27/09/2024
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Tecnologia 4G atende 36 bairros em Salvador

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Carregar um vídeo no celular em cerca de cinco segundos e assistir até quatro deles pelo aparelho móvel, ao mesmo tempo, sem prejudicar a velocidade. Essas são duas das vantagens da tecnologia 4G Max, disponibilizada pela operadora Claro desde a terça-feira (16), em 36 bairros de Salvador.

A empresa lançou o serviço comercialmente nas cidades-sede da Copa das Confederações na terça-feira. Além da capital baiana, clientes de Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte também já têm acesso à tecnologia.

Usuários do serviço em Campos do Jordão (SP), Búzios (RJ) e Paraty (RJ) já estão mais familiarizados com o 4G, pois foram cidades que serviram como “circuito de experiências”, segundo explicou Altivo Oliveira, diretor de atendimento ao Cliente da Claro no Brasil, em coletiva realizada nesta quarta-feira (17), em Salvador. A Claro atende em 4G também as cidades de Recife, Curitiba, Porto Alegre há algum tempo.

“Essa tecnologia avança muito rápido. A gente fala de uma tecnologia que começou há pouco mais de 20 anos”, afirmou Altivo Oliveira, referindo-se à evolução dos aparelhos e da tecnologia da telefonia móvel no Brasil.
De acordo com o diretor regional da empresa na Bahia e Sergipe, Dax Aniceto, a operadora passou dois anos nessas cidades testando os serviços da nova tecnologia. A Claro foi a primeira operadora a lançar o serviço no país. A companhia também foi pioneira no Brasil na tecnologia 3G, com o 3G Max.

Todas as empresas de telefonia móvel que atuam no Brasil devem disponibilizar a tecnologia até o dia 30 de abril deste ano nas cidades-sede da Copa das Confederações, em cumprimento à determinação da Anatel. As operadoras Oi, TIM e Vivo informaram que trabalham para iniciar a oferta do acesso 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até o prazo estabelecido pela Anatel (o fim deste mês de Abril).

O sistema 4G Max da Claro usa a frequência de 40Mhz, o dobro das demais disponíveis, e está habilitado em cinco aparelhos, das marcas Samsung, Motorola, Nokia e Sony, além de ter um modem com o serviço também. “Isso [o 4G] muda a experiência do cliente, do usuário do celular. É só o tempo do navegador carregar o vídeo”, disse Max Aniceto sobreo acesso a vídeos pelo celular.

No entanto, quem usa aparelhos da Apple, como o Iphone 5, terá que esperar mais um pouco. De acordo com Dax Aniceto, o serviço 4G no Brasil não é compatível com o sistema disponível nos aparelhos da Apple. “A frequência usada pela Apple para o sistema 4G é diferente. Estamos em conversas, mas prefiro não dar uma data específica para o 4G Max estar disponível no Iphone”, disse.

O diretor regional da Claro na Bahia e em Sergipe informou que a empresa pretende ampliar a mancha de cobertura em Salvador até maio. Atualmente, a distribuição foi feita em bairros diversos, como Bonfim, Mont Serrat, Baixa de Quintas, Alto das Pombas, Barbalho, Cabula VI, Trobogy, Graça, Pituba, Caminhos das Árvores e Barra, por exemplo. “A gente procurou fazer algo que atenda todos [clientes] porque senão não daria a mobilidade que o serviço requer”, afirmou Dax Aniceto. Segundo ele, 50% da área urbana já é coberta pela tecnologia 4G. A expectativa é que essa cobertura chegue a 60% até maio de 2013. “Depois traçamos novos objetivos”, completou.
O estádio baiano que vai receber os jogos da Copa das Confederações, em junho de 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, a Arena Fonte Nova, passa por obras para adquirir a nova tecnologia da Claro. Segundo Dax Aniceto, as obras foram liberadas e iniciadas na semana passada. A expectativa é que o serviço seja concluído e esteja disponível aos usuários da Arena em maio. “O projeto está pronto, as obras já começaram, vamos fazer os ajustes de qualidade necessários e, com certeza, estaremos ‘full’ na Arena na Copa das Confedarações”, afirmou o diretor regional da Claro na Bahia e em Sergipe.
A companhia anunciou que o investimento na instalação da rede nas cidades-sede da Copa das Confederações chegou a R$ 510 milhões. Até 2014, na Copa do Mundo, a expectativa da empresa é investir R$ 6,2 bilhões em sua tecnologa 4G para ampliar a cobertura.

CPqD já testa LTE em 450 MHz com uma operadora brasileira

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Enquanto avançam as negociações no 3GPP para a padronização da tecnologia LTE (4G) na frequência de 450 MHz, o CPqD dá mais um passo para a tecnologia desenvolvida nacionalmente em operação ao concluir a primeira etapa dos testes de campo com eNodeBs [as estações radiobase (ERBs) da tecnologia] e terminais de usuários (CPEs) com uma operadora brasileira. De acordo com Juliano Bazzo, da gerência de comunicação sem fio do CPqD, os testes de interoperabilidade das eNodeBs e CPEs na rede núcleo da operadora, que se iniciaram em fevereiro, foram concluídos com sucesso no último mês de março. “Essa foi a fase de laboratório na operadora que antecede os testes de campo propriamente ditos. A partir de junho devemos começar a integração nas redes de acesso. A operadora irá definir o cronograma, escopo dos testes, área (geográfica) e a quantidade de usuários para esse experimento em campo”, detalha Bazzo. O nome da operadora ainda não pode ser revelado, mas é uma das quatro que adquiriram a faixa de 450 MHz para atendimento à área rural no leilão do 4G: Claro, Oi, Vivo ou TIM.

A tecnologia das eNodeBs e CPEs foi transferida pelo CPqD para a brasileira WxBR, que tem entre suas sócias a Padtec, também de capital nacional. O CPqD também se prepara para a evolução do LTE e desenvolve desde 2010 a camada física dessa tecnologia, além de possuir o código fonte das outras camadas permitindo criar funcionalidades de acordo com a necessidade do cliente e implementar com maior rapidez as novidades da padronização..

Para Bazzo, o desenvolvimento do LTE na faixa de 450 MHz é particularmente importante para o Brasil não apenas porque possibilita o atendimento com banda larga a áreas rurais, tradicionalmente pouco ou não atendidas, mas também porque é uma tecnologia que pode ser aplicada em outros países que ainda não tenham uma boa penetração da banda larga nas áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos. Ele cita o caso da Rússia, que já utiliza a frequência de 450 MHz para áreas rurais, mas na tecnologia CDMA.

“Existe a possibilidade real de ser utilizada por outros países. Já houve até um país da América do Sul que entrou em contato conosco para saber mais sobre a aplicação do LTE em 450 MHz, particularmente para aplicar em políticas públicas e prover banda larga para a população”, diz Bazzo reforçando a importância da padronização do LTE em 450 MHz pelo 3GPP, mas lembrando que a tecnologia desenvolvida pelo CPqD poderia ser adaptada ainda a outras frequências além do 450 MHz, caso essa faixa não seja a escolhida por outros países.

GVT apresenta instabilidade no serviço de banda larga no Recife

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Durante a tarde de ontem (17), alguns internautas do Portal #Minha Operadora reclamaram da falta de conexão por parte da empresa de telefonia GVT. Por conta do problema, muita gente não pode acessar a web. O prejuízo foi maior para quem utiliza a internet para trabalhar, já que teve que parar o serviço por conta da lentidão do acesso. A empresa reconheceu a ocorrência de lentidão na navegação de alguns clientes.

O assessor de imprensa do Ministério da Saúde em Pernambuco, Ed Ruas, trabalha com a internet todos os dias. Segundo ele, o problema com a GVT é frequente. “A queda de conexão ocorre frequentemente desde o último mês, principalmente no início da tarde e segue até o início da noite. E desde o final da manhã de hoje não conseguimos acessar um site sequer”, disse.

O assessor informou por telefone que entra em contato com a empresa, mas ela sempre manda técnicos para consertar o problema no dia seguinte. Como no outro dia a conexão volta ao normal, o funcionário da empresa não tem mais o que resolver. “Eu não estou conseguindo acessar nada e eu trabalho enviando e-mails. Para não perder o dia tenho que utilizar o meu modem 3G”, conta.

Quem também está sofrendo com o precário serviço da operadora é a empresária Lívia França. A empresa dela fica no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Durante as últimas tardes, o trabalho está sendo prejudicado pelas frequentes quedas de transmissão.

“Aqui na minha empresa trabalhamos muito com a internet, e não estamos conseguindo acessar nada. A agência de comunicação praticamente para quando a web não funciona. Para não perdermos a tarde, concentramos energia em outras coisas. Hoje vamos ter que estender o turno de trabalho porque a internet simplesmente caiu”, relata.

A empresária ainda conta que entrou em contato com a GVT e ouviu da empresa que o serviço iria voltar no início da noite. “O atendente me informou que realmente o serviço está oscilante e não é possível acessar nenhum portal. A internet caiu de vez e deve voltar no início da noite”, finaliza.

“A GVT já vem apresentando instabilidade há alguns dias, mas hoje bateu todos os recordes. Precisei acessar o programa da universidade onde dou aula para lançar as notas dos alunos e não consegui entrar na página a tarde inteira, o que me fez perder o prazo. Tinha também contas para pagar e as operações não completavam. Tive que sair de casa e ir para fila do banco. Um absurdo!”, disse o professor universitário Mário Ferreira, morador de Jardim Atlântico, em Olinda, Grande Recife.

Em nota, a GVT informa que o serviço de banda larga da empresa na região do Recife está em funcionamento e a operadora identificou a ocorrência de lentidão na navegação de alguns clientes. A causa está sendo estudada e a previsão é de normalidade total até a madrugada de hoje (18).

Operadora de telefonia é condenada por bloqueio de celular durante viagem ao exterior

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A Juíza de Direito Substituta da 13ª Vara Cível de Brasília condenou a TIM Celular S/A ao pagamento da importância de R$ 2.210,06, a título de repetição pelo indébito pago de forma indevida, e condenou a operadora ao pagamento da importância de R$ 5.000,00, a título de danos morais, por bloqueio da prestação do serviço enquanto a cliente estava em outro país, cobrança indevida e inclusão de cliente em cadastro de inadimplentes.

A cliente informou que em maio de 2006 celebrou contrato para a prestação de serviços de telefonia móvel com a TIM, oportunidade em que recebeu a linha de celular. Narrou que em setembro de 2009 fez uma viagem à França e que no decorrer do passeio foi surpreendida com o bloqueio injustificado de seu aparelho celular. Acrescentou que após retornar ao Brasil iniciou sua saga para tentar realizar o desbloqueio do aparelho. Depois de diversas tentativas frustradas, compareceu à loja da TIM, localizada no Shopping Pátio Brasil, lá recebendo a informação de que “em decorrência do registro de ligações originadas no exterior no montante de R$1.300,00, o que não correspondia ao perfil da usuária, o aparelho fora bloqueado, sendo que o desbloqueio somente seria feito mediante o pagamento imediato do referido valor.” Alegou que foi compelida a efetuar o pagamento imediato da mencionada quantia, sob pena de ficar com seu celular bloqueado até o recebimento e pagamento da fatura referente ao mês de outubro de 2009. Confirmou que depositou o valor exigido para o desbloqueio da linha telefônica e afirmou que após receber a fatura detalhada dos serviços supostamente prestados, se espantou com a cobrança adicional de R$ 2.050,85. Defendeu a existência de erro na cobrança.
Foi deferida a antecipação dos efeitos da tutela e foi determinado que a TIM promovesse o imediato desbloqueio da linha pertencente à autora e ainda retirasse seu nome dos cadastros de proteção ao crédito.
Em contestação, a TIM reconheceu o bloqueio realizado, mas assegurou a legitimidade de todos os serviços cobrados na fatura impugnada. E pugnou pela total improcedência dos pedidos
A Juíza de Direito Substituta decidiu: “A relação contratual existente entre as partes e o bloqueio unilateral na prestação dos serviços contratados são fatos incontroversos. Foi a própria TIM quem afirmou que a autora teve o serviço bloqueado devido ao alto consumo em 25/09/2009. Aliás, é de se registrar que a simples alegação de alto consumo não é suficiente para sustentar o bloqueio na prestação dos serviços. Em situações como a retratada na inicial, o que se espera da prestadora de serviço é diligência para que entre em contato com o consumidor e verifique as condições de uso da linha telefônica. Caso assim o fizesse, possivelmente a Requerente informaria que estava em viagem ao exterior e confirmaria a utilização de sua linha. De fato, os serviços cobrados da Demandante na fatura referente ao mês de outubro de 2009 não merecem prosperar. Os dados constantes da fatura impugnada, por si só, indicam a existência de algum erro material na cobrança. Não é crível imaginar que uma pessoa em viagem turística à França irá realizar, dentro de algumas horas, 357 chamadas para o mesmo celular.Ora, não existem provas – ou sequer indícios – que confiram razoabilidade à cobrança pretendida, especialmente ao se verificar tantas ligações em tão curto espaço de tempo. (…) O dano moral suportado pela consumidora e sua relação de causalidade com o fato de seu celular ter sido bloqueado em razão de cobrança indevida também são evidentes. O documento acostado pelo Réu comprova que o débito em discussão foi levado ao Serviço de Proteção ao Crédito, causando a negativação do nome da Autora. Assim, observando que o valor da condenação por danos morais deve ser arbitrado levando-se em conta a capacidade patrimonial das partes, a extensão do dano experimentado pela Autora e o grau de culpa do Réu para a ocorrência do evento, não podendo ensejar enriquecimento ilícito ou ser ínfima a ponto não coibir o Réu de continuar se omitindo, julgo razoável a quantia de R$ 5.000,00. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso. Desse modo, subtraindo do valor pago pela consumidora a quantia que deveria ter sido cobrada pelos serviços efetivamente prestados tem-se o indébito de R$ 1.105,03, valor que deverá ser repetido de forma dobrada”.

Chegada do 4G segue com contradições

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Com maior cota do 4G, a Vivo confirma data de operação enquanto a Seuma diz que não há pedidos de licença. A menos de 15 dias da data estipulada pela Anatel para o funcionamento da quarta geração de telefonia móvel brasileira (4G), as informações sobre a implantação das antenas necessárias para a transmissão da nova tecnologia segue contraditórias, no Ceará e no Brasil.

Na manhã de ontem, enquanto apresentava o MultiVivo (novo produto da empresa com foco no uso de dados), o CEO da companhia, Paulo César Teixeira, garantiu o início do 4G no dia 30 de abril, assim como estabelece as regras do leilão ganho pela operadora, no ano passado.

“O 4G está andando normalmente para as cidades do Nordeste (Recife e Fortaleza, primeiro, e, depois, Natal e Salvador), assim como as demais cidades do País. Não há nenhum problema. Nós estamos todos dentro do que estabelece a legislação e vamos guardar mais informações para o dia 30”, declarou, referindo-se à data já anunciada pela Vivo para a divulgação dos pacotes de dados e preços da nova tecnologia.

O executivo ainda ressaltou que o acordo entre as teles e os estádios onde ocorrerão os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo já foram fechados em todo País, inclusive no Castelão. No entanto, para serem instaladas, as chamadas Estações Rádio-Base (ERBs) dependem apenas do licenciamento ambiental de cada cidade onde o 4G funcionará.

No que diz respeito a Fortaleza, o portal apurou com a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) que “nenhum pedido para a instalação de novas antenas para o 4G passou por lá até agora”. A assessoria de imprensa informou ter conferido processos junto a “vários setores” e não ter encontrado nenhuma demanda das companhias telefônicas.

O trâmite necessário para o licenciamento ambiental, inclusive, foi motivo de reclamações da associação que representa as teles, o SinditeleBrasil, no fim do mês passado. Em Fortaleza, segundo a Seuma, o tempo médio de emissão da Licença de Operação para as antenas de telefonia móvel é de dois meses, o que, seguindo a regra vigente até o momento, torna inviável a instalação e também ao funcionamento do 4G na capital cearense até o próximo dia 30.

Em Fortaleza para a escolha do novo diretor da companhia no Estado, o novo diretor para Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte da Vivo, Marcelo Tanner, também destacou o licenciamento como o principal gargalo do setor e contou de mais 42 cidades cobertas com 3G da operadora até o fim deste ano.

Apresentado pelo CEO e pelo vice-presidente comercial, Cristian Gebara, na manhã de ontem em teleconferência para todo o Brasil, o MultiVivo foca nos dados e deve ter no 4G seu potencial elevado. O novo serviço oferecido consiste no uso de um mesmo pacote de dados e/ou voz para várias plataformas.

Na prática, o assinante de um plano pode estender os minutos de voz ou os megabits usados no smartphones disponíveis (em tráfego e velocidade) em tablets, PCs, notebooks e até outros smartphones.

Para cada novo aparelho vinculado à conta original, o cliente deve desembolsar R$ 29 para o uso de dados e R$ 49 para o uso de dados e voz.

A expectativa do Multivivo para o Ceará, segundo Tanner, é contabilizar mensalmente 20% dos 1,5 mil acessos em dados esperados a partir de maio para o novo serviço mensalmente. Desde ante-ontem à tarde, a oferta já pode ser conferida no site da operadora de telefonia.

A Anatel decidiu prorrogar por mais 20 dias a consulta pública a respeito das condições de uso da faixa de 700 MHz. O prazo se encerraria neste domingo, 14, mas foi adiado a pedido do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).

Atualmente ocupado pela TV analógica, esse espectro será leiloado no início de 2014 para fornecer serviços de internet 4G A desocupação da faixa de 700 MHz deve começar em 2015 e ser concluída até 2018. As contribuições à consulta pública podem ser encaminhadas até 4 de maio pelo site da Anatel, carta, fax ou e-mail.

Ainda na semana passada, o presidente do Conselho Diretor da Anatel, João Rezende, levantou mais polêmica no setor quando afirmou que o 4G na frequência de 700MHz não estará pronto para a Copa do Mundo. A justificativa do executivo para este impedimento é que não há tempo hábil entre a realização do leilão a o início da Copa, que deve acontecer em junho do próximo do ano.

A frequência de 700MHz é considerada a melhor para este tipo de tecnologia. Melhor, inclusive, que a de 2,5GHz com a qual o 4G brasileiro deve começar a operar e é usada pela maioria dos países com 4G.

Claro – A emoção de se divertir com um amigo é instantânea

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A Claro lançou a sua primeira campanha publicitária para divulgar as vantagens do 4G. Como informamos aqui a operadora vai exibir alguns vídeos famosos do YouTube. E claro que você confere agora na sessão #Campanhas em primeira mão antes de começar a aparecer na televisão!

   

Vivo Sempre – Apartamento

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A Vivo lançou mais um comercial da campanha Vivo Sempre com a participação da atriz Grazi Massafera. E obviamente, você confere primeiro aqui na Sessão #Campanhas antes mesmo de ele chegar a TV! Ah, e fique à vontade para dar sua opinião a respeito do vídeo.

   

Confidence Câmbio e TIM renovam parceria

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A Confidence Câmbio e a TIM renovaram a parceria que concede 2% de desconto na compra de qualquer moeda estrangeira (troca de câmbio) sobre o preço praticado no balcão das 120 lojas da corretora em todo o Brasil. Em 2013, a parceria com a Confidence Câmbio, uma das empresas do Grupo Confidence, completa três anos, oferecendo desconto de 2% na venda de moeda estrangeira para clientes da operadora. Para ter direito ao benefício, o cliente deve dirigir-se a uma das lojas da Confidence Câmbio (situadas em 19 estados brasileiros e aeroportos) e informar o número TIM no atendimento. O desconto é válido para todas as moedas disponíveis, sendo as principais: dólar americano, canadense e australiano, euro, libra, peso argentino, chileno e mexicano, rand, franco suíço e iene.

A cada ano, o número de transações aumenta e, na comparação de 2011 com 2012, houve um crescimento tanto do volume de receita, que aumentou 90%, quanto da quantidade de operações, que cresceu 70%. A receita cresceu 90% de 2011 para 2012 e os estados brasileiros que mais se destacaram, respectivamente, foram: Amazonas, São Paulo e Paraná. Na comparação entre os números de janeiro de 2010 (quando teve início a parceria) com o mesmo mês de 2013, esse crescimento é expressivo: o movimento aumentou mais de seis vezes. Os índices da maior corretora de câmbio do Brasil acompanham a tendência do turismo internacional, pois os maiores volumes de compra de moeda estrangeira pelos clientes da TIM correspondem aos meses de alta temporada: de junho até agosto, e de novembro até janeiro.

Na visão do vice-presidente de Marketing do Grupo Confidence, Paulo Volpe, essa parceria é bem-sucedida porque traz vantagens para todos. Os clientes da Confidence Câmbio e da TIM ganham desconto de 2% ao comprar moeda estrangeira, além de receber um manual explicativo sobre como realizar ligações em roaming internacional e enviar SMS, o uso da internet pelo celular no exterior, com as tarifas cobradas pela operadora.

“Além das 20 moedas estrangeiras que a Confidence Câmbio oferece no mercado, os clientes TIM também ganham desconto ao carregar o cartão pré-pago Confidence Travel Card em euro, dólar, libra, rand, dólar australiano e canadense e peso argentino”, destaca Volpe.

Para a TIM, a parceria proporciona ainda mais benefícios aos clientes, como as ofertas para uso do celular fora do Brasil, como o Liberty Passport, que permite a utilização do serviço de voz e dados em roaming internacional pelos cinco continentes, pagando um valor único, por um período de 24 horas.

Você pode conhecer melhor os serviços oferecidos em conjunto das empresas clicando aqui.

TIM lança novo plano de navegação para celular

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Clientes do plano de telefonia pós-pago TIM Liberty ganharam uma nova opção de serviço de internet para o celular. A operadora lançou o Liberty Web 300 MB com custo mensal de R$ 21,90. De acordo com a operadora, o valor é cerca de 26% mais econômico que a oferta já existente, o plano Liberty Web Smart, e é uma boa alternativa para os usuários que navegam com freqüência no smartphone.

Segundo a empresa, os clientes terão um pacote de 300 MB para acessar à internet no celular à vontade, com velocidade de até 1 Mbps. A TIM garante que não haverá bloqueio após o consumo da franquia e nem cobrança por megabyte excedente. Há a redução da velocidade de conexão, para 50Kbps após o uso dos 300 MB. A oferta é válida para novos e atuais clientes, que poderão ativá-la nas lojas da TIM e no Centro de Relacionamento da operadora, através do número *144.

Diferente do Liberty Web Smart, onde o cliente paga apenas no mês que usar, no novo plano de internet móvel o assinante é cobrado todo mês, mas com mais economia. O Liberty Web Smart continua disponível com as mesmas características de velocidade e franquia que o Liberty Web 300 MB para os clientes que preferirem não ter um compromisso mensal. A oferta custa R$ 29,90 e a cobrança é feita somente no mês em que há uso do serviço. Outras informações podem ser conferidas no site.

Aplicativos avançam, mas o SMS resiste

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O SMS, vulgo mensagens de texto ou torpedos, já foram uma das atividades mais frenéticas entre os usuários de celulares. Mas com o advento dos smartphones, grande parte dos papos móveis migrou para os aplicativos de chat on-line, em sua maioria gratuitos. WhatsApp, iMessage (iPhone), BBM (BlackBerry), Skype, Google Talk, Facebook Messenger, Viber, Tango, e a lista vai longe. Há também os alternativos, em geral criados no Oriente, como o japonês LINE, o coreano Kakao Talk e o chinês WeChat.

A grande vantagem dos aplicativos é que, com uma conexão com a internet, via Wi-Fi ou um plano de dados, a troca de mensagens não custa nada. No caso do SMS, dependendo do plano que o consumidor tenha, cada mensagem enviada significa um gasto a mais na conta no final do mês. Mas engana-se quem acha que o SMS morreu, mesmo lá no exterior.

“Vivo nos EUA e não sei como anda o uso do SMS no Brasil, mas aqui a galera mais jovem ainda o usa muito”, diz Andrew Brinn, gerente de testes de sistemas e morador em New Jersey. “Minha filha de 16 anos praticamente não usa voz no celular. Só SMS e Facebook. Mas ela vai ganhar um smartphone mais moderno e rápido, e talvez passe a usar mais apps a partir daí.”

Quanto às operadoras nacionais, elas declaram em uníssono que o SMS continua firme e forte e que os apps de papo móvel coexistem com os torpedos tradicionais sem perda de receita para nenhuma delas.

Gabriela Derenne, diretora regional da Claro para o RJ/ES, reconhece que os apps se tornaram uma alternativa prática ao envio de SMS. “Mas na Claro não se confirmou a previsão de queda no envio de torpedos. Pelo contrário. Temos registrado aumento significativo no tráfego desse serviço, com consequente aumento de receita para a operadora”, diz.

A Oi também vem registrando expressivo aumento do volume de SMS. Nos últimos dois anos, o tráfego de mensagens pessoais cresceu 3,5 vezes graças às ofertas agressivas da empresa, com até 88% de desconto na comparação com o preço do SMS avulso.

“Os aparelhos têm um papel importante na adoção e uso de serviços de mensagem”, afirma Eduardo Aspesi, diretor de Segmentos da Oi. “Clientes com aparelhos antigos, ao migrarem para aparelhos “messaging phones” ou “smartphones”, aumentam significativamente a experimentação do SMS e redes sociais, pois a sua experiência se torna fluida e natural.”

Indagada quanto ao tráfego de SMS, a TIM confirma que segue aumentando. “Mesmo com o crescimento dos apps móveis de mensagens, tanto a receita de SMS quanto a de dados continua em constante evolução. Há espaço para os dois serviços no mercado brasileiro”, diz Flávio Ferreira, gerente de serviços de valor agregado da TIM. “O SMS aumentou muito em penetração do serviço e no volume de mensagens depois que lançamos nossas ofertas, o que demonstra que havia uma demanda reprimida entre os consumidores.”

Também para a Vivo, o torpedo tradicional ainda está longe de sair de cena. “Em um mundo cada vez mais conectado, em que mais pessoas têm smartphones com planos de dados, esses próprios aplicativos on-line disseminam ainda mais um hábito de dispender tempo se comunicando pela via eletrônica. Isso cria uma dinâmica positiva e, diante disso, o que vemos é que o SMS continua crescendo”, comenta Fábio Albuquerque Freitas, diretor de serviços de valor agregado da Vivo. “Há crescimento nas vendas tanto de “feature phones” (celulares mais simples, sem internet) quanto de smartphones, e, nesse panorama, o uso de SMS também aumenta, mesmo com as altas taxas de conversão de usuários de celulares modestos para smartphones.”

Para os usuários mais conectados, porém, o SMS já é coisa do passado. É o caso de Alexandre Freire, consultor de segurança e docente do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. Mas ele lembra que os aplicativos móveis podem trazer riscos à segurança. Hackers e criminosos têm enviado mensagens falsas de texto a partir desses programas fazendo-se passar por representantes do serviço móvel e pedindo para a vítima inadvertidamente instalar algum programa maligno.

“Com o maior uso de gadgets móveis, os invasores estão se aperfeiçoando em disseminar códigos maliciosos para esta nova e imensa superfície de ataques, que são os telefones celulares em seus diversos sistemas operacionais. Todos estão vulneráveis à instalação de malwares que podem controlar ligações recebidas, interceptar chamadas, fazer escutas, tirar fotos sem que o usuário perceba e até rastrear a localização do aparelho.

Mas há os usuários que vivenciam intensamente a sobrevida dos SMS, às vezes com distorções inusitadas. “Nunca usei tanto SMS na minha vida. O motivo é que, com esses apps novos, o preço do SMS tendeu a zero. Porém a minha mãe, de 70 e poucos, usa WhatsApp”, diz o economista Eduardo Ramos, reitor do Instituto Infnet.

Entre os apps móveis, o WhatsApp virou verdadeira febre no Brasil, só superado pelo Facebook. Conhecido como “whats” entre os adolescentes, é o app preferido de muitos. “Abandonei completamente os SMS, só uso whats e Face, a não ser que tenha que falar com amigos que ainda não tenham o whats, ou com pessoas que têm mas não conseguem usar direito, como meu pai”, confessa Martina Coletti, estudante carioca de 15 anos.

Os novos apps móveis de papo são realmente práticos. Mas, como qualquer ferramenta, exigem cuidados no uso. Vanessa Klein, técnica e professora de informática, está tendo um sério abalo em seu casamento. “São 17 anos de relacionamento, mas tudo está vindo abaixo por causa de um fã que mandou uma mensagem no WhatsApp e foi correspondido por mim. Para fugir das vasculhadelas do meu marido, fui para o Facebook Messenger e, após ser descoberta, estou agora no Viber. Nunca usaria SMS para este caso maluco extraconjugal, que, afinal, é apenas virtual”, conta.