27/09/2024
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Operadoras já têm cadastros abertos para o smartphone mais potente do mundo

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Caso você seja uma das pessoas ansiosas para colocar as mãos em um Samsung Galaxy S4 novinho, vai ser necessário esperar por mais alguns dias, já que o aparelho vai chegar às lojas brasileiras somente no dia 26 de abril. No entanto, duas operadoras já abriram cadastros para que você receba informações diversas sobre o smartphone.

A primeira a ter esta iniciativa foi a Vivo, sendo que ela está requisitando o nome, CPF, número de celular, email e a identificação como cliente ou não. Enquanto isso, a Claro está sendo um pouco mais “exigente”, já que ela pede dados específicos, como a data de nascimento, gasto mensal com telefonia e até mesmo o melhor horário para falar com a pessoa.

MPF recomenda que Oi instale orelhões em comunidades indígenas

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O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação a Oi para que instale telefones públicos em comunidades indígenas com mais de 100 habitantes. A recomendação quer que a empresa informe em até 10 dias, quais comunidades indígenas ainda não dispõem de Telefone Públicos, bem como, que proceda no prazo de 30 dias a elaboração e apresentação do plano de instalação.

O cronograma de execução deve ser no prazo de 90 dias. Segundo a assessoria de Comunicação do MPF, expedidas 11 recomendações para instituições públicas e empresas privadas em benefício aos povos indígenas.

Receita da América Móvil no Brasil aumenta, mas lucro cai

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A América Móvil apresentou nesta anteontem (19) os resultados financeiros de suas operações, incluindo as do Brasil, onde é dona da Claro, Embratel e NET Serviços. A receita do grupo mexicano no país aumentou 3% na comparação ano a ano para R$ 7,9 bilhões, puxada pela TV paga e dados móveis. O lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi 3,1% menor na comparação ano a ano, e somou R$ 1,9 bilhão, sendo que a margem caiu para 24,6%.
Enquanto a receita com linhas fixas e outras fontes aumentou 6,4%, a receita com serviços sem fio (wireless) caiu 3,3%. Considerando os serviços separadamente, a TV paga foi a que registrou maior aumento da receita (21,4%), seguida pela receita da banda larga móvel (13,9%) e receita com internet fixa (7,2%). Mas a queda no preço médio por minuto dos serviços de voz caiu 27,3% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, para R$ 0,9. 

O grupo de Carlos Slim informou que sua base de usuários de serviços móveis (wireless) no Brasil aumentou em 1,1 milhão nos três primeiros meses do ano, somando 66,3 milhões, o que significou aumento de 1,6%, em relação ao registrado em dezembro de 2012 e 7,7% superior à base registrada em março do ano passado. Desse total de novos acessos líquidos, 347 mil são clientes pós-pagos, sendo que esta base cresceu 4,3%, enquanto a base de pré-pagos cresceu 8,5%, na comparação ano a ano. A receita média por usuário (Arpu), no entanto, caiu 11,1%, de R$ 17 para R$ 15. O churn diminuiu de 3,7% no primeiro trimestre de 2012 para 3,1% de janeiro a março de 2013. 

Na telefonia fixa, a operação brasileira as unidades geradoras de receita (UGRs) cresceram 18,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado e 3,8% superior ao de dezembro, totalizando 29,6 milhões. Os serviços de TV paga e banda larga foram os principais responsáveis pelo avanço, com alta de 24,1% e 22,7% nas UGRs, respectivamente. Os serviços triple-play representaram 58% das adições no trimestre. 
O lucro antes de pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) do grupo América Móvil somou 63,8 bilhões de pesos mexicanos (R$ 10,4 bilhões), valor 6,8% inferior ao registrado no mesmo trimestre de 2012. O lucro líquido de 26,871 bilhões de pesos mexicanos caiu 17,4% na comparação ano a ano. 

A receita de serviços nos três primeiros meses de 2013, 174,5 bilhões de pesos mexicanos, foi ligeiramente (1,5%) inferior à registrada no primeiro trimestre de 2012. A receita com equipamentos no período, 18,4 bilhões de pesos mexicanos, foi 20,1% superior na comparação ano a ano, o que acabou por equilibrar a receita da América Móvil que fechou estável em relação ao primeiro trimestre de 2012.

Anatel está dividida sobre liberar ou não regulamento dos postes

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Não foi dessa vez que a Anatel resolveu a questão do acesso isonômico aos postes das empresas de energia elétrica. O conselheiro Jarbas Valente, relator da proposta de atualização da resolução conjunta entre Anatel e Aneel, colocou a proposta em pauta numa reunião mas surpreendentemente sugeriu que o assunto voltasse para a área técnica. Diante da iminência da publicação de um decreto do governo sobre compartilhamento de infraestrutura, essa foi a melhor solução encontrada por Valente, até porque, segundo ele, “as duas propostas são diametralmente opostas”.

Mas essa não é a única razão para o engavetamento do assunto. Jarbas Valente diz que a proposta, como sugerida pela área técnica, dobraria o custo das concessionárias de telecomunicações com o uso do postes (especialmente Oi e Vivo). Segundo ele, hoje essas empresas pagam cerca de R$ 300 milhões para as concessionárias de energia, mas passariam a pagar R$ 600 milhões, “o que inviabilizaria o serviço de telecom”.

A proposta de Valente aparentemente não foi bem recebida por outros integrantes do Conselho Diretor da Anatel. Os dois conselheiros que se manifestaram contrários à proposta. O presidente João Rezende, que pediu vistas da matéria, já adianta que no seu entendimento o arquivamento seria um sinal muito negativo para o mercado. “Pedi vistas porque quero chamar a Aneel aqui. Se mandarmos para a área técnica ou arquivarmos, nós damos um sinal muito ruim”, disse ele. Como o mercado de TV por assinatura foi aberto recentemente com a Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), Rezende acrescenta que o assunto do compartilhamento não pode ficar sem “tratamento”.

O conselheiro interino Marconi Maia, que é superintendente da área de Serviços de Comunicação de Massa (SCM) e elaborou a proposta analisada por Valente, também foi contra a solução (ou não solução) proposta pelo relator. Maia explica que o entendimento da área técnica foi de que as grandes empresas têm uma capacidade de negociação (porque usam os postes em grande volume) capaz de fazer com que os seus preços não se aproximem do preço de referência e, assim, o aumento de custo mencionado por Valente não seria materializado. Na visão de Marconi, o benefício para os pequenos não seria às custas do prejuízo dos grandes.

O conselheiro Jarbas Valente argumenta que o decreto do governo vai trazer a política pública necessária para balizar uma futura normatização das agências reguladoras. O decreto na sua visão traz uma “proposta mais próxima da realidade para a resolução desse tipo de conflito”. Valente também informa que a proposta de decreto foi fruto da impossibilidade de Anatel e Aneel chegarem a um acordo. Assim, o Ministério das Comunicações e o das Minas e Energia foram acionados e começaram a trabalhar na proposta que hoje, segundo recente declarações de Paulo Bernardo, está na Casa Civil.

“Exauri todas as condições de chegar a um acordo com a Aneel sobre o preço de referência. O acordo da forma como está não seria bom porque as concessionárias, de R$ 300 milhões, passariam a pagar R$ 600 milhões, como eu disse antes”, diz ele.

Juiz mantém devolução em dobro de valor cobrado de telefônica até 2015

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A Brasil Telecom|Oi não vai mais precisar divulgar em dois jornais de grande circulação, por um determinado período, a restituição de valores aos consumidores que foram cobrados indevidamente. No entanto, continua valendo a decisão de devolver os valores pagos pelos consumidores em dobro até 2015.

A decisão foi tomada pelo juiz titular da Vara dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Amaury Kuklinski.

Conforme o grupo Oi, a ação seria muito onerosa, e por isso o juiz dispensou a empresa de fazer tal publicação. A ação que condenou a empresa foi proferida em 2012, mas o julgamento em trânsito durou até 2010.

Até 2015 os valores devem ser restituídos aos usuários da empresa, restando ainda dois anos para tal. Mesmo dispensando a necessidade das publicações, o juiz solicitou a divulgação para a imprensa em geral para que os consumidores lesados tenham conhecimento da decisão e possa ingressar com pedido de restituição dos valores cobrados em suas faturas telefônicas no estado.

No caso, a Telems prestava serviços adicionais aos usuários, sendo eles obrigados a comprar um aparelho bloqueador do sistema pelo preço de R$ 30. O bloqueio deveria ser feito gratuitamente pela Telems.

Museu das Telecomunicações da Oi é indicado para prêmio internacional

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O Museu das Telecomunicações, mantido pela Oi Futuro é um dos cinco finalistas na categoria internacional do Museu + Heritage Awards for Excellence, um dos mais importantes prêmios do setor no mundo e mais prestigiado na Europa.

O prêmio possui 12 categorias, só uma delas aberta a museus ou projetos realizados em outras parte do mundo. O museu é a única instituição latino-americana a concorrer com o prêmio. A premiação existe desde 2003 e é realizada anualmente.

O Museu das Telecomunicações, que fica no bairro do Flamengo, traz itens raros, como orelhões, fichas de telefone e outras peças que conta a história da telefonia e da internet no Brasil e no mundo. Grande parte da coleção é interativa.

GVT realiza pesquisa sobre os hábitos dos jovens brasileiros na internet

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Em parceria com a SaferNet, a GVT realiza uma pesquisa para saber como a internet tem sido utilizada pelo público jovem no Brasil. A proposta é utilizar as informações colhidas na elaboração de novos conteúdos voltados para o uso responsável da internet, causa apoiada pela empresa desde 2008.

Por meio de um questionário com 28 questões de múltipla escolha, o internauta pode responder a perguntas on-line sobre seu comportamento na internet, nas redes sociais, quanto tempo é dedicado à internet por semana, local de acesso, dentre outras informações que ajudarão a definir um perfil do jovem internauta brasileiro de até 23 anos.

Um segundo questionário, desenvolvido para o público de pais, faz parte da pesquisa. O objetivo é analisar como os pais acompanham o uso da internet pelos filhos. A última pesquisa sobre o tema foi realizada em 2009.

A operadora enviou um e-mail para a nossa equipe, pedindo para que divulgássemos aos nossos leitores da pesquisa. Então, estamos fazendo a nossa parte! Para participar, basta acessar a pesquisa na internet, sendo que a privacidade dos participantes será totalmente preservada.

Você encontra a pesquisa para jovens de até 23 anos aqui.
E a pesquisa para pais de internautas aqui.

Orelhões do Rio de Janeiro estão fazendo ligações de graça

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Os telefones públicos da operadora Oi no estado do Rio de Janeiro estão realizando ligações locais gratuitamente para telefones fixos desde que a Anatel puniu a empresa em agosto do ano passado. Como a informação foi divulgada apenas na época da sanção do órgão, muitos cidadãos do estado ainda não ficaram sabendo da “novidade”.

Para realizar uma chamada sem gastar nada, o usuário deve discar como se estivesse fazendo uma ligação a cobrar, acrescentando o código 9090 antes do número de destino. Em seguida, uma mensagem da operadora informa que a chamada será completada gratuitamente e que a oferta está disponível por tempo limitado. A pessoa que recebe o telefonema também não é cobrada.

O #Minha Operadora entrou em contato com a Oi para confirmar se a gratuidade ainda estava em vigor neste mês de abril. No dia 15, a companhia alegou que não poderia responder sobre o assunto, já que a medida foi uma imposição da agência fiscalizadora.

Procurada pelo nossa equipe por telefone, a Anatel informou que a gratuidade das ligações de telefones públicos da Oi continuam de forma plena apenas no estado do Maranhão e que “vem sendo paulatinamente revista nos demais estados”. Entretanto, alguns colaboradores do nosso portal fizeram testes em orelhões de várias regiões do Rio na noite desta quinta-feira (18) e conseguiu completar as chamadas sem a necessidade de inserir o cartão telefônico.

Tanto a Oi quanto a Anatel informaram, através de suas assessorias de imprensa, que o procedimento para realizar chamadas gratuitas nos orelhões era o mesmo utilizado para fazer uma ligação tarifada, sem a necessidade de inserir o cartão indutivo. Nossos colaboradores, porém, só conseguiram completar as ligações discando 9090 antes do número.

A punição da Anatel foi motivada pelo alto número de equipamentos que não funcionavam e pelo não cumprimento da meta de densidade (de quatro aparelhos por mil habitantes por município) determinada pela agência reguladora. Na época, segundo a Anatel, orelhões de 2.020 municípios estavam incluídos na medida.

Ainda de acordo com o órgão, no final do 1º trimestre de 2013, o estado do Maranhão era o único com taxa de disponibilidade abaixo de 90%, conforme dados apresentados pela Oi. Quanto à densidade, as informações, ainda do final do ano de 2012, apontam que todos os municípios já se encontram com o quantitativo de orelhões exigido pela regulamentação.

Os orelhões do seu estado também estão realizando ligações gratuitamente? Faça o teste discando (9090+número de destino) e informe pra gente no espaço destinado aos comentários.

Polícia apreende 2 toneladas de fios telefônicos furtados

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A Polícia Civil apreendeu quase duas toneladas de fios telefônicos e de fibra ótica roubados em Porto Alegre. O material foi encontrado em um depósito de sucata na Rua Voluntários da Pátria, no centro da capital. Um homem de 37 anos foi preso em flagrante.

De acordo com a delegada Sílvia Cocaro de Souza, da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio de Serviços Delegados, os fios de cobre foram furtados de rede de telefonia das operadoras Oi e GVT. O material seria descascado para a venda do cobre.

Na semana passada, uma operação semelhante conseguiu recuperar cerca de 900 kg de cobre e 200 kg de fibra ótica. Foram mapeados cerca de 30 locais para onde são desviados o material roubado das concessionárias de energia elétrica e telefonia. Nove pessoas foram presas.

“Nós estamos fazendo vistorias semanais em todos os depósitos de Porto Alegre e Grande Porto Alegre e descobrindo muito material roubado”, conta a delegada Sílvia, responsável pelas operações. 

O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante e vai responder pelo crime de receptação qualificada. Após prestar depoimento, ele foi encaminhado para o Presídio Central de Porto Alegre, onde ficará a disposição da Justiça.

Oi inaugura loja conceito no Rio de Janeiro. Conheça as novidades

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O consumidor brasileiro, cada vez mais ligado em inovações, tem desafiado as empresas a investirem em diferentes formas de atendê-lo. É o caso da Oi. A operadora inaugurou sua primeira loja-conceito no Rio de Janeiro, localizada no Shopping Leblon, na zona sul da cidade. “Este lançamento faz parte de um plano que iremos desenvolver em quatro anos. Um dos principais pilares deste projeto é a busca por clientes de alto valor. Nossa ideia é que todas as lojas e franquias tenham este formato”, explica Bernardo Winik, diretor de Vendas e Varejo da Oi.

Criada pela Mobbit System, empresa especializada em desenvolver soluções tecnológicas, a loja high tech foi concebida para os clientes interagirem, experimentarem e simularem as ofertas e produtos da operadora. “Nossa proposta ao criar uma loja high tech é potencializar a venda, reduzir os custos e tirar tudo que há de papel na loja. Todas as informações de serviços ou dúvidas são enviadas por e-mail para o cliente”, explica Pedro Gameiro, country manager da Mobbit no Brasil.


Com inspiração em um loft, a loja high tech da Oi tem sete ambientes. O primeiro é uma mesa top central, que reage ao toque. Nela, vários clientes poderão interagir ao mesmo tempo e saber dos serviços da Oi, os celulares oferecidos, vídeos e pequenos tutoriais, como por exemplo, o de como tirar uma foto com flash de um smartphone.
Na área de conversão, o consumidor pode conhecer as características do portfólio e dos celulares oferecidos pela Oi, por meio de quatro telas touch screen. Nesta mesma estação também é possível fazer simulações para descobrir qual é o plano para o cliente, segundo o seu perfil de consumo. “São uma série de perguntas, como o que ele procura, se quer 3G, internet em casa, entre outras. No final, indicamos qual é o plano ideal para o cliente”, disse Carlos Santos, diretor técnico da Mobbit.


Na área de interação, o cliente pode desfrutar os aplicativos Oi, ouvir a rádio Oi FM, assistir trecho de vídeos e escutar mais de 18 milhões de músicas disponíveis no Rdio, serviço de streaming de música da Oi em parceria com a empresa americana.

Além das estações de venda e caixa, há um lounge para assistir a programação da Oi TV e também uma área informal, denominada Bistrô, onde os clientes esperam o atendimento.


Desde o projeto inicial até a abertura da loja foram necessários nove meses.

Este é o segundo projeto de loja high tech criado pela Mobbit para a Oi. O primeiro foi inaugurado no final de 2012, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. “Devemos lançar até o final do ano mais uma loja desta em Brasília”, conta Winik.

No entanto, a Mobbit já é referência neste mercado e criou mais de 30 lojas deste tipo. Na sua lista de clientes estão todas as da Portugal Telecom, da Unitel e as lojas-conceito da Vivo. “Até o final do ano, vamos desenvolver uma loja-conceito para Magazine Luiza e temos um projeto com a Ambev, que ainda não pode ser revelado”, conta Gameiro. Segundo o executivo, uma loja como a da Oi precisou de nove meses para sua criação: desde o projeto inicial até a abertura.