sanchez lembra que o parque conta com a presença de diversas universidades e laboratórios de alta tecnologia. “São entidades que vão precisar de uma rede de Telecom rápida, eficiente e segura”, pondera o diretor. Ele explica que o município fará licitação para a concorrência e o custo estimado é de R$ 1 milhão.
Parte do investimento feito na cidade será para ampliar o sinal 3G. Sanchez explica que a medida é necessária por conta do aumento de aparelhos e planos para celulares que demandam acesso rápido à internet. “Temos a liderança com 58% do mercado sorocabano. Precisamos manter essa posição e realizar investimentos, para isso, é fundamental”, ponderou. Segundo ele, durante o ano passado, a empresa aumentou em 60% a capacidade de acesso à rede 3G na cidade.

A construção de cinco estações rádio base vai aumentar ainda mais a capacidade de acesso rápido à web por meio da operadora. O diretor explica que essas estações são antenas para ampliar o sinal 3G. As construções devem ser concluídas no ano que vem e cada unidade terá custo entre R$ 300 mil e R$ 1 milhão. Sanchez informa que duas já tem local definido e ficarão no bairro Ana Maria e próximo à rodovia Castelinho as outras estão ainda no processo de negociação.

Cliente da TIM perde a paciência e bota a boca no trombone

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Há alguns meses circula aqui na internet um vídeo de uma cliente da operadora TIM indignada com os serviços prestados pela empresa. Devido a algumas questões burocráticas não exibimos o desabafo da garota antes por aqui. Mas agora chegou a hora! Se você ainda não viu, pode assistir agora abaixo:

ATENÇÃO: O vídeo pode não ser recomendado a todos os públicos pois contém linguagem imprópria.

      

Você concorda com as palavras da moça? Ela parece revoltada mesmo não é? O que você acha da operadora TIM? Por favor, conte o que achou nos comentários…

Claro sai na frente com a tecnologia 4G. E agora?

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A bola só entra em campo daqui a dois meses, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Mas a Copa das Confederações, desde já, começa a fazer parte da vida dos consumidores brasileiros. Na semana passada, a Claro saiu na frente na disputa com as demais concorrentes e lançou a tecnologia 4G nas seis cidades-sede do campeonato que serve de teste para a Copa do Mundo de 2014. As regiões que contam a partir de agora com o serviço de quarta geração da telefonia, cuja velocidade de conexão pode ser até dez vezes superior à atual, são Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Salvador.


Essas cidades se somam a Porto Alegre, Curitiba, Paraty, Campos do Jordão e Búzios, locais onde a Claro lançou experimentalmente a tecnologia há alguns meses. Ao todo, agora, são 11 localidades cobertas pelo 4G da operadora. “Até 31 de dezembro deste ano chegaremos também à totalidade das cidades-sede da Copa do Mundo”, disse em entrevista à Dinheiro Carlos Zenteno, presidente da Claro. As sedes do principal evento de futebol do mundo são, além dos municípios que receberão a Copa das Confederações, São Paulo, Manaus, Natal, Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba. Essas duas já são atendidas pela companhia. 
Todo esse processo de implantação da tecnologia exigirá da Claro um investimento de R$ 1,5 bilhão. A cobertura do serviço alcançará 60% do território de cada uma dessas regiões, o que corresponde ao percentual mínimo estabelecido em contrato com a Anatel. “Tivemos um processo bem difícil até aqui, considerando que havia poucos meses para fazer a instalação”, diz o executivo. “Implantar uma nova rede é sempre algo muito complexo.” A operadora controlada pela companhia mexicana América Móvil, do empresário Carlos Slim, deu a largada e, em breve, deve ser seguida pelos concorrentes.

Isso porque o cronograma estabelecido pela Anatel para o início do 4G no Brasil estipula que as empresas (além da Claro, adotarão a tecnologia a Vivo, a Oi e a TIM) iniciem a oferta do 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até 30 de abril. Caso passem da data, elas perdem o valor que pagaram à Anatel como garantia, e a agência definirá uma multa. A operadora Vivo deve apresentar seu serviço na data-limite. Já a Oi, que dividirá a mesma infraestrutura de tecnologia com a TIM, pode anunciar seus pacotes ainda nesta semana. “As operações comerciais e o atendimento aos clientes de cada uma das empresas serão completamente independentes”, afirma a empresa italiana, por meio de comunicado. 

“Cada companhia será responsável pela prestação dos seus serviços e por garantir a qualidade a seus respectivos usuários.” Por se tratar de uma inovação que requer investimentos polpudos, o retorno financeiro deve demorar a chegar ao caixa das empresas, além de dificultar a recuperação dos recursos destinados às redes de 3G (instaladas no País em 2008), que ainda nem se pagaram. “O total investido na atual infraestrutura de 3G deve voltar aos caixas das operadoras somente daqui a dois anos”, diz Samuel Rodrigues, analista de telecomunicações da consultoria IDC. O tempo para reaver o investimento na quarta geração, no entanto, deve ser mais curto.

“O 4G deve se pagar em cerca de três anos, porque hoje os consumidores brasileiros já adquiriram a cultura de usar a internet pelo smartphone.” Para recuperar mais rapidamente a verba investida, é preciso vencer alguns desafios. O primeiro deles é ter uma boa variedade de aparelhos que comportem o 4G, o que pode não acontecer rapidamente. Essa frequência de conexão está disponível, hoje, em poucos modelos de celulares no mercado. No caso da Claro, o portfólio de produtos adaptados contempla somente o Samsung Galaxy S III 4G, o Nokia Lumia 820 e o Motorola Rarz HD. “Vamos lançar uma campanha nos próximos dias com promoções de aparelhos com 4G”, afirma Zenteno. Os usuários que já possuem um smartphone apto à nova tecnologia podem migrar do atual plano 3G. 

Enquanto os planos da terceira geração custam a partir de R$ 29,90 para celulares, os de 4G serão comercializados por um valor médio de R$ 79. A transição em massa para o 4G agora, porém, não convém às empresas, porque isso exigiria muito das novas redes num momento de implantação do sistema, segundo Rodrigues. “Como estratégia, elas devem fazer essa mudança com parcimônia”, afirma. “O provável é que elas reduzam o preço dos planos de 3G e criem pacotes mais sofisticados para o 4G”, diz. Por essa razão, a nova tecnologia deve chegar primeiro a bairros nobres das cidades atendidas. A cautela pode ser um bom remédio para evitar grandes dores de cabeça nos períodos iniciais da implantação do sistema e, assim, garantir um serviço de qualidade aos consumidores.

Deputado requer moção de repúdio à operadora Oi

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Insatisfeito com o ruim serviço prestado pela operadora de telefonia Oi, o deputado estadual (RO) Cláudio Carvalho, apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa requerimento de Moção de Repúdio à empresa.

“A empresa Oi oferece um péssimo serviço de telefonia móvel, descumprindo o que oferece aos usuários em contrato. A má qualidade pode ser medida pelo número de reclamações, ocasionadas por falhas nas chamadas e dificuldades de se completar as ligações”, disse Carvalho.

O parlamentar é mais um a cobrar melhorias da empresa que presta serviço de telefonia móvel ao Parlamento Estadual. “Sei que houve uma licitação e um contrato com a Casa. Mas, não se pode contratar um serviço que não é prestado”, completou.

O deputado assegurou que a sua posição é em defesa de todos os consumidores, que na visão dele, hoje são lesados pela empresa. “Não apenas nós deputados, mas quem é usuário da Oi está com dificuldades, mesmo pagando por pacotes de serviços caros”, observou.

A matéria seguirá para apreciação em plenário e Cláudio Carvalho quer que seja enviada cópia à Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon), para alertar sobre o descumprimento de metas na qualidade de prestação de serviços de telefonia celular pela empresa Oi.

Trio armado leva 50 celulares e R$ 500 de loja da TIM

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Três homens armados roubaram 50 celulares e R$ 500 da loja da TIM, no Centro de Rio Largo – AL.

Segundo informações colhidas pelo 8º Batalhão da Polícia Militar, no local do crime, os acusados não foram identificados e após cometerem o assalto fugiram sem dificuldades.

A polícia realizou rondas pela região, porém ninguém foi preso.

Série: Tudo em Família – Ep. 06

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Nesse episódio vemos toda a família criando uma tragédia em cima de coisas que aconteceram e que não são nada demais. A mãe reclama da atitude da família, até que a tragédia acontece com ela. Nós do portal e da Oi desejamos que você aprenda bastante ao mesmo tempo que se diverte sobre os benefícios dos planos da operadora!