26/09/2024
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Operadora TIM é multada pela Anatel

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A Anatel multou a operadora TIM em R$ 56.640,00. A punição já é definitiva, segundo a agência, e refere-se a descumprimento dos regulamentos dos Serviços de Telecomunicações, de Uso do Espectro de Radiofrequências e sobre Limitação da Exposição a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos na faixa de radiofrequências entre 9kHz e 300 GHz.

As infrações cometidas pela empresa ocorreram em Macapá (AP), segundo informa despacho publicado no Diário Oficial da União de ontem (11).

Serviço 4G em 700 MHz não estará disponível para 2014

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O serviço de telefonia móvel de quarta geração (4G) na faixa de 700 megahertz (MHz) não estará disponível a tempo para a Copa do Mundo de 2014, mas isso não deverá comprometer o uso de celulares pelos turistas que vierem ao torneio, disse o presidente da Anatel, João Rezende.

“Em 2014 não tem 700 MHz ainda, em 2014 vai ter de trabalhar no 2,5 gigahertz (GHz)”, disse Rezende, lembrando que o leilão de 4G para aquela faixa de frequência deve ocorrer em janeiro do ano que vem e que não haveria tempo hábil para implementar a frequência antes dos jogos, que começarão em junho. Alguns telefones com tecnologia 4G não funcionam na frequência, como a versão americana do iPhone 5 da Apple, para 1,8 GHz.

Segundo ele, o 4G em 700 MHz só deve começar a funcionar a partir de 2015. Essa faixa é usada em vários países que possuem rede de quarta geração, e, sem essa frequência, parte dos turistas com celulares 4G que vierem ao mundial terá de usar a rede 3G.

O governo leiloou frequências de 2,5 GHz para uso pela telefonia 4G no ano passado, mas a infraestrutura construída nesse padrão, que deverá estar disponível nas cidades-sede, será incompatível com aparelhos que operam em 700 MHz.

A frequência de 700 MHz é considera pela indústria como mais apropriada para a operação de telefonia 4G porque precisa de menos antenas para sua cobertura do que a frequência de 2,5 GHz. A faixa de 700 MHz hoje é utilizada no Brasil pela TV aberta análogica e o governo está propondo reorganizar essa frequência para transformar em digital o sinal das emissoras que a utilizam, liberando o espectro.

Rezende afirmou que acredita que usuários de 4G que vierem ao Brasil não deverão sobrecarregar a rede 3G do país. “Não acredito que vai ter muita gente nessa situação”, disse.

Segundo ele, já há fabricantes oferecendo equipamentos que operam em várias frequências. Além disso, ele afirmou que, para evitar pagar as tarifas de roaming, o mais provável é que os torcedores estrangeiros comprem chips no Brasil. “As pessoas acabam comprando o chip aqui. Fora as transmissões corporativas, um consumidor normal vai fugir do roaming. A barreira não é tecnológica, é financeira”, disse.

A Fifa, porém, manifestou na terça-feira preocupação com relação às comunicações nas cidades-sede tanto da Copa das Confederações como da Copa do Mundo. Ao escolher em 2007 o Brasil como sede do Mundial de 2014, a Fifa cobrou do governo brasileiro a garantia de um “serviço exemplar” de telecomunicações, ciente da enorme demanda por conexão de dados por parte tanto dos torcedores como da mídia. A promessa do governo foi de que haveria a oferta de serviços de internet móvel de quarta geração a tempo para os eventos.

O presidente da Anatel disse ainda que “daqui a uns 10 dias” a agência deverá divulgar o resultado da segunda avaliação trimestral da qualidade do serviço das operadoras de telefonia móvel, relativa ao período de novembro de 2012 a janeiro deste ano. Rezende disse que o estudo mostrará “redução expressiva no problema” das quedas de chamadas de voz, mas estagnação na transmissão de dados.

“Nós ainda percebemos que existe um problema na transmissão de dados. Não é a ideal. As empresas precisam investir mais nisso”, disse. Ele salientou, entretando, que “não está no horizonte” da Anatel aplicar novamente às operadoras punição semelhante àquela de julho de 2012, quando suspendeu por 11 dias parte das vendas de novas linhas da Oi, TIM e Claro.

Desde então, a Anatel acompanha os investimentos anunciados pelas empresas para melhorar a qualidade. Na primeira avaliação, divulgada em fevereiro e relativa aos meses de agosto, setembro e outubro de 2012, as empresas já não haviam cumprido as metas de acesso a dados.

Anatel aperfeiçoa hotsite sobre grande eventos internacionais

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A Anatel reformulou o espaço destinado a informações sobre os grande eventos internacionais em seu portal na internet, de forma a facilitar a navegação por parte dos interessados. A página, com versões em português e em inglês, é direcionada a operadores de redes, emissoras de radiodifusão e demais profissionais envolvidos com os grandes eventos internacionais que serão sediados pelo Brasil nos próximos anos.

No site, é possível obter orientações da Agência sobre autorização de uso temporário de radiofrequências e certificação de equipamentos para atuação no Brasil, bem como informações sobre legislação de telecomunicações no país, evolução da regulamentação do setor, canais de comunicação com a Anatel e investimentos da Agência relacionados aos grandes eventos, entre outros assuntos.

Também está disponível neste espaço o vídeo institucional produzido pela área internacional da Secretária de Comunicação da Presidência da República, em parceria com a Anatel, sobre o papel da Agência nos grandes eventos internacionais e a importância de se respeitar a regulamentação do setor.

Qual será o crescimento do celular no Brasil em 2013?

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O Brasil terminou 2012 com 261,8 milhões de celulares e uma densidade de 132,7 cel/100 hab. O crescimento de 8,1% foi o menor desde a implantação do celular no Brasil.

A tendência de baixo crescimento continuou nos dois primeiros meses de 2013. Segundo dados preliminares da Anatel para Fev/13, o celular cresceu 6,2% nos últimos 12 meses.

No ano de 2012, a queda nas adições líquidas ocorreu a partir de maio e se estendeu por 2013.
As adições líquidas de 482 mil celulares em Jan/13 e de 750 mil em Fev/13 (dados preliminares) foram bem inferiores às apresentadas em Jan/12 e Fev/12, mas próximas às de Out/12 (445 mil) e Nov/12 (738 mil).

A mudança do critério de desligamento de pré-pago introduzida pela Vivo, reduzindo este prazo para 60 dias, contribuiu para uma redução nas adições líquidas no 4T12 e nos dois primeiros meses de 2013, mas não é o fator principal para esta redução na taxa de crescimento.

É estimado em 1,4 milhões de celulares o incremento nos cancelamentos da Vivo no 4T12 com a aplicação deste critério. Ou seja, sem a mudança de critério por parte da Vivo, as adições líquidas de celulares no Brasil em 2012 poderiam ter sido de 20,9 milhões de celulares e não de 19,5 milhões como ocorreu.
A principal razão para a queda na taxa de crescimento parece ser o fato de que as vendas (adições brutas) pararam de crescer em 2012, enquanto os cancelamentos continuaram crescendo. Note-se que o mesmo ocorreu em 2006 e 2009, anos que apresentaram quedas no valor das adições líquidas anuais quando comparado com o valor do ano anterior.
De um lado, a alta densidade de celulares pode ter diminuído o espaço para o crescimento das adições brutas e do outro, os cancelamentos continuam crescendo, impulsionados por limpezas na base de pré-pago promovidas pelas operadoras, a exemplo da Vivo.
O celular no Brasil vive um momento de transição iniciado em 2012 e que deve continuar em 2013, a exemplo do que já ocorreu em outros países que atingiram densidades de celular semelhantes à densidade atual do Brasil como Rússia, Itália, Argentina e Alemanha.
Este cenário torna mais difícil projetar o crescimento do celular em 2013.
O impacto é menor no crescimento do pós-pago. É bem provável que as adições líquidas neste segmento fiquem em 2013 entre os 8,2 milhões de 2011 e os 6,9 milhões de 2012.
Já no pré-pago a situação é distinta. As adições líquidas no 2º semestre de 2012 foram de apenas 1,6 milhões de pré-pagos.
Mantidas as tendências atuais, as adições líquidas de pré-pago em 2013 devem ser inferiores aos 8,4 milhões dos últimos 12 meses.

Neste cenário o celular cresceria 5,7% em 2013 com adições líquidas de cerca de 15 milhões de celulares.
A tendência de baixo crescimento do pré-pago deve ser revertida no médio prazo após um processo de ajuste/limpeza de base por parte das operadoras. Isto pode ocorrer ainda em 2013, o que implicaria em um crescimento maior que o projetado a partir das tendências atuais.

O # Minha Operadora quer saber o que você acha. Qual será o crescimento do celular no Brasil? Dê a sua opinião em nossa enquete localizada ao lado superior esquerdo aqui mesmo desta página!

Nextel e Motorola lançam no México o Prip

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A Nextel lançou no México um novo serviço de push-to-talk (PTT) chamado Prip, que funciona de maneira convergente com redes iDEN, 3G e Wi-Fi. O serviço foi desenvolvido em parceria com a Motorola Mobility. O primeiro aparelho a suportar a novidade é o Motorola Atrix HD, smartphone com a versão Jelly Bean do sistema operacional Android, que virá com o aplicativo Prip embarcado. Com um clique na tela, o usuário tem acesso à sua lista de contatos Nextel. Através do Prip é possível ter comunicação instantânea mesmo em caso de viagens ao exterior.

Levando em consideração que o México e o Brasil são atualmente os dois mercados prioritários da Nextel, é possível deduzir que o Motorola Atrix HD com Prip deve chegar em breve às prateleiras do País. No México, a rede 3G da Nextel está em operação desde setembro do ano passado. No Brasil, encontra-se em soft launch desde o começo deste ano.

Fifa teme pelo atraso do 4G no Brasil

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Faltando pouco mais de dois meses para a Copa das Confederações, a preocupação com o serviço 4G, previsto para funcionar nas capitais-sede do evento, está cada vez maior. O atraso está preocupando a Fifa, que teme um black-out de comunicações nos estádios. A demanda por comunicações no torneio-teste para o Mundial de 2014 será grande. Além do fluxo de turistas, cerca de 4 mil jornalistas de todo o mundo estarão nos estádios.

No entanto, o país ainda não possui uma oferta consistente de 4G nem mesmo para os clientes regulares das operadoras de telefonia móvel e ainda apresenta problemas na qualidade dos serviços nas redes atuais.

Das seis sedes da Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador e Brasília) apenas a capital pernambucana já conta com oferta 4G, e somente da Claro.

De acordo com determinação da Anatel, as operadoras tem até maio para abrirem suas operações 4G nas sedes da copa, que será de 15 a 30 de junho. Mas a Fifa está impaciente. “A única coisa que podemos fazer é acreditar no que o governo diz, que haverá tecnologia 4G. Temos de ter paciência”, disse o diretor de comunicação da federação internacional, Walter de Gregorio. Para o diretor, a presença nova geração de internet móvel, que pode ser até cem vezes mais veloz que o 3G, é fundamental para veículos de mídia em tempo real, e o colapso do serviço pode ter repercussões negativas não só para o país, mas também para a Fifa… Não posso imaginar um cenário em que os jornalistas não possam transmitir suas reportagens, é impensável um black-out desse tipo”, afirmou de Gregorio..

O governo garante que a infraestrutura de telecomunicações nos estádios estará pronta para os eventos.

“Estou tranquilo porque, no caso da Telebrás os investimentos quase todos já foram feitos e, no caso das empresas de telecomunicações, elas tiveram um pouco mais de demora por conta da liberação dos estádios, mas são empresas que têm facilidade de investir”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

No entanto, a Fifa já se prepara para uma possível estrutura “meia-boca”, meio que se desculpando por antecedência pelos serviços que podem não estar disponíveis no evento. O secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke alertou que “nem todos os aspectos operacionais estarão a 100% ” na Copa das Confederações devido aos atrasos na entrega dos estádios.

PMC chega a 1 milhão de fãs

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A marca não é pequena: 1 milhão de amigos no Facebook. Este é o número atingido neste mês pela Fan Page do PMC, serviço de música digital e streaming de vídeo exclusivo para clientes GVT. E estes resultados foram obtidos em menos de um ano de atuação na rede social.

A estratégia da empresa é fortalecer o relacionamento com os fãs do serviço por meio das redes sociais. “Produzimos conteúdo que interessa ao internauta. Aumentamos a interatividade, realizamos concursos culturais e somos assertivos na produção de posts para o nosso público”, afirma o gerente de produto, Filipe Gomes Rangel.

Para o gerente de marketing digital da GVT, Sergio Coelho, o poder de influência dos seguidores no Facebook é um ativo valioso da empresa. “Nossos seguidores são engajados com tudo que diz respeito à tecnologia e inovação e quando curtem o PMC influenciam sua rede de relacionamento sobre nossos serviços”.

A produção de conteúdos, concursos e a interação com os usuários da rede social estão totalmente alinhadas com a publicidade realizada no Facebook. O PMC veicula anúncios segmentados para identificar o público interessado em determinados gêneros e artistas. Com base nos cliques em banners e peças específicas, são definidos os conteúdos e promoções de cada mês. Além do Facebook, o PMC está presente no Google +, onde já conta com mais de 100 mil seguidores. Atualmente o serviço oferece um portfólio de mais de 1 milhão de músicas e 50 mil vídeoclips.

Telefónica corta preço de serviço de fibra óptica na Espanha

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A Telefónica (controladora da Vivo no Brasil) vai oferecer banda larga por fibra óptica na Espanha, por menos de 30 euros mensais durante um ano. O anúncio local deve ser oficializado na próxima segunda-feira (18). O preço do serviço terá redução de 25% no valor de mercado.

A oferta ressalta a disputa nas telecomunicações na Espanha, com a crise financeira que tornou o mercado mais competitivo nos últimos meses, pois a taxa de desemprego chegou a 26% e os consumidores com baixa renda optam por serviços mais baratos. As operadoras reagem à queda baixando preços, na tentativa de eliminar a concorrência e manter a fatia no mercado.

As rivais France Telecom e Vodafone anunciaram em março que vão construir uma rede de fibra óptica conjunta na Espanha para levar banda larga com alta velocidade para 6 milhões de residências.

A unidade local da France Telecom, Orange Espanha, informou que lançou a própria oferta para Internet de fibra óptica, com o objetivo de atender cerca de 100 mil residências antes do segundo semestre, e que vai ofertar conexão de Internet com velocidades de até 100Mb e serviços de telefonia por 25,9 euros mensais durante um ano.

Vivo anunciará projeto para o Porto Digital no fim do mês

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A Telefônica|Vivo está se preparando para fazer o anúncio de um grande projeto voltado para o território do Porto Digital, localizado em Recife – PE. O presidente da companhia no Brasil, Antônio Carlos Valente, deve ir ao Recife no fim do mês. A data provável para apresentar a novidade à imprensa e ao público seria 29 de abril. 

De acordo com fontes ouvidas pelo Informática, a companhia vai oferecer serviço de internet para a região do Porto Digital, que carece de infraestrutura de telecomunicações. A maioria dos empreendedores se queixa de que a conexão na localidade é lenta, instável e sai cara. Uma das empresas do parque tecnológico revelou que paga R$ 1.600 mensais por um plano de internet de 4 MB da Surfix, com link semidedicado.

Entretanto, nos bastidores, corre a informação de que os planos da Vivo para o Porto Digital vão além de mera prestação de serviços de internet. Vale lembrar que a instituição é parceira do Governo e da Prefeitura do Recife, inclusive porque é a patrocinadora oficial da Campus Party. A primeira edição da feira na capital pernambucana aconteceu em julho do ano passado.

Enquanto o anúncio é tratado como segredo de estado, o site oficial da operadora pode revelar uma pista. Um cronograma indica que a previsão para disponibilizar internet 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações é abril deste ano. Recife estaria perto de ser contemplado, então.

Há ainda a possibilidade de vermos uma academia Wayra no Porto Digital. Desde o início de 2012, o presidente do parque tecnológico, Francisco Saboya, fala sobre o Armazém da Criatividade, uma aceleradora que deve se instalar no Bairro do Recife ainda este semestre. O detalhe é que a iniciativa tem como financiador master o empresário Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, CEO da Jereissati Participações e sócio da Oi, concorrente direta da Vivo. 

Neste caso, a academia Wayra seria uma espécie de segunda aceleradora de negócios para demarcar o espaço da Vivo e fortalecer os laços com o estado. Mas são hipóteses que ninguém confirma nem desmente. A não ser que o anúncio vaze antes da hora, a resposta ficará para o final deste mês.

Banda larga fixa deverá fechar 2013 com 22 milhões de assinantes no Brasil

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A banda larga móvel e fixa esteve em destaque no balanço divulgado pela Huawei. Segundo as companhias, a receita de voz tem desacelerado, enquanto a de dados continua a crescer no País, e o LTE e FTTH (fiber to the home) devem impulsionar os resultados em 2013, levando o Brasil a alcançar 104 milhões de acessos, sendo o segmento móvel responsável por mais de 80%.

Mas, a banda larga fixa cresceu 16% em 2012 e registrou 18,9 milhões de acessos e é esperado um avanço no Brasil, que pode registrar 22 milhões até o final do ano, mas não com o mesmo ritmo de adoção da banda larga móvel, que atende 88% da população e mais de 5,5 mil municípios (superior à meta da Anatel de 83% até 2016), pois para implantar a infraestrutura no País e atender todos os domicílios seria necessário investir cerca de 100 bilhões de reais.

Segundo o CEO da Teleco, Eduardo Tude, se a fibra óptica chegar em todas as residências também beneficiará o 4G, “mas isso depende de altos investimentos”, e o IPTV, outra forte tendência no setor de telecom, também acompanha o desenvolvimento do mercado de FTTH (fiber to the home), que aos poucos tem entrado nos planos de negócios das operadoras. 

“As telcos investem muito e o retorno não é imediato, pois os clientes que têm banda larga funcionando demoram para trocar o serviço pelo FTTH, isso só acontece quando surge a real necessidade”, explica o CEO e ressalta que o Governo e instituições precisam reconhecer a fibra óptica como base da evolução tecnológica.

No Brasil, a Oi e Vivo destacam-se como operadoras que têm implantado FTTH, enquanto a GVT e NET têm soluções intermediárias. “A cobertura da banda larga fixa está aos poucos chegando nos municípios brasileiros, mas é preciso avançar na construção da infraestrutura de acesso”, ressalta.

Segundo as companhias, o Brasil somou 65,7 milhões de acessos móveis com 3G em fevereiro, mais de 11% em relação ao mesmo período de 2012, e 79% dos que têm aparelhos que suportam a tecnologia acessam o serviço.

A pesquisa não somou os terminais M2M (machine to machine) ao número de acessos da banda larga móvel, como faz a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e Tude explica que o segmento fechou fevereiro com 7 milhões de acessos, pois há uma aposta clara na internet das coisas, que nem sempre exige velocidade alta. 

“É esperado um crescimento no Brasil, principalmente coma a atuação das MVNOs, como Porto Seguro e Datora Telecom”, adiciona. Nesse sentido, as companhias acreditam que além de carros conectados, o M2M encontrará espaço no agro business. “Existem mais animais que pessoas, e o desenvolvimento de tecnologias para esse setor será essencial”, adicionou Tude.