17/09/2024
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Cade aprova compartilhamento de redes entre Oi e TIM

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A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, o acordo de compartilhamento de infraestrutura firmado entre as empresas TIM Celular, 14 Brasil Telecom Celular e TNL PCS. Estas duas últimas pertencem ao Grupo Oi. O contrato aprovado vai permitir que as companhias compartilhem suas infraestruturas de rede para implantação e prestação de serviços de telefonia e banda larga com uso da tecnologia 4G.

As principais operadoras de telefonia móvel do País têm buscado esse tipo de acordo com o objetivo de reduzir custos de construção e atender a demandas de novos serviços, sobretudo por causa da Copa das Confederações, neste ano, e da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

A Anatel também analisa o acordo entre as operadoras TIM e Oi. Na quarta-feira, dia 26, o vice-presidente de Assuntos Regulatórios da TIM Brasil, Mario Girasole, entregou à Agência o contrato. O texto terá de passar pela avaliação do conselho diretor do órgão, mas a expectativa de Girasole é que seja aprovado em poucas semanas.

Com o compartilhamento, uma mesma antena vai transmitir a frequência das duas operadoras. Girasole explicou que cada empresa será responsável por seus serviços e respectivos clientes. “Do ponto de vista de responsabilidade por entrega de qualidade, cada empresa é responsável por si só. Plano de melhorias, indicadores de qualidade, não muda absolutamente nada. Nenhuma transfere para a outra a responsabilidade”, disse na ocasião da entrega do texto do acordo à Anatel.

O despacho da Superintendência-Geral do Cade aprovando a operação entre TIM e Oi foi publicado no Diário Oficial da União de ontem (28).

Torres de celular são ‘vestidas’ de árvores na África do Sul

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Um fotógrafo sul-africano registrou 12 imagens de torres de celular disfarçadas de árvores na Cidade do Cabo e arredores. Segundo o autor, Dillon Marsh, a série de imagens “Invasive Species” (Espécies Invasoras) explora a relação entre essas estruturas modernas e o meio ambiente.

O projeto fotográfico durou seis meses e foi concluído em 2009, segundo o site da revista americana “Wired”.


A primeira “palmeira” a surgir da noite para o dia na região foi feita de plásticos não tóxicos e instalada em 1996, num subúrbio da Cidade do Cabo, a segunda maior da África do Sul. Essa foi a solução encontrada pela empresa de comunicação móvel Vodacom para diminuir a poluição visual. Desde então, essas “plantas” se espalharam por todo o país e também pelo mundo.

Marsh acredita que seu trabalho pode servir para as pessoas meditarem sobre as estranhas variações de design entre uma “árvore telefônica” e outra, criadas para se esconderem na paisagem, mas responsáveis por chamar ainda mais a atenção de quem passa.

“Vestir” uma torre de celular com folhas de plástico pode custar até R$ 300 mil, quatro vezes o valor de um mastro normal. Mas Marsh duvida que realmente haja necessidade de uma camuflagem high-tech para essas construções. Segundo ele, mesmo que a intenção seja boa, em muitos casos o resultado parece “desajeitado e pouco convincente”, e a maioria das pessoas é atraída pela curiosidade, e não por um sentimento positivo ou negativo.

Para ver outras imagens de torres de telefonia camufladas e novos trabalhos do fotógrafo, visite o site dele.

TIM cria regional para Bahia e Sergipe

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A empresa de telefonia TIM anunciou a criação de uma regional para a Bahia e Sergipe, desvinculando a gerência que antes integrava todos os estados nordestinos (TIM Nordeste).

A empresa não quis anunciar de quanto será o investimento, mas informa que haverá um incremento imediato de 40% no quadro de funcionários, chegando a 70% até dezembro deste ano.

Segundo a diretora nacional de vendas da TIM, Erika Cascão, a ideia é trazer o foco para a Bahia e ganhar mercado no extenso interior do estado. “Os fornecedores serão locais e até os processos para as agências de publicidade iremos abrir localmente também”, afirma Erika.

Já segundo a gerente de vendas da nova regional 9 (Bahia e Sergipe), Juliana Teixeira, a TIM também tem planos de abrir 17 lojas até o fim do ano no estado. Antes centrada no DDD 71, de Salvador e Região Metropolitana, agora a TIM abrirá lojas em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Juazeiro.

A empresa lembra que, além da extensa área geográfica, o estado ainda conta com a capital com a maior teledensidade do país, ou seja, mais celulares por número de habitantes (198,74%).

A empresa ainda não tem nenhum produto específico desenvolvido para o mercado baiano, mas salienta o gosto local em experimentar novos produtos e serviços.

Depois de ter as vendas suspensas pela Anatel devido a problemas na qualidade dos serviços, a TIM investirá, em 2013, R$ 42 milhões na infraestrutura do estado.

Hoje, a empresa cobre 85% da população urbana da Bahia, alcançando 191 dos 471 municípios do estado. São 3,8 milhões de clientes baianos, o que representa uma fatia de 22,26% do mercado.

A TIM não é a primeira empresa a dividir a regional Nordeste em duas áreas, a Vivo por exemplo, também faz essa divisão entre a BA/SE e os demais estados a fim de promover serviços otimizados em cada região.

Lentidão na web pode ter ligação com ciberataque

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Usuários de internet entraram em contato com o #Minha Operadora, ontem, para reclamar sobre lentidão para acesso à rede. Embora não haja confirmação oficial, circula na imprensa que é possível que o problema esteja relacionado à sucessão de ataques virtuais à Spamhaus, organização sem fins lucrativos com sede na Inglaterra e na Suíça que combate o envio de spams. O ciberataque abalou o tráfego na internet em várias partes do mundo.

Em Bauru, usuários da NET e da Embratel enfrentaram dificuldades para navegar na internet, que teria ficado instável durante os últimos dois dias. “Tentei compartilhar um arquivo de 6 gigabytes, procedimento que, normalmente, demoraria cerca de uma hora e meia. Mas, hoje (ontem), o tempo estimado era de um dia e quatro horas. Formatei meu computador, acionei a operadora, chamei um técnico, mas ninguém descobriu o que havia de errado”, relata um funcionário público, que preferiu não se identificar.

Segundo José Antônio Milagre, advogado e perito especialista em crimes digitais, é possível que o problema tenha relação com o ciberataque à Spamhaus, que já está sendo considerado o maior da história, até seis vezes mais agressivo do que os que costumam derrubar sites de bancos.

De acordo com a empresa, que tem sede na Inglaterra e na Suíça, os ataques sucessivos começaram em 19 de março e são atribuídos à empresa de hospedagem holandesa Cyberbunker, que consta da lista negra do grupo antispam.

“Mesmo que direcionado, um ataque desta magnitude acaba refletindo em toda a internet, num efeito cascata que chega até a ponta final, o usuário”, detalha Milagre.

Então pessoal, pedimos um pouco mais de paciência com sua internet durante as próximas semanas até que este problema seja resolvido por completo. Mas você pode continuar enviando mensagens pra gente através do e-mail [email protected].

Oi lança concurso cultural “Liberte o tablet com a Internet Pré”

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A Oi e Motorola acabam de lançar o concurso cultural “Liberte o tablet com Internet Pré”, que vai premiar o ganhador com um tablet XOOM 2 ME. A ação traz o humor característico das ações da companhia ao contar a história de um tablet que nunca saiu de casa por não ter internet móvel. Para ajudá-lo, participantes do concurso devem responder à pergunta: “Como você usaria o Tablet com a Internet Móvel Pré-Paga?”. As frases devem ser enviadas para o e-mail [email protected] até 01/04/2013. O autor da resposta mais criativa ganha o tablet.

O concurso cultural será divulgado na página da Oi no Facebook. A campanha publicitária na web, elaborada pela agência Naked, mostra que, com a internet móvel, o tablet não fica preso à rede Wi-Fi e pode acessar a internet em qualquer lugar. O ganhador será anunciado no dia 10/04/2013.
O Motorola XOOM 2™ é um tablet poderoso e está pronto para encarar as atividades diárias. Ele possui Motoprint integrado aos principais aplicativos, para impressão sem fio de documentos, fotos e páginas da internet a partir de seu tablet. Graças ao seu acabamento splash-guard, um tratamento que o torna impermeável, o tablet é resistente a bebidas derramadas ou pingos de chuva. O Motorola XOOM 2 traz ainda bateria que permite mais de dez horas de reprodução de vídeo, o que significa que o aparelho acompanha o usuário onde estiver.

A internet móvel pré-paga da Oi foi lançada em novembro de 2012, com foco em clientes que têm necessidade eventual de se conectar à internet em tablets e notebooks. Com o serviço pré-pago, esses usuários podem escolher o pacote que mais se adequa a cada situação. A Oi oferece quatro pacotes de internet móvel pré-paga: diário, com 50 MB, por R$ 1,89; semanal, com 100 MB, por R$ 9,90; mensal com 150 MB, por R$ 29,90; e mensal com 500 MB, por R$ 59,90. Mais informações estão disponíveis no site.

Oi contrata para lojas próprias de seis estados. Candidate-se!

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A Oi contratará 204 vendedores temporários para atuar em lojas próprias durante o período do Dia das Mães. Há vagas em seis estados: Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os interessados podem se candidatar até o dia 3 de abril no site da operadora.

Além de salários compatíveis com o mercado, a Oi oferece benefícios como vale-alimentação, auxílio-transporte, seguro de vida e remuneração variável. Os selecionados também poderão ser efetivados, conforme sua performance e disponibilidade de vagas. Para concorrer a uma das vagas é preciso ter ensino médio completo, conhecimento avançado de informática e domínio de técnicas de negociação e de vendas.

O processo seletivo é composto por teste de português, dinâmica de grupo e entrevista individual. A admissão está prevista para 19 de abril. O contrato será de 45 dias, renováveis por mais 45 dias, e os selecionados receberão treinamento.

Oi recebe três novas multas da Anatel

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A Anatel aplicou três novas multas à empresa Telemar Norte Leste, que faz parte do Grupo Oi. A filial da empresa no Rio de Janeiro foi multada em R$ 3,3 milhões. A filial do Amazonas recebeu duas multas, uma de 2,6 milhões e outra de R$ 64.900. As autuações referem-se a processos abertos contra a empresa nos anos de 2006 e 2007 e decorrem de descumprimento de metas de qualidade exigidas pela Anatel na prestação dos serviços de telefonia fixa.

A Anatel vem intensificando a aplicação e divulgação de punições a empresas de telefonia desde fevereiro deste ano. A operadora Oi lidera o número de multas, com um montante que supera R$ 80 milhões. Só nesta semana, a operadora foi punida com oito multas, cinco na segunda-feira e três nesta quinta. Os despachos com as punições foram publicados no Diário Oficial da União de ontem (28).

Vivo reforça estratégia para ganhar shoppings

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A operadora Telefônica|Vivo Brasil pretende aumentar em cerca de 50% neste ano o número de clientes atendidos por seus serviços especializados para o segmento de shoppings centers, em um esforço expandir suas operações para mais negócios além de telefonia e banda larga.

A empresa já oferece seus serviços de gerenciamento de infraestrutura de telecomunicações a cerca de 50 shoppings, entre eles empreendimentos de grandes operadoras como BR Malls, Multiplan e Aliansce.

Neste ano, a previsão é que pelo menos 26 novos empreendimentos passem a ser atendidos pela Vivo, já com contratos firmes ou negociações avançadas, afirmou o diretor do segmento de pequenas e médias empresas, Raphael Denadai.

A empresa do grupo espanhol Telefónica oferece desde instalação de cabeamento até controle de equipamentos e suporte técnico para o segmento, e atende também, além das administradoras, os lojistas.

Embora este seja um negócio novo (iniciado em 2009) e pequeno perto da receita de R$ 34 bilhões do grupo Telefônica Brasil em 2012, ele representa um avanço da companhia em direção à prestação de serviços segmentados.

“É uma forma de diversificar (os negócios), de crescer a nossa participação no mercado, mas mais do que isso é uma forma de a gente conseguir colocar aquilo que a gente sabe fazer no mercado”, afirmou Denadai.

O executivo não forneceu dados de receita desse negócio, mas afirmou que os investimentos anuais têm ficado em aproximadamente em R$ 20 milhões.

Em 2013, com a perspectiva de crescimento acelerado em clientes, esses gastos de capital devem ficar acima desse patamar, disse Denadai, acrescentando ser difícil prever com precisão o montante considerando que cada empreendimento demanda um tipo de investimento.

A Vivo investiu mais de R$ 6 bilhões no ano passado.

Oi pretende melhorar serviços com a ajuda de clientes. Saiba como

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A Oi anunciou o lançamento do Oi Spot, aplicativo colaborativo da companhia com o objetivo de captar e usar as percepções dos clientes quanto aos serviços de voz, internet e mensagens via celular.

O app, gratuito e disponível para Android e iOS, os usuários poderão enviar informações que ajudam a empresa a aprimorar a oferta de serviços.

Através do Oi Spot, é possível associar o tipo de local (aberto, fechado ou em movimento) e a localização específica que o usuário quer relatar a qualidade dos serviços, o que inclui completar ligações, obter sinal para realizar chamadas e acessar a internet pelo aparelho celular.

No aplicativo, o cliente irá selecionar uma das seis opções disponíveis: “Ligação Caiu”, “Ligação não Completada”, “Sem Sinal”, “Internet Lenta”, “Sem Internet” e “SMS/MMS com Problema”. A partir disso, a informação chegará à operadora.

Com os dados, a empresa irá analisar a cobertura ou a capacidade da rede móvel da companhia sob a ótica do cliente, o que torna possível priorizar a solução dos relatos mais recorrentes.

As informações enviadas pelo aplicativo não serão tratadas individualmente, mas sim em blocos pela área de operações.

Dessa forma, a novidade não vai funcionar como um canal de atendimento, mas dará ao cliente a oportunidade de ajudar a aprimorar a rede da Oi de acordo com suas necessidades.

Só pra lembrar… Outra operadora que também investiu em plataformas para aprimorar sua comunicação com os clientes e resolver problemas em seu serviço foi a TIMPara informar os usuários sobre a qualidade do sinal e da cobertura oferecida em seu serviço de telefonia móvel, a TIM disponibilizou a partir de 1º de março o site Portas Abertas.

O site criado pela operadora dará aos clientes da operadora a chance de consultar como está o sinal em sua área, digitando o CEP da localidade. Com a consulta, o usuário poderá indicar um defeito na cobertura, como queda ou má qualidade do sinal. O retorno direto ao cliente pela operadora, no entanto, não está previsto.

GVT passa a oferecer serviço de voz em smartphones

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O VONO, empresa da GVT que oferece solução VoIP, lança nesta semana aplicativo para os principais modelos de smartphones utilizados no Brasil. Com ele, é possível usar a franquia do número fixo virtual VONO para fazer e receber ligações de telefones móveis conectados à internet por Wi-Fi ou 3G. O aplicativo atende ao crescente número de smartphones no Brasil. Segundo a consultoria IDC, em 2012 as vendas desses aparelhos aumentaram 78% em comparação com 2011, alcançando 16 milhões de unidades comercializadas. A companhia criou essa facilidade para melhorar ainda mais a experiência dos clientes que podem aproveitar a economia do VONO com a mobilidade do celular. 

O VONO é um serviço que permite realizar chamadas pela internet, convertendo o sinal de áudio analógico em digital. Para utilizá-lo no smartphone, basta o cliente baixar o aplicativo e inserir login e senha da sua conta VONO. O download é gratuito e pode ser realizado através das lojas virtuais disponíveis que utilizam sistema Android ou iOS.

A proposta do VONO é oferecer ao cliente um serviço VoIP de qualidade, com economia de até 80% nas ligações. As ligações são gratuitas entre usuários VONO e a preço de ligação local para mais de 480 cidades brasileiras.