18/09/2024
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Claro anuncia torpedos a cobrar para outras operadoras

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A operadora Claro anunciou que a partir de hoje seus clientes poderão enviar e receber torpedos a cobrar da Vivo e da OiDentro das próximas semanas clientes da TIM também poderão enviar mensagens a cobrar para usuários da Claro.

Segundo a Claro, a novidade está disponível para todos os clientes da empresa, seja pré-pago, pós-pago ou plano controle. A iniciativa visa facilitar o envio e recebimento de torpedos. Para utilizar o serviço é necessário digitar no campo do destinatário “9090+DDD+número de destino”.

O serviço funciona de forma similar a uma ligação a cobrar. O destinatário que receber a mensagem confirma se aceita a cobrança para visualizar o torpedo. Cada SMS terá o custo de R$ 0,30.
Este serviço de torpedo a cobrar existe entre os usuários da Claro desde 2009. E somente agora a operadora ampliou o recebimento de SMS a cobrar para outras teles.

Ao final de 2012, as operadoras Vivo e Oi também lançaram um serviço conjunto para o envio e recebimento de torpedos a cobrar entre seus clientes.

Atento é uma das 100 melhores empresas para se trabalhar

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Com sede na Bahia, e mais de 5 mil funcionários, a Atento Salvador, empresa de central de atendimento do Grupo Vivo, entrou para a lista nacional das 100 melhores empresas para se trabalhar na última edição do prêmio Great Place To Work. O seu destaque é que mais de 70% dos funcionários são jovens, o que faz da empresa uma porta de entrada para o mercado formal.

Majo Martinez Campos, diretora Executiva de Recursos Humanos, acrescenta que a Atento oferece oportunidades de carreira como o Jovens Aprendizes e o Programa de Estágios além da Melhor Idade, para profissionais que desejam retornar ao mercado de trabalho.

“Acredito que um dos fatores pela procura é que somos uma companhia multinacional e oferecemos um plano de carreira estruturado além de um pacote de benefícios que incentiva o desenvolvimento profissional e pessoal de cada funcionário”, informa. 

Ela ainda lembra que, o investimento contínuo em educação corporativa, também é valorizado pelos profissionais. “Somente em 2012, foram R$ 34 milhões. Nós contratamos o ano inteiro”, salienta a diretora executiva de RH da empresa.

Plantão: Homem é resgatado de cima de uma torre após tentativa de suicídio

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Efetivos do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Vilhena foram acionados na tarde desse sábado a comparecer na Avenida Arnaldo Batista Andrade (627), na divisa dos Bairros Setor 06 e Embratel, onde um homem ameaçava se jogar de uma torre de telecomunicações.

Os militares da PM a todo tempo conversavam com a vítima identificada como Gilberto Assis Souza, 38 anos, que estava a cerca de 20 metros de altura ameaçando se jogar. Homens do Corpo de Bombeiros realizaram a escalada da torre até o ponto onde estava Gilberto.

O filho da vítima em certo momento chegou ao local e chorando pedia para o pai não cometer o ato extremado. Após cerca de 30 minutos os bombeiros conseguiram imobilizar Gilberto e com toda segurança o desceram da torre.

Segundo familiares, Gilberto que tem dois filhos e se separou nos últimos dias, desde então tem apresentado crises depressivas. Até o momento não se sabe de qual operadora é a responsabilidade pela torre.

Pesquisas indicam que smartphones serão foco de cibercrimes

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Os smartphones estão entre os bens mais adquiridos pelos brasileiros. Mas, junto com o aumento nas vendas, crescem também as ameaças à segurança digital.

As vendas de smartphones cresceram 78% em 2012, segundo um estudo da empresa de análise de mercado IDC. Foram 59 milhões de celulares vendidos, dos quais 16 milhões eram smartphones. O estudo indica que o Brasil ficará atrás apenas de China, Estados Unidos, Japão e Reino Unido na venda desses aparelhos em 2013. Mas, junto com o crescimento da comercialização, aumenta também o número e a sofisticação de cibercrimes relacionados a smartphones.

Um estudo publicado pelo Laboratório da companhia de segurança de software ESET da América Latina mostra que os dispositivos móveis serão o foco dos criminosos virtuais em 2013. O objetivo dos golpes é quase sempre conseguir dinheiro de forma ilícita. De acordo com a pesquisa, os golpes pelo celular se concentram em persuadir o usuário a assinar serviços de mensagens instantâneas (40% das ações), transformar o aparelho em uma rede zumbi (botnet) controlada por criminosos (32%) e roubar informações de smartphones (28%).

China, Rússia e Irã são os países com o mais alto índice de códigos maliciosos em dispositivos móveis. Mas países como Brasil, Peru e México também sofrem com ciberataques. Em comparação com 2011, o número de ataques no Brasil aumentou 12 vezes no ano passado. 

O código malicioso mais comum em dispositivos móveis é o Trojan (Cavalo de Troia) SMS. O malware engana os usuários ao se apresentar como aplicativo gratuito. Durante instalação, o usuário concorda com os termos de uso sem prestar atenção e assim ativa o Trojan, que envia três mensagens a partir do celular do usuário. Só depois da instalação, o usuário recebe um SMS dizendo que assinou um serviço “Premium” e que um certo valor será cobrado em sua conta telefônica.

De acordo com a pesquisa do Laboratório da ESET, o Trojan Boxer foi encontrado em 22 aplicativos disponíveis no Google Play. O malware foi identificado em diversos países, entre eles o Brasil.

A Microsoft divulgou recentemente uma pesquisa sobre o comportamento de usuários da internet quanto à segurança, a Microsoft Computing Safety Index (MCSI). O resultado mostra que, apesar de saberem dos riscos, poucos usuários mudam os hábitos no mundo virtual. No quesito dispositivos móveis, o Brasil teve uma boa pontuação. A pesquisa mostra que os brasileiros têm consciência de como proteger o celular de ataques e são proativos.

Proteger um smartphone requer cuidados muito parecidos com os que usamos para computadores. Segundo a pesquisa da Microsoft, alguns quesitos são básicos são: instalar um antivírus e mantê-lo atualizado, usar uma senha para bloquear o aparelho, evitar usar redes abertas de Wi-Fi e desativar Bluetooth e Wi-Fi quando estiver na rua, além de fazer downloads apenas de fontes confiáveis e não clicar em links e propagandas duvidosas.

Como o Futurando 30 mostrou, perder o celular ou deixá-lo cair no chão ainda são formas bastante comuns de perder informações valiosas.

Torre da Oi é alvo de furto

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Novamente as torres localizadas no planalto acima do bairro Petrina, em Manhuaçu – MG, foram alvo de vandalismo e furto. Dessa vez, ladrões levaram cabos de cobre da Oi.

Localizada num ponto isolado, na parte mais alta da cidade, a área das torres de telefonia, televisão, rádio e internet é alvo frequente. Além do prejuízo para as empresas, a população sempre é prejudicada pela falta dos serviços de radiodifusão e de telecomunicações.

Mesmo com os investimentos em segurança e proteção, ladrões agora fizeram um buraco na parede do muro que protege a área da torre. Entraram na sala da estação de equipamentos pela abertura onde ficava a instalação do aparelho de ar-condicionado. Foram levados cinquenta metros de cabos de cobre. Os autores não foram localizados.

Canais obrigatórios devem ser sequenciais na TV por assinatura

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Em recente decisão do conselheiro Marcelo Bechara, em um processo referente ao pedido da Oi TV em Minas Gerais (ela tem operação de cabo, que atua nas cidades de Contagem, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga e Ituiutaba) a Anatel reforçou o entendimento de que todas as operadoras de SeAC (Serviço de Acesso Condicionado) têm que colocar no line-up os canais de distribuição obrigatória em ordem numérica sequencial. Esses canais: públicos, como os da Câmara, Justiça e Senado Federal, e os canais abertos de TV devem ficar na mesa ordem em que aparecem na grade da TV aberta.

Teles assinam compromisso público para atendimento ao consumidor

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As maiores empresas de telecomunicações do País assinaram em São Paulo, um compromisso público com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para garantir a qualidade do atendimento ao consumidor e reduzir as reclamações nos Procons. A ação, capitaneada pela Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec), reuniu a assinatura da Telefônica/Vivo, TIM, Oi, Claro, GVTSky e Net, além de empresas do mercado financeiro, varejo e de serviços, totalizando 19 grandes companhias.

O documento conta com cinco compromissos:
  1. Criar e implementar ações destinadas a atender os princípios da legislação consumerista, em todos os canais de relacionamento com colaboradores e consumidores;
  2. Estabelecer mecanismos e instrumentos para garantir o atendimento adequado e eficaz;
  3. Assegurar solução imediata e efetiva para eventuais conflitos de consumo em todos os seus canais de atendimento;
  4. Realizar estudos e implementar ações para a redução de passivos judiciais e administrativos perante os Procons;
  5. Propor medidas alternativas à solução judicial ou administrativa dos conflitos.
Em nota, o presidente da Abrarec, Vitor Morais, afirmou que as empresas que assinaram o ato “deixam claro ao governo federal e à sociedade que respeitam as normas vigentes no Brasil de proteção e defesa do consumidor e que irão se empenhar para cumprir os itens do pacto”.

A Claro afirmou que concorda com os termos contidos no compromisso público, já que os tópicos abordados “coincidem com o objetivo primordial da operadora”. A empresa diz ainda que “tem trabalhado para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos consumidores e continua realizando fortes investimentos em tecnologias e em novas plataformas para proporcionar um melhor atendimento ao cliente”. A Claro destaca ainda novas funcionalidades implementadas para o atendimento e autosserviço dos usuários, como canais interativos de consultas (USSD) e de atendimento eletrônico (URAS).

A TIM afirmou em comunicado que o documento firmado “ratificou a missão da companhia em respeito às normas de proteção e defesa dos consumidores vigentes no Brasil”, reiterando que o compromisso público está alinhado à estratégia de “dedicar esforços para a redução das reclamações (e consequente aumento da satisfação dos usuários) com um trabalho direcionado e fortes investimentos para a melhoria da qualidade dos serviços e do atendimento ao cliente”. A operadora diz ainda que em 2012 foi a empresa “menos demandada, tanto nos Procons integrados ao Sindec, quanto no Projeto Indicadores Públicos da Senacon, sendo a única operadora de telefonia móvel a reduzir as demandas entrantes no projeto”.

Já a GVT também concordou e ratificou as iniciativas contidas no compromisso firmado durante o evento em São Paulo. A companhia disse que “segue os padrões e normas determinados pelos órgãos de proteção e defesa dos consumidores vigentes no Brasil e realiza melhorias contínuas para promover a melhor experiência a seus clientes”. A empresa ressaltou ainda um quadro de 4.200 funcionários próprios na equipe de atendimento que são orientados a resolver a situação do cliente na primeira chamada.

GVT e Oi TV passam a oferecer serviço de vídeo sob demanda

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O Philos TV, produto de video on-demand da Globosat focado em documentários e espetáculos, hoje disponível apenas para assinantes da Net, estará também nos serviços de VOD da GVT e da Oi TV.

A informação é de Carolina Montagna, responsável pelo Philos TV. Ela contou ainda que a programadora deve lançar aplicativos do Philo TV para iOS e Android em maio.

Segundo Carolina, o Philos TV foi criado porque a Globosat identificou um grupo denominado “críticos” entre os assinantes de TV por assinatura que tem disposição para pagar pacote completo de TV e não estava sendo atendido pelo conteúdo linear.

Além disso, a Globosat não tinha grande atuação na área de documentários e essa seria uma boa oportunidade. Hoje, o Philos TV tem 550 títulos no catálogo e cerca de 20 novos títulos entram para a programação todo mês. A assinatura, cobrada pela operadora, custa R$ 14,90 por mês.

Prazo para oferta de 4G termina este mês

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Fora dos estádios, as operadoras terão de oferecer a tecnologia 4G nas seis capitais que vão receber jogos da Copa das Confederações a partir de 30 de abril. Mas, até agora, somente a Claro já oferta o serviço para clientes nas cidades do Recife, Curitiba, Porto Alegre, Campos do Jordão, Parati e Búzios.

A Claro informa que os aparelhos compatíveis com a tecnologia custam a partir de R$ 549. Nesse caso, o plano permite até 200 minutos de ligações locais para telefones fixos e celulares e oferece uma velocidade de dados de 5GB por R$ 241,70 mensais. O plano mais barato sai por R$ 205,10 mensais. Já a assinatura para modem 4G sai por a partir de R$ 119.
As demais operadoras ainda fazem mistério sobre seus planos. TIM, Oi e Vivo pretendem lançá-los ainda neste mês e garantem que vão cumprir os prazos estabelecidos no edital de licitação.
O diretor executivo de Redes da Vivo, Leonardo Capdeville, assegura que a empresa vai entregar o serviço com qualidade. “Estamos tendo cautela na oferta inicial para não decepcionar os clientes. Queremos que o usuário tenha, desde o início, a melhor experiência. O objetivo da Vivo é a liderança também na quarta geração de internet”, afirmou.
Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a tecnologia 4G está garantida nessas capitais. “Não temos nenhuma dúvida de que as empresas vão cumprir esse prazo, até porque isso é cláusula que está no edital, ou seja, vira uma obrigação legal e elas podem ser severamente punidas se não cumprirem essa determinação. Talvez não com a cobertura que precise, mas a cobertura mínima vai ser feita”, acrescentou o ministro.

Vivo abre programa de estágio com 50 vagas e bolsa-auxílio

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A Vivo está selecionando 50 estagiários de diversas áreas de atuação e oferece bolsa-auxílio de até R$ 1.200.

Podem participar estudantes que estejam cursando Administração de Empresas, Ciências da Computação, Economia, Engenharias (produção, mecânica, elétrica e computação), Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Sistemas da Informação com formação prevista entre julho de 2014 e julho de 2015.

Além disso, é necessário ter conhecimento do Pacote Office. A empresa oferece bolsa-auxílio de R$ 1.098 a R$ 1.236, de acordo com o curso, para jornada de 6 horas diárias, vale-refeição, auxílio-transporte, seguro de vida e celular.

Os interessados têm até 10 de abril para enviar seu currículo para o e-mail do CIEE, [email protected], que realizará o processo seletivo.